26 de maio de 2020

ViaQuatro e ViaMobilidade distribuirão máscaras de proteção em duas comunidades da Zona Sul


Foto: NELSON ANTOINE/ESTADÃO CONTEÚDO
ONGs locais dos bairros do Capão Redondo e de Paraisópolis farão a distribuição dos equipamentos

Atentas à determinação e recomendação do Ministério da Saúde sobre o uso preventivo de máscaras de proteção, a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô de São Paulo, doarão 18 mil máscaras para comunidades localizadas nas proximidades das duas linhas. O distribuído será o reutilizável, feito de tecido lavável.

A comunidade do Capão Redondo será a primeira beneficiada. Na próxima quarta-feira, 27, cerca de 9 mil unidades serão distribuídas às famílias atendidas pela ONG local Casa do Zezinho e à comunidade do entorno. As máscaras serão entregues na sede da entidade das 9h às 15h.

Nos dias 28 e 29, outros 9 mil itens serão distribuídos na comunidade de Paraisópolis com apoio da ONG local PróSaber. Nas ocasiões, as máscaras serão entregues, às famílias atendidas pela entidade e à comunidade do entorno, na sede da Organização das 10h às 15h.

As equipes da área de sustentabilidade das concessionárias apoiarão os voluntários das ONGs no processo de distribuições dos equipamentos. "O uso de máscaras se tornou uma parte importante do combate à COVID-19 e a iniciativa das concessionárias tem o objetivo de ajudar as comunidades do entorno da estação na prevenção contra a doença", diz Juliana Alcides, gestora de Sustentabilidade das empresas.

Recomendações de lavagem (fonte: Anvisa)

-Deixar a máscara de molho por 30 minuto sem mistura de 500 ml de água potável com 10 ml de água sanitária

-Lavar com água e sabão e enxaguar;
-Estender para secar, preferencialmente ao sol;
-Passar com ferro quente e acondicionar em saco plástico fechado;
-Havendo sinais de deterioração, descarte a máscara. Não esqueça de lavar mais uma vez antes.

Sobre a ViaQuatro:

A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.

Sobre a ViaMobilidade:

A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações e atende a Zona Sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin. Ela se integra ao Metrô na Estação Santa Cruz (Linha 1-Azul) e na Estação Chácara Klabin (Linha 2-Verde) e à CPTM (Linha 9-Esmeralda) na Estação Santo Amaro. Já a Linha 17-Ouro, quando concluída pelo Governo do Estado de São Paulo, terá oito paradas entre as estações Morumbi e Jardim Aeroporto, com integrações à Linha 5-Lilás, na Estação Campo Belo, e com a Linha 9-Esmeralda da CPTM, na Estação Morumbi.

Por assessoria de imprensa 

Ônibus voltam a operar com 65% da frota nesta terça-feira (26)

Foto: Ônibus da SPTrans


A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes e da SPTrans, informa que a frota de ônibus voltará a operar com 8.394 veículos nesta terça-feira, 26 de maio, para garantir o transporte público à população, em especial aos trabalhadores de serviços essenciais.

A frota em circulação corresponde a 65,5% de um dia útil, permanecendo o reforço dos 1.600 ônibus que foram incluídos na frota operacional desde 11 de maio, totalizando 8.394 veículos.

As equipes de campo da SPTrans seguem monitorando a movimentação de passageiros durante todo o período de quarentena e fará os ajustes necessários para adequar a frota à demanda e garantir o transporte público à população, em especial aos trabalhadores de serviços essenciais.

Além disso, os terminais de ônibus com grande movimentação de pessoas também contam com marcações no chão para delimitar o espaço das filas e evitar aglomerações.
Linhas reforçadas desde de 11 de maio

Acesse e veja quais são as linhas com reforço da frota http://www.sptrans.com.br/noticias/linhas-reforco-11-de-maio/.

Medidas contra o novo coronavírus no transporte público

A SPTrans criou um site com as notícias relacionadas ao transporte público em virtude da pandemia de Covid-19, incluindo mudanças de linhas, funcionamento dos postos e recomendações de como se prevenir: http://www.sptrans.com.br/covid-19.


Assessoria de Imprensa - SPTrans