30 de setembro de 2016

Extensão da linha 9 da CPTM atrasa e fica para 2018

Companhia cancelou contratos para poder adequá-los às normas do Ministério das Cidades, que vai financiar 60% da obra de R$ 790 mi

Prometida para o início deste ano, a extensão da Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) até Varginha, na zona sul de São Paulo, sofreu novo atraso e só deve ser concluída no segundo semestre de 2018. O projeto prevê o prolongamento do ramal em 4,5 km e duas novas estações, ao custo de R$ 790 milhões.

Alegando necessidade de se adequar às exigências feitas pelo Ministério das Cidades, que vai financiar 60% da obra (R$ 500 milhões) com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a CPTM decidiu encerrar no fim deste ano os contratos assinados em setembro de 2013 com os dois consórcios responsáveis pela construção e fazer uma nova licitação para concluir a extensão da Linha 9.

Agora, segundo a estatal controlada pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB), o novo prazo de entrega do prolongamento da linha, que deve beneficiar 110 mil pessoas, é de 18 meses, contados a partir da ordem de serviço a ser emitida após o fim do processo licitatório, que não deve ser concluído em menos de três meses.

Considerada a “linha nobre” da CPTM porque tem os trens e as estações mais modernos da rede ferroviária, a Linha 9-Esmeralda é o segundo ramal de trens mais usado pelos paulistas, com média de 601 mil passageiros por dia. Ela tem 32,8 km de extensão e 18 estações, ligando a zona sul à cidade de Osasco, na Grande São Paulo.

Atraso. Os contratos antigos com os dois consórcios responsáveis pela obra haviam sido assinados em setembro de 2013, no valor de R$ 273,9 milhões e prazo de conclusão de 27 meses, ou seja, fim de 2015. O início da operação estava previsto para janeiro. Em junho do ano passado, contudo, a CPTM publicou dois aditivos prorrogando o prazo de entrega da extensão da linha em 18 meses e elevando o valor dos dois contratos em 23,7%, para R$ 338,9 milhões.

Em janeiro deste ano, o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, disse que essas alterações de 2015 aconteceram porque a gestão Alckmin não havia conseguido “destravar” a liberação dos recursos do PAC porque o Ministério das Cidades exigia que a modalidade de licitação não fosse pelo “menor preço global”, em que as empreiteiras fazem uma proposta de custo total da obra, mas por “preço unitário”, que prevê valores para cada item da construção.

Na ocasião, o governo paulista informou que aumentaria a sua participação no financiamento da obra em mais de R$ 100 milhões e que usaria os recursos federais do PAC para os serviços complementares, como instalação de equipamentos de via, sinalização de trens e fornecimento de energia.

Agora, contudo, a CPTM decidiu interromper os contratos e as obras físicas para fazer uma nova licitação na modalidade preço unitário e poder usar os recursos do Ministério das Cidades também na construção. Com a antecipação do fim dos dois contratos, o valor dos negócios foi reduzido em 36,7%, para R$ 214,4 milhões, e a extensão ficará incompleta até que novas empreiteiras sejam contratadas.

Em nota, a CPTM informou que a ampliação da Linha 9 foi incluída no PAC da Mobilidade em 2014 e que, até agora, as obras estão sendo feitas com recursos do governo do Estado. Segundo a estatal, o encerramento dos contratos foi necessário para “readequar o cronograma físico-financeiro às exigências do PAC”.

“O Ministério das Cidades informou que nos próximos dias emitirá autorização para que a CPTM inicie os processos licitatórios necessários, de acordo com as regras do PAC, para dar continuidade às obras e posterior liberação de recursos da União”, afirma a companhia.

Estadão

​​Obras alteram circulação dos trens na Linha 9 neste fim de semana

 Confira a programação e antecipe sua viagem

Em razão das eleições municipais neste domingo (2/10), as obras de modernização serão realizadas somente na Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú). Confira a programação e planeje sua viagem:
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Sábado: das 22h até o final da operação comercial, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco devido aos serviços que serão realizados nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação Osasco. Para seguir viagem, o usuário deverá utilizar os trens da Linha 8-Diamante. No mesmo horário, também ocorrerão intervenções no sistema de rede aérea  entre as estações Cidade Universitária e Cidade Jardim. O intervalo médio entre os trens, nesse período, será de 25 minutos entre as estações Grajaú e Presidente Altino.

Domingo: das 4h às 7h, a circulação continuará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco para prosseguimento dos serviços nos equipamentos de via permanente na região da Estação Osasco. Para seguir viagem, o usuário deverá utilizar os trens da Linha 8. Das 22h até meia-noite serão retomadas as intervenções no sistema de rede aérea entre as estações Cidade Universitária e Cidade Jardim. Nesse horário, o intervalo médio entre os trens será de 25 minutos entre as estações Osasco e Grajaú.

Desafio: A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas. Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

29 de setembro de 2016

Trem descarrila em Nova Jérsei, nos EUA, e deixa mais de 100 feridos

Alguns feridos estão em estado crítico.
Fotos divulgadas em redes sociais mostram metal retorcido e destroços.


 Um trem de passageiros descarrilou na estação Hoboken, em Nova Jérsei, nos Estados Unidos, na manhã desta quinta-feira (29). Três pessoas morreram e mais de 100 pessoas ficaram feridas, sendo algumas seriamente.

O número de feridos foi divulgado pela New Jersey Transit, que é responsável pela circulação dos trens.

As causas do acidente não estão claras, mas a agência France Presse afirmou que a composição não conseguiu parar ao entrar na estação de Hoboken e se chocou contra a plataforma.

Fotos divulgadas em redes sociais mostram metal retorcido, vidros quebrados e muitos destroços. A circulação de trens foi suspensa devido ao acidente, segundo a NJ Transit.

Polícia detém menores suspeitos de assaltar passageiros da CPTM

Dois adolescentes foram encontrados; terceiro está sendo procurado.
Trio entrou armado em vagão da Linha 12 e roubou celular de usuário.


 A Polícia Civil de São Paulo deteve dois menores suspeitos de assaltar um passageiro da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na noite do dia 16 de setembro. De acordo com o delegado Rogério Marques, da DELPOM (Delegacia de Polícia do Metropolitano), um dos adolescentes foi localizado pela polícia no dia 23, após a vítima registrar a ocorrência.

O outro garoto foi levado para a delegacia pela mãe, que teria identificado o rosto do filho em imagens de câmeras de segurança da CPTM que circulam nas redes sociais. Nenhum deles tinha passagem pela polícia.

Um perfil criado por usuários da CPTM no Facebook publicou a foto e informações do caso.

O terceiro suspeito ainda não foi encontrado. Nas imagens, ele aparece com uma arma na mão andando pelo vagão. A CPTM afirma que não compartilhou as fotos, mas confirma que são do circuito interno do vagão. A Companhia ainda diz não ter conhecimento do autor da divulgação.

Em depoimento à polícia, os dois meninos apreendidos confessaram o roubo de quatro celulares e disseram que arrecadaram R$ 600 com a venda imediata dos aparelhos.

O delegado acredita que o trio abordou outras pessoas fora da estação. “Dentro do vagão só temos uma vítima. Possivelmente fora da estação eles devem ter assaltado outra pessoas”, diz Marques.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirma que a Delegacia do Metropolitano identificou dois menores infratores que participaram do roubo. Eles foram conduzidos à delegacia nos dias 24 e 25 e encaminhados para a Vara da Infância e da Juventude. A polícia investiga para identificar o terceiro autor.


G1

Linha-11 Coral está normalizada, diz CPTM

Linha apresentou falha e teve velocidade reduzida nesta quinta-feira.

Problema começou às 6h15 e foi resolvido às 7h.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou que já está normalizada a Linha-11 Coral. A linha teve trens com velocidade reduzida na manhã desta quinta-feira (29).

De acordo com a CPTM, uma falha na composição provocou o problema entre as estações Gianeti Neto, em Ferraz de Vasconcelos, e Guaianazes, na capital. Segundo a companhia o problema teve início por volta das 6h15 e foi resolvido às 7h.

Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano

Cinco são detidos suspeitos de fraudar passagens da CPTM

Flagrante foi na estação de Itaquaquecetuba.
Polícia Civil tem sete inquéritos abertos sobre fraudes das passagens.

Quatro pessoas foram detidas e uma menor apreendida, na última terça-feira (27), suspeitas de vender passagens com preços mais baixos na estação de Itaquaquecetuba. A polícia quer descobrir como as recargas clandestinas são feitas. Em julho, três pessoas foram presas na mesma estação, suspeitas de praticar a mesma fraude. No começo do mês, outras seis pessoas foram presas com 39 cartões recarregados clandestinamente. Segundo a polícia, na cidade já são sete inquéritos policiais e ao menos 20 suspeitos.

Para pegar o trem, o valor da passagem é R$ 3,80. Mas sempre tem alguém vendendo por menos na estação de Itaquaquecetuba. “Aqui todos os dias de manhã eles ficam na estação. Passam a catraca e ficam esperando pra receber o cartão”, disse a aposentada Ana Maria de Carvalho Oliveira.

“Falam que é só R$ 3. Já vi muita gente comprando. Há dois meses tem sido comum” contou a técnica de enfermagem Mariliti Jesus dos Santos.

O boletim de ocorrência diz que um policial ferroviário e dois militares observavam a movimentação na estação de trem e notaram a atitude suspeita de alguns indivíduos. Uma hora depois os policiais decidiram fazer a abordagem de cinco pessoas.

De acordo com o boletim de ocorrência, um dos homens detidos nesta terça recolhia os cartões dos passageiros dentro da estação. Outros dois homens, mais uma mulher e uma menor ficavam do lado de fora oferecendo recargas mais baratas. Eram a mulher e a menor que guardavam o dinheiro das vendas. Pouco mais de R$ 200. Já nos cartões apreendidos, de acordo com a polícia o valor total de recarga que os detidos ainda tinham para vender, era de R$ 1.600.

Os cartões são originais, segundo o delegado de Itaquaquecetuba. Agora é confirmar como as recargas clandestinas foram feitas neles. “Eles são recarregados de maneira fraudulenta, talvez através do meio eletrônico. É vendido valor atrativo, que é passado ao usuário por um melhor preço”, disse o delegado Francisco Del Poente.

De acordo com o delegado, vários inqueritos já foram abertos pra investigar as quadrilhas que tem movimentado muito dinheiro com as fraudes “É um valor alto, passa de milhões. Na nossa unidade temos sete inquéritos policiais, estamos averiguando o envolvimento mínimo de 20 pessoas. Precisamos orientar que quem está comprando o cartão, também está sujeito à investigação criminal.”

De acordo com a polícia, todos os detidos foram liberados, inclusive a menor de 16 anos porque é preciso exame pericial para a comprovação das fraudes. O caso foi registrado como falsificação de papéis públicos, associação criminosa e corrupção de menor. A CPTM informou que faz fiscalizações constantes pra evitar irregularidades e que colabora com as investigações da polícia.


G1

Passageiro é baleado durante assalto em trem da CPTM

Crime ocorreu na estação Tamanduateí na noite desta quarta (28).
Dois homens armados assaltaram 3 vítimas. Ninguém foi preso.


Dois homens armados entraram em um vagão da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e assaltaram três pessoas, entre elas um colombiano que acabou sendo baleado.

O crime ocorreu na noite de ontem quarta-feira (28) em um trem da Linha 10 – Turquesa. Os criminosos teriam entrado na estação Tamanduateí.

A vítima não corre risco de morte. Ninguém foi preso.

Do G1 São Paulo

26 de setembro de 2016

Metrô lança concurso público para diversos cargos

As vagas são para candidatos com ensino superior, médio, técnico e fundamental completos

A partir do dia 27/9 (terça-feira), o Metrô de São Paulo lança um concurso público destinado ao preenchimento de 40 vagas e formação de cadastro reserva. As inscrições poderão ser feitas pelo site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br), de 27/09/2016 até 20/10/2016.

Para participar do concurso, os interessados devem ter formação em ensino superior, médio, técnico e fundamental, conforme o cargo pretendido.  As taxas variam entre R$ 105, R$ 75 e R$ 55, de acordo com o nível de escolaridade da função.

As vagas serão para: advogado júnior, engenheiro da segurança do trabalho, médico, auxiliar de enfermagem, técnico da segurança do trabalho, técnico de sistemas metroviários I – Civil, Elétrica, Eletrônica e Mecânica, técnico de restabelecimento corretiva I – Elétrica, Eletrônica e Mecânica, operador do transporte metroviário I, oficial de manutenção de instalações I, oficial de manutenção industrial - Elétrica, Mecânica, Pintura, Serralheria e Solda – e – usinador ferramenteiro.

As horas de trabalho semanais estão relacionadas com o cargo pretendido, sendo que as jornadas poderão ser de 20 ou 40 horas. Inclusive, alguns cargos serão em turnos e/ou escalas de revezamento.

O edital completo será publicado nesta terça-feira, dia 27, no Diário Oficial Empresarial do Estado de São Paulo, e também ficará disponível nos sites do Metrô (http://www.metro.sp.gov.br/metro/trabalhe-conosco/concurso-publico.aspx) e da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br).

Etapas do concurso

Os candidatos a todos os cargos terão que realizar prova objetiva, comprovação de pré-requisitos, avaliação médica e processo admissional. A aplicação da prova está prevista para o dia 27 de novembro deste ano e será realizada na cidade de São Paulo.

Benefícios

O Metrô oferece salários compatíveis com os praticados no mercado e diversos benefícios, tais como: auxílio alimentação, auxílio refeição, plano de saúde (médico e odontológico) extensivo aos dependentes legais (opcional), seguro de vida em grupo (opcional), previdência suplementar (opcional), e bilhete de serviço (que permite o acesso gratuito ao sistema metroferroviário).

20 de setembro de 2016

Alstom apresenta seu trem Coradia iLint zero emissão de carbono na InnoTrans 2016

A Alstom apresentou hoje seu trem zero emissão de carbono na InnoTrans, maior feira da indústria ferroviária, realizada em Berlim entre os dias 20 e 23 de setembro de 2016.

Apesar de inúmeros projetos de eletrificação em vários países, uma parte significativa da rede ferroviária da Europa continuará não eletrificada em longo prazo. Em muitos países, o número de trens a diesel em circulação ainda é alto – mais de quatro mil carros na Alemanha, por exemplo.

O Coradia iLint é um novo trem regional, livre de emissões de CO2 e uma alternativa ao abastecimento a diesel. Ele é movido a células de combustível de hidrogênio, e suas únicas emissões são vapor e água condensada, enquanto opera a baixos níveis de ruído. A Alstom é uma das primeiras fabricantes ferroviárias do mundo a desenvolver um trem de passageiros baseado nessa tecnologia. Para tornar a implementação do Coradia iLint o mais simples possível para as operadoras, a Alstom oferece um pacote completo, composto por trem e manutenção, além de toda a infraestrutura de hidrogênio, de uma única fonte, graças à ajuda de parceiros.

Esse lançamento segue a assinatura das Cartas de Intenção em 2014 com as regiões alemãs da Baixa Saxônia, Norte da Rhine-Westphalia, Baden-Württemberg, e as Autoridades de Transporte Público de Hesse para o uso de uma nova geração de trens com zero emissão de carbono equipados com unidade de célula de combustível.

”A Alstom tem orgulho de lançar uma inovação revolucionária na área de transporte limpo, que irá complementar sua linha Coradia de trens regionais. Isso demonstra nossa capacidade de trabalhar em estreita colaboração com os nossos clientes e desenvolver um trem em apenas dois anos,” declarou Henri Poupart-Lafarge, Chairman e CEO da Alstom.

A linha Coradia de trens regionais modulares da Alstom tem um histórico comprovado de mais de 16 anos. Mais de 2.400 trens foram vendidos ao redor do mundo, e demonstram uma alta taxa de disponibilidade. O Coradia iLint é baseado no trem a diesel de serviço comprovado Coradia Lint 54. Ele será fabricado em Salzgitter, na Alemanha, maior unidade da Alstom.

Além disso, no estande da Alstom, é possível embarcar em uma jornada para descobrir como a empresa domina todas as fases dos projetos ferroviários de seus clientes – desenho, construção, operação, manutenção e renovação – através de exemplos tangíveis. A empresa demonstrará a modularidade de sua linha de alta velocidade Avelia através de um configurador prático. Os visitantes terão a oportunidade de experimentar um centro de controle, ver como um AGV é reparado, e descobrir como funciona a renovação de trens.

Alstom

16 de setembro de 2016

Obras de modernização circulação dos trens neste fim de semana

Confira a programação e antecipe sua viagem

Neste final de semana, dias 17 e 18 de setembro, a CPTM prosseguirá com as obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e planeje sua viagem:

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)Sábado: das 20h até meia-noite, serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Perus e Caieiras. O intervalo médio dos trens entre Luz e Pirituba será de 15 minutos e, entre Pirituba e Francisco Morato, de 30 minutos.

Domingo: das 4h até meia-noite, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente e obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Perus e Caieiras. O intervalo médio dos trens entre Luz e Pirituba será de 15 minutos e, entre Pirituba e Francisco Morato, de 30 minutos.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Domingo:  das 4h até meia-noite, serão realizadas obras de modernização da Estação Quitaúna. Também serão realizados, das 9h às 18h, serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Santa Terezinha e Antonio João. Durante toda a operação, o intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Júlio Prestes e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú)

Domingo: das 4h até meia-noite, ocorrerão serviços de manutenção no sistema de rede aérea entre as estações Cidade Universitária e Pinheiros e, das 4h às 15h, serão realizadas obras de modernização na rede aérea entre as estações Morumbi e Granja Julieta. Durante toda a operação, o intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha.    

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 4h às 15h, devido a serviços realizados pela empresa MRS nas proximidades da Estação Rio Grande da Serra, o intervalo médio entre os trens será de 20 minutos entre as estações Mauá e Rio Grande da Serra.

Extensão Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)

Domingo: das 4h às 7h, serão realizados serviços no sistema de rede aérea, nas proximidades da Estação Suzano. Das 7h às 18h, serão realizados trabalhos de demolição da plataforma provisória da Estação Poá. E, das 7h até meia-noite, também ocorrerão intervenções nos equipamentos de via nas proximidades da Estação Poá. Durante horário comercial, o intervalo médio dos trens será de 22 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.

 Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado: das 20h até meia-noite, ocorrerão obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações USP-Leste e Comendador Ermelino. Nesse período, o intervalo médio dos trens será de 35 minutos em toda a linha.

Domingo: das 4h até meia-noite, prosseguirão as obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações USP-Leste e Comendador Ermelino. Também serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Itaquaquecetuba e Aracaré. O intervalo médio dos trens será de 35 minutos em toda a linha.

Desafio: A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

13 de setembro de 2016

Plano de Covas para o metrô previa rede de 284 km até 2020

Em 2000, o então governador lançou plano que previa investir cerca de R$ 30 bilhões no metrô

 Imagine uma linha de metrô ligando a capital de São Paulo à cidade de Bauru, no centro-oeste paulista. Agora, imagine esses 284 kms de trilhos com trens de alta capacidade distribuídos em uma gigantesca rede conectando todas as regiões da Grande São Paulo. Imaginou? O governo de São Paulo também.

Em julho de 2000, o então governador Mário Covas (PSDB) lançou o primeiro Pitu (Plano Integrado de Transportes Urbanos) que previa investir cerca de R$ 30 bilhões para construir 173,4 km de metrô e outros 52,2 km monotrilho até 2020, quando a rede de São Paulo chegaria aos 284 km de extensão, o que seria hoje a oitava maior do mundo — é a 35ª.

Passados 16 anos, muitos projetos foram para a gaveta, como o da Linha 8-Rosa (Raposo Tavares-Vila Guilherme) e o da Linha 23-Preta (Pari-São Miguel). Outros mudaram de cor, como a Linha 15-Prata (Vila Prudente-Cidade Tiradentes). E os que começaram acumulam atrasos e ainda não foram concluídos completamente.

O saldo é que São Paulo tem uma rede de 78,4 km — que em linha reta levaria apenas até Itu —, e com previsão de chegar em 2020 com 109,1 km, ou seja, só 38% do previsto no Pitu de Covas. À época, São Paulo tinha 49,2 km em três linhas de metrô: 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. As linhas 5-Lilás e 4-Amarela foram inauguradas parcialmente em 2002 e 2010, respectivamente, e um pequeno trecho de 2,3 km da Linha 15 em 2014.

Para os próximos quatro anos, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) prometeu mais 31,6 km de metrô, com a entrega parcial da Linha 17-Ouro (Congonhas-Morumbi) e as extensões da Linha 4 até Vila Sônia, da Linha 5 até Chácara Klabin e da Linha 15 até São Mateus, na zona leste.

Obra parada do Metrô assombra moradores

O então secretário de Transportes Metropolitanos do governo Covas, Cláudio de Senna Frederico, ressaltou à época que, para que as obras fossem concluídas dentro do prazo, o Pitu precisaria ser adotado por todas as prefeituras da Grande São Paulo e pelo governo federal, o que não ocorreu.

Além do metrô, o plano previa também a ampliação da rede da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), a construção do Rodoanel e a criação do pedágio urbano, entre outros projetos.

Já em 2005, no governo Alckmin, o Pitu ganhou uma versão mais enxuta, com planejamento para 2025. É com este plano que o Metrô trabalha hoje. Nele, a previsão de expansão da rede metroviária é de 110 km em 20 anos, ou seja, sobre a rede existente em 2005, que tinha 57,6 km de extensão.

Previsão

Segundo a Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, estão previstos mais 46,9 km até 2021, com a conclusão da Linha 6-Laranja (Brasilândia-São Joaquim), paralisadas nesta semana pela concessionária responsável pelas obras. "Somando o que já foi feito com o que está em andamento e previsto para ser a entregue antes de 2025, serão totalizados 67,7 km de novas linhas dos 110 km previstos (61,5%), com a possibilidade de novas obras serem iniciadas e concluídas nestes próximos 10 anos", afirma.

Ainda de acordo com a pasta, o governo Covas já havia afirmado há 16 anos que o Pitu 2020 não era um "plano acabado" e que continha "premissas e informações finitas, conhecidas em determinado tempo, com determinados recursos". Segundo o governo, "o planejamento da expansão de um sistema de alto investimento como o metrô está sujeito à disponibilidade orçamentária de cada ano fiscal que varia conforme a realidade econômica do país". Em todo esse período, foram investidos R$ 23,5 bilhões.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Metrô negocia mais R$ 108 milhões em dívidas

Negociação é feita com consórcios contratados em 2009 para reformar 98 trens

 O Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo) reconheceu mais duas dívidas milionárias com consórcios contratados em 2009 para reformar 98 trens das linhas 1-Azul e 3-Vermelha. Os débitos somam R$ 108 milhões e o pagamento em parcelas até abril de 2017 foi negociado com a Alstom Brasil Energia e Transporte, empresa acusada pelo Ministério Público Estadual (MPE) de integrar um cartel para fraudar licitações de metrô e trens durante os governos José Serra e Geraldo Alckmin, ambos do PSDB. Com isso, as dívidas do Metrô acumuladas com fornecedores já chegam a R$ 150 milhões.

O maior débito, no valor de R$ 70,8 milhões, é com o Consórcio Reformas Metrô (Alstom e Iesa), para "modernização" de 22 trens e fornecimento de equipamentos na Linha 3. Outra dívida, de R$ 37,5 milhões, é com o Consórcio Modertrem (Alstom e Siemens), para reforma de 25 trens da Linha 1.

Na segunda-feira (12) o jornal O Estado de S. Paulo mostrou que o Metrô já havia negociado pagamento de R$ 41 milhões de dívidas com o Consórcio BTT (Bombardier, Temoinsa e Tejofran), contratado para reformar 26 trens da Linha 1.

O Metrô afirmou, em nota, que "o procedimento é totalmente legal e previsto nas relações com fornecedores de serviços e obras" e que "não há qualquer prejuízo" à empresa e "nos serviços prestados aos usuários com os parcelamentos".

Plano de Covas para o metrô previa rede de 284 km até 2020

Ao todo, o Metrô assinou quatro contratos em abril de 2009 para reforma de 98 trens no valor de R$ 1,7 bilhão. Até agora, 80 trens já foram reformados. Segundo denúncia feita pelo MPE à Justiça em 2015, houve conluio entre as empresas para dividir as contratações e os valores apresentados na licitação tiveram sobrepreço de R$ 122 milhões. Seis executivos das empresas viraram réus. O Metrô afirmou à época que a denúncia não envolvia nenhum funcionário da estatal, que não compactua com irregularidades e colabora com a Justiça.

Na segunda-feira, o jornal O Estado de S. Paulo mostrou que, por causa de uma crise financeira, com quedas de repasses do governo Alckmin e no número de passageiros, além dos atrasos nas obras, o Metrô tem alterado a ordem de pagamentos a fornecedores para evitar despejos dos canteiros.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

12 de setembro de 2016

ViaQuatro apresenta inovações na 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

A concessionária ViaQuatro, responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, leva sua experiência de dez anos como operadora privada à 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), entre os dias 13 e 16 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O encontro é referência para discussão de perspectivas e soluções do setor de transporte sobre trilhos.
O presidente da concessionária ViaQuatro, Harald Peter Zwetkoff, participa do painel “Os desafios da integração”, no dia 15, quinta-feira. Serão debatidos a importância da política tarifaria, incluindo a integração, as gratuidades e outros subsídios, além da necessidade de racionalização dos diversos meios de transporte para garantir a sustentabilidade do sistema. “O investimento em sistema de transporte, de alta capacidade aliado a outros modais que acrescentem a capilaridade necessária por meio de integração física e tarifária, é a resposta para a ampliação da mobilidade nas cidades de forma economicamente sustentável”, afirma Zwetkoff.
A mesa conta ainda com Maria Inês Garcia Lippe, diretora da empresa de transportes e mobilidade PTV Brasil, e Jurandir Fernandes, coordenador do Grupo de Trabalho de Mobilidade e Logística do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (SEESP) e vice-presidente honorário União Internacional dos Transportes Públicos (UITP). A mediação é do jornalista Alencar Izidoro, da Folha de S.Paulo.
Técnicos da ViaQuatro ainda realizam duas apresentações no congresso. No dia 14, quarta-feira, a seção Trabalho Técnico apresenta o simulador de trem desenvolvido e implantado pela ViaQuatro para treinar os agentes de atendimento na condução manual do trem em caso de falhas. O equipamento é composto por uma réplica do primeiro carro do trem.
No dia 16, sexta-feira, também na seção Trabalho Técnico, será apresentada outra inovação implantada pela concessionária: os cronômetros que informam nos monitores das plataformas da Linha 4-Amarela o tempo de chegada dos trens.
Serviço
Palestra: Simulador para condução em modo manual dos trens da ViaQuatro
Data/horário: 14/09, das 16h20 às 17h
Local: Sala 1
Painel: Os desafios da integração
Data/horário: 15/09, das 9h às 10h20
Local: Auditório
Apresentação: Cronômetros com horário de chegada dos trens nos monitores de plataforma da Linha 4-Amarela de metrô
Data/horário: 16/09, das 15h20 às 16h
Local: Sala 4

8 de setembro de 2016

Obras de modernização alteram circulação dos trens neste fim de semana

Confira a programação e antecipe sua viagem
 
Neste final de semana, dias 10 e 11 de setembro, a CPTM prosseguirá com as obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e planeje sua viagem:


Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)
 
Sábado: das 20h até meia-noite, serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Perus e Caieiras. O intervalo médio dos trens entre Luz e Pirituba será de 15 minutos e, entre Pirituba e Francisco Morato, de 30 minutos.

Domingo: das 20h até meia-noite, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente e obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Perus e Caieiras. O intervalo médio dos trens entre Luz e Pirituba será de 15 minutos e, entre Pirituba e Francisco Morato, de 30 minutos.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)
 
Domingo:  das 4h até meia-noite, os trabalhos estarão concentrados nos sistemas de rede aérea entre as estações Barueri e Jandira. Das 9h às 18h, também serão executados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Barueri e Antonio João. Das 8h às 16, serão realizadas obras de modernização da Estação Quitaúna. Durante toda a operação, o intervalo médio dos trens será de 32 minutos entre as estações Júlio Prestes e Itapevi.


Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú)
 
Domingo: das 4h até meia-noite, em razão de obras de terceiros na ponte Panamby, localizada nas proximidades da Estação Santo Amaro, o intervalo médio dos trens será de 12 minutos em toda a linha.
     
      
Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)
 
Domingo: das 7h às 19h, serão realizados serviços de conservação na Estação Guapituba. O intervalo médio dos trens será de 30 minutos entre as estações Mauá e Rio Grande da Serra.
  
Extensão Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)
 
Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, devido aos trabalhos de demolição da plataforma provisória da Estação Poá, o intervalo médio dos trens será de 22 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.
 
Domingo: das 4h às 7h, prosseguirão os trabalhos de demolição da plataforma provisória da Estação Poá. Das 7h até meia-noite, também ocorrerão intervenções no sistema de rede aérea nas imediações da Estação Calmon Viana. O intervalo médio dos trens será de 22 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.
 
 
Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)
 
Domingo: das 4h até meia-noite, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Tatuapé e Engenheiro Goulart. O intervalo médio dos trens será de 18 minutos em toda a linha.
 
Desafio: A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.
 
Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.


CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

6 de setembro de 2016

Obras de modernização alteram circulação dos trens neste feriado

Confira a programação e antecipe sua viagem
 
Em razão do feriado da Independência, celebrado dia 7 de setembro, a CPTM realizará obras de modernização em algumas de suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e planeje sua viagem:
 
 
Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)
 
Quarta-feira: das 4h até meia-noite, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente nas imediações da estação Vila Clarice. O intervalo médio dos trens será de 17 minutos entre as estações Luz e Pirituba e, de 34 minutos, entre Pirituba e Francisco Morato.
 
 
Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)
 
Quarta-feira: das 4h até meia-noite, os trabalhos serão executados no sistema de rede aérea entre as estações General Miguel Costa e Santa Terezinha. Das 8h às 18h, também serão realizadas obras de modernização da Estação Quitaúna. Durante toda a operação, o intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Júlio Prestes e Itapevi.


Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)
 
Quarta-feira: das 4h até meia-noite, serão realizadas obras de modernização da Estação Engenheiro Goulart. Também ocorrerão serviços no sistema de rede aérea entre as estações São Miguel Paulista e Calmon Viana. O intervalo médio dos trens será de 35 minutos em toda a linha.
 
 
Desafio: A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.
 
Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.


CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

2 de setembro de 2016

Quadrilha é detida com cartões da CPTM com recarga mais barata

Suspeitos foram abordados em estação de Itaquaquecetuba.
Eles vendiam cartões com passagem a R$ 3, diz polícia.

Uma quadrilha que oferecia cartões da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) com recarga mais barata foi detida na manhã desta sexta-feira (2), em Itaquaquecetuba. De acordo com a polícia, uma denúncia anônima levou a polícia ferroviária a descobrir a ação dos criminosos nas estações Aracaré e Itaquaquecetuba da CPTM.
 
Nesta sexta-feira, os policiais ferroviários pediram apoio da Polícia Militar para prender os suspeitos. O grupo formado por seis suspeitos tentou fugir depois que os policiais deram voz de prisão, enquanto eles ofereciam passagens mais baratas nas estações. A suspeita da Polícia Civil é que a quadrilha trabalhava com cartões originais, mas com recargas clandestinas feitas em máquinas criadas só para a fraude. Desta forma, os suspeito conseguiam oferecer passagens no cartão a R$ 3. Isso era R$ 0,80 a menos do que o preço normal da tarifa.

Com os suspeitos foram apreendidos 39 cartões e R$ 1.448 em dinheiro. O caso foi encaminhado para a delegacia central de Itaquaquecetuba e de acordo com informações do delegado Francisco Del Poente, o suspeitos devem responder por fraude. Ainda de acordo com a polícia, os suspeitos serão ouvidos e liberados.

A CPTM informou que sempre faz fiscalizações para tentar evitar irregularidades e está colaborando com a polícia. A empresa completou que os bilhetes apreendidos são devolvidos para a EMTU, quando se trata do Cartão Bom ou SP-Trans ou quando for Bilhete Único.

G1

Do G1 mogi das Cruzes e Suzano com informações da TV Diário

Linha 7-Rubi da CPTM ganha novo trem

Modelo entregue tem vagão contínuo; até 2018, serão 19 trens modernos para esta linha

Passageiros da Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato-Jundiaí), da CPTM, (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) contam com o novo trem. Equipado com a mais alta tecnologia, o novo modelo tem vagão contínuo e faz parte do lote de trens encomendados pelo Estado para a modernização da frota. A previsão é que mais duas composições entrem em operação nesta linha até o fim do mês.

"Este é o terceiro trem da nova frota. Entregaremos mais dois, um dia 9 e outro dia 20", disse o governador Geraldo Alckmin durante a entrega da composição. "Ao todo, são 65 trens com 8 carros cada um, com mais segurança, conforto e motorização. E o que há de melhor em tecnologia", afirmou Alckmin. Dos 65 encomendados, 19 irão atender a Linha 7-Rubi.

Outros dois trens citados pelo governador Geraldo Alckmin já estão atendendo o serviço Expresso Leste, na Linha 11-Coral (Luz-Guaianases).Com a chegada dessas novas composições, a CPTM está substituindo os trens antigos ainda da década de 50. "Estamos também aumentando a quantidade durante o horário de pico para diminuir a superlotação", explicou o governador.

Linha 7-Rubi
 
É a maior linha da CPTM, com 60,5 quilômetros de extensão, transporta no trecho principal, entre Luz e Francisco Morato, em média 400 mil usuários por dia útil. Somada à extensão entre Francisco Morato e Jundiaí, a Linha 7-Rubi alcança a marca de 430 mil passageiros transportados.

Novos trens
Com salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), o trem possui monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência

Possui também monitores digitais internos com informações e interação das principais notícias sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.

Do Portal do Governo do Estado

Obras de modernização alteram circulação dos trens neste fim de semana

Confira a programação e antecipe sua viagem
 
Neste final de semana, dias 3 e 4 de setembro, a CPTM prosseguirá com as obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e planeje sua viagem:

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Sábado e domingo: das 20h de sábado até meia-noite de domingo, serão realizadas obras de modernização nos equipamentos de via permanente e no sistema de rede aérea entre as estações Perus e Caieiras. O intervalo médio dos trens será de 24 minutos entre as estações Luz e Francisco Morato.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: das 22h até o fim da operação comercial, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação Osasco.

Domingo:  das 4h até meia-noite, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de via permanente e nos sistemas de rede aérea entre as estações Osasco e General Miguel Costa. Das 4h às 20h, também ocorrerão obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Jardim Belval e Jardim Silveira. Das 9h às 18h, os serviços serão executados nos equipamentos de via permanente entre as estações Santa Terezinha e Antonio João. Durante horário comercial, o intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Júlio Prestes e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú)
 
Sábado e domingo: das 22h de sábado até meia-noite de domingo, em razão dos serviços no sistema de rede aérea da Linha 8-Diamante, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco. Para prosseguir viagem, o usuário deverá utilizar a Linha 8-Diamante. O intervalo médio dos trens será de 10 minutos entre as estações Presidente Altino e Grajaú.
                 
Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)
 
Domingo: das 7h40 às 18h40 serão realizados serviços de conservação na Estação Brás. Das 8h30 às 17h30, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação São André. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos em toda a linha.
 
Linha 11-Coral – Expresso Leste (Luz – Guaianases)
 
Domingo: das 4h até meia-noite, por conta de serviços no trecho entre as estações Guaianases e Estudantes, o intervalo médio dos trens será readequado para 15 minutos entre as estações Luz e Guaianases.
 
 
Extensão Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)
 
Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, devido aos trabalhos de demolição da plataforma provisória da Estação Poá, o intervalo médio dos trens será de 22 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.
 
Domingo: das 4h às 7h, prosseguirão os trabalhos de demolição da plataforma provisória da Estação Poá. O intervalo médio dos trens será de 22 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes. A partir das 7h até meia-noite, haverá intervenções no sistema de rede aérea entre as estações Guaianases e Ferraz de Vasconcelos. Neste período, o intervalo médio dos trens será de 30 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.
 
Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)
 
Domingo: das 4h às 8h, serão realizados serviços no sistema de rede aérea entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino. Das 8h às 15h30, os trabalhos estarão concentrados entre as estações Engenheiro Goulart e São Miguel Paulista. Das 15h30 até meia-noite, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Itaquaquecetuba e Aracaré. Durante toda a operação, o intervalo médio dos trens será de 30 minutos em toda a linha.
 
Desafio: A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.
 
Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.


CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos