29 de outubro de 2015

Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM neste feriado

​Neste fim de semana prolongado, em razão do feriado de Finados, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) intensificará as obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Domingo: das 4h até meia-noite, haverá obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Perus e Caieiras. O intervalo médio entre as estações Luz e Pirituba será de 15 minutos, e entre Pirituba e Francisco Morato, de 30 minutos.

Extensão Linha 7-Rubi (Francisco Morato – Jundiaí)

Domingo: das 8h às 20h, as intervenções serão realizadas nos equipamentos de via permanente entre as estações Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista. O intervalo médio será de 30 minutos entre as estações Francisco Morato e Jundiaí.

Segunda-feira: das 8h às 12h, os trabalhos estarão concentrados no sistema de rede aérea nas proximidades da Estação Botujuru. O intervalo médio será de 30 minutos entre as estações Francisco Morato e Jundiaí.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Domingo: das 4h até meia-noite, serão executados serviços no sistema de rede aérea entre as estações Carapicuíba e Jandira. O intervalo médio entre as estações Júlio Prestes e Carapicuíba será de 10 minutos, e entre Carapicuíba e Itapevi, de 20 minutos.

Segunda-feira: das 4h até meia-noite, as intervenções ocorrerão no sistema de rede aérea entre as estações Barueri e Jandira. O intervalo médio entre as estações Júlio Prestes e Carapicuíba será de 10 minutos, e entre Carapicuíba e Itapevi, de 20 minutos.

Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú)

Sábado: das 18h até o fim da operação comercial, serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Presidente Altino e Osasco. Por esse motivo, a circulação ficará interrompida entre estas duas estações. Para prosseguir viagem, os usuários deverão utilizar os trens da Linha 8-Diamante. ‎ O intervalo médio entre as estações Presidente Altino e Grajaú será de 8 minutos.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 8h às 17h, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação Ribeirão Pires. O intervalo médio entre as estações Brás e Mauá será de 10 minutos, e entre Mauá e Rio Grande da Serra, de 20 minutos.

Linha 11-Coral / Expresso Leste (Luz – Guaianases)

Domingo: das 4h até meia-noite, os serviços serão executados nos equipamentos de via permanente e no sistema de rede aérea nas proximidades da Estação Tatuapé. O intervalo médio entre as estações Luz e Brás será de 11 minutos, e entre Brás a Guaianases, de 25 minutos.

Segunda-feira: das 4h às 17h, os trabalhos ocorrerão no sistema de rede aérea entre as estações Brás e Tatuapé. O intervalo médio entre as estações Luz e Guaianases será de 20 minutos.

Extensão Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)

Domingo: das 4h até meia-noite, em razão das obras programadas no trecho entre as estações Luz e Guaianases, o intervalo médio entre as estações Guaianases e Estudantes será de 22 minutos. Das 7h às 21h, haverá intensificação das obras de reconstrução da Estação Suzano.

Segunda-feira: das 4h às 17h, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação Suzano. O intervalo médio será de 20 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado e domingo: das 21h de sábado até meia-noite de domingo, ocorrerão obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações USP Leste e Comendador Ermelino, e no trecho entre Itaquaquecetuba e Aracaré. O intervalo médio será de 35 minutos em toda a linha.

Segunda-feira: das 4h até meia-noite, as obras de modernização no sistema de rede aérea serão retomadas entre as estações Itaquaquecetuba e Aracaré. O intervalo médio será de 30 minutos em toda a linha

Desafio: A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

28 de outubro de 2015

​Alstom participa da 18ª edição da feira Negócios nos Trilhos

Entre os dias 3 e 5 de novembro, a Alstom estará presente, por mais um ano consecutivo, na maior feira do setor ferroviário da América do Sul, a Negócios nos Trilhos. Na ocasião, a empresa irá apresentar seu modelo de VLT, o Citadis, e ofertas em serviços de sinalização, manutenção e modernização.

 

O evento contribui para o desenvolvimento dos negócios do setor. Reunindo toda a cadeia produtiva do mercado metroferroviário por meio da participação de operadores de cargas e de passageiros - nos quais incluem fornecedores de produtos e serviços, empresários, técnicos, engenheiros e demais especialistas -, agrega importantes pontos para os debates atuais que permeiam o futuro do transporte brasileiro.

 

"Há 60 anos no Brasil, atuando como uma das empresas líderes do mercado de passageiros, mantemos firme nossa presença na Negócios nos Trilhos na intenção de promover nossas tecnologias, agregar e trocar informações com os demais parceiros atuantes no  setor", afirma Michel Boccaccio, Vice Presidente Sênior da Alstom Transporte na América Latina.

 

O Citadis, da Alstom, se destaca por suas referências em sustentabilidade: baixo impacto ao meio ambiente e alta economia de energia. É uma solução que está engrenando com força no país, presente nos principais projetos de mobilidade e que se destaca devido à sua facilidade de interligação com outros modais. Cerca de 1.900 Citadis circulam em 49 cidades do mundo. A tecnologia já transportou cerca de 6 bilhões de pessoas, o que se aproxima à toda a população global.

 

O Citadis agora é fabricado no Brasil pela Alstom, em uma unidade inaugurada em março de 2015 em Taubaté (SP). O primeiro VLT produzido pela Alstom nessa unidade será entregue ao projeto VLT Carioca, no Rio de Janeiro.

 

O Health Hub, que também será abordado na feira, ajuda a reduzir os custos do ciclo de vida do sistema de transporte, otimizando o custo de aquisição e operação do material rodante, infraestrutura e sinalização. A solução inovadora de manutenção da Alstom permite ao cliente controlar a vida útil do ativo utilizando ferramentas de análise de dados de alta tecnologia. O sistema oferece ainda até 15% de redução no consumo de material.

 

Confira abaixo os debates nos quais a Alstom estará presente:

 

Agenda:

3 de Novembro

14h – Transporte de Carga

Luiz Fernando Ferrari, Diretor Comercial da Alstom Transporte na América Latina, será moderador do Debate sobre Transportes de Carga, promovido no Espaço Inovação mais Mobilidade. A discussão contará com outros palestrantes que individualmente ministrarão palestras por quinze minutos cada.

 

4 de Novembro

14h – Transporte de Passageiros

Luiz Fernando Ferrari, Diretor Comercial da Alstom Transporte na América Latina, participará de discussões sobre o tema no Espaço Inovação.

 

Serviço – Negócios nos Trilhos

Data: 3 a 5 de novembro.

Horário: 13h às 20h.

Local: Expo Center Norte, pavilhão branco.

Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo.

Alstom 

27 de outubro de 2015

Trens da Linha 12-Safira recebem peça teatral no feriado

Quem passar o feriado de Finados em São Paulo poderá fazer uma viagem de trem diferente e divertida. O Coletivo Estopô Balaio de Criação apresentará o espetáculo "A Cidade dos Rios Invisíveis" dentro das composições da CPTM, na Linha 12-Safira, entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, das 15h às 18h.

A peça traz uma reflexão sobre os alagamentos decorrentes das fortes chuvas na região do Jardim Romano. A inspiração de Keli Andrade, que montou o Coletivo Estopô, para escrever o roteiro foi uma enchente que assolou o bairro da zona leste em 2009.

Os espectadores irão embarcar na Estação Brás da CPTM e seguirão até a Estação Jardim Romano. As portas do trem farão a vez de cortinas de teatro. Os mais de 20 artistas-moradores contarão as histórias dos bairros Brás, Tatuapé, Penha, Vila Cisper, Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista, Jardim Helena, Itaim Paulista e Jardim Romano e, para que possam participar, os passageiros receberão aparelhos sonoros.

Os ingressos são gratuitos (40 pessoas por viagem). Porém, é preciso que os interessados façam a inscrição por meio do e-mail acidadedosriosinvisiveis@gmail.com

O espetáculo "A Cidade dos Rios Invisíveis" já foi apresentado no ano passado nos trens da CPTM e está dentro da programação da Mostra Latino-Americana de Teatro de Rua, que tem como roteiro percorrer as ruas do bairro Jardim Romano, abordando manifestações de dança de rua, grafites e outras intervenções artísticas da região depois de sair da estação. 

Serviço
Evento: Espetáculo ""A Cidade dos Rios Invisíveis"
Local de saída: Estação Brás da CPTM
Local de chegada: Estação Jardim Romano, na Linha 12-Safira
Datas: de 31/10 a 02/11
Horário: das 15h às 18h
Inscrição gratuita: pelo e-mail acidadedosriosinvisiveis@gmail.com

23 de outubro de 2015

​Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM

Neste fim de semana, 24 e 25 de outubro, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) prosseguirá com as obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos.

 

Devido à realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) as intervenções só ocorrem a partir das 14h em todas as linhas. Confira a programação e antecipe sua viagem:

 

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí):

 

Sábado: das 21h até o fim da operação comercial, serão realizados serviços no sistema de rede aérea entre as estações Perus e Caieiras. O intervalo médio será de 15 minutos entre as estações Luz e Pirituba e, de 30 minutos, entre as estações Pirituba e Francisco Morato.

 

Domingo: das 14h até meia-noite, serão realizados serviços no sistema de rede aérea entre as estações Perus e Caieiras. O intervalo médio será de 15 minutos entre as estações Luz e Pirituba e, de 30 minutos, entre as estações Pirituba e Francisco Morato.

 

Das 14h às 19h, serão realizados serviços nos equipamentos da via permanente entre as estações Botujuru e Campo Limpo Paulista. Entre as estações Francisco Morato e Jundiaí, o intervalo médio será de 35 minutos.

 

 

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: das 23h até o fim da operação comercial, os serviços acontecerão nos equipamentos de via permanente entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Lapa. O intervalo médio será de 15 minutos em toda a linha.


Linha 11-Coral/ Expresso Leste (Luz – Guaianases)

 

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, os serviços ocorrerão nos equipamentos de via permanente entre as estações Corinthians-Itaquera e Guaianases. Da Estação da Luz até a Estação Brás, o intervalo médio será de 15 minutos, e da Estação Brás até a Estação Guaianases, será de 30 minutos.

 

 
Linha 11-Coral/ Extensão (Guaianases – Estudantes)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial haverá intensificação nas obras da nova Estação Suzano. O intervalo médio será de 22 minutos em toda a linha.

 

 

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

 

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, os serviços se concentram no sistema de rede aérea na região da Estação Itaquaquecetuba. Em toda linha, o intervalo médio será de 25 minutos.

 

 

Desafio: A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

 

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

 

 

CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

22 de outubro de 2015

Trens da Linha 12-Safira recebem peça teatral

Espetáculo sobre enchentes fará viagens entre 31 de outubro e 2 de novembro

Quem passar o feriado de Finados em São Paulo poderá fazer uma viagem de trem diferente e divertida. O Coletivo Estopô Balaio de Criação apresentará o espetáculo “A Cidade dos Rios Invisíveis” dentro das composições da CPTM, na Linha 12-Safira, entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, das 15h às 18h.

A peça traz uma reflexão sobre os alagamentos decorrentes das fortes chuvas na região do Jardim Romano. A inspiração de Keli Andrade, que montou o Coletivo Estopô, para escrever o roteiro foi uma enchente que assolou o bairro da zona leste em 2009.

Os espectadores irão embarcar na Estação Brás da CPTM e seguirão até a Estação Jardim Romano. As portas do trem farão a vez de cortinas de teatro. Os mais de 20 artistas-moradores contarão as histórias dos bairros Brás, Tatuapé, Penha, Vila Cisper, Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista, Jardim Helena, Itaim Paulista e Jardim Romano e, para que possam participar, os passageiros receberão aparelhos sonoros.

Os ingressos são gratuitos (40 pessoas por viagem). Porém, é preciso que os interessados façam a inscrição por meio do e-mail acidadedosriosinvisiveis@gmail.com.

O espetáculo “A Cidade dos Rios Invisíveis” já foi apresentado no ano passado nos trens da CPTM e está dentro da programação da Mostra Latino-Americana de Teatro de Rua, que tem como roteiro percorrer as ruas do bairro Jardim Romano, abordando manifestações de dança de rua, grafites e outras intervenções artísticas da região depois de sair da estação.

Serviço

Evento: Espetáculo “A Cidade dos Rios Invisíveis”
Local de Saída: Estação Brás da CPTM
Local de Chegada: Estação Jardim Romano, na Linha 12-Safira
Datas: de 31/10 a 02/11
Horário: das 15h às 18h
Inscrição Gratuita: pelo e-mail acidadedosriosinvisiveis@gmail.com

17 de outubro de 2015

Maria Fumaça pode vir a Sabaúna

O próximo destino da Maria-Fumaça 353, a “Velha Senhora”, que entrou em operação ontem (16) em Guararema, será Mogi das Cruzes. A proposta é trazer o trem turístico até a Estação de Sabaúna, que também preserva características históricas. O projeto de viabilidade para trazer a locomotiva até a Cidade está em fase inicial na Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e é também a prioridade das recém-criadas Frentes Parlamentares para Preservação da Memória e Patrimônio Ferroviário.

O diretor da ABPF, Bruno Criverali Sanches, adiantou que os estudos para verificar a viabilidade da vinda da “Velha Senhora” já começaram e vão se concentrar, principalmente, na logística de integração dos passeios entre Luís Carlos e Sabaúna. Pertencentes a Guararema e Mogi das Cruzes, respectivamente, os distritos são vizinhos. 

“É um projeto a médio prazo. Queremos ir até Sabaúna, mas precisamos definir essa ida, a logística do passeio, de onde vai vir o trem e para onde vai. Vamos definir isso para fazer um anúncio com maiores detalhes do projeto”, ressaltou. “Acredito que Sabaúna reúne grande potencial e a ABPF vai fazer um estudo de viabilidade para ver o impacto positivo que a  proposta vai trazer e, também, algum possível impacto negativo”, acrescentou o representante da ABPF, que é responsável pela operação da Maria Fumaça de Guararema.

O deputado federal Márcio Alvino (PR) confirmou que o próximo passo do trem turístico que entrou em atividade ontem será avançar até Mogi das Cruzes, que sonha há bastante tempo com o projeto para Sabaúna. Segundo ele, Guararema realizou o sonho e, agora, a prioridade será Mogi. “Vamos realizar o sonho de todo mogiano. Esse é o primeiro compromisso da Frente Parlamentar”, afirmou o deputado, que lidera a iniciativa em Brasília. (Mara Flôres)

O Diário de Mogi

Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM

​Neste fim de semana, 17 e 18 de outubro, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) prosseguirá com as obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizados serviços no sistema de rede aérea entre as estações Jaraguá e Vila Aurora. Das 7h à meia-noite, no mesmo trecho, também serão feitos reparos nos equipamentos de via permanente.

O intervalo médio durante toda a operação será de 15 minutos entre as estações Luz e Pirituba e, de 30 minutos, entre as estações Pirituba e Francisco Morato.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: das 17h até o fim da operação comercial, os serviços acontecerão nos equipamentos de via permanente entre as estações Presidente Altino e Osasco. A circulação não sofrerá alterações.

Domingo: das 4h à meia-noite, os trabalhos se concentrarão no sistema de rede aérea entre as estações Júlio Prestes e Palmeiras-Barra Funda. Em toda a linha, o intervalo médio será de 20 minutos.

Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú)

Sábado: das 18h do sábado até o fim da operação comercial, serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Osasco e Presidente Altino. A circulação nesse trecho estará interrompida e os usuários serão orientados a seguir viagem usando os trens da Linha 8-Diamante.

De Presidente Altino até a Estação Grajaú, a circulação não sofrerá alterações.

Domingo: das 9h até às 19h, serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Osasco e Presidente Altino. A circulação nesse trecho estará interrompida e os usuários serão orientados a seguir viagem usando os trens da Linha 8-Diamante.

De Presidente Altino até a Estação Grajaú, a circulação não sofrerá alterações.

Domingo: das 23h30 até meia-noite, os trabalhos serão realizados no sistema de sinalização entre as estações Santo Amaro e Jurubatuba. Em toda a linha, o intervalo médio será de 24 minutos.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 8h às 14h, os serviços ocorrerão nos equipamentos de via permanente na região da Estação Tamanduateí. No período das 8h às 16h serão realizados os trabalhos na via permanente no trecho entre as estações Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

No período das 8h às 16h, a circulação entre as estações Brás e Mauá não terá alterações. Entre as estações Mauá e Rio Grande da Serra, o intervalo médio será de 20 minutos.

Linha 11-Coral/ Expresso Leste (Luz – Guaianases)

Domingo: das 4h às 14h, serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Corinthians-Itaquera e Guaianases. E das 7h às 16h, haverá serviços de infraestrutura na Estação Luz. O intervalo médio será de 15 minutos entre as estações Luz e Corinthians-Itaquera e, de 30 de minutos, entre as estações Corinthians-Itaquera e Guaianases. Após as 14h, a circulação entre Luz e Guaianases será normal, com intervalo de 10 minutos.

Linha 11-Coral/ Extensão (Guaianases – Estudantes)

Domingo: das 4h às 14h30, haverá intensificação na desmontagem da estação provisória de Ferraz de Vasconcelos. O intervalo médio será de 35 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado e domingo: das 21h de sábado até meia-noite do domingo, as intervenções serão executadas no sistema de rede aérea entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino, e na região da Estação Itaquaquecetuba. O intervalo médio será de 35 minutos em toda a linha.

Desafio: A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

14 de outubro de 2015

Com início do horário de verão, Metrô, CPTM e EMTU têm funcionamento especial

Devido ao início do horário brasileiro de verão, no próximo sábado (17/10 ), os serviços oferecidos pela EMTU/SP,  Metrô e CPTM irão operar até as 2 horas da manhã do novo horário, visando o atendimento normal aos usuários.   
    
As linhas de ônibus metropolitanos, gerenciados pela EMTU/SP, que normalmente funcionam até à 1h irão operar até às 2h do novo horário. No domingo, 18/10, as linhas cumprirão a tabela horária normal.   
  
Os trens da CPTM vão operar normalmente até as 2 horas da manhã de domingo, equivalente à 1 hora do horário antigo, quando habitualmente é encerrada a operação comercial na empresa. Após o encerramento do expediente, os relógios serão adiantados. A circulação dos trens será retomada no domingo (18/10), às 4 horas do novo horário.   
  
O funcionamento do Metrô  (inclusive a Linha 4-Amarela, operada pela Via Quatro), que aos sábados tem a operação estendida até a 1 hora da manhã, também não causará preocupação aos usuários que já se acostumaram a utilizar o serviço nesse período. Todas as estações estarão abertas para embarque até as 2 horas da manhã do novo horário. No domingo (18/10 ), a reabertura das estações acontecerá no horário tradicional, ou seja, às 4h40, já com os relógios devidamente ajustados.   
   

STM – Secretaria dos Transportes Metropolitanos

9 de outubro de 2015

Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM neste feriado

 Confira a programação e antecipe sua viagem

Neste fim de semana prolongado, em razão do feriado no dia de Nossa Senhora Aparecida, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) intensificará as obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira:

​Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Sábado: das 21h até o fim da operação comercial, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Jaraguá e Vila Aurora. O intervalo médio será de 12 minutos entre as estações Luz e Pirituba, 24 minutos entre Pirituba e Francisco Morato.

Domingo: entre 8h e 17h, os serviços nos equipamentos de via permanente serão retomados entre as estações Lapa e Vila Clarice. O intervalo médio será de 30 minutos.

A partir das 21h, os trabalhos estarão concentrados no sistema de rede aérea entre as estações Lapa e Piqueri. O intervalo médio será de 12 minutos entre as estações Luz e Francisco Morato e as composições com destino a Francisco Morato não farão parada na Estação Piqueri.

Extensão Francisco Morato – Jundiaí: das 8h às 20h, neste domingo, também serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação Botujuru. O intervalo médio será de 30 minutos entre as estações Francisco Morato e Jundiaí.

Segunda-feira: das 4h à meia-noite, serão executados serviços no sistema de rede aérea entre as estações Perus e Caieiras. O intervalo médio será de 15 minutos entre as estações Luz e Pirituba, e 30 minutos entre Pirituba e Francisco Morato.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Domingo: das 4h à meia-noite haverá serviços no sistema de rede aérea entre as estações Jandira e Itapevi. O intervalo médio entre as estações Barueri e Itapevi será de 20 minutos. Entre Júlio Prestes e Barueri não haverá impacto no intervalo.

Segunda-feira: das 7h às 19h serão feitas intervenções na infraestrutura da Estação Jardim Belval. O intervalo médio entre as estações Barueri e Itapevi será de 20 minutos.  Entre Júlio Prestes e Barueri não haverá impacto no intervalo.

Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú)

Domingo: das 9h às 19h, os serviços se concentram nos equipamentos de via permanente na região da Estação Socorro. Em toda a linha, o intervalo médio será de 15 minutos. 

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 8h às 14h, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Tamanduateí e São Caetano do Sul – Prefeito Walter Braido. O intervalo não será impactado.

Linha 11-Coral/ Expresso Leste (Luz – Guaianases)

Domingo: das 4h até meia-noite, em razão das obras realizadas entre as estações Guaianases e Estudantes, o intervalo médio será de 20 minutos entre as estações Luz e Guaianases.

Linha 11-Coral/ Extensão (Guaianases – Estudantes)

Domingo: das 4h à meia-noite, haverá intensificação das obras da nova Estação Suzano. O intervalo médio será de 30 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado a segunda-feira: das 21h de sábado até meia-noite de segunda-feira, as intervenções serão executadas no sistema de rede aérea entre as estações Engenheiro Goulart e USP Leste, e no trecho entre Itaquaquecetuba e Aracaré. O intervalo médio será de 35 minutos em toda a linha. 

Desafio: A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

8 de outubro de 2015

Vídeo mostra briga no Metrô que acabou com vidro quebrado e ferimentos

Três pessoas expulsaram homem de um vagão na estação Santa Cecília; na internet, ele é apontado como suspeito de assédio

Uma briga envolvendo ao menos quatro pessoas na estação Santa Cecília do Metrô deixou uma pessoa ferida e um vidro quebrado no vagão que os transportava, por volta das 23h20 do dia 30 de setembro. Um vídeo que circula pela internet mostra o momento em que passageiros expulsam um homem do vagão, atirando-o contra o chão da plataforma. Publicações na internet afirmam que o agredido era autor de um  "possível assédio", acusação que não foi confirmada pelo Metrô nem pela Polícia Civil.

A briga começou na estação Barra Funda e continuou até a estação Santa Cecília. No trajeto, ao menos três pessoas trocaram socos com um desempregado de 23 anos, e o vidro de uma das portas da composição foi quebrado. Um funcionário do Metrô foi informado sobre a briga por mensagem de celular. Segundo o boletim de ocorrência, agentes de segurança evacuaram o carro na estação Santa Cecília e abordaram o desempregado, que tinha sangramento no supercílio esquerdo. O caso foi registrado como lesão corporal na Delegacia do Metropolitano (Delpom). Não há menção a assédio no boletim, e o motivo da briga também não foi informado.

"Estamos verificando os motivos (da briga), pode ser que alguem tenha batido não intencionalmente no vidro e quebrado", disse o delegado encarregado pela Delpom ao Estado. A polícia requisitou as imagens do sistema de segurança do Metrô na parte interna do vagão. O trem permaneceu estacionado no patio da estação Itaquera para a perícia. "Não há qualquer informação sobre assédio nos registros", disse o delegado.

Apenas o homem que prestou queixa de agressão foi levado por funcionários do Metrô ao Pronto Socorro da Santa Casa, onde seus ferimentos foram tratados, e à delegacia para registrar o boletim de ocorrência. Um exame de corpo de delito foi solicitado ao Instituto Médico Legal (IML). Os outros participantes na briga não foram localizados e o nome do homem não foi divulgado.

Estadão

Câmara Municipal aprova 'bilhete único' para desempregado

Serviço já existe no Metrô e na CPTM; vereadores aprovaram mais 67 projetos, entre eles um que atribui fiscalização ambiental à GCM

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou na noite de ontem quarta-feira, 7, o bilhete especial do desempregado, que concede gratuidade no transporte público municipal por 90 dias a quem perdeu o emprego. O Projeto de Lei é de autoria dos vereadores Mário Covas Neto (PSDB) e Toninho Vespoli (PSOL).

Para obter o benefício, o interessado precisa comprovar que não foi demitido por justa causa e que está desempregado há no mínimo um mês e no máximo seis meses, nos moldes do que existe no Metrô e na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O projeto vai agora para sanção do prefeito Fernando Haddad.

Fiscalização pela GCM. Outros 67 projetos de lei foram aprovados na sessão extraordinária desta quarta-feira. Entre eles, o PL do vereador Alfredinho (PT) que amplia o poder de fiscalização nas áreas de proteção ambiental pela Guarda Civil Metropolitana (GCM). “Nós já temos a Guarda Ambiental, que está tendo o número de guardas aumentado nas áreas de preservação. No entanto, o número de ocupações tem avançado muito para poucos fiscais. Esse projeto dá a guarda o poder de notificar, multar e, se necessário, fazer a demolição”, explicou o autor.

Trote. Também vai à sanção do prefeito o projeto que institui um programa para acabar com o trote violento nas instituições de ensino superior de São Paulo. A iniciativa do vereador Arselino Tatto (PT) visa a coibir "atos de constrangimento e humilhação impostos aos novos alunos" criando comitês de apuração e canais para receber denúncias de alunos que se sentirem lesados.

Animais. Os vereadores aprovaram a criação do Serviço de Atendimento Médico Móvel de Urgência Veterinário (Samuv) para atender cães e gatos. O objetivo do projeto, de Nelo Rodolfo (PMDB), Aurélio Nomura (PSDB), Ricardo Nunes (PMDB) e Calvo (PMDB), é atender casos de castração, vermifugação, vacinação, primeiros socorros e exames.

Ainda sobre animais, foram aprovados em primeira votação mais dois projetos: um que cria Centros de Atendimento Veterinário nas subprefeituras e outro que concede desconto ou isenção de tributos a quem adotar pets.

Estadão

7 de outubro de 2015

CPTM homenageia crianças e empregados em nova campanha nas redes sociais

Durante todo o mês de outubro serão postadas fotos com crianças caracterizadas de empregados, passando mensagens de respeito e otimismo


Em homenagem ao Dia das Crianças, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) fará uma campanha especial nas redes sociais durante este mês, valorizando também os profissionais, que no dia a dia prestam serviços aos três milhões de usuários do sistema.

As crianças fotografadas são parentes de empregados. É o caso da dupla mirim Adriano Junior, clicado como agente de Segurança, e Helena Rosa posando como técnica de Manutenção. Eles são filhos do assistente administrativo Adriano Rosa e da secretária Suzana Rosa. O pequeno maquinista, Gabriel Ferreira, é filho de Renilson Ferreira, condutor dos trens que servem as linhas 11-Coral e 12-Safira. Já o garotinho Victor Assis, priminho do analista Rodrigo Assis, representa o agente de Estação.

Entre os dias 8 e 18 de outubro, as capas dos perfis digitais exibirão o quarteto (foto acima). Além disso, nesta quinta-feira (8), também será postado o primeiro de uma série de quatro anúncios, cada um com uma das crianças caracterizada, passando mensagens sobre os Direitos da Criança e a função do empregado em questão.
  
Na primeira homenagem, o agente de Estação mirim estampará a mensagem “Toda criança tem o direito à educação e também pode sonhar em ser um agente de Estação”. A informação seguinte explicará que esses empregados são os primeiros a receber os usuários. Eles atuam nas bilheterias, nos bloqueios, orientam e também controlam o fluxo nas plataformas.

A segunda foto da série será postada, no dia 15 de outubro, com um garotinho no papel de Agente de Segurança, resumindo a importância desse profissional para garantir a segurança dos usuários e do sistema.

No dia 20, em que é celebrado o Dia do Maquinista, será a vez do maquinista mirim, profissão que está no imaginário de milhares de crianças. Encerrando a série de homenagens, no dia 27, entrará em cena a técnica de Manutenção, função importantíssima para o bom funcionamento do sistema ferroviário.

Desenvolvida pelo Núcleo de Comunicação Digital da CPTM, a campanha mostrará de forma lúdica os profissionais que atuam na linha de frente no atendimento rotineiro das estações e que são facilmente reconhecidos pelos usuários.

Conheça a galerinha que vai agitar as redes sociais neste mês de outubro:

1ª post:  Victor Assis                                                              3ª post: Gabriel Ferreira
Agente de Estação                                                                 Maquinista    
        
                                     2º post: Adriano Jr. Rosa                                                     4º post: Helena Rosa
                                                  Agente de Segurança                                                          Técnica de Manutenção


6 de outubro de 2015

Trem rosa alerta para o combate ao câncer de mama

Os passageiros da Linha 3 - Vermelha do Metrô serão surpreendidos com a presença de um trem inteirinho rosa, a partir do dia 5 de outubro. A ação faz parte da campanha "Outubro Rosa", que defende a conscientização no combate ao câncer de mama, que é o de maior incidência entre mulheres.

O Metrô receberá seis carros personalizados, envelopados com o laço rosa, que representa o símbolo mundial da luta contra a doença. Neste ano, o foco é a capacitação de mulheres, homens e profissionais para identificar o câncer nos seus primeiros estágios, por meio de diagnóstico precoce.

Em apoio à iniciativa da Estée Lauder Companies, o Metrô veiculará em 80 painéis distribuídos em trens e estações as peças publicitárias, cujos lemas de 2015 são: "Cada gesto conta. Qual é o seu?" e "Juntos somos Fortes".

A campanha também é interativa e vai contar com a participação de usuários e do público em geral para disseminar nas redes sociais ahashtag #CadaGestoConta. As pessoas que aderirem à causa em seus canais de mídia social aparecerão no painel de LED da estação Sé, que exibirá por dez minutos fotos e frases dos participantes. Ao longo do dia, serão 50 inserções com os participantes.

Dentro dos trens do Metrô, a divulgação da campanha continuará com o vídeo realizado pela ONG Américas Amigas, que será transmitido durante a programação da TV Minuto.

3 de outubro de 2015

​Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM neste final de semana

Neste fim de semana, 3 e 4 de outubro, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) prosseguirá com as obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem: 

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Domingo: das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Franco da Rocha e Baltazar Fidelis. Das 8h às 17h, em razão das intervenções nos equipamentos de via permanente, as composições sentido Francisco Morato não farão parada na Estação Água Branca. 

O intervalo médio será de 15 minutos entre as estações Luz e Caieiras, e 30 minutos entre Caieiras e Francisco Morato. 

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizados serviços no sistema de rede aérea entre as estações Júlio Prestes e Palmeiras-Barra Funda. O intervalo médio será de 13 minutos em toda a linha.

Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú)

Domingo: das 9h às 19h, os trabalhos serão executados nos equipamentos de via permanente entre as estações Santo Amaro e Jurubatuba. O intervalo médio será de 15 minutos em toda a linha.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 8h às 16h, os serviços ocorrerão nos equipamentos de via permanente entre as estações Guapituba e Ribeirão Pires – Antônio Bespalec. O intervalo médio será de 10 minutos entre as estações Brás e Mauá, e de 30 minutos, entre Mauá e Rio Grande da Serra. 

Linha 11-Coral/ Expresso Leste (Luz – Guaianases)

Sábado e domingo: das 21h de sábado até a meia-noite de domingo, em razão das obras programadas no trecho entre Guaianases e Estudantes, o intervalo médio será de 15 minutos entre as estações Luz e Guaianases. 

Domingo: das 8h30 às 17h, haverá obras de infraestrutura na Estação da Luz. 

Linha 11-Coral/ Extensão (Guaianases – Estudantes)

Sábado: das 21h até o fim da operação comercial, haverá intensificação das obras da nova Estação Suzano. O intervalo médio será de 30 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.

Domingo: das 4h à meia-noite, será executada a desmontagem da estrutura da estação provisória de Ferraz de Vasconcelos. O intervalo médio será de 20 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.

Das 5h30 às 22h, os trabalhos estarão concentrados no sistema de rede aérea entre as estações Ferraz de Vasconcelos e Calmon Viana.  
Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado e domingo: das 21h de sábado até a meia-noite de domingo, haverá intervenções no sistema de rede aérea entre as estações Engenheiro Goulart e USP Leste, e no trecho entre Itaquaquecetuba e Aracaré. O intervalo médio será de 35 minutos em toda a linha. 

Desafio: A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

2 de outubro de 2015

Solo frágil dificulta obra da Estação Higienópolis da Linha 6


Na fase final de preparação para o início da construção, consórcio responsável alega ter encontrado muita argila na região

A futura Estação Higienópolis da Linha 6-Laranja do Metrô, a “linha das universidades”, deve ser o ponto mais difícil da construção do novo ramal. O solo frágil e muito argiloso requer cuidados adicionais, segundo o Consórcio Expresso Linha 6, grupo à frente da obra. Os imóveis ao redor da parada, na região central de São Paulo, estão sendo vistoriados e as análises, registradas em cartório.

“É uma garantia para nós e para eles (o Metrô)”, afirma o gerente de Operações do consórcio, Nicolas Eduardo Vasquez Tanwing. A medida é para evitar problemas como o da Linha 4-Amarela, que sofreu desabamento, em 2007, matando sete pessoas. Se durante as obras for identificado algum dano, o consórcio afirma que se responsabilizará pela restauração.

A empresa já começou a operar a primeira fábrica relacionada à construção da linha. Trata-se de um complexo de 2,6 mil m² em Perus, na zona norte da capital, que fará as estruturas do túnel que ligará São Joaquim (centro) a Brasilândia (zona norte). Serão erguidas 15 estações no total.

Além do cuidado especial com a região de Higienópolis, a obra apresenta outro ponto crítico: a Estação Pacaembu. É que ali o projeto prevê a abertura de um ponto de abastecimento da escavadora, o que vai significar movimento constante e intenso de caminhões pelo bairro.

Diariamente, cem caminhões vão atravessar a cidade para transportar peças. Há também os veículos para o transporte da terra retirada dos túneis, que será depositada em Carapicuíba, segundo o licenciamento ambiental aprovado para o projeto.

Desapropriações. A construção da Linha 6 é uma parceria público-privada (PPP). O consórcio tem como principal acionista um fundo de investimentos, além de empresas como Odebrecht, Queiroz Galvão e UTC. O investimento é de R$ 9,6 bilhões. Ao Estado, cabem as desapropriações – são 371, das quais 180 já tiveram a imissão de posse definida pela Justiça. Outro trecho crítico, cujo atraso já arriscava comprometer a obra, fica no extremo norte: o pátio de manobras em Morro Grande. Segundo o consórcio, o acordo judicial do terreno já foi fechado.

Conforme cronograma do governo do Estado, a obra deve ficar pronta em 2019. A previsão é de que a linha seja usada por 633 mil pessoas diariamente.

Aduelas. A fábrica inaugurada em Perus está fazendo as “aduelas”, peças de concreto que, unidas, dão sustentação ao túnel por onde passarão os 22 trens previstos para a linha. Cada anel do túnel tem nove aduelas. A obra terá 7,3 mil anéis.

Essas peças são fixadas no solo pela mesma máquina que faz a escavação do túnel, equipamento apelidado de tatuzão. Há dois comprados para a construção da Linha 6, segundo o consórcio. “Um para o solo, que ficará do lado do centro, e outro para solo e rocha, que fica na zona norte”, diz o gerente de Operações Tanwing.

O plano é que os tatuzões sejam montados em uma área de operações entre a Marginal do Tietê e a Rua Balsa, do lado norte do rio, onde ficará a Estação Freguesia do Ó, e entre a Marginal e a Rua Aquinos, no lado centro. De lá, os tatuzões vão seguir em direção aos extremos da linha. A construção das estações, do miolo para as pontas, tem de acompanhar o avanço das obras no subsolo.

O primeiro dos tatuzões deve chegar à capital em março do ano que vem; e o segundo, em junho. Até lá, os engenheiros encarregados do projeto esperam ter um estoque de ao menos 2 quilômetros de aduelas para abastecer as máquinas – cada anel do túnel tem 1,8 metro.

O concreto produzido na fábrica de Perus terá um tratamento específico. A mistura de cimento, areia e pedra é acrescentada de pequenos filetes de ferro, para dar mais resistência ao material, e por pequenos fios de plástico especial.

“Fazemos isso porque temos de pensar na segurança. Durante a fabricação, algumas gotas de água ficam presas no concreto. Se há um incêndio no túnel, existe risco de explosão, uma vez que a água ferve e não tem como sair. O polipropileno cria um ‘caminho’ para a água sair com segurança”, diz Tanwing.

A água usada na mistura do concreto vem de um lago dentro da própria pedreira onde a fábrica está instalada e é reutilizada. “Tem tratamento da água e do esgoto”, afirma o gerente. Os moldes das aduelas e de outros equipamentos usados na formação das peças são importados da França.

BRUNO RIBEIRO
ESTADÃO

1 de outubro de 2015

Monotrilho de SP foi licitado sem projeto básico e orçamento, diz TCU

Relatório detalhado será encaminhados para órgãos estaduais. Metrô diz que prestará esclarecimentos se for acionado pelo TCE.

O Tribunal de Contas da União (TCU), em representação ao Ministério Público Federal, concluiu que a licitação para a construção da Linha 17-Ouro do monotrilho em São Paulo foi realizada sem projeto básico e orçamento. O relator avaliou, no entanto, que não é competência de tais órgãos denunciar irregularidades e deverá encaminhar um relatório ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE).

Em nota, o Metrô diz que "o relator do TCU reconheceu a limitação de competência do tribunal para análise dos procedimentos licitatórios da Linha 17 - Ouro, considerando, em seu voto, a representação improcedente. O Metrô prestará todos os esclarecimentos necessários quando e se for acionado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo".

Segundo o documento apresentado pelo TCU na quarta-feira (30), o Metrô enviou projetos que não condizem com a elaboração de um projeto básico exigido para esse tipo de concorrência. “Acerca da análise sobre a possibilidade de substituição do projeto básico pelos documentos apresentados pelo Metrô, verificou-se que a documentação apresentada não possuía as características inerentes ao projeto básico”, como descreve o relatório.

O orçamento detalhado, segundo o TCU, também não está adequado às exigências da legislação, “tem caráter meramente estimativo” e “as tabelas apresentadas não possuem o grau de precisão necessário ao projeto básico”.

Segundo a análise disposta no texto, como não existiu um projeto básico, é inevitável que haja um orçamento adequado, já que ambos são dependentes um do outro. Além disso, foi deduzida uma ausência de relatório de sondagens geotécnicas - “caracterizam as condições do maciço sobre o qual seriam implantadas as vias-guia”.

A Caixa Econômica Federal foi o banco que cedeu os recursos financeiros para a construção da linha, mas em formato de empréstimo. Por isso, a fiscalização da aplicação dos recursos seria de responsabilidade do TCE, já que os recursos não são federais.

Ao final do documento, o relator José Múcio Monteiro pediu que cópias do relatório sejam encaminhadas às autoridades competentes, como o TCE, responsáveis pela fiscalização de recursos estatais, e julgou que não é de tarefa do MPF ou do TCU declarar possíveis irregularidades na concorrência da Linha 17-Ouro.

Obras atrasadas
A linha do monotrilho foi anunciada quando ainda se discutia o uso do Estádio do Morumbi para a Copa do Mundo de 2014. Ela chegou a ser prometida para 2013, mas só deve ficar pronta em 2017 e com extensão menor que a prevista.

Em agosto deste ano, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) decidiu congelar a construção de 17 das 36 estações de monotrilho previstas para as linhas 17-Ouro, que está sendo construída na Zona Sul de São Paulo, e da Linha 15-Prata, na Zona Leste.

Com isso, o monotrilho não vai mais atender extremos da cidade, como a ligação Aeroporto de Congonhas a Estação Jabaquara ou o trecho até a futura estação São Paulo-Morumbi da Linha 4 do Metrô.

Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, “a prioridade é concluir os trechos que já possuem obras avançadas antes de abrir novas frentes de trabalho”. Diz ainda que, nas áreas que não serão atendidas agora, estão sendo equacionadas questões como ampliações viárias, reassentamentos e desapropriações.

Questionada, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos não informou quantos dos 44,3 km anunciados ficam comprometidos com essa decisão.

Na Linha 17-Ouro, anunciada como serviço que atenderia o bairro deParaisópolis, mas que não vai mais cruzar o Rio Pinheiros, são pelo menos 9,9 km congelados, segundo informações disponíveis no site do Metrô. A obra terá agora 7,7 km dos cerca de 17,7 km prometidos e ficará restrita ao trecho entre o Aeroporto de Congonhas e a Marginal Pinheiros.

A linha também vai perder o trecho que ligaria o aeroporto até a Estação Jabaquara, onde faria conexão com a Linha 1-Azul do Metrô. Ficam de fora até segunda ordem as estações Panamby, Paraisópolis, Américo Mourano, Estádio do Morumbi, São Paulo-Morumbi, Jabaquara, Hospital Sabóia, Cidade Leonor, Vila Babilônia e Vila Paulista.

G1
Por Carolina Dantas