27 de outubro de 2017

Metrô terá operação diferenciada em três linhas no próximo domingo (29)

Neste domingo (29) três linhas de metrô terão mudanças no esquema habitual de operação em função de obras de expansão e de testes programados. Na Linha 4-Amarela (Butantã - Luz), operada pela Concessionária ViaQuatro, a mudança acontece para a execução de obras na futura estação Oscar Freire. A circulação dos trens entre as estações Paulista e Fradique Coutinho, em ambos os sentidos, ficará interrompida durante todo o domingo. 

Para atender os usuários neste trecho, serão disponibilizados ônibus gratuitos do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência). Portanto, ao desembarcar na estação Paulista ou na estação Fradique Coutinho, o usuário receberá uma senha para prosseguir viagem de ônibus até a estação seguinte.

Já no trecho entre as estações Fradique Coutinho e Butantã, bem como entre as estações Paulista e Luz, a circulação das composições ocorrerá normalmente. Dessa maneira, os usuários da Linha 4-Amarela poderão realizar normalmente as transferências gratuitas para as demais linhas metroviárias nas estações Consolação (Linha 2-Verde), República (Linha 3-Vermelha) e Luz (Linha 1-Azul).

Testes alteram horário de funcionamento das linhas 15-Prata e 5-Lilás

Na Linha 15-Prata do Monotrilho (Oratório - Vila Prudente) a alteração na operação habitual ocorre em função de testes programados do novo sistema de controle dos trens. As estações Vila Prudente e Oratório permanecerão fechadas das 4h40 às 16 horas. Nesse período, os usuários também serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE, que circularão no trecho entre as duas estações até o início da operação.

A mesma estratégia ocorrerá na Linha 5-Lilás, onde também estão programados testes do novo sistema de controle dos trens. Com isso, todas as estações no trecho entre Capão Redondo e Adolfo Pinheiro permanecerão fechadas das 4h40 às 17 horas. Nesse período, os passageiros serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE. Os usuários da Linha 9-Esmeralda, da CPTM, que fazem transferência gratuita para o Metrô na estação Santo Amaro, também serão atendidos pela estratégia. Já as linhas de ônibus da EMTU serão remanejadas das estações Capão Redondo e Campo Limpo para a estação Santo Amaro.

Para informar sobre as alterações programadas, o Metrô emitirá mensagens sonoras pelos sistemas de som das estações e dos trens, colocará cartazes nas estações das linhas envolvidas e publicará informativos nas redes sociais. Em caso de dúvidas, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), que atende diariamente, das 5h00 à meia-noite. Já a Central de Atendimento da ViaQuatro (0800 770 7100) atende de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22 horas, e aos sábados e domingos, das 8h às 18 horas.

Metro 

Obras alteram circulação dos trens da CPTM neste fim de semana

Neste fim de semana, 28 e 29 de outubro, a CPTM prosseguirá com o programa de obras em suas linhas. Por isso, os tren​s circularão com maior intervalo em trechos e horários específicos. Confira a programação e planeje sua viagem:
 
Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)
 
Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Jaraguá e Vila Aurora. Das 7h às 19h, também haverá serviços nos equipamentos de via permanente no trecho. O intervalo médio dos trens será de 17 minutos entre as estações Luz e Pirituba e de 34 minutos entre Pirituba e Francisco Morato. 


Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato – Jundiaí)

Domingo: das 4h às 20h, as intervenções serão no sistema de rede aérea entre as estações Botujuru e Campo Limpo Paulista. O intervalo médio será de 30 minutos entre Francisco Morato e Jundiaí. 

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, os serviços ocorrerão nos equipamentos de via permanente entre as estações Santo Amaro e Socorro. O intervalo médio será de 20 minutos em toda a linha. 

Domingo: das 4h à meia-noite, os trabalhos serão realizados nos equipamentos de via permanente entre as estações Autódromo e Primavera-Interlagos. Das 8h às 20h, também haverá intervenção no trecho entre Vila Olímpia e Berrini. O intervalo médio será de 20 minutos em toda a linha. 


Linha 11-Coral (Luz – Guaianases - Estudantes)

Sábado: das 19h até o fim da operação comercial, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera. Por conta dessa programação, os trens do Expresso Leste vão circular alternadamente entre as estações Luz e Brás, com intervalos médios de 15 minutos, e de Luz a Guaianases, com intervalos de 30 minutos. 

Domingo: das 4h à meia-noite, devido à continuidade dos serviços nos equipamentos de via permanente entre Tatuapé e Corinthians-Itaquera, a circulação ficará interrompida. Para percorrer este trecho, o usuário deverá usar a Linha 3-Vermelho do Metrô. O intervalo médio dos trens será de 18 minutos entre as estações Luz e Tatuapé e de 15 minutos entre Corinthians-Itaquera e Estudantes, sem a necessidade de baldeação na estação Guaianases.  


Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana)

Sábado e Domingo: das 20h de sábado até meia-noite de domingo, por conta das obras de implantação da Linha 13-Jade, no trecho entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino, o intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha. 


Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas. 
 
Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121. 

26 de outubro de 2017

Linha 4-Amarela terá interdição entre estações Paulista e Fradique Coutinho neste domingo, dia 29

Para completar o percurso haverá serviço complementar por ônibus da operação Paese

Os passageiros que forem utilizar a Linha 4-Amarela de metrô neste domingo, dia 29, devem ficar atentos às mudanças na operação. O trecho entre as estações Paulista e Fradique Coutinho estará interditado durante o horário operacional (das 4h40 à meia-noite) para a execução de obras na futura Estação Oscar Freire. As obras estão sob responsabilidade da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô.
A ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela, colocará à disposição dos passageiros serviço de ônibus do sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) para o deslocamento no trecho interditado.
No desembarque, o passageiro receberá uma senha na área paga das estações Paulista ou Fradique Coutinho, próxima aos bloqueios, e deve devolvê-la ao embarcar na próxima estação. A senha garante o acesso dos usuários somente entre essas duas estações da Linha 4-Amarela e vale apenas para este domingo, dia da interdição.
Na Estação Fradique Coutinho, o ponto de ônibus do Paese será em frente ao acesso da rua dos Pinheiros. Já na estação Paulista ficará situado em frente ao acesso no lado par da rua da Consolação, sentido bairro. A operação será normal entre Butantã e Fradique Coutinho e entre Paulista e Luz.
Com a operação diferenciada deste domingo, a orientação aos usuários será reforçada em todas as estações da Linha 4-Amarela com cartazes, mensagens sonoras e veiculação de informações nos monitores de TV das estações, plataformas e trens. A equipe de atendimento também está preparada para auxiliar os usuários nos deslocamentos, minimizar os impactos das mudanças e garantir a segurança.
Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7100), de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h00, sábado e domingo, das 8h00 às 18h00. Outros canais de comunicação também estão à disposição, como a Ouvidoria (ouvidoria@viaquatro.com.br) e o Fale Conosco no link http://www.viaquatro.com.br/fale-conosco.

Serviço:
Interdição do trecho Paulista-Fradique Coutinho da Linha 4-Amarela de metrô
Data 29/10/2017
Horário 4h40 à meia-noite*
Operação Serviço de ônibus do sistema Paese atende o trecho interditado

(*) Caso as obras terminem mais cedo, a operação normal será retomada

24 de outubro de 2017

Sem acordo para o PPR de 2017, ferroviários anunciam greve para 1º de novembro

Os ferroviários da CPTM decidiram em assembleia pelo “estado de greve” até dia 31 de outubro e pela greve a partir de zero horado dia 01 de novembro

O motivo, a atitude da CPTM em dificultar um acordo para o PPR 2017. A proposta da CPTM praticamente acaba com o PPR, uma vez que impõe todos os indicadores no cálculo da garantia mínima do prêmio, diferente do acordado nos anos anteriores. O problema é que a maioria desses indicadores não depende da ação dos funcionários.

A proposta pode reduzir, e muito, o valor a receber, inclusive sendo menor que do ano passado. Nos acordos anteriores, negociados no TRT, apenas o indicador “Passageiros Transportados” está vinculado à garantia mínima. Efetivamente, é o único indicador que depende da atuação dos empregados, e é o único indicador que a categoria tem como acompanhar o resultado, já que apenas ele é disponibilizado pela empresa.

O sindicato dos ferroviários representam as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa da CPTM

Acompanhe todas as informações em nossos canais.


ESTADO DE GREVE ATÉ DIA 31/10
E GREVE PARA DIA 01/11.

20 de outubro de 2017

Obras alteram circulação dos trens da CPTM neste fim de semana​

Neste fim de semana, 21 e 22 de outubro, a CPTM prosseguirá com o programa de obras em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maior intervalo em trechos e horários específicos. Confira a programação e planeje sua viagem:
 
Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)
 
Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Jaraguá e Vila Aurora. Das 7h às 19h, também haverá serviços nos equipamentos de via permanente no trecho. O intervalo médio dos trens será de 24 minutos entre as estações Luz e Francisco Morato. 
 
Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato – Jundiaí)

Domingo: das 4h às 20h, as intervenções serão no sistema de rede aérea entre as estações Botujuru e Campo Limpo Paulista. O intervalo médio será de 30 minutos entre Francisco Morato e Jundiaí. 

 
Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Domingo: das 4h à meia-noite, os trabalhos serão executados no sistema de rede aérea entre as estações Barueri e Itapevi. Das 6h às 21h, também haverá obras de modernização das estações Jd. Belval e Jd. Silveira. O intervalo médio dos trens será de 16 minutos entre Júlio Prestes e Barueri e, de 32 minutos, entre Barueri e Itapevi.

 
Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco. Para prosseguir viagem, o usuário deverá utilizar a Linha 8-Diamante. Também haverá serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Santo Amaro e Socorro. O intervalo médio será de 25 minutos entre as estações Presidente Altino e Grajaú. 

Domingo: das 8h às 20h, as intervenções estarão concentradas nos equipamentos de via permanente entre as estações Vila Olímpia e Berrini. O intervalo médio será de 20 minutos em toda a linha. 


Linha 11-Coral (Luz – Guaianases – Estudantes)

Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Guaianases e Antonio Gianetti Neto e no sistema de rede aérea entre Antonio Gianetti Neto e Ferraz de Vasconcelos. Por conta dessa programação, os trens vão circular alternadamente entre as estações Luz e Brás, com intervalos médios de 10 minutos, e de Luz a Estudantes, com intervalos de 25 minutos, sem a necessidade de transferência em Guaianases. 


Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana)

Sábado e Domingo: das 4h de sábado até meia-noite de domingo, por conta das obras de implantação da Linha 13-Jade, no trecho entre Engenheiro Goulart e Usp Leste, o intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha. 

No sábado, das 6h às 12h, serão disponibilizados ônibus de apoio para os usuários, percorrendo o trecho entre as estações Itaim Paulista e Tatuapé e entre Itaim Paulista e Guaianases

 
Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas. 
 
Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

19 de outubro de 2017

Linha 4-Amarela terá interdição entre estações Paulista e Fradique Coutinho neste domingo, dia 22

Para completar o percurso haverá serviço complementar por ônibus da operação Paese

São Paulo, outubro de 2017 - Os passageiros que forem utilizar a Linha 4-Amarela de metrô neste domingo, dia 22, devem ficar atentos às mudanças na operação. O trecho entre as estações Paulista e Fradique Coutinho estará interditado durante o horário operacional (das 4h40 à meia-noite) para a execução de obras na futura Estação Oscar Freire. As obras estão sob responsabilidade da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô.
A ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela, colocará à disposição dos passageiros serviço de ônibus do sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) para o deslocamento no trecho interditado.
No desembarque, o passageiro receberá uma senha na área paga das estações Paulista ou Fradique Coutinho, próxima aos bloqueios, e deve devolvê-la ao embarcar na próxima estação. A senha garante o acesso dos usuários somente entre essas duas estações da Linha 4-Amarela e vale apenas para este domingo, dia da interdição.
Na Estação Fradique Coutinho, o ponto de ônibus do Paese será em frente ao acesso da rua dos Pinheiros. Já na estação Paulista ficará situado em frente ao acesso no lado par da rua da Consolação, sentido bairro. A operação será normal entre Butantã e Fradique Coutinho e entre Paulista e Luz.
Com a operação diferenciada deste domingo, a orientação aos usuários será reforçada em todas as estações da Linha 4-Amarela com cartazes, mensagens sonoras e veiculação de informações nos monitores de TV das estações, plataformas e trens. A equipe de atendimento também está preparada para auxiliar os usuários nos deslocamentos, minimizar os impactos das mudanças e garantir a segurança.
Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7100), de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h00, sábado e domingo, das 8h00 às 18h00. Outros canais de comunicação também estão à disposição, como a Ouvidoria (ouvidoria@viaquatro.com.br) e o Fale Conosco no link http://www.viaquatro.com.br/fale-conosco.

18 de outubro de 2017

Estações das linhas 7 e 9 recebem Pesquisa “Melhor Viagem”


Nesta semana, a Pesquisa Melhor Viagem percorre as estações das linhas 7-Rubi (Luz – Jundiaí) e 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú). Na quarta-feira (18/10), pesquisadores estarão na estação Pinheiros. Na quinta (19/10), além de Pinheiros, também serão ouvidos usuários nas estações Cidade Universitária, Villa Lobos-Jaguaré, Presidente Altino e Osasco.

Já na sexta-feira (20/10), será a vez das estações Água Branca, Baltazar Fidélis, Francisco Morato, Botujuru, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Jundiaí, que atendem a Linha 7-Rubi.

Realizado pela CPTM, o levantamento tem o objetivo de conhecer o trajeto e a movimentação do usuário dentro do sistema. A pesquisa dura cerca de 3 minutos e visa o planejamento das ações futuras. Os dados coletados também servirão para que os especialistas identifiquem e estudem soluções para os pontos críticos na movimentação dos usuários pelo sistema.

Os pesquisadores abordarão passageiros nas plataformas das estações para saber como chegam e qual o seu percurso no sistema, incluindo as transferências para outras linhas, tempo de viagem e como alcançam seu destino final entre outras questões pertinentes.

A participação do público é importante porque, a partir do resultado desta sondagem, a CPTM irá propor melhorias de mobilidade e formas de acesso às estações. “Essas informações serão fundamentais para o planejamento das expansões futuras da Companhia”, explica Renata Marie Miyasaki, chefe do Departamento de Planejamento de Transporte.

Iniciada no final de setembro, a pesquisa está sendo coordenada pela Oficina Consultores, empresa de engenharia com foco em mobilidade urbana e transportes, que venceu a licitação para prestar serviços técnicos especializados, visando analisar as formas de acesso e difusão dos usuários nas estaçõe;s da CPTM.

Serviço

Dia 18/10, quarta-feira
Estação Pinheiros, na Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú)

Dia 19/10, quinta-feira
Estações Pinheiros, Cidade Universitária, Villa Lobos-Jaguaré, Ceasa, Presidente Altino e Osasco, na Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú)

Dia 20/10, sexta-feira
Estações Água Branca, Baltazar Fidélis, Francisco Morato, Botujuru, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Jundiaí, na Linha 7-Rubi (Luz – Jundiaí)

CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

17 de outubro de 2017

ViaQuatro inicia campanha Natal Solidário para arrecadar brinquedos na Linha 4-Amarela

Doações de usuários serão encaminhadas ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo  

A ViaQuatro, começa nesta segunda-feira, dia 16, na Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, a segunda edição da campanha Natal Solidário. A concessionária, responsável pela operação e manutenção da linha, instalou postos de coletas em suas sete estações (Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Fradique Coutinho, Paulista, República e Luz).

Este é o segundo ano que a ViaQuatro promove a campanha. “Mais de 700 mil pessoas circulam pelas estações da Linha 4-Amarela por dia, se cada um doasse um brinquedo, tenho certeza que faríamos o Natal de milhares de crianças mais feliz”, afirma Juliana Alcides, gestora de sustentabilidade da ViaQuatro.

As doações podem ser feitas até dia 15 de dezembro. Os brinquedos serão encaminhados pela concessionária para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, que fará o repasse para ONGs parceiras na cidade de São Paulo que atuam com crianças em situação de vulnerabilidade.

ViaQuatro 

16 de outubro de 2017

Linha 4-Amarela celebra 6 anos de operação e 90% de aprovação

Em outubro, a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô e considerada um case bem-sucedido em PPP (Parceria Público Privada), comemora seis anos de operação. 

Pesquisas recentes também mostram que a Linha 4-Amarela é campeã de satisfação entre os usuários com índices de aprovação acima de 90%. Considerada referência para o transporte público e uma importante conquista no que se refere a eficiência e sustentabilidade, a ViaQuatro celebra seu desenvolvimento e boas práticas como um legado para a mobilidade urbana.

“Ao longo desses seis anos evoluímos na operação, disponibilizando transporte público sobre trilhos com qualidade e segurança para os usuários e não nos acomodamos, fomos além e nos empenhamos para oferecer também atividades educativas, culturais e sociais aos passageiros”, afirma Harald Zwetkoff, presidente da concessionária.

Exposições sobre os mais variados temas, intervenções artísticas, apresentações musicais e atividades educativas são também exemplos das diversas ações que passaram pelas estações da Linha 4-Amarela, sempre com o objetivo de promover a cultura para os passageiros e, para as comunidades do entorno das estações.

“Milhares de pessoas foram impactadas com estas iniciativas, desenvolvidas pela ViaQuatro e seus parceiros ao longo de sua trajetória. Queremos continuar acreditando e investindo no poder da cultura como instrumento de educação e transformação social", finaliza Harald Zwetkoff, presidente da ViaQuatro.

Desde o início da operação comercial, a concessionária atua unindo capacitação profissional a inovações tecnológicas que resultam em prestação de serviço com qualidade aos usuários. Além de ser a primeira linha de metrô da América Latina a adotar trens com o sistema driverless (sem condutor), a Linha 4-Amarela foi pioneira também a entrar em funcionamento com portas de plataforma, contribuindo de maneira expressiva para a redução de acidentes e interrupções no fluxo diário do transporte metroviário de São Paulo.

Outro ineditismo é o simulador virtual, criado com exclusividade para a ViaQuatro para treinamento permanente dos agentes de atendimento na operação manual dos trens. O equipamento de trem possibilita manter os colaboradores aptos à atuação imediata em diferentes situações. Além do ganho em segurança, há economia de energia elétrica e eliminação do desgaste da composição, que poderiam ocorrer no treinamento in loco.
O simulador integra o Centro de Treinamento Saber +, localizado no Pátio Vila Sônia, que dispõe de salas de capacitação, laboratório para aulas de mecânica, elétrica e eletrônica, biblioteca e área de convivência. Mais de 70 treinamentos técnicos e comportamentais, com conteúdo teórico, interativo e prático já foram desenvolvidos e aplicados.

Outras inovações podem ser percebidas pelos passageiros nos telões das plataformas, que contam com indicadores importantes como a disponibilidade de espaço nos carros do próximo trem e quanto tempo falta para a chegada da composição. As ferramentas foram desenvolvidas pela ViaQuatro e, o indicador de lotação do trem é inédito em metrôs no mundo.

História

A Linha 4-Amarela começou a operar plenamente em outubro de 2011 com seis estações (Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista, República e Luz), que integram a primeira fase de operação. A segunda fase foi iniciada com a entrega da estação Fradique Coutinho, em 15 de novembro de 2014. Seguem em construção quatro novas estações (Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia).

Quando concluída essa fase, a Linha 4 terá 12,8 quilômetros de extensão e 11 estações, ligando a região da Luz, no centro da cidade, ao bairro de Vila Sônia, na zona oeste.

ViaQuatro 

13 de outubro de 2017

Metrô funciona até as 2h da manhã do próximo domingo dia 15

Prolongamento da operação se dá por conta do início do horário de verão

A Companhia do Metrô informa que, com o início do horário brasileiro de verão, os trens e estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 4-Amarela vão operar das 4h40 do sábado (14) até as 2 horas da manhã do domingo (15), atendendo normalmente os usuários da rede.

O funcionamento do Metrô (inclusive a Linha 4 - Amarela, operada pela Via Quatro), que aos sábados têm a operação estendida até a 1 hora da manhã do domingo, não causará preocupação aos passageiros que já se acostumaram a utilizar o serviço nesse período. Todas as estações estarão abertas para embarque até as 2 horas da manhã do novo horário.

As exceções serão as linhas 5-Lilás e 15-Prata que manterão o horário habitual de funcionamento, das 4h40 à meia-noite.

Para mais informações sobre a operação da rede metroviária, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (tel. 0800 770 7722), que funciona todos os dias, das 5h00 à meia-noite. Já a Central de Atendimento da ViaQuatro atende pelo tel. 0800 770 7100 de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22 horas, e aos sábados e domingos, das 8h às 18 horas.

Metrô antecipa horário de abertura de estações no retorno do feriado prolongado

Para atender os usuários que retornam do feriado prolongado do "Dia de Nossa Senhora Aparecida", na próxima segunda-feira (16), o Metrô antecipará o horário de abertura das estações nas linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda), integradas aos terminais rodoviários da capital, e na Linha 2- Verde (Vila Prudente-Vila Madalena). Nessas três linhas, as estações serão abertas às 4 horas. A estratégia também será adotada na Linha 4-Amarela (Butantã -Luz), operada pela concessionária ViaQuatro.

Já na Linha 5-Lilás, a abertura das estações, de Capão Redondo a Adolfo Pinheiro, ocorrerá no horário de costume, a partir das 4h40. A operação assistida, que ocorre gratuitamente, de segunda-feira a sábado, no trecho entre as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, terá início às 10 horas e se estenderá, como de hábito, até às 15 horas.

Na Linha 15-Prata (Oratório -Vila Prudente), o horário de funcionamento do monotrilho também não terá mudanças na segunda-feira e as estações começam a atender os usuários normalmente as 4h40.

Linhas 15-Prata e 4-Amarela terão operação diferenciada no domingo (15)

No domingo (15), duas linhas de metrô terão operação diferenciada para obras de expansão e testes programados. Na Linha 4-Amarela (Butantã - Luz), que é operada pela Concessionária Via Quatro, para dar continuidade às obras da futura estação Oscar Freire, a circulação dos trens no trecho entre as estações Paulista e Fradique Coutinho ocorrerá por uma única via (via singela), das 4h40 às 15 horas. Com isso, o embarque nessas duas estações, tanto para quem segue no sentido Butantã quanto para os que partem com destino a estação Luz, deverá ser realizado por uma única plataforma. Avisos sonoros irão orientar os usuários sobre o destino de cada trem.

No trecho entre as estações Fradique Coutinho e Butantã, bem como entre as estações Paulista e Luz, a circulação das composições ocorrerá normalmente e não haverá mudanças no embarque e desembarque dos usuários.


Na Linha 15-Prata do monotrilho as estações Vila Prudente e Oratório ficarão fechadas das 4h40 às 16h para continuidade dos testes programados do sistema de controle dos trens. Nesse período, os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que circularão no trecho entre as duas estações.

Para informar sobre as mudanças programadas, o Metrô emitirá mensagens pelos sistemas de som das estações e dos trens, colocará cartazes nas estações das linhas envolvidas e publicará informativos nas redes sociais. Em caso de dúvidas, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), que atende diariamente, das 5h00 à meia-noite, e a Central de Atendimento da Via Quatro (0800 770 7100), que atende de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, e aos sábados e domingos, das 8h às 18h.

CPTM

Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM neste fim de semana​

Confira a programação e antecipe sua viagem


Confira a programação e antecipe sua viagem:
 
Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)
 

Sexta-feira:  A partir das 22h, as obras de modernização do sistema de rede aérea serão retomadas entre Vila Clarice e Vila Aurora. O intervalo médio dos trens será de 17 minutos entre Luz e Pirituba e, de 34 minutos, de Pirituba a Jundiaí, sem a necessidade de baldeação na estação Francisco Morato. 

Domingo:  das 4h à meia-noite, os trabalhos de modernização do sistema de rede aérea estarão concentrados entre as estações Jaraguá e Vila Aurora. O intervalo médio dos trens será de 24 minutos entre as estações Luz e Francisco Morato. 

 
Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)



Domingo: das 6h às 23h, as obras de modernização das estações Jd. Belval e Jd. Silveira prosseguirão e o intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Barueri e Itapevi.
 

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)
 
Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, em razão de intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Santo Amaro e Socorro, o intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha.

Domingo: das 8h às 20h, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco, devido aos serviços nos equipamentos de via permanente. Para prosseguir viagem, o usuário deverá utilizar a Linha 8-Diamante.

Linha 11-Coral – Expresso Leste (Luz – Guaianases)

Domingo: das 7h às 18h, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação da Luz. Entretanto, durante toda a operação comercial, o intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Luz e Guaianases, para se adequar as intervenções realizadas na extensão da linha 11.


Extensão da Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)

Domingo: das 4h à meia-noite, os serviços serão executados nos equipamentos de via permanente entre as estações Antonio Gianetti Neto e Ferraz de Vasconcelos. O intervalo médio dos trens será de 22 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes. 


Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

 

Sexta-feira: a partir das 22h, os serviços de implantação da Linha 13-Jade serão retomados no trecho entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino, e o intervalo médio dos trens será de 35 minutos em toda a linha. 

Sábado e Domingo: das 4 de sábado até meia-noite de domingo, serão intensificadas as intervenções relativas a implantação da Linha 13-Jade no trecho entre as estações Engenheiro Goulart e Usp Leste e o intervalo médio dos trens será de 35 minutos em toda a linha. 

No sábado (14), serão disponibilizados ônibus de apoio para os usuários no período das 4h às 16h, entre as estações Itaim Paulista e Tatuapé e entre Itaim Paulista e Guaianases.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas. 
 
Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121. 

Plataforma 2 da estação Braz Cubas será interditada para obras de acessibilidade

A partir de segunda-feira (16/10), a plataforma 2 (sentido Estudantes) da estação Braz Cubas, que atende a Linha 11-Coral, será interditada para obras de acessibilidade. A intervenção é necessária para a execução dos serviços de alteamento do piso da plataforma, que tem como objetivo reduzir o desnível em relação ao piso do trem.

Os usuários que estiverem viajando em direção a Estudantes e necessitarem desembarcar em Braz Cubas, deverão prosseguir até a estação Mogi das Cruzes para reembarcar no sentido Guaianases.

Já os passageiros da estação Braz Cubas que pretendem ir para a estação Mogi das Cruzes, devem embarcar no sentido Guaianases para descer em Jundiapeba e reembarcar no trem em direção a Estudantes.

As obras começaram em junho e o investimento é de cerca de R$ 1,1 milhão. As intervenções estão previstas para serem concluídas em dezembro e contemplam a implantação de rampas, corrimão, mapas, rotas táteis, vaga de embarque e desembarque preferencial, rebaixamento de calçada e passarela assistida para travessia de usuário com mobilidade reduzida entre as plataformas. 

A plataforma 2 ficará interditada até o dia 4 de novembro. Os usuários serão orientados pelo serviço de som das estações e trens, além de cartazes afixados nas estações. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone do SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário) 0800 – 055 01 21, pelo site e redes sociais da Companhia. 

Estações Paulista e Fradique Coutinho têm mudanças na operação neste domingo, dia 15

Embarque e desembarque de passageiros serão
 feitos na mesma plataforma

Neste domingo, 15 de outubro,  os passageiros que utilizarem a Linha 4-Amarela de metrô devem ficar atentos a mudanças operacionais nas estações Paulista e Fradique Coutinho. O embarque e o desembarque de passageiros serão realizados na mesma plataforma, tanto no sentido Butantã como Luz. Avisos sonoros vão informar o destino de cada trem que chega à plataforma. Com a operação diferenciada, os trens vão circular com intervalos maiores.

As demais estações da Linha 4-Amarela (Butantã, Pinheiros, Faria Lima, República e Luz) operam normalmente. A restrição operacional ocorrerá para execução de obras na futura estação Oscar Freire, sob responsabilidade da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô. Caso os serviços terminem antes do programado, a operação normal será retomada.

Além das mensagens sonoras, a orientação aos usuários será reforçada em todas as estações da Linha 4-Amarela com cartazes e banners. A equipe de atendimento também será ampliada para auxiliar os usuários nos deslocamentos, minimizar o impacto da mudança e garantir a segurança.

Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7100), de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, sábado e domingo, das 8h às 18h. Outros canais de comunicação também estão à disposição, como a Ouvidoria (ouvidoria@viaquatro.com.br) e o Fale Conosco no link http://www.viaquatro.com.br/fale-conosco. 

CPTM vai operar uma hora a mais neste sábado (14), no início do horário de verão


  Ciclovia Rio Pinheiros também terá o horário ampliado

​Devido ao início do horário de verão, neste sábado (14/10), a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) prestará serviço ao público por uma hora a mais. Dessa forma, as estações e a circulação de trens permanecerão em operação até as 2h da manhã de domingo (15), o equivalente à 1h do horário antigo, quando se encerra a operação comercial na empresa aos sábados.

Os relógios da Companhia, no entanto, somente serão alterados após o encerramento do expediente. A circulação dos trens será retomada no domingo (15), às 4h, já no novo horário.

Ciclovia Rio Pinheiros

A partir deste domingo (15), os ciclistas que utilizam a Ciclovia Rio Pinheiros da CPTM terão 1h30 a mais para pedalar. O horário de funcionamento, que atualmente é das 5h30 às 18h30, passará a ser das 5h às 19h30 durante todo o horário de verão, que acaba em 17 de fevereiro de 2018.

11 de outubro de 2017

Metrô antecipa horário de abertura de estações no retorno do feriado prolongado

Para atender os usuários que retornam do feriado prolongado do "Dia de Nossa Senhora Aparecida", na próxima segunda-feira (16), o Metrô antecipará o horário de abertura das estações nas linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda), integradas aos terminais rodoviários da capital, e na Linha 2- Verde (Vila Prudente-Vila Madalena). Nessas três linhas, as estações serão abertas às 4 horas. A estratégia também será adotada na Linha 4-Amarela (Butantã -Luz), operada pela concessionária ViaQuatro.

Já na Linha 5-Lilás, a abertura das estações, de Capão Redondo a Adolfo Pinheiro, ocorrerá no horário de costume, a partir das 4h40. A operação assistida, que ocorre gratuitamente, de segunda-feira a sábado, no trecho entre as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, terá início às 10 horas e se estenderá, como de hábito, até às 15 horas.

Na Linha 15-Prata (Oratório -Vila Prudente), o horário de funcionamento do monotrilho também não terá mudanças na segunda-feira e as estações começam a atender os usuários normalmente as 4h40. 

Linhas 15-Prata e 4-Amarela terão operação diferenciada no domingo (15)

No domingo (15), duas linhas de metrô terão operação diferenciada para obras de expansão e testes programados. Na Linha 4-Amarela (Butantã - Luz), que é operada pela Concessionária Via Quatro, para dar continuidade às obras da futura estação Oscar Freire, a circulação dos trens no trecho entre as estações Paulista e Fradique Coutinho ocorrerá por uma única via (via singela), das 4h40 às 15 horas. Com isso, o embarque nessas duas estações, tanto para quem segue no sentido Butantã quanto para os que partem com destino a estação Luz, deverá ser realizado por uma única plataforma. Avisos sonoros irão orientar os usuários sobre o destino de cada trem. 

No trecho entre as estações Fradique Coutinho e Butantã, bem como entre as estações Paulista e Luz, a circulação das composições ocorrerá normalmente e não haverá mudanças no embarque e desembarque dos usuários.


Na Linha 15-Prata do monotrilho as estações Vila Prudente e Oratório ficarão fechadas das 4h40 às 16h para continuidade dos testes programados do sistema de controle dos trens. Nesse período, os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que circularão no trecho entre as duas estações.

Para informar sobre as mudanças programadas, o Metrô emitirá mensagens pelos sistemas de som das estações e dos trens, colocará cartazes nas estações das linhas envolvidas e publicará informativos nas redes sociais. Em caso de dúvidas, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), que atende diariamente, das 5h00 à meia-noite, e a Central de Atendimento da Via Quatro (0800 770 7100), que atende de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, e aos sábados e domingos, das 8h às 18h.

Metrô terá operação diferenciada na quinta-feira, feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida

Nesta quinta-feira (12), feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, duas linhas de metrô terão operação diferenciada para obras de expansão e testes programados. Na Linha 4-Amarela (Butantã – Luz), que é operada pela Concessionária Via Quatro, para dar continuidade às obras da futura estação Oscar Freire, a circulação dos trens no trecho entre as estações Paulista e Fradique Coutinho ocorrerá por uma única via (via singela), das 4h40 às 14 horas. Com isso, o embarque nessas duas estações, tanto para quem segue no sentido Butantã quanto para os que partem com destino a estação Luz, deverá ser realizado por uma única plataforma. Avisos sonoros irão orientar os usuários sobre o destino de cada trem. No trecho entre as estações Fradique Coutinho e Butantã, bem como entre as estações Paulista e Luz, a circulação das composições ocorrerá normalmente e não haverá mudanças no embarque e desembarque dos usuários.

Testes programados alteram operação na Linha 5-Lilás


Na Linha 5-Lilás, em função de testes programados do novo sistema de controle dos trens, todas as estações do trecho entre Capão Redondo e Adolfo Pinheiro permanecerão fechadas das 4h40 às 14 horas. Nesse período, os passageiros serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que circularão entre elas até o início da operação.  Já a operação assistida, que ocorre entre as estações Alto da Boa Vista e Brooklin, das 10h às 15 horas, não será realizada nesta quinta-feira em razão dos testes programados.

Os usuários da Linha 9-Esmeralda, da CPTM, que fazem transferência gratuita para o Metrô na estação Santo Amaro, também serão atendidos pela estratégia. Já as linhas de ônibus da EMTU serão remanejadas das estações Capão Redondo e Campo Limpo para a estação Santo Amaro.

Para informar sobre as mudanças programadas, o Metrô emitirá mensagens pelos sistemas de som das estações e dos trens, colocará cartazes nas estações das linhas envolvidas e publicará informativos nas redes sociais. Em caso de dúvidas, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), que atende diariamente, das 5h00 à meia-noite, e a Central de Atendimento da Via Quatro (0800 770 7100), que atende de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, e aos sábados e domingos, das 8h às 18h.

Obras de modernização alteram circulação dos trens neste feriado

​​

 Confira a programação e antecipe sua viagem


Neste fim de semana prolongado, em razão do feriado no dia de Nossa Senhora Aparecida, a CPTM intensificará as obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:


 

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

 

Quinta-feira: das 4h às 11h, haverá serviços nos equipamentos de via permanente nas imediações da estação Jaraguá. Nesse período, o intervalo médio dos trens será de 17 minutos entre as estações Luz e Pirituba e, de 34 minutos, de Pirituba a Francisco Morato. 

A partir das 22h, serão realizadas obras de modernização do sistema de rede aérea entre Vila Clarice e Vila Aurora. O intervalo médio dos trens será de 17 minutos entre as estações Luz e Pirituba e, de 34 minutos, de Pirituba a Jundiaí, sem a necessidade de baldeação na estação Francisco Morato.

Sexta-feira:  A partir das 22h, as obras de modernização do sistema de rede aérea serão retomadas entre Vila Clarice e Vila Aurora. O intervalo médio dos trens será de 17 minutos entre Luz e Pirituba e, de 34 minutos, de Pirituba a Jundiaí, sem a necessidade de baldeação na estação Francisco Morato. 

Domingo:  das 4h à meia-noite, os trabalhos de modernização do sistema de rede aérea estarão concentrados entre as estações Jaraguá e Vila Aurora. O intervalo médio dos trens será de 24 minutos entre as estações Luz e Francisco Morato. 

 

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Quinta-feira: das 4h à meia-noite, serão executadas obras de modernização do sistema de rede aérea entre as Santa Terezinha e Barueri. Das 7h às 23h, também haverá as obras de modernização das estações Jd. Belval e Jd. Silveira. Durante toda a operação comercial, o intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Carapicuíba e Itapevi. 

Domingo: das 6h às 23h, as obras de modernização das estações Jd. Belval e Jd. Silveira prosseguirão e o intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Barueri e Itapevi.

 

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

 

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, em razão de intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Santo Amaro e Socorro, o intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha.

Domingo: das 8h às 20h, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco, devido aos serviços nos equipamentos de via permanente. Para prosseguir viagem, o usuário deverá utilizar a Linha 8-Diamante.

Linha 11-Coral – Expresso Leste (Luz – Guaianases)

Domingo: das 7h às 18h, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação da Luz. Entretanto, durante toda a operação comercial, o intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Luz e Guaianases, para se adequar as intervenções realizadas na extensão da linha 11.

Extensão da Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)

Domingo: das 4h à meia-noite, os serviços serão executados nos equipamentos de via permanente entre as estações Antonio Gianetti Neto e Ferraz de Vasconcelos. O intervalo médio dos trens será de 22 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes. 

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

 

Quinta-feira: das 4h à meia-noite, por conta das obras de implantação da Linha 13-Jade, no trecho entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino, o intervalo médio dos trens será de 35 minutos em toda a linha. 

Sexta-feira: a partir das 22h, os serviços de implantação da Linha 13-Jade serão retomados no trecho entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino, e o intervalo médio dos trens será de 35 minutos em toda a linha. 

Sábado e Domingo: das 4 de sábado até meia-noite de domingo, serão intensificadas as intervenções relativas a implantação da Linha 13-Jade no trecho entre as estações Engenheiro Goulart e Usp Leste e o intervalo médio dos trens será de 35 minutos em toda a linha. 

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas. 

 

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.