30 de setembro de 2015

Mundo: Migrante morre no Eurotúnel após ser atropelado por trem

Homem de 20 anos foi atropelado por trem de carga perto de Calais. Ele era da Eritreia, segundo as autoridades.

Um migrante morreu nesta quarta-feira (30) ao ser atropelado por um um trem de carga nas imediações do túnel do Canal da Mancha, perto de Calais (norte da França), anunciou a prefeitura da região.

O migrante foi encontrado durante a madrugada por agente de segurança, segundo a prefeitura.

A vítima é um homem de 20 anos de origem eritreia, segundo as autoridades.

Treze imigrantes morreram desde 26 de junho na tentativa de chegar à Inglaterra a partir de Calais.

Quase 4.000 imigrantes, procedentes principalmente do leste da África, da Síria e do Afeganistão, estão na região do porto de Calais com a esperança de chegar à Inglaterra.

G1

29 de setembro de 2015

Acesso da rod. Hélio Smidt será interditado nesta quinta para obras da Linha 13-Jade

Para executar o serviço de lançamento de vigas da obra de implantação da Linha 13-Jade da CPTM, será interditada nesta quinta-feira (01/10), das 7h às 17h, a alça de acesso à Base Aérea/Hotel Pullman/Locadoras da rodovia Hélio Smidt para quem vem do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

A alternativa para esses motoristas será seguir até a alça de acesso à Rodovia Presidente Dutra, sentido Rio de Janeiro, onde farão o retorno para a rodovia Hélio Smidt sentido Aeroporto. Após realizarem o retorno, os veículos deverão seguir em frente na Smidt até o acesso à Base Aérea/Hotel Pullman/Locadoras. O desvio terá sinalização com placas e a alça de acesso será interditada com cones e barreiras.

A CPTM alerta que esse serviço de lançamento de vigas – cada uma pesa cem toneladas – poderá ser cancelado se houver chuva na véspera ou na data marcada, por medida de segurança. Nesse caso, também não ocorrerá a interdição da alça. 

A Linha 13 ligará a capital paulista ao município de Guarulhos e ao maior aeroporto da América do Sul. Serão 12,2 km de vias, com três novas estações: Engenheiro Goulart, que fará a conexão entre as linhas 12 Safira e 13 Jade, Guarulhos-CECAP e Aeroporto Guarulhos.

CPTM – Companhia Paulista de TrensMetropolitanos

27 de setembro de 2015

SP: mulher é baleada durante assalto em ônibus

Ela desceu do coletivo e quando tentava correr acabou sendo baleada nas costas; vítima foi socorrida e não corre o risco de morrer

Uma mulher de 20 anos foi baleada durante assalto, na zona oeste de São Paulo, na noite desse sábado. A vítima estava no interior de um ônibus da Viação Norte Bus, que fazia a linha 938-P (Terminal Barra Funda-Vila Penteado), quando foi abordada por um casal de bandidos.

Não se sabe se a jovem tentou reagir. Ainda dentro do coletivo ocorreu um disparo, que atingiu o teto do ônibus. Após o tiro, o motorista dirigiu por alguns metros e parou o veículo na Rua Dona Ana Pimentel, próximo à Avenida Antártica e ao Shopping West Plaza.

A jovem desceu do coletivo e quando tentava correr acabou sendo baleada nas costas. Em seguida, a mulher que acompanhava o criminoso recolheu o celular da vítima e fugiu com o comparsa. 

A moça foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Hospital das Clínicas. Segundo a equipe que fez o resgate, não corre o risco de morrer.

A Polícia Militar foi acionada e fez uma busca na região, mas o casal não foi encontrado. O caso foi registrado no 91º Distrito Policial da Vila Leopoldina.

 Band

Metrô quer que Delegacia da Mulher cuide dos casos de assédio

Em abril, um delegado da Delpom descreveu em um dos boletins de ocorrência que a vítima "estava trajando uma saia curta"

Em reunião com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) na semana passada, o Metrô pediu que os casos de assédio sexual passem a ser registrados na Delegacia da Mulher, e não mais na Delegacia do Metropolitano (Delpom).

A ideia é que a vítima de assédio seja atendida por uma equipe especializada em casos assim. Em abril, um delegado da Delpom descreveu em um dos boletins de ocorrência que a vítima “estava trajando uma saia curta”. A SSP não comentou o caso. 

Rubens Menezes, chefe do Departamento de Segurança do Metrô, disse que a mudança é pertinente, já que a delegacia da mulher pode oferecer atendimento especializado. No início do mês, o Metrô distribuiu material de orientação para os funcionários com as formas adequadas de atender as vítimas.

A CPTM informou que entre suas estratégias de segurança estão rondas com agentes, que estão preparados para lidar com situações que “fujam à anormalidade” e identificar suspeitos. Além disso, há 7.100 câmeras e um sistema de denúncia por mensagem de celular. “O sucesso das ações deve-se principalmente ao fato de as vítimas imediatamente denunciarem os molestadores”, disse.

ISABELA PALHARES, JULIANA DIÓGENES
Estadão

A cada 48 horas, uma mulher se queixa de assédio sexual nos trens de SP

A cada dois dias, uma mulher registra um boletim de ocorrência por assédio na Companhia do Metropolitano (Metrô) e na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Dois em cada três casos (69%) ocorreram nos horários de pico. Dados obtidos pelo jornal "O Estado de S. Paulo", por meio da Lei de Acesso à Informação, mostram que de janeiro a agosto deste ano foram registrados cem casos de assédio sexual. No mesmo período do ano passado, foram 65. Apesar do aumento de 53%, os números podem até ser menores que a realidade, pois muitas não denunciam o assédio.
Entre as vítimas que procuraram a polícia, há mulheres de 11 a 57 anos que relataram ter sido perseguidas, ameaçadas, agredidas apalpadas e filmadas. Há ainda registro de homens que se masturbaram e ejacularam na roupa das vítimas e até um caso de estupro. 
Além de ocorrer em horários de maior circulação e nas linhas com o maior número de passageiros - Azul e Vermelha concentram 84% dos registros -, mesmo acompanhadas, as mulheres não estão seguras. Há relatos de crimes sexuais em que as vítimas estavam com a mãe ou com o marido.
Assediada no dia 15, às 6h30 em uma linha da CPTM, Paula Sionti, de 18 anos, tem o perfil da maioria das vítimas - 65% das mulheres assediadas têm entre 18 e 29 anos. “O vagão estava muito lotado, mal conseguia me mexer e comecei a sentir um homem se esfregando em mim. Ele chegou a passar a mão na minha genitália. Na hora eu travei, não consegui gritar, xingar ou fazer qualquer coisa. Tive medo da reação dele e das outras pessoas”, contou. O agressor não foi identificado.
Segurança da Linha Azul há 13 anos e um dos diretores do sindicato dos metroviários, Caio Peretti estima que a cada dez mulheres que relatam assédio sexual, oito desistem de registrar boletim de ocorrência por não acreditar que o agressor será preso. “Se não conseguimos identificar e localizar o autor para fazer o flagrante, a vítima não registra. É comum as pessoas serem assediadas e nós não conseguirmos (fazer o flagrante) porque falta efetivo”, afirmou. “Acaba não entrando na estatística, mas o número de casos de assédio é muito maior.” 
Paula, por exemplo, não entrou para as estatísticas porque não se sentiu segura em procurar ajuda. “Estava com uma calça legging na hora e achei que poderiam dizer que eu era culpada por isso. Lembrei dos casos em que os próprios guardas assediaram as meninas e não me senti segura.” Neste ano, dois agentes da CPTM foram demitidos por assediar passageiras.
Segundo o Metrô, dos 1.200 seguranças, 156 são mulheres, o que é “mais do que suficiente”, segundo a companhia, que assegura haver pelo menos uma mulher em cada estação. Também disse ter 3.900 câmeras espalhadas em 70% dos vagões e em todas as estações, com exceção da Conceição e Jabaquara, da Linha Azul, a mais antiga.
Campeã de registros, a Sé concentrou 19% dos casos deste ano. De acordo com o Metrô, não significa que a estação seja a que tem mais assédios, mas a que concentra o maior número de desembarques.
Luzia Margareth Rago, historiadora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), diz que os assédios são sustentados por uma cultura machista, que torna a mulher objeto, e pelo fato de que o autor dificilmente será punido. “Quem assedia dessa forma não quer lisonjear, quer intimidar.”
Em um dos casos registrados neste ano, um homem mostrou o pênis para uma estudante de 23 anos. Ele foi detido por seguranças e se constatou que já tinha outros dois boletins de ocorrência por importunação ofensiva ao pudor - que é a tipificação mais comum, registrada em 86% dos casos. Mesmo assim, o homem foi liberado.

Estadão

26 de setembro de 2015

A cada 48 horas, uma mulher se queixa de assédio sexual nos trens de SP

A cada dois dias, uma mulher registra um boletim de ocorrência por assédio na Companhia do Metropolitano (Metrô) e na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Dois em cada três casos (69%) ocorreram nos horários de pico. Dados obtidos pelo jornal "O Estado de S. Paulo", por meio da Lei de Acesso à Informação, mostram que de janeiro a agosto deste ano foram registrados cem casos de assédio sexual. No mesmo período do ano passado, foram 65. Apesar do aumento de 53%, os números podem até ser menores que a realidade, pois muitas não denunciam o assédio.

Entre as vítimas que procuraram a polícia, há mulheres de 11 a 57 anos que relataram ter sido perseguidas, ameaçadas, agredidas, apalpadas e filmadas. Há ainda registro de homens que se masturbaram e ejacularam na roupa das vítimas e até um caso de estupro.

Além de ocorrer em horários de maior circulação e nas linhas com o maior número de passageiros - Azul e Vermelha concentram 84% dos registros -, mesmo acompanhadas, as mulheres não estão seguras. Há relatos de crimes sexuais em que as vítimas estavam com a mãe ou com o marido.

Assediada no dia 15, às 6h30 em uma linha da CPTM, Paula Sionti, de 18 anos, tem o perfil da maioria das vítimas - 65% das mulheres assediadas têm entre 18 e 29 anos. “O vagão estava muito lotado, mal conseguia me mexer e comecei a sentir um homem se esfregando em mim. Ele chegou a passar a mão na minha genitália. Na hora eu travei, não consegui gritar, xingar ou fazer qualquer coisa. Tive medo da reação dele e das outras pessoas”, contou. O agressor não foi identificado.

Segurança da Linha Azul há 13 anos e um dos diretores do sindicato dos metroviários, Caio Peretti estima que a cada dez mulheres que relatam assédio sexual, oito desistem de registrar boletim de ocorrência por não acreditar que o agressor será preso. “Se não conseguimos identificar e localizar o autor para fazer o flagrante, a vítima não registra. É comum as pessoas serem assediadas e nós não conseguirmos (fazer o flagrante) porque falta efetivo”, afirmou. “Acaba não entrando na estatística, mas o número de casos de assédio é muito maior.”

Paula, por exemplo, não entrou para as estatísticas porque não se sentiu segura em procurar ajuda. “Estava com uma calça legging na hora e achei que poderiam dizer que eu era culpada por isso. Lembrei dos casos em que os próprios guardas assediaram as meninas e não me senti segura.” Neste ano, dois agentes da CPTM foram demitidos por assediar passageiras.

Segundo o Metrô, dos 1.200 seguranças, 156 são mulheres, o que é “mais do que suficiente”, segundo a companhia, que assegura haver pelo menos uma mulher em cada estação. Também disse ter 3.900 câmeras espalhadas em 70% dos vagões e em todas as estações, com exceção da Conceição e Jabaquara, da Linha Azul, a mais antiga.

Campeã de registros, a Sé concentrou 19% dos casos deste ano. De acordo com o Metrô, não significa que a estação seja a que tem mais assédios, mas a que concentra o maior número de desembarques.

Luzia Margareth Rago, historiadora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), diz que os assédios são sustentados por uma cultura machista, que torna a mulher objeto, e pelo fato de que o autor dificilmente será punido. “Quem assedia dessa forma não quer lisonjear, quer intimidar.”

Em um dos casos registrados neste ano, um homem mostrou o pênis para uma estudante de 23 anos. Ele foi detido por seguranças e se constatou que já tinha outros dois boletins de ocorrência por importunação ofensiva ao pudor - que é a tipificação mais comum, registrada em 86% dos casos. Mesmo assim, o homem foi liberado.

Agência Estado

Maquinista morre atropelado por trem na Linha 7-Rubi da CPTM, em SP

Acidente aconteceu na madrugada deste sábado. 

Um maquinista da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) morreu atropelado por um trem da Linha 7-Rubi por volta da 0h30 deste sábado (26), perto da Estação Palmeiras-Barra Funda.

O maquinista atingido é Daniel Mendes Marcelino, de 36 anos, funcionário da companhia há 5 anos. A vítima fazia uma manobra conhecida como "volta de comando". 

 A assessoria de imprensa da CPTM informou em nota que "lamenta" o ocorrido, "está dando todo apoio aos familiares e apura as condições do acidente". O caso deve ser registrado na Delegacia do Metropolitano (Delpom).

A Linha 7-Rubi liga a cidade de Jundiaí, no interior paulista, à Estação da Luz, no Centro de São Paulo. O ramal operava 


Fonte: G1

​Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM

Confira a programação e antecipe sua viagem

Neste fim de semana, 26 e 27 de setembro, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) prosseguirá com as obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem: 

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Sábado: das 15h até o fim da operação comercial, serão realizadas obras de modernização dos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação Franco da Rocha. A circulação não sofrerá interferência. 

Domingo: das 4h à meia-noite, as intervenções nos equipamentos de via permanente serão retomadas entre as estações Franco da Rocha e Francisco Morato. Durante toda a operação, o intervalo médio será de 15 minutos entre as estações Luz e Caieiras, e 30 minutos entre Caieiras e Francisco Morato. 

 

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: das 23h30 até o fim da operação comercial, haverá serviços no sistema de sinalização entre as estações Domingos de Moraes e Imperatriz Leopoldina. O intervalo médio será de 20 minutos em toda a linha.

Domingo: das 4h à meia-noite, serão executadas intervenções no sistema de rede aérea entre as estações entre Jandira e Itapevi. Das 10h às 18h, os trabalhos também ocorrerão no sistema de sinalização no trecho entre as estações Osasco e Domingos de Moraes. Portanto, o intervalo médio entre 4h e 10h, será de 10 minutos entre as estações Júlio Prestes e Barueri, e 20 minutos entre Barueri e Itapevi. Das 10h às 18h, o intervalo médio será de 25 minutos em toda a linha e, a partir das 18h, voltará a ser de 10 minutos entre as estações Júlio Prestes e Barueri, e 20 minutos entre Barueri e Itapevi.

 

Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú)

Domingo: das 9h às 19h, haverá serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Pinheiros e Berrini.  Das 10h às 18h, a circulação ficará interrompida entre as estações Osasco e Presidente Altino para obras no sistema de sinalização. Para prosseguir viagem, os usuários deverão utilizar os trens da Linha 8-Diamante.‎ Durante a execução dos trabalhos, o intervalo médio será de 25 minutos.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 8h às 17h, os trabalhos ocorrerão nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação Rio Grande da Serra. O intervalo médio será de 10 minutos entre as estações Brás e Mauá, e 20 minutos entre Mauá e Rio Grande da Serra.

Linha 11-Coral/ Expresso Leste (Luz – Guaianases)

Domingo: das 4h à meia noite, o intervalo médio será de 20 minutos entre as estações Luz e Guaianases, em razão das intervenções que serão realizadas no trecho entre Guaianases e Estudantes. Das‎  7h às 19h, haverá serviços de infraestrutura na Estação da Luz. 

 

Linha 11-Coral/ Extensão (Guaianases – Estudantes)

Domingo: das 4h à meia-noite, começarão os trabalhos de desmontagem da Estação Ferraz de Vasconcelos. Das 6h às 21h, haverá obras de modernização da Estação Poá. Das 8h às 20h, os serviços ocorrerão nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação Antônio Gianetti Neto. Portanto, durante toda a operação comercial, o intervalo médio será de 35 minutos em toda a linha. 

 

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Das 21h de sábado até a meia-noite de domingo: haverá obras de modernização do sistema de rede aérea entre as estações Engenheiro Goulart e USP Leste e entre Itaquaquecetuba e Aracaré. Durante a realização dos serviços o intervalo médio será de 35 minutos em toda a linha. 

Desafio: A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

25 de setembro de 2015

Haddad diz que vai regularizar o Uber em São Paulo em até dez dias

O Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira (25) que pretende regularizar o Uber na capital paulista em até dez dias, mesmo em meio à pressão dos taxistas para proibir o "aplicativo de caronas".

"Estamos estudando os modelos do mundo, estamos encontrando soluções muito inovadoras, que preservam o direito dos taxistas, mantêm a regulação do Estado, mas não se fecham a tecnologia e a qualidade do serviço", disse Haddad em uma entrevista à Rádio França, durante um debate sobre urbanismo em Paris.  

O prefeito não adiantou qual seria o modelo de regulação que pretende adotar.  "Penso que vai ser uma solução que preserva a família dos 30 mil taxistas paulistanos, que reserva o direito de quem está na fila aguardando um alvará, mas que se abre a tecnologia", apontou Haddad.

Por 43 votos favoráveis, 3 contrários e 5 abstenções, a Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou no início de setembro o projeto de lei que torna irregular a utilização de aplicativos de carona remunerada, atendendo a reivindicação dos taxistas que entraram em uma guerra contra o Uber.

O projeto de lei é acompanhado de uma emenda --apresentada pela prefeitura no dia da votação-- que deixa uma brecha para uma futura regulamentação da Uber e de serviços semelhantes. O texto aguarda a sanção de Haddad.

Criado em 2010, o Uber está em 60 países (mais de 320 cidades) e começou a operar no Brasil no ano passado. O app é semelhante ao de táxi, com a diferença de que, para ser motorista da empresa, não é preciso ter um registro para transportar passageiros, basta se cadastrar no site, ter carteira profissional EAR (Exerce Atividade Remunerada), automóvel e seguro APP (Acidente Pessoal a Passageiro), bem como não ter antecedentes criminais.

Do UOL, em São Paulo 25/09/2015 


Mulher morre após ser atingida por trem em plataforma de estação no Rio

Circulação das composições do ramal de Belford Roxo não foi afetada.

Bombeiros do quartel do Méier foram acionados.

 

Uma mulher morreu após ser atingida por um trem do ramal de Belford Roxo na plataforma da estação de Del Castilho, no Subúrbio do Rio, na manhã de ontem quinta-feira (24). De acordo com a Supervia, o acidente aconteceu após a vítima ultrapassar a faixa amarela de segurança da plataforma por volta das 6h45. A circulação dos trens não foi afetada.

 

Bombeiros do quartel do Méier foram acionados. Ainda segundo a Supervia, o Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer) também foi comunicado para as providência necessárias.

 

G1 Rio

24 de setembro de 2015

CPTM amplia campanha contra abuso sexual e incentiva os usuários a denunciarem

Blogueirose influenciadores digitais posaram para as fotos exibindo um cartaz com a frase “Se eu vejo, denuncio! SMS 97150-4949

A CPTM (CompanhiaPaulista de Trens Metropolitanos) intensificará a campanha “Se eu vejo, denuncio!”, que aborda a questão do abuso sexual, a partir desta quinta-feira (24/09), nas redes sociais.

A campanha ganhou oapoio de blogueiros e influenciadores digitais, que posaram para as fotos exibindo um cartaz com a frase “Se eu vejo, denuncio! SMS 97150-4949” e uma mensagem pessoal de conscientização, que será publicada na página do Facebook da CPTM.

O público seráconvidado a fazer o mesmo, enviando suas fotos tiradas nas dependências da CPTM para o Facebook ou Twitter oficiais da empresa, com uma sugestão de mensagem. As fotos e as mensagens poderão ser exibidas durante a campanha nos monitores dos trens e estações e nas redes sociais da Companhia.

A cooperação dos usuários é o fator fundamental para eliminar práticas desse crime no interior dos trens. A orientação é para que a pessoa denuncie o suspeito imediatamente a algum agente de segurança ou por meio do serviço de SMS-Denúncia 97150-4949, que garante total anonimato do passageiro.

Qualquer comportamento inadequado percebido pelos passageiros é tratado com prioridade assim que a denúncia é recebida pela Central de Segurança. 

É importante ressaltar que o sucesso da ação dos agentes de Segurança depende também da vítima apresentar queixa pessoalmente na delegacia. Sem isso, o infrator não pode ser autuado.

A campanha é permanente, mas nos próximos três meses será intensificada nas redes sociais, com a participação dos blogueiros.
 
Além do SMSDenúncia, a CPTM conta com outros canais de relacionamento com usuário:

www.cptm.sp.gov.br

23 de setembro de 2015

Suspeito de abuso sexual é preso em flagrante na Linha 1

Homem foi detido na Estação Armênia, na região central, na noite desta terça; ele acabou rendido por policial que estava no vagão

Um homem foi preso em flagrante suspeito de abusar sexualmente de uma passageira dentro do trem na Estação Armênia, na Linha 1-Azul do Metrô, na região central da capital paulista, na noite de terça-feira, 22.

A composição seguia no sentido Tucuruvi, por volta das 18h40, quando a vítima acusou o suspeito de abuso sexual.

Segundo informações do Metrô, um policial civil que também estava no vagão intercedeu e, com ajuda de um funcionário da plataforma da estação, conseguiu render o homem.

Um grupo de policiais militares que saía do serviço viu a movimentação na plataforma e prenderam o suspeito. Os PMs acabaram assumindo a ocorrência e conduziram o homem para a Delegacia de Polícia do Metropolitano (Delpom). 

Estadão  http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,suspeito-de-abuso-sexual-e-preso-na-linha-1-do-metro,1767442

Linhas da madrugada levam 5 milhões em seis meses em São Paulo

Pesquisa da SPTrans mostra que maioria dos passageiros embarca em ônibus que circulam entre meia-noite e 4 horas para trabalhar

Implementada em fevereiro, a rede noturna de ônibus municipais da Prefeitura de São Paulo transportou 5 milhões de passageiros em seis meses, de acordo com uma pesquisa da São Paulo Transporte (SPTrans). O levantamento ouviu 1.440 usuários do serviço que utilizam 50 das 151 linhas disponíveis da meia-noite às 4h.

Os dados apontam que 44,7% dos passageiros transportados no período não utilizavam o transporte público no horário alegando "falta de oferta". Em março as linhas levaram 712 mil passageiros e em agosto, 877 mil: aumento de 23%.

De acordo com a SPTrans, 78% utilizam as linhas para trabalhar, 17% no lazer e outros 3% para estudar. A maior parcela dos passageiros é formada por homens, que somam 65,1% do total. Já 52,6% dos usuários completaram, pelo menos, o ensino médio, e 42,9% são jovens entre 16 e 25 anos.

Estadão http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,linhas-da-madrugada-levam-5-milhoes-em-seis-meses,1767519

22 de setembro de 2015

População dá nota abaixo da média aos ônibus de SP, mostra pesquisa Ibope

População de SP deu nota abaixo de 5,5 para os ônibus em todos os quesitos avaliados

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (22), Dia Mundial sem Carro, aponta que a população da cidade de São Paulo dá nota abaixo da média ao serviço de ônibus em todos os quesitos, apesar do aumento das notas 9 e 10 atribuídas a alguns itens do transporte municipal. A nota 5,5 é considerada a média do levantamento.

De acordo com a pesquisa de mobilidade urbana encomendada pela Rede Nossa São Paulo e pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), a nota média mais alta foi atribuída ao item "limpeza, conservação e manutenção dos terminais de ônibus": 5,4. A lotação dos ônibus recebeu a mais baixa: 2,8.

A proporção de entrevistados que dá nota 9 e 10 para o item "limpeza, conservação e manutenção dos terminais" subiu de 5% em 2014 para 13% neste ano. Para o item "limpeza, conservação e manutenção dos ônibus", a soma das notas 9 e 10 aumentou de 4% para 10%.

Trata-se da nona edição do levantamento de percepção dos moradores da capital paulista. O Ibope entrevistou 700 moradores da cidade com 16 anos ou mais, entre os dias 28 de agosto e 5 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos para cima ou para baixo.

 

De acordo com a pesquisa, 59% dos entrevistados afirmaram que a lotação dos ônibus aumentou, 30% disseram que está igual e 8% declararam que diminuiu.

O tempo de espera pelos ônibus está igual para 43% dos moradores, aumentou para 30% e diminuiu para 23%.

A nota média não foi alcançada em nenhum outro aspecto, área e serviço de locomoção. O item mais bem avaliado foi "quantidade de faixas de pedestres", que recebeu 5,3.

Como melhorar a mobilidade?

Os dois itens mais citados como mais importantes para melhorar a mobilidade urbana na cidade de São Paulo são ligados ao transporte sobre trilhos, administrado pelo governo estadual. Praticamente metade dos entrevistados (49%) mencionou "construir mais linhas de metrô e trem ou ampliar as já existentes". Logo abaixo, citada por 45%, veio a medida "melhorar a qualidade do transporte por metrô". Em terceiro lugar, mencionado por 41%, apareceu o item "melhorar a qualidade do transporte por ônibus".

Um quarto dos moradores da cidade (25%) usa o transporte coletivo todos os dias, 19% utilizam quase sempre; 34%, de vez em quando; 15%, raramente; e 6%, nunca.

Mesmo com um número maior de citações em relação ao ano passado, o transporte caiu do sexto para o quinto lugar entre as áreas mais problemáticas da cidade na avaliação dos moradores. Ele foi citado por 27% dos entrevistados, contra 20% no ano passado.

Entre outros temas, a saúde, mencionada por 55%, é tida como a área mais problemática. A segurança pública (37%), a educação (33%), o desemprego (33%) e o trânsito (29%) apareceram à frente do transporte.

Tempo de deslocamento

De acordo com a pesquisa, o tempo médio para realizar todos os deslocamentos diários na cidade caiu de duas horas e 46 minutos em 2014 para duas horas e 38 minutos em 2015.

Praticamente metade dos moradores da capital paulista (48%) gasta ao menos duas horas por dia em seus deslocamentos.

O tempo médio de deslocamento para a atividade principal do dia ficou em uma hora e 44 minutos, mesmo resultado de 2014.

Vinte e oito por cento dizem que se deslocam a pé; 25% usam o transporte coletivo; 18% se movem de carro e 3% andam de bicicleta.

Caiu de 38% em 2014 para 32% em 2015 a proporção dos que dizem usar carro de passeio para se deslocar na cidade todos os dias ou em quase todos. Entre os que possuem automóvel, esse índice baixou de 56% para 45%.

Entre os usuários de carro, subiu de 71% em 2014 para 80% em 2015 a parcela dos que afirmaram que abandonariam o automóvel em caso de uma boa alternativa de transporte.

Medidas da gestão Haddad

De acordo com a pesquisa Ibope, no geral, as medidas tomadas pela gestão Fernando Haddad (PT) na área de mobilidade urbana contam com o apoio da população, com exceção, por enquanto, da redução da velocidade para veículos motorizados nas vias.

A grande maioria dos entrevistados (90%) se mostrou favorável à construção de faixas e corredores de ônibus. A parcela dos que se declararam a favor da utilização exclusiva de ruas e avenidas, como a Paulista, para lazer e circulação de pedestres e ciclistas aos domingos atingiu os 64%, ante 33% de contrários à medida.

A proporção dos favoráveis à construção e à ampliação de ciclovias e ciclofaixas ficou em 59%, contra uma fatia de 38% de opositores.

O percentual de entrevistados que dizem que não usariam bicicleta em São Paulo "de jeito nenhum" vem caindo. Eram 34% em 2007, 24% em 2014 e agora são 13%.

Quanto às medidas de redução da velocidade para veículos,53% afirmaram ser contra; e 43%, a favor.

Uol.com

Maioria é contra redução de velocidade em São Paulo, diz pesquisa

A maioria dos moradores da cidade de São Paulo afirma ser contra a redução dos limites de velocidade nas ruas e avenidas da capital paulista.

Mas é a favor do fechamento de vias como a Paulista para automóveis aos domingos.

As reduções foram intensificada neste ano pela gestão Fernando Haddad (PT) e se tornaram a principal aposta do prefeito para combater o aumento das mortes em acidentes de trânsito. De acordo com pesquisa da Rede Nossa São Paulo e da Fecomercio (federação do comércio de SP), feita pelo Ibope, 53% dos entrevistados afirmaram ser contra as medidas de redução da velocidade nas vias paulistanas. 43% são a favor e 4% não opinaram.

Considerando apenas os entrevistados que usam carro todos os dias, o índice que se declara contra sobe para 66%. A rejeição à medida também é maior -64%- entre quem ganha mais de cinco salários mínimos.

A principal ação na política de reduções foi a mudança dos limites permitidos nas marginais Pinheiros e Tietê. Desde o dia 20 de julho, as máximas caíram de 90 km/h para 70 km/h nas pistas expressas e de 70 km/h para 50 km/h nas pistas locais. A medida é questionada pela OAB-SP na Justiça, mas balanços divulgados pela prefeitura até agora vem apontando queda nos acidentes e melhoria dos congestionamentos.

O mais recente indicou redução de 36% na quantidade de acidentes e melhora de 8% no trânsito. Haddad diz ainda que vai padronizar em 50 km/h o limite de todas as grandes avenidas até o fim deste ano.

O levantamento de opinião faz parte da 9ª edição de pesquisa sobre mobilidade, sempre divulgada pela Rede Nossa São Paulo no Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro). Foram ouvidos 700 moradores de São Paulo, com 16 anos ou mais, entre os dias 28 de agosto e 5 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais.

PAULISTA

O fechamento de vias, que vem sendo defendido por Haddad para ampliar áreas de lazer para pedestres e ciclistas, tem apoio da maioria. Segundo a pesquisa, 64% declararam ser a favor de "aos domingos, utilização exclusiva de ruas e avenidas, como a avenida Paulista, para lazer e circulação de pedestres e ciclistas". 33% são contrários e 3% não opinaram.

No sábado (19) ocorreu uma audiência pública sobre o fechamento da Paulista. O encontro foi parte de um acordo entre a prefeitura e o Ministério Público para viabilizar a medida -já testada pela gestão Haddad duas vezes neste ano.

O secretário dos Transportes, Jilmar Tatto, saiu do encontro prevendo que a via poderia ser fechada já no próximo domingo -a depender das conversas nesta semana com promotores. Além da Paulista, integram a lista de vias que podem ser fechadas em breve as avenidas Sumaré (zona oeste), Carlos Caldeira Filho e Mar Paulista (zona sul) e a rua Benedito Galvão (zona leste).

TEMPO

Segundo a pesquisa, o tempo médio para realizar todos os deslocamentos na cidade ficou em 2h38min -em 2014 eram 2h46min.

O levantamento apontou que 48% dos paulistanos gastam pelo menos duas horas por dia nos deslocamentos. Entre os que utilizam carro, o tempo médio ficou um pouco menor (2h48min) do que o daqueles que usam transporte público (2h56min).

Apesar das notas gerais continuarem abaixo da média, como nos últimos anos, avaliação do serviço de ônibus teve melhora em alguns itens. Houve avanço no percentual de notas 9 e 10 em aspectos como na limpeza de terminais (de 5% para 13%) e dos ônibus (de 4% para 10%) e na avaliação dos motoristas e cobradores (de 5% para 10%).

Por outro lado, 59% disseram que o a lotação dos ônibus aumentou no último ano. Segundo a pesquisa, 80% dos entrevistados deixariam de usar o carro caso houvesse uma boa alternativa de transporte. Em 2014, eram 71%.

ANDRÉ MONTEIRO SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Pesquisa mostra aceitação a alternativa ao carro particular em SP

Cátia Rodrigues

Deixar o automóvel em casa caso houvesse uma boa alternativa de transporte é um hábito que 80% dos moradores de São Paulo gostariam de adotar, de acordo com uma pesquisa sobre mobilidade urbana divulgada nesta terça-feira (22), Dia Mundial sem Carro.

Noventa por cento das pessoas disseram ser favoráveis à construção de faixas e corredores de ônibus. E para 49% dos entrevistados, investir em mais linhas de trens e metrô é a medida mais importante para melhorar a mobilidade na capital paulista.

Nessa nona edição da pesquisa, realizada pelo Ibope e divulgada pela Rede Nossa São Paulo e pela Fecomércio, foram entrevistados 700 moradores (54% mulheres e 46% homens) em todas as regiões da cidade, com mais de 16 anos, entre os dias 28 de agosto e 5 de setembro.

Entre os moradores de São Paulo, a poluição do ar ainda é considerada a mais grave entre todos os tipos de poluição. E, pela primeira vez, 62% das pessoas responderam que já tiveram problemas de saúde decorrentes da poluição do ar.

 O desemprego e o problema da falta d´água na cidade também cresceram na lista de preocupações dos paulistanos, como explica a diretora do Ibope, Márcia Cavallari.

De acordo com o levantamento, o tempo médio do paulistano para realizar todos os deslocamentos na cidade ficou em 2 horas e 38 minutos. E 48% deles gastam pelo menos duas horas por dia em seus deslocamentos.

Cinquenta e três por cento dos motoristas afirmaram ser contra as medidas de redução da velocidade nas vias de São Paulo e 43% são a favor.

Em relação às condições do transporte de ônibus, os entrevistados reclamaram dos preços das passagens, dos ônibus circularem lotados e da falta de acessibilidade dentro dos ônibus para pessoas com dificuldade de locomoção.

A íntegra da pesquisa sobre mobilidade urbana na capital paulista está disponível no site www.nossasaopaulo.org.br.

CPTM amplia campanha contra abuso sexual e incentiva os usuários a denunciarem

Blogueiros e influenciadores digitais posaram para as fotos exibindo um cartaz com a frase “Se eu vejo, denuncio! SMS 97150-4949

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) intensificará a campanha “Se eu vejo, denuncio!”, que aborda a questão do abuso sexual, a partir desta quinta-feira (24/09), nas redes sociais.

A campanha ganhou o apoio de blogueiros e influenciadores digitais, que posaram para as fotos exibindo um cartaz com a frase “Se eu vejo, denuncio! SMS 97150-4949” e uma mensagem pessoal de conscientização, que será publicada na página do Facebook da CPTM.

 O público será convidado a fazer o mesmo, enviando suas fotos tiradas nas dependências da CPTM para o Facebook ou Twitter oficiais da empresa, com uma sugestão de mensagem. As fotos e as mensagens poderão ser exibidas durante a campanha nos monitores dos trens e estações e nas redes sociais da Companhia.

 A cooperação dos usuários é o fator fundamental para eliminar práticas desse crime no interior dos trens. A orientação é para que a pessoa denuncie o suspeito imediatamente a algum agente de segurança ou por meio do serviço de SMS-Denúncia 97150-4949, que garante total anonimato do passageiro.

 Qualquer comportamento inadequado percebido pelos passageiros é tratado com prioridade assim que a denúncia é recebida pela Central de Segurança. É importante ressaltar que o sucesso da ação dos agentes de Segurança depende também da vítima apresentar queixa pessoalmente na delegacia. Sem isso, o infrator não pode ser autuado.

 Acampanha é permanente, mas nos próximos três meses será intensificada nas redes sociais, com a participação dos blogueiros.

Dentre os 12 influenciadores digitais, que participam voluntariamente da campanha, onze já foram clicados: Ricardo Guimaraes, blog Diário CPTM; Adriana Carvalho e Willian Moreira, blog CPTM Noticiando; Juliana Brito e Alesson Nascimento, blog Linha 11-Croal GD; Marina Assis e Wagner Batizella, blog Usuários Trens SP; Andreia Gonçalves, blog A Viajante do Trem; Caio Cesar, Blog Commu; Adilson Silva, blog Usuários Metro SP e Edu Silva, blog Mobilidade Sampa.

CPTM

Primeira estação da Linha 6-Laranja do Metrô começa a ser construída

Estação na Freguesia do Ó vai integrar trecho que ligará a Brasilândia ao Centro

O governo de São Paulo deu início nesta terça-feira (22) à construção da Estação Freguesia do Ó, que vai integrar a Linha 6-Laranja do Metrô e ligar a Brasilândia ao Centro de São Paulo, até a estação São Joaquim.

Com área total construída de 11.560 m² e quatro andares subterrâneos, a estação será a primeira desta nova linha a ser erguida e já gerou 200 novos postos de trabalho. No pico da obra, previsto para acontecer entre 2017 e 2018, serão oito mil novos postos de trabalho diretos.

A execução da obra será feita pela Concessionária Move São Paulo. Nesta primeira etapa, que deve durar 14 meses, serão realizadas a escavação e contenção dos poços. O próximo passo é a escavação do corpo da estação. Só então é que a estação Freguesia do Ó vai receber a passagem do shield, máquina apelidada de tatuzão e que será responsável pela abertura do túnel para os trens.

"Esta obra tem uma PPP [Parceria Público Privada] integral. A concessionária fica responsável por todos os passos. Desde a construção da linha, compra de trens, sinalização e operação", afirmou o governador Geraldo Alckmin. "São 25 anos de concessão. Sendo 5 para contrução e o restante para operação", disse.

A Linha 6-Laranja é um projeto de alta complexidade e o sistema que se apresenta como a melhor alternativa para as necessidades de São Paulo em termos de mobilidade urbana. "A linha 6 terá capacidade para atender 600 mil passageiros/dia. Só aqui na estação da Freguesia do Ó serão 15 mil usuários/dia", explicou o governador.

Com investimento de R$ 9,6 bilhões, a linha será totalmente subterrânea e deverá transportar 633 mil pessoas por dia entre as regiões Noroeste e Centro de São Paulo. Serão 15,3 quilômetros subterrâneos, com 15 estações localizadas em uma área urbana bastante populosa.

As estações serão Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Sesc Pompéia, Perdizes, PUC-Cardoso de Almeida, Angélica/Pacaembu, Higienópolis/Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista, São Joaquim.

Do Portal do Governo do Estado

Por mais mobilidade, 49% querem mais linhas de metrô ou trem

Em relação à propensão para sofrer acidentes, 46% apontam os motociclistas como mais vulneráveis e 33% declararam que são os pedestres as vítimas mais comuns

Uma pesquisa realizada pelo Ibope e divulgada na manhã desta terça-feira, 22, no Dia Mundial Sem Carro, mostrou que 49% dos paulistanos acreditam que a medida mais importante do poder público pela melhoria da mobilidade seja a construção de mais linhas de metrô ou trem e a ampliação das já existentes.

PUB

Encomendada pela Rede Nossa São Paulo em parceria com a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o levantamento entrevistou 700 pessoas com mais de 16 anos, entre os dias 28 de agosto e 5 de setembro.

Ainda segundo o estudo, seis em cada dez paulistanos são contrários ao rodízio em dois dias da semana.

Em relação à propensão para sofrer acidentes, 46% apontam os motociclistas como mais vulneráveis e 33% declararam que são os pedestres as vítimas mais comuns. Com informações do Estadão Conteúdo.

Fonte: http://www.noticiasaominuto.com.br/brasil/139661/por-mais-mobilidade-49-querem-mais-linhas-de-metro-ou-trem

Falha em trem prejudica usuários da Linha 11 da CPTM

Usuários da Linha 11-Coral, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), passaram por sufoco na manhã desta terça-feira, 22. Por causa de uma falha em um trem na Estação Corinthians-Itaquera, na zona leste da capital, as composições operaram com velocidade reduzida em pleno horário de pico e as plataformas acabaram lotadas.

A pane no trem aconteceu por volta das 6h30 e, segundo a CPTM, a circulação só foi normalizado às 8h10. A composição ficou parada entre as Estações Corinthians-Itaquera e Dom Bosco, precisou ser removida e os passageiros tiveram de desembarcar.

Por quase duas horas, os trens operaram com lentidão e maior tempo de parada em toda extensão da Linha 11-Coral, entre as Estações Luz, na região central da capital, e Estudantes, em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. Nas redes socais, usuários relataram espera de mais de uma hora para embarcar.

Segundo a CPTM, cerca de 500 mil passageiros usam o Expresso Leste, entre as Estações Luz e Guaianases, por dia.

Em nota, a São Paulo Transporte (SPTrans) afirmou que não foi solicitado o acionamento do Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese) pela CPTM. A empresa também disse que direcionou duas linhas para desembarque na Estação Corinthians-Itaquera do Metrô e da CPTM

Estadão

Falha na CPTM deixa estações lotadas na zona leste de São Paulo

No Dia Mundial Sem Carro, comemorado nesta terça (22), ir de trem na cidade de São Paulo não era a melhor opção.

A linha 11-coral estava com circulação reduzida entre as estações Guaianases e Estudantes, zona leste, com os terminais lotados. Por volta das 6h30, um trem no sentido Guaianases que se aproximava da estação Itaquera apresentou falha e todos os passageiros precisaram desembarcar.

Apesar de o veículo ter sido removido da linha, a circulação inteira foi afetada, mas já voltou ao normal. Por dia, 690 mil pessoas circulam em média por toda a linha 11-coral: 480 mil entre a estação Luz e Guaianases, e mais 210 mil de Guaianases a Estudantes.

Folha de SP

21 de setembro de 2015

MP investiga trens parados do Metrô

O Ministério Público Estadual (MPE) instaurou inquérito civil para apurar eventuais irregularidades no contrato de compra antecipada de 26 novos trens da empresa espanhola CAF para a Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo. Os trens estão parados em um pátio, conforme mostrou reportagem do Estado. A Linha 5-Lilás deveria ter sido entregue em 2014. Já os trens foram entregues antes de a obra física ter sido concluída. A Promotoria de Defesa do Patrimônio Público quer saber se essa situação causou prejuízo aos cofres públicos.
O MPE vai apurar se, por falta de espaço próprio para guardar os trens, o governo solicitou área da CAF e pagou aluguel. A representação feita na quarta-feira tem por base uma denúncia recebida pela promotoria, que apontou sete supostas irregularidades. Ela instaurou inquérito para investigar cinco.
A denúncia acusa a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) de ter comprado os trens sabendo que tanto a extensão da Linha-5 quanto o Pátio Guido Caloi não ficariam prontos a tempo. O governo do Estado nega. Responsável pelo inquérito, o promotor Marcelo Camargo Milani disse que será investigada a veracidade das informações.
A representação denunciou ainda irregularidades que teriam sido praticadas por um gerente da empresa. “O Metrô teria providenciado locação de espaço com a referida empresa espanhola, provocando um prejuízo ao Metrô, que paga aluguel para a guarda dos trens já entregues”, diz a representação do inquérito. O gerente do Metrô negou ligação com o contrato.
Segundo a promotoria, o Metrô já admitiu que houve atrasos na obra do Pátio Guido Caloi, o que motivou “a busca de outros locais para estacionar os trens entregues pela CAF, tendo sido firmado contrato de cessão de uso não oneroso para armazenamento de trens por tempo determinado em área cedida pela CAF, contígua a planta industrial em Hortolândia, não existindo contrato de aluguel nem compra antecipada”.
Em nota, o Metrô nega o aluguel de espaço ou pagamento para guarda de trens já entregues pela CAF. E diz que a citação ao seu gerente é “um equívoco” porque ele não é gestor desse contrato e não tem relação com a guarda dos trens.
“Quanto ao inquérito, o Metrô aguarda ser notificado oficialmente para tomar conhecimento de seu conteúdo. A companhia prestará todos os esclarecimentos”, informou o Metrô. Procurada, a CAF disse, via assessoria, que não se manifestará sobre o assunto.
Foram expedidos ofícios ao Metrô solicitando cópias do contrato e do procedimento licitatório para a construção do pátio, além do contrato de cessão de uso para armazenamento dos trens em área cedida pela CAF. O ex-secretário dos Transportes Jurandir Fernandes, que assinou contrato de R$ 615 milhões para a compra dos trens, foi convocado a prestar esclarecimentos. O Estado o procurou, mas não conseguiu encontrá-lo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Por Juliana Diógenes, colaborou Rafael Italiani | Estadão Conteúdo – sáb, 19 de set de 2015

17 de setembro de 2015

Figurinos dos desenhos animados chegam à Estação Júlio Prestes da CPTM

A partir desta segunda-feira, 21 de setembro, figurinos inspirados em personagens de desenhos animados estarão expostos na Estação Júlio Prestes da CPTM, que serve à Linha 8-Diamante. 

As peças foram desenhadas e produzidas por alunos da escola de moda Sigbol, tendo como tema os personagens dos desenhos que marcaram gerações de jovens e crianças, e fazem parte do “14° Concurso História da Moda – Desenho Animado”. 

Bonecas serviram de manequim para as roupas inspiradas na fada Sininho ou na Mortícia Addams. Os mais saudosistas também se identificarão, já que até Olivia Palito e o personagem dos quadrinhos Tintim estão representados.

Serviço:

Exposição: “14° Concurso História da Moda – Desenho Animado”

Local: Estação Júlio Prestes, Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

De 21/09 a 28/10

 

CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

 

16 de setembro de 2015

"A vítima só tem a boca para gritar", diz delegada sobre assédios no transporte público

Caso dentro de trem, tratado pela delegada, foi enquadrado como estupro na terça-feira (15)

 

A história se repete quase que diariamente. De um lado, uma mulher dentro do transporte público, do outro, um encoxador e até mesmo um estuprador, que se aproveita da superlotação do transporte e do machismo da sociedade para fazer mais uma vítima. E uma das pontas que podem ajudar a diminuir os casos é a aplicação correta da lei, porém, muitas vezes ela depende da interpretação do delegado que atende a vítima.

A delegada Deise Brasil, da 5º Delegacia da Mulher, na Vila Zilda, zona leste de SP, não teve dúvida de que se tratava de um crime de estupro a situação vivida por uma jovem de

18 na terça-feira (15), dentro de um trem, entre as estações Penha e Tatuapé da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Um homem de 54 anos se esfregou na vítima, teve uma ereção, ejaculou e a agrediu fisicamente. A reação da jovem foi gritar e o homem acabou apanhando de diversos usuários do trem e preso em flagrante pelo crime de estupro.

 

O caso é muito semelhante ao que aconteceu com uma repórter do R7, em maio deste ano, porém, no boletim de ocorrência desse caso consta a contravenção de perturbação da tranquilidade. Mesmo com flagrante, muitas vezes, o agressor apenas assina um termo circunstanciado e sai pela porta da frente da delegacia, frustrando às vítimas.

 

A reportagem conversou com a delegada Deise sobre o enquadramento de estupro. Confira a entrevista:

R7 - Por que você decidiu enquadrar o suspeito no crime de estupro?

 

Deise Brasil - O homem se aproveitou de um trem lotado, viu a vítima e chegou a ejacular nela. Nessa situação, a única coisa que resta para a vítima é a boca para gritar. O enquadramento jurídico fica a cargo do delegado e, nesse caso, para mim, com base na lei, foi estupro. Depois encaminhamos o registro para o juiz, que ratifica ou não o crime.

 

R7 - Casos semelhantes são tratados de forma diferentes em outras delegacias. Ao que você atribui isso?

 

Deise - O que acontece em outras delegacias, eu não sei te dizer. Mas, se a conduta do autor se enquadra na descrição do crime de estupro, não há outra alternativa. Mesmo sem a presença do autor é possível fazer um boletim de ocorrência de estupro de autoria desconhecida.

 

R7 - Você acredita que mais enquadramentos de estupro, e não de perturbação da tranquilidade, poderiam ajudar a dar mais visibilidade para os casos de abusos no transporte público?

 

Deise - Com o aumento de casos, o poder público tem que tomar mais atitudes. Educação e ações de combate o assédio também são de extrema importância. Aqui [na delegacia], eu faço a minha parte.

 

R7 - http://noticias.r7.com/sao-paulo/a-vitima-so-tem-a-boca-para-gritar-diz-delegada-sobre-assedios-no-transporte-publico-16092015

CPTM diz que recebeu 106 denúncias de abuso sexual neste ano

No Metrô foram 62 casos; 89% foram detidos, segundo a empresa.

CPTM demitiu funcionário ontem após denúncia de abuso sexual.

 

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) diz que recebeu 106 denúncias relacionadas a abuso sexual neste ano. Em 46 desses casos as usuárias identificaram os molestadores e lavraram boletins de ocorrência. O número do SMS-Denúncia é (011) 97150-4949.

 

Nesta terça-feira (15), passageiros relataram que tentaram avisar a companhia sobre um abuso na Linha 11-Coral. O acusado de praticar o abuso era funcionário  da CPTM, que acabou preso em flagrante por assediar sexualmente uma passageira dentro de um trem na Linha 11- Coral.

 

O funcionário Levi Lopes da Silva, de 54 anos, é agente operacional e trabalhava dando suporte na estação. Segundo a CPTM, ele não estava trabalhando no momento do assédio.

 

A história foi parar nas redes sociais. A vítima, de 18 anos, estava no começo da manhã em um trem lotado. Na Estação Corinthians-Itaquera, percebeu que um homem se encostava nela de maneira inadequada. A jovem pediu ajuda e passageiros começaram a bater nele, que foi apanhando até ser jogado para fora do trem, na estação Tatuapé.

 

A CPTM afirma que vai ampliar até o final deste mês a campanha "Se eu vejo, denuncio" nas redes sociais. Os passageiros serão informados que o anonimato da denúncia é garantido.

Metrô

 

No Metrô, as queixas também são constantes. Um balanço mostra que 89% dos abusadores descritos pelas vítimas são detidos pelos agentes da companhia e encaminhados para o Delpom, a delegacia do Metro. As denúncias podem ser feitas desde o ano passado por meio do SMS-Denúncia. O número é (011) 97333-2252.

 

O número de manifestações dos passageiros se multiplicou. Passou de 10 casos em 2013 para 61 em 2014 e 62 em 2015, até agosto.

 

G1 - http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/09/cptm-diz-que-recebeu-106-denuncias-de-abuso-sexual-neste-ano.html

15 de setembro de 2015

Homem é espancado em trem da CPTM após abusar de passageira

Suspeito foi autuado por estupro e está detido; ele não precisou de atendimento médico

 

Um homem de 54 anos foi espancado após assediar uma moça de 18 anos na Linha 11 - Coral por volta das 7h30 desta terça-feira (15), entre as estações Penha e Tatuapé da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

 

De acordo com a polícia, a mulher foi assediada dentro de um vagão lotado e começou a gritar, pedindo ajuda. Outros passageiros notaram que ela estava sendo agredida e começaram a espancar o homem, até ele ser retirado do trem, na estação Tatuapé.

 

O agressor não precisou ser hospitalizado e foi encaminhado à 5ª Delegacia da Mulher, no bairro Vila Zilda, onde foi autuado em flagrante por estupro. Ele será levado ao 31º Distrito Policial e, depois, a uma cadeia.

 

Procurada, a CPTM disse que ainda não tem um posicionamento sobre o caso.

 

R7 http://noticias.r7.com/sao-paulo/homem-e-espancado-em-trem-da-cptm-apos-abusar-de-passageira-15092015?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

10 de setembro de 2015

Expresso Turístico realiza viagem especial

A visita mensal do Expresso Turístico a Mogi das Cruzes trará sábado (12), passageiros especiais para a Cidade. Estarão a bordo, guias de turismo e jornalistas do setor, que participarão da Famtour 2015, promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Coordenadoria de Turismo em parceira com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (AMBAV-SP), e também 50 ciclistas do Clube Amigos da Bike, da Capital Paulista. O trem sairá de São Paulo às 8h30 e chegará à Cidade às 10 horas. Os visitantes conhecerão atrativos turísticos em Cocuera e Sabaúna.

 

A Famtour é realizada desde 2010 pela Administração Municipal e destinada a turismólogos e imprensa com o objetivo de divulgar os atrativos da Cidade. Os visitantes serão divididos em dois ônibus. Em Sabaúna, conhecerão o Museu Ferroviário de Sabaúna e a Fazenda 5 Pedras. No Bairro do Cocuera, os destinos são a Fruticultura Hoçoya e o Sítio Matsuo - Mogi Hakone.

 

A viagem é de apenas um dia. As propriedades fazem parte do grupo de 35 atrativos, que integram a programação do city tour Mogi para Mogianos. Edições anteriores da Famtour já renderam a visita de grandes grupos até a Cidade. Em julho, 86 turistas da Grande São Paulo estiveram em Sabaúna por meio da agência paulistana Graffit Viagens & Turismo.

 

Ciclistas

 

O vagão bicicletário do Expresso Turístico sairá lotado da Estação Luz, em São Paulo. Serão 50 ciclistas do Clube Amigos da Bike, que estarão em Mogi. As bicicletas viajarão devidamente acondicionadas em um vagão especialmente projetado para elas. Em Mogi, os visitantes passarão pelo Distrito de Sabaúna em direção a Luiz Carlos, em Guararema. O retorno está previsto às 15h30 para que sigam de trem até a Capital Paulista.

 

O Expresso Turístico vem a Mogi uma vez por mês e trata-se de locomotiva a diesel, que conduz dois vagões de passageiros e um vagão bicicletário. O trem de aço inoxidável, fabricado no Brasil nos anos 60, foi totalmente restaurado nas oficinas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e cedido pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

 

Os integrantes da viagem terão todo o conforto e beleza do trem, com bancos leito estofados e uma equipe de comissários de bordo e maquinistas elegantemente uniformizados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4790-5142.

 

 O Diário

 

http://www.odiariodemogi.inf.br/cidades/cidades/31372-expresso-realiza-viagem-especial.html

 

5 de setembro de 2015

Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM neste feriado

Devido a implantação de um novo viaduto do DER, próximo da via férrea, a Linha 7-Rubi ficará interrompida entre as estações Campo Limpo Paulista e Jundiaí. O DER (Departamento de Estradas e Rodagem) disponibilizará ônibus aos usuários

Neste fim de semana prolongado, em razão do feriado de Independência do Brasil, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) intensificará as obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem: 

​Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato – Luz)

Domingo: das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização do sistema de rede aérea entre as estações Perus e Caieiras, além de serviços de infraestrutura na Estação Francisco Morato. Por esse motivo, será necessário fazer a transferência entre trens na Estação Franco da Rocha. 

Na extensão da Linha 7, em razão das obras de implantação de um novo viaduto do DER, que interligará a SP-354 Rodovia Edgard Máximo Zamboto Km 58, próximo da via férrea, o trecho entre as estações Campo Limpo Paulista e Jundiaí ficará interrompido das 4h às 18h. Para atender aos usuários, o DER (Departamento de Estradas e Rodagem) disponibilizará ônibus de conexão gratuitos para percorrer o trecho afetado.

Das 4h às 18h, o intervalo médio será de 15 minutos entre as estações Luz e Pirituba, e 30 minutos entre Pirituba e Campo Limpo Paulista. A partir das 18h, o intervalo médio será de 15 minutos entre as estações Luz e Pirituba, e 30 minutos entre Pirituba e Jundiaí. 

Segunda-feira: das 4h à meia-noite, os serviços de infraestrutura da Estação Francisco Morato serão retomados, sendo necessário fazer a transferência entre trens na Estação Franco da Rocha. Dessa forma, o intervalo médio será de 20 minutos entre as estações Luz e Franco da Rocha, e 30 minutos entre as estações Franco da Rocha e Jundiaí. 

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: a partir das 23h até o fim da operação comercial, serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Jandira e Engenheiro Cardoso. O intervalo médio será de 10 minutos entre as estações Júlio Prestes e Barueri, e 20 minutos entre Barueri e Itapevi. 

Domingo: das 9h às 19h, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Sagrado Coração e Engenheiro Cardoso.  Das 10h às 18h, os trabalhos estarão concentrados no sistema de sinalização entre as estações Domingos de Moraes e Imperatriz Leopoldina. O intervalo médio será de 25 minutos em toda a linha. 

Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú)

Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizados serviços no sistema de rede aérea entre as estações Santo Amaro e Jurubatuba. Das 9h às 12h, haverá obras de modernização de infraestrutura na Estação Grajaú. Durante toda a operação comercial, o intervalo médio será de 18 minutos entre as estações Osasco e Jurubatuba. 

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 8h às 18h, ocorrerão serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. O intervalo médio será de 10 minutos entre as estações Brás e Mauá, e 30 minutos entre Mauá e Rio Grande da Serra. 

Linha 11-Coral/ Expresso Leste (Luz – Guaianases) 

Domingo: das 4h às 12h, haverá serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Corinthians-Itaquera e Guaianases. Das 7h às 19h, serviços de infraestrutura serão realizados na Estação Luz. 

O intervalo médio, entre 4h e 12h, será de 15 minutos entre as estações Luz e Corinthians-Itaquera, e 30 minutos entre Corinthians-Itaquera e Guaianases. A partir do meio-dia, o intervalo médio será de 10 minutos em toda a linha até o final da operação comercial. 

Linha 11-Coral/ Extensão (Guaianases – Estudantes)

Domingo: das 4h à meia-noite, serviços de modernização ocorrerão no sistema de rede aérea e nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação Suzano. O intervalo médio será de 22 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes. 

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Das 21h do sábado até o fim da operação comercial de segunda-feira, haverá obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Engenheiro Goulart e USP Leste, e entre Itaquaquecetuba e Aracaré. O intervalo médio será de 35 minutos em toda a linha. 

Desafio: A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

4 de setembro de 2015

Metrô antecipa início da operação na terça-feira (8)

Na próxima terça-feira (8), retorno do feriado prolongado do Dia da Independência do Brasil, o Metrô terá estratégia especial de operação. Nesse dia, para atender aos que retornam para a Capital, a abertura das estações será antecipada para as 4 horas da manhã nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, por onde desembarcam os usuários que chegam pelos terminais rodoviários Tietê, Jabaquara e Barra Funda. A medida também será adotada nas linhas 2-Verde, operada pelo Metrô, e 4-Amarela, operada pela concessionária ViaQuatro.

Já na Linha 5-Lilás, a abertura das estações ocorrerá no horário habitual, ou seja, a partir das 4h40. Também não haverá mudanças no horário de funcionamento do monotrilho da Linha 15-Prata, que atende diariamente das 7 às 19 horas.

Para mais informações sobre a rede metroviária, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), que funciona todos os dias, das 5h30 às 23h30. Já a Central de Atendimento da ViaQuatro atende pelo 0800 770 7100 de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22 horas e aos sábados e domingos, das 8 às 18 horas.

Metrô

Tatuzão inicia construção do túnel entre a futura estação Hospital São Paulo

Nesta sexta-feira, dia 4, a tuneladora Shield, também conhecida como "Tatuzão", partirá da futura estação Hospital São Paulo rumo à nova Estação Santa Cruz, continuando a escavação do túnel nas obras de extensão da Linha 5-Lilás do Metrô.

Essa máquina Shield, uma das três que estão em operação nas obras, é responsável pela construção do túnel no trecho entre o Poço Bandeirantes e a Estação Chácara Klabin. Desde que começou os trabalhos, já passou pelas estações Eucaliptos, Moema e AACD-Servidor deixando prontos 3,38 km do túnel de um total de 5,74 Km com a instalação de 2.254 anéis de revestimento estrutural.

A tuneladora, que tem uma roda de corte com 10,58m de diâmetro, 75m de comprimento e pesa 1.900 toneladas, tem a capacidade de escavar 15 metros por dia,  em média, e ao mesmo tempo em que perfura o solo instala o revestimento estrutural do túnel.

É a primeira vez na história do Metrô que três tuneladoras trabalham simultaneamente em uma mesma linha. As outras duas máquinas estão em operação no lote 3, escavando um trecho de 4100 metros. Até o momento, uma delas escavou 2.925 metros e, a outra, 3.340 metros.

Prolongamento da Linha 5-Lilás gera 5.500 empregos

Para a expansão da Linha 5-Lilás, o Governo faz um investimento de R$ 8,7 bilhões, incluindo a compra de 26 novos trens. Esse empreendimento gera 5.500 empregos diretos. Após a estação Adolfo Pinheiro, entregue em 2014, serão mais 10 km de extensão e outras 10 estações: Alto da Boa Vista; Borba Gato; Brooklin; Campo Belo; Eucaliptos; Moema; AACD-Servidor; Hospital São Paulo; Santa Cruz e Chácara Klabin. A previsão é que 781 mil passageiros sejam transportados diariamente nessa linha quando a operação for plena.

Tráfego de veículos na Rua Pedro de Toledo, próximo à Av. Rubem Berta, será alterado

A partir das 22h desta sexta-feira, dia 4, até as 4h da terça-feira, dia 9 de setembro, durante a Partida do Tatuzão, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) interditará, na região do Ibirapuera,  a Rua Pedro de Toledo, entre a Rua Napoleão de Barros e Rua dos Otonis. A Rua Varpa também será interditada junto a Rua Pedro de Toledo.  

A orientação aos motoristas e a sinalização viária no local durante a interdição ficarão a cargo da CET, assim como as orientações sobre mudanças de itinerários dos ônibus coletivos municipais, a cargo da SPTrans (São Paulo Transporte).