Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

20 de fevereiro de 2018

NOVA ESTAÇÃO FRANCISCO MORATO: Obra é relançada pelo Governo Estadual

As obras da nova estação de Francisco Morato (região noroeste da Grande São Paulo) foram relançadas no último sábado, 17 de fevereiro. O Governador do Estado, Geraldo Alckmin esteve no relançamento da pedra fundamental da obra, acompanhado do secretário metropolitano de transportes, Clodoaldo Pelissioni e demais assessores e autoridades. Lançada em 2010, a reconstrução da estação (que compõe a linha 7 - Rubi da CPTM) é marcada por alguns desafios e principalmente pela burocracia. Falhas de projeto, troca de empreiteiras, suspeitas de fraude e suspensão de licitação, forma alguns dos entraves que a obra encontrou. De 2010 para cá, o que encontramos é uma estrutura pouco segura, pois é totalmente provisória. Um provisório quase definitivo. As instalações são precárias, acessos incompatíveis às necessidades dos usuários e da própria sistemática de uma estação terminal. Francisco Morato já convive com o isolamento do poder público em muitos segmentos; o descaso com a nova estação, prometida há mais de 8 anos é uma prova concreta. 
No dia 17, o Governador relançou a construção, como se fosse uma obra prometida há poucos meses, quando na verdade, o que ocorreu foi o relançamento da licitação e a contratação de novas empreiteiras para a obra. Bastaria a continuidade da construção, sem a necessidade de lançar algo que estava lançado há oito anos. Para quem não conhece o histórico, a informação de que "foi dado início à obra de construção da estação" pode ser facilmente vendida como algo novo, quando sabemos que não é. O novo prazo para construção da nova estrutura é de 36 meses. Prazo linear, sem contar os possíveis imprevistos que poderão ocorrer. Enquanto isso, a estação provisória continua em operação. 

A NOVA ESTAÇÃO
A nova estação, após concluída, terá três plataformas, dois acessos: um deles fará a ligação da estação ao terminal rodoviário e o outro chegará até a Rua Gerônimo Garcia.Além disso, a estrutura contará com cinco escadas rolantes e três elevadores, atendendo à legislação para acessibilidade. 
Governador Geraldo Alckmin chega em Francisco
Morato para relançar obras da nova estação
Assessores e demais autoridades estiveram
presentes no relançamento da obra
Há oito anos, Francisco Morato possui uma estação provisória
SAIBA MAIS

Ainda em 2010, outra estação também foi inserida no plano de reconstrução: a estação Jaraguá (zona norte da capital) teve a licitação aprovada para que a reconstrução da estação fosse executada. As obras até foram iniciadas, porém, paralisadas pouco tempo depois. Houve apenas a informação de que a licitação teria de ser refeita; as placas da 'nova estação' fora retiradas e a estação permanece do jeito que está. Não há previsão para retomada das obras. 

TEXTO: Marcos Paullo
FOTOS: Ricardo Guimarães