30 de junho de 2015

Primeiro metrô da Alstom na Índia entra em operação comercial

Em 29 de junho, o primeiro metrô da Alstom na Índia entrou em operação comercial na cidade de Chennai, na primeira fase da linha 2 que vai de Koyambedu a Alandur. A linha conta com 10 quilômetros de extensão e inclui 8 estações. Participaram da inauguração o Ministro-Chefe de Tamil Nadu, Pankaj Kumar Bansal, o Diretor Executivo da Chennai Metro Rail Limited (CMRL), Bharat Salhotra, o Diretor Executivo da Alstom Transport India, além de autoridades governamentais e outros dignitários proeminentes. A expectativa é de que mais de 80.000 passageiros utilizem a nova linha de metrô por dia.

Em 2011, a Alstom fechou um contrato no valor de €243 milhões para o fornecimento de 42 trens (168 carros) para o Metrô de Chennai, na Índia. Como parte de sua estratégia global de reforçar a proximidade com o cliente e abordar a crescente demanda por mobilidade em várias cidades da Índia[1], a Alstom construi em 2012 uma fábrica em Sri-City. Quase 80% dos Metropolis encomendados pela CMRL foram fabricadas na nova unidade, enquanto as nove primeiras composições (36 carros de metrô) foram produzidas na unidade Lapa, no Brasil. A Alstom já entregou 25 dos 42 trens previstos. A Alstom também fez o desenho dos trilhos para o projeto do metrô de Chennai[2].

O Metropolis, composto por 4 carros, pode transportar mais de1.200 passageiros confortavelmente e é equipado com ar condicionado, um sistema de informação a passageiros com displays LED – incluindo mapas de rotas dinâmicos nos idiomas Tamil e inglês - CCTVs[3],  espaço para bagagem e setores especiais para mulheres e pessoas com mobilidade reduzida. O metrô oferece acesso fácil e fluido, graças a suas portas automáticas e corredores amplos. As composições de aço inoxidável são equipadas com um sistema de freio regenerativo, que garante economias importantes de energia. O metrô irá operar em 25 KV AC por meio de um sistema suspenso de catenárias em velocidades de até 80 km/h.

Com mais de 4.500 Metropolis vendidos para mais de 20 cidades, a Alstom é a segunda maior fornecedora de metrô do mundo. Desenhado para atender às necessidades específicas de cada cidade, o Metropolis oferece uma grande variedade de opções e configurações, alto nível de conforto aos passageiros e recursos inovadores para otimizar o consumo de energia e os custos de ciclo de vida.

[1] 60% da população estimada que viverá em cidades até 2030

[2] cobrindo 45 kms, com dois corredores

[3] Televisão de circuito fechado

Sobre a Alstom Transporte

Promovendo a mobilidade sustentável, a Alstom Transporte desenvolve e comercializa a mais completa gama de sistemas, equipamentos e serviços do setor ferroviário. A Alstom Transporte administra sistemas inteiros de transporte, incluindo trens, sinalização, manutenção e modernização e infraestrutura, além de oferecer soluções integradas. A Alstom Transporte registrou vendas de €6,2 bilhões de euros e registrou €10 bilhões em pedidos no ano fiscal 2014/15. Está presente em mais de 60 países, e empresa cerca de 28.000 pessoas.

Por: Alstom 


Homem coloca fogo no próprio corpo em trem-bala do Japão

Outras 26 pessoas ficaram feridas no incidente, afetadas pelo calor

 

Dois passageiros de um trem-bala japonês Shinkansen morreram nesta terça-feira(29) depois que um deles jogou combustível no próprio corpo e ateou fogo, disse a polícia, mas não houve indicação de imediato sobre o motivo da ação, que ainda deixou outros 26 feridos.

 

O trem, que transportava cerca de 1.000 passageiros, fez uma parada de emergência em seu trajeto de Tóquio, a capital, para a cidade de Osaka, no oeste, depois que a fumaça começou a tomar conta de pelo menos um vagão.

 

"Bem na parte da frente do primeiro vagão... essa pessoa tinha um recipiente com gasolina e jogou o líquido nos assentos... e depois nele todo. E então ateou fogo em si mesmo", disse uma passageira à emissora TBS. "E o fogo se espalhou por todos os lugares imediatamente".

 

Além do homem que provocou o fogo, uma passageira também morreu, de acordo com um policial. A causa da morte dela não foi oficialmente confirmada, mas pode ter sido por inalação de fumaça, segundo ele.

 

De acordo com os bombeiros, outras 26 pessoas ficaram feridas no incidente, afetadas pelo calor, a fumaça ou outras causas.

 

Os trens japoneses super velozes Shinkansen são conhecidos por sua segurança, além da velocidade.

 

R7

EMTU/SP cria linha entre Arujá e a Estação Armênia do Metrô em São Paulo

A partir de segunda-feira, dia 29/06, a população da região de Arujá conta com a nova linha metropolitana 816TRO Arujá (Centro) – São Paulo (Metrô Armênia), criada pela EMTU/SP para circular nos horários de pico da manhã e da tarde, atendendo principalmente os usuários da região central de Arujá, com três viagens por sentido.

O itinerário da linha inclui o corredor composto pelas Avenidas João Manoel, Renova dos Santos, Rodovia Presidente Dutra, na pista expressa e Marginal Tietê, proporcionando assim uma viagem mais rápida e eficiente aos passageiros.

Integração com redução de tarifa

A população de Santa Isabel também será beneficiada com a criação da linha 816TRO, pois também terá acesso ao metrô Armênia através de integração com outras linhas metropolitanas, pagando tarifa reduzida, por meio do cartão BOM. 

No sentido São Paulo (Metrô Armênia) o usuário embarca nas linhas 141TRO ou 277TRO, em Santa Isabel, pagando o valor de R$ 3,85 e, no Terminal Rodoviário de Arujá ou nos pontos de conexão com a nova linha nas Avenidas João Manoel, Renova dos Santos, Rodovia Presidente Dutra, ou na Marginal Tietê, embarca na 816TRO com destino ao Metrô Armênia, pagando o complemento de R$ 2,65.

Na volta, sentido Santa Isabel (Monte Serrat), o usuário paga a tarifa de R$ 5,80 na linha 816TRO, desembarca no Terminal Rodoviário de Arujá ou nas Avenidas Renova dos Santos e João Manuel e acessa as linhas 141TRO ou 277TRO, pagando o complemento de R$ 0,70.

Para garantir o desconto, os usuários devem fazer todo o percurso no tempo de 3 horas em cada sentido.

EMTU

28 de junho de 2015

Estação Itaim Paulista recebe campanha sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)

Os usuários poderão ainda fazer testes para HIV e sífilis na sexta-feira, 17/07

A Estação Itaim Paulista, na Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana) da CPTM, receberá campanha sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Na próxima quarta-feira, 01/07, display para distribuição de preservativos será instalado no local. A campanha será realizada até o dia 17 de agosto, durante todo o horário de funcionamento da estação. No dia 17 de julho, haverá testes gratuitos para HIV e sífilis.

A ação é realizada em parceria com a Secretaria da Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Doutor Sergio Arouca, que atende o bairro Itaim Paulista. Responsável pela campanha, a coordenadora do CTA Vângela Domingues explica que o objetivo é que as pessoas busquem o preservativo e recebam orientação sobre as doenças sexualmente transmissíveis.

“Há um pudor quando as pessoas buscam preservativo no CTA, pensando que vamos julgá-las. Na estação, há maior fluxo de pessoas e o display ficará à disposição de todos”, ressalta a coordenadora.

O display ficará disponível por 45 dias para os usuários da estação. No dia 17, um trailer ficará estacionado em frente ao local para a realização dos testes, que são gratuitos.

A ação no Itaim Paulista segue o mesmo modelo da realizada na Estação Guaianases. Na ocasião, foram distribuídos cerca de 250 mil preservativos em um mês e o CTA registrou o aumento na procura pelo serviço. “Nosso objetivo é que o display fique permanentemente na estação”, destaca Vângela Domingues.

Sobre DST

Segundo o Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, cerca de 734 mil pessoas são portadoras do HIV (Vírus da Imunodeficiência Adquirida) no Brasil, das quais 145 mil não têm o vírus diagnosticado.

Os testes para diagnose são rápidos, realizados a partir da coleta de uma gota de sangue extraída da ponta do dedo. Em apenas 20 minutos, o usuário poderá fazer o teste, conhecer o resultado e receber o aconselhamento necessário.

O teste para sífilis também é feito em 20 minutos. A doença pode se manifestar em três estágios e as pessoas sexualmente ativas devem realizá-lo. As gestantes, principalmente, pois a sífilis congênita pode causar aborto.

Serviço

Distribuição de Preservativos
Local: Estação Itaim Paulista, na Linha 12-Safira
Data: 01/07, quarta-feira, à 17/08, segunda-feira
Horário: Das 4h à meia-noite

Teste de HIV e Sífilis
Local: Estação Itaim Paulista, na Linha 12-Safira
Data: 17/07, sexta-feira
Horário: Das 9h às 16h
Grátis                               

Funcionária da CPTM representará o Brasil no panamericano de kung fu

Fátima da Silva Diniz dos Anjos, 36 anos, líder da Estação Prefeito Saladino, representará o Brasil entre os 100 candidatos convocados para o 1º Campeonato Panamericano de Wushu&Taiji, que será realizado de 7 a 13 de julho em Santo André.

Apesar do grande desafio, Fátima está muito confiante com o resultado de seu desempenho, que poderá garantir a sua classificação para integrar a Seleção Brasileira no Mundial de Kung Fu, realizado a cada dois anos na China.

A convocação para o panamericano é resultado de várias conquistas. Ao longo de quatro anos de dedicação à prática do kung fu, na modalidade tradicional, Fátima ganhou 11 medalhas, sendo 4 Ouros, 4 Pratas e 3 Bronzes. Na categoria Grupo de Armas Curtas e Médias, por dois anos consecutivos (2014 e 2015), Fátima sagrou-se campeã nos campeonatos paulista e brasileiro.  Em outras categorias, como Mão de Louva a Deus (estilo de luta que imita o gesto do inseto), Médias Femininas e Mãos do Norte (práticas mais solitárias do kung fu) conquistou o segundo lugar.

Antes de optar pela dedicação exclusiva ao kung fu, com o qual se identificou, Fátima também foi campeã de Tênis de Mesa (2003) e duas vezes campeã de Futsal Feminino (2013 e 2014) nos Jogos do Sesi e nas Olimpíadas Ferroviárias, campeonato interno organizado pela CPTM.

Para alcançar tal desempenho, Fátima segue o rigor dos atletas consagrados em suas categorias. De segunda a sexta-feira treina uma hora por dia; aos sábados, das 8h às 11h, e, nas folgas do trabalho, outras três horas são reservadas aos treinos. “Há um ano estou nesse ritmo”, diz.

Para Fátima, a importância da competição panamericana não está somente na disputa pela vaga no Mundial, mas também na honra de ter sido convidada para integrar equipe da festa da abertura do evento, que será realizado mesmo município onde mora e faz os treinos: Santo André.

Como boa anfitriã, ela apresentará a dança com leque e espada, instrumentos que demonstram a integração de várias habilidades adquiridas na prática do wushu, que significa “tempo e habilidade”: perfeição nas posturas básicas, beleza e agilidade dos movimentos.

A expressão facial é um dos fatores avaliados: uma guerreira marcial deve ser reconhecida pela agressividade respeitosa. “Diante do inimigo, ela luta em defesa da sua vida, por necessidade, sobrevivência. A ação representa boas-vindas, demonstra satisfação em receber os colegas que vieram assistir a festa, na casa e terra natal”, explica Fátima.

Controle emocional

Às conquistas esportivas somam-se as superações pessoais. Fátima começou a treinar Kung Fu em 2010 por recomendação médica, após o diagnóstico de depressão, diabetes, obesidade e outras doenças associadas. “Precisava me distrair ou me ocupar com uma outra atividade fora do trabalho”, conta a atleta.

Inicialmente as aulas de kung Fu atendiam a necessidade da prática esportiva e do lazer. Com o tempo, Fátima se identificou com a mais antiga de todas as artes marciais. Os registros históricos indicam a prática do esporte há 2 mil anos a.C. na China. “Apaixonei-me pelo kung fu. No primeiro campeonato interno da academia, em 2011, conquistei o segundo lugar em Mão de Louva a Deus, categoria Adulto Feminino”, diz.

Fátima atribui também à prática esportiva os acertos no desempenho profissional. Rapidez e discernimento na escolha dos procedimentos foram fatores decisivos em uma falha apresentada em um trem antes de chegar na estação onde trabalha, na Linha 10-Esmeralda. “O esporte facilita tudo, incluindo o controle emocional no trabalho”, conclui.

Estação Jurubatuba da CPTM conta com ciclopassarela

Acesso interliga a estação da Linha 9-Esmeralda, na zona sul de São Paulo, à ciclovia do Rio Pinheiros

Os ciclistas que utilizam a ciclovia do Rio Pinheiros contam com um acesso moderno e espaçoso: a ciclopassarela. O projeto interliga o mezanino da Estação Jurubatuba da Linha 9-Esmeralda da CPTM, na zona sul de São Paulo, à ciclovia que beira a linha do trem.

Feita de metal e corrimão em aço inox, a estrutura possui 130 metros de extensão e 2,40 metros de largura. Dessa forma, os ciclistas levam as bicicletas com muito mais conforto. A nova ciclopassarela substitui um acesso provisório em nível que existia na estação Jurubatuba. Assim, a Ciclovia Rio Pinheiros continua com seis acessos: pela Avenida Miguel Yunes e os demais juntos às estações Jurubatuba, Santo Amaro, Vila Olímpia, Cidade Universitária e a ciclopassarela municipal nas proximidades da ponte Cidade Jardim (Parque do Povo).

A criação desse novo acesso faz parte de uma série de incentivos criados pela CPTM para o uso das bicicletas. Usuários de trem podem, por exemplo, andar com bicicletas aos sábados a partir das 14h até o final da operação. Aos domingos e feriados é liberado durante todo o período comercial. Hoje, a CPTM mantém 27 bicicletários instalados junto às estações, que totalizam 6.814 vagas.

Atualmente, cerca de 20 mil usuários estão cadastrados para utilizar o serviço, em sistema de rodízio, na CPTM. O funcionamento é diário, inclusive nos feriados, de domingo a sexta-feira, das 4h à 0h. Aos sábados das 4h à 1h.

Ciclovia Rio Pinheiros

A ciclovia Rio Pinheiros, que também pertence a CPTM, conta com 21,2 quilômetros de extensão, ao longo da Linha 9-Esmeralda. Por lá passam, mensalmente, aproximadamente 40 mil usuários. Desde a inauguração, em fevereiro de 2010, a via já recebeu cerca de 2 milhões de ciclistas.

A CPTM mantém seis pontos de apoio ao ciclista com banheiro, bebedouro e atendimento, localizados ao longo do percurso: Avenida Miguel Yunes, Santo Amaro, Vila Olímpia, Cidade Jardim, Cidade Universitária e Villa Lobos-Jaguaré. Além disso, há um estacionamento para carros com 45 vagas, no acesso pela Avenida Miguel Yunes. O acesso é público e gratuito e funciona diariamente, das 5h30 às 18h30, inclusive feriados.

Do Portal do Governo do Estado

26 de junho de 2015

Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM

Neste fim de semana, 27 e 28 de junho, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) prosseguirá com as obras de modernização e manutenção preventiva em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:


Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí)

Domingo: das 4h à meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Pirituba e Caieiras, em razão de serviços de modernização no sistema de rede aérea. Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão. As senhas para utilização dos ônibus deverão ser retiradas nas estações.

Das 4h às 8h, os serviços de manutenção preventiva estarão concentrados nos equipamentos de sinalização entre as estações Água Branca e Pirituba. Das 7h às 20h, serão realizados serviços de infraestrutura na Estação da Luz. Das 8h às 16h30, haverá  manutenção preventiva na via permanente entre as estações Pirituba e Piqueri. O intervalo médio será de 28 minutos entre as estações Luz e Pirituba, e de 30 minutos entre Caieiras e Jundiaí.


Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi – Amador Bueno)

Domingo: das 4h à meia-noite, serão executados serviços de manutenção preventiva no sistema de rede aérea na região da Estação Carapicuíba. O intervalo médio será de 16 minutos entre as estações Júlio Prestes e Itapevi.


Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú)

Sábado: das 23h até o fim da operação comercial, as intervenções serão realizadas nos equipamentos de via permanente entre as estações Ceasa e Cidade Universitária. O intervalo médio será de 12 minutos em toda a linha.

Domingo: das 9h às 19h, haverá manutenção preventiva nos equipamentos de via permanente entre as estações Osasco e Ceasa. A circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco, para completar a viagem o usuário deverá usar os trens da Linha 8-Diamante. A partir das 23h, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de rede aérea, entre as estações Ceasa e Cidade Universitária. O intervalo médio será de 24 minutos em toda a linha.



Linha 11-Coral/ Expresso Leste (Luz – Guaianases)

Domingo: das 4h à meia-noite, o intervalo médio será de 15 minutos em toda a linha devido aos serviços que serão realizados na extensão da Linha 11-Coral.


Linha 11-Coral/ Extensão (Guaianases – Estudantes)

Domingo: das 4h à meia-noite, em razão das obras de implantação da nova Estação Suzano, o intervalo médio será de 22 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.


Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Domingo: das 4h à meia-noite, a circulação ficará interrompida, em função dos serviços no sistema de rede aérea e nos equipamentos de via permanente. Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão, que percorrerão os seguintes itinerários:

·         Tatuapé – Itaim Paulista: os ônibus farão paradas intermediárias para embarque e desembarque nas estações USP Leste e São Miguel Paulista.

·         Itaim Paulista – Calmon Viana: os ônibus farão paradas intermediárias para embarque e desembarque nas estações Itaquaquecetuba e Aracaré.

·         Brás – Tatuapé: os usuários deverão utilizar os trens do Expresso Leste, na Linha 11-Coral.

As senhas para utilização dos ônibus deverão ser retiradas na área interna das estações.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

23 de junho de 2015

Monotrilho começa a operar em horário de pico neste mês

Ampliação do funcionamento do trecho de 2,9 quilômetros da Linha 15-Prata, na zona leste, é feita dois meses após o prometido

O trecho de 2,9 quilômetros de monotrilho da Linha 15-Prata do Metrô - entre as Estações Vila Prudente e Oratório - deve começar a operar nos horários de pico até o fim do mês, dois meses após o prazo prometido pelo secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni. Em março, ele havia dito que o trecho funcionaria por 12 horas a partir de abril.

O monotrilho, que hoje funciona das 9 às 14 horas, passará a operar das 7 às 19 horas. O funcionamento integral (das 4h40 à meia-noite) está previsto para começar em agosto.

De acordo com o Metrô, a ampliação para 12 horas “depende da conclusão de testes de comissionamento (sincronização entre os equipamentos da linha) e ajustes de sinalização e dos trens fornecidos pela Bombardier”. Para funcionar no horário comercial, é necessário ter quatro trens habilitados e testados para a operação, mas apenas dois trens podem levar passageiros.

A companhia ainda afirma que houve atraso do consórcio responsável pela obra de instalação do sistema de alimentação elétrica, o que fez o Metrô notificar as empresas pela revisão do cronograma.

Segundo o Expresso Monotrilho Leste, “a Bombardier trabalha para atender às necessidades do Metrô, mesmo considerando as limitações de infraestrutura impostas por outras empresas contratadas pela companhia e que não são de responsabilidade da Bombardier”. Também de acordo com o consórcio, a decisão de expandir o horário de funcionamento é de “responsabilidade do Metrô”. 

A Linha 15-Prata está em testes há nove meses. Ao fim da obra - avaliada em mais de R$ 6 bilhões -, terá 17 estações e 16 quilômetros, entre a Vila Prudente e Cidade Tiradentes, no extremo leste, e fará integração com a Linha 2-Verde do Metrô. Cada composição terá capacidade para transportar 1.002 passageiros, a uma velocidade mínima de 35 km/h. A previsão do governo estadual é de que a instalação dos trilhos de concreto e a construção das estações terminem em 2017.

Vibrações. Em março, o Estado percorreu a Linha 15-Prata. Chamou a atenção a forma como o trem vibra conforme desliza pelos trilhos. Segundo Sérgio Ejzenberg, mestre em Transportes pela Universidade de São Paulo (USP), as composições não devem tremer para que a linha seja liberada para funcionar nos horários de pico.

“A vibração pode ter sido um dos problemas que precisaram ser resolvidos para começar a funcionar no horário de pico. Esse problema pode causar danos sérios tanto para a estrutura quanto para os vagões.”

Para o especialista, o comissionamento da Linha 15-Prata demorou muito, e o trajeto entrará em operação comercial “saturado”. “São Paulo é carente de metrô. Qualquer estação que seja inaugurada ou a ampliação de trechos e horários de funcionamento acabam atraindo passageiros que estão há décadas esperando.”

A população da Vila Prudente aguarda com ansiedade o funcionamento do monotrilho em horário comercial. “Vai mudar a minha rotina, porque vou ganhar uns minutos a mais do dia, sem precisar perder tempo esperando o ônibus”, diz a auxiliar administrativa Cláudia Santiago, de 49 anos. Ela acredita que o monotrilho permitirá uma economia de pelo menos 30 minutos em seu tempo de viagem até o trabalho.

Estadão

22 de junho de 2015

Governo de SP adia ampliação de horário do monotrilho da zona leste

Inaugurado em agosto do ano passado, a nova estimativa do Metrô é que o monotrilho passe a funcionar das 7h às 19h no fim deste mês

 

Depois de se aposentar, o taxista Jacyr Corrêa, 78, evita ao máximo tirar o carro da garagem e prefere rodar São Paulo de metrô. A vida dele seria mais fácil, porém, se as obras da linha 15-prata, o monotrilho da zona leste, tivessem avançado. E se a promessa da gestão Geraldo Alckmin (PSDB) de ampliar o horário de funcionamento do ramal fosse cumprida.

 

Em março, o secretário estadual de Transportes, Clodoaldo Pelissioni, disse que a linha funcionaria 12 horas por dia no início de abril. Junho já chegou, mas ela continua aberta só das 9h às 14h. O monotrilho hoje tem apenas 2,9 km e duas estações, Oratório e Vila Prudente.

 

“Eu já desisti de usar esse monotrilho. Prefiro pegar um ônibus e ir direto para a Vila Prudente e entrar logo no metrô. Agora, se tivesse mais estações, é óbvio que eu usaria o monotrilho e desceria na Vila Tolstói [prevista para a linha 15]. Mas no ritmo que andam as coisas, eu vou morrer sem ver isso”, disse.

 

Inaugurado em agosto do ano passado, a nova estimativa do Metrô é que o monotrilho passe a funcionar das 7h às 19h no fim deste mês.

 

O diretor de engenharia do Metrô, Walter Castro, disse que o adiamento ocorreu devido a atrasos de empresas que participam do consórcio que implanta a linha, principalmente a fabricante Bombardier, que não liberou novos trens para circulação.

 

Ele afirmou ainda que os atrasos na liberação dos veículos e em “ajustes nos trens, como abertura de porta e implantação de sinalização de via” já renderam multas às empresas responsáveis.

 

O consórcio informou que “trabalha para atender as necessidades do Metrô, mesmo considerando as limitações de infraestrutura impostas por outras empresas contratadas pelo próprio Metrô e que não são de responsabilidade da Bombardier.”

 

Para piorar a situação na linha 15, por uma falha no projeto, a construção de parte das estações está parada. A Folha de S.Paulo revelou que engenheiros “descobriram” galerias de um córrego que passam embaixo das futuras estações e que estão sendo remanejadas para que as obras possam continuar.

 

Este foi o primeiro monotrilho de alta capacidade a entrar em operação no Brasil. Os trens funcionam sem operadores e cada um possui sete vagões, com capacidade para 1.002 pessoas: 122 sentadas e 880 em pé.

 

Segundo Castro, atualmente cerca de mil pessoas usam o monotrilho por dia. Considerando que sua capacidade hoje é de 69 mil, a linha transporta diariamente apenas 1,4% do que poderia.

 

O Metrô diz que, quando estiver concluída, a linha terá 26,6 km e poderá transportar até 500 mil em um dia. A meta inicial era que a linha toda, com 17 estações, estivesse pronta no fim do ano. A nova previsão da gestão Alckmin é que três estações sejam entregues até 2016. Isso faria Jacyr Corrêa aposentar também o braço esticado para pegar um ônibus.

Cidade de Mogi das Cruzes retoma a luta pelo trem

Nesta semana, representantes da Prefeitura se reunirão com o secretário de Estado de Turismo, Roberto de Lucena, com o objetivo de retomar as tratativas que visam tirar do papel o roteiro original do Expresso Turístico, que contempla o percurso ferroviário entre as estações da Luz e o Distrito de Sabaúna.

A proposta é não só estender o percurso, que hoje para em Mogi das Cruzes, como também ampliar as viagens do trem que traz turistas para a Cidade.

O Expresso Turístico é uma das 13 oportunidades para alavancar o setor e que estão listadas na minuta do Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico, apresentado ontem durante audiência pública realizada no auditório do Cemforpe, no Nova Mogilar.

O documento colocado em discussão ontem, entre um público formado principalmente por empreendedores do setor turístico, é resultado de um convênio entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o curso de Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), que está em desenvolvimento desde o ano passado.

Elaborado com o objetivo de orientar ações para aprimorar e diversificar a oferta turística, além de desenvolver projetos para o crescimento do turismo na Cidade, o Plano Diretor contempla um raio-x das principais forças e fraquezas do setor no Município, assim como lista as principais oportunidades e ameaças. As diretrizes propostas são para execução nos próximos 10 anos, com atualizações a cada três anos. As sugestões apresentadas ontem serão avaliadas e consolidadas no plano, que deverá ser concluído em dezembro.

No caso do Expresso Turístico, ele é apontado no Plano Diretor como uma grande oportunidade para aquecer o fluxo turístico na Cidade. Funcionando desde 2009, ele realiza uma viagem por mês – sempre no segundo sábado - e com uma média de 180 passageiros, que tem na Cidade quatro opções de roteiro: rural, ecológico, cultural e ecocultural. A passagem custa R$ 39,50 por usuário, sendo que os passeios são cobrados a parte.

A proposta municipal, já embasada numa das diretrizes do novo documento, é estender o destino do Expresso Turístico até a bucólica Sabaúna, que era o previsto inicialmente, mas que não foi levado em frente, entre outras coisas, em razão da necessidade de compartilhamento da linha com o transporte de cargas. O coordenador municipal de Turismo, Fábio Barbosa, acredita que só o fato de ter Sabaúna como destino final atrairá mais turistas para a Cidade.   

"É possível conseguir isso, pois hoje já temos o Trem de Natal que vai para Sabaúna. Precisamos mostrar para a CPTM que é viável e, para isso, esperamos contar com a ajuda da Secretaria de Estado de Turismo”, ressalta Barbosa.

Distante 20 quilômetros do Centro de Mogi, Sabaúna ainda preserva características rurais e tem atraído cada vez mais visitantes. As suas principais atrações são justamente a antiga estação, onde funciona o Museu Ferroviário, que reúne acervo de itens que moviam as locomotivas no passado, e as fazendas que possibilitam o contato com o campo, animais e aves. E a novidade, que é o espaço da antiga Pedreira para o turismo de rapel e outras atividades de aventura. Outra atração são as corridas rústicas e provas de ciclismo.

Outra discussão será para ampliar as viagens, que antes eram quinzenais e após a implantação de novos destinos turísticos foi reduzida pela CPTM para uma vez ao mês. Isso é porque só há uma locomotiva para atender ao Estado. O Município, no entanto, tenta viabilizar uma outra composição, uma Litorina, com capacidade para cerca de 60 lugares, que se tiver sua circulação autorizada, poderá trazer turistas em mais dias para a Cidade.

Em um ano, 400 mil visitantes

A Coordenadoria Municipal de Turismo estima que Mogi das Cruzes receba uma média de 400 mil turistas/ano, o equivalente ao total de habitantes para a Cidade. O número é calculado com base no faturamento do setor e leva em conta apenas os turistas que se hospedam nos hóteis e pousadas – são cerca de dois mil leitos. Os visitantes de um dia, que são um dos destaques do Município, não estão contabilizados.

Em atrativos, Mogi conta com mais de 30 destinos, com destaque principalmente para os rurais e de aventura. A Cidade tem opções que vão do Pico do Urubu, referência para o voo de paraglider  (voo livre), até as pedreiras que possibilitam a prática do rapel (em Sabaúna) os passeios de remo e rafting no Rio Itatinga, no Parque das Neblinas, em Taiaçupeba. Há, ainda, opção para quem curte escalada indoor e outdoor, num ginásio de escalada que funciona em plena área urbana, na Vila Oliveira.

Mais informações sobre os atrativos da cidade na Coordenadoria de Turismo pelo telefone 4790-5142 ou 4798-5078.

City tour movimenta setor, inova rotas e cria entidade

Com roteiros variados e baixo custo, o programa Mogi para Mogianos é apontado como uma das forças do turismo local e com potencial para alavancar o setor. Neste domingo, a iniciativa alcança a marca de quatro mil passageiros desde 2010, quando o city tour foi lançado. Hoje já não são apenas moradores da Cidade que fazem o passeio. Os hotéis e agências descobriram o projeto e todos os finais de semana os ingressos se esgotam. Na média, 80% dos passageiros são mogianos e 20% visitantes que se encontram por Mogi.

Os passeios acontecem aos domingos, com saída do Parque Centenário, às 10 horas. O ingresso custa R$ 5 por pessoa. Do primeiro ao terceiro acompanhante, o ingresso sai por R$ 2,50. Os passeios são mesclados, ou seja, contemplam um roteiro cultural e um religioso ou um ecológico e um cultural, por exemplo. A agenda do mês é disponibilizada no site www.mogidascruzes.sp.gov.br e detalhes e reservas podem ser feitos, de terça a domingo, das 9h às 15h, no Centro de Informações Turísticas do Parque Centenário. São 26 lugares disponíveis por passeio.

Segundo o coordenador municipal de Turismo, Fábio Barbosa, o Mogi para Mogianos está entre as iniciativas que ajudaram a alavancar o setor na Cidade, principalmente, o turismo rural. Ele lembra que, no começo, era apenas uma propriedade – o Orquidário Oriental, no Itapeti. Hoje são mais de 18 propriedades rurais.. Ao todo, são 30 destinos, que contemplam espaços públicos, ateliês de artistas plásticos e templos religiosos. Até neste último ocorreram avanços. Antes, os passeios se resumiam as igrejas históricas da Cidade, como as do Carmo. Hoje, já contemplam a mesquita islâmica, um templo budista e até mesmo um centro de umbanda e bruxaria.

Do projeto se originou uma associação – a Asdetur, que reúne 18 empresários de turismo rural, que se uniram para explorar o segmento de forma sustentável e concisa. Essa organização e o suporte da Administração são apontados no diagnóstico da USP como uma das forças do turismo local. Nesta lista inclui-se, também, o fato de Mogi das Cruzes reunir a segunda maior comunidade japonesa no Brasil e contar com associações e eventos que são referência em todo o País, como o Akimatsuri. Uma curiosidade é que a maioria dos proprietários de atrativos rurais é de origem japonesa. E uma das oportunidades apresentadas para o Plano Diretor é fazer do Bairro da Liberdade, em São Paulo, um polo emissor de turistas para Mogi. Outra proposta é se valer das represas do Alto Tietê para o desenvolvimento do turismo e lazer. 

Diário de Mogi

20 de junho de 2015

CPTM e Metrô funcionam durante toda a madrugada da Virada Cultural

Cinco linhas de ônibus terão itinerário alterado por causa de montagem de palco; confira

​O Metrô, a ViaQuatro e a CPTM vão atender de forma ininterrupta a partir do início da operação comercial deste sábado (20) até a meia-noite do domingo (21). A operação especial é para facilitar os deslocamentos dos usuários pela cidade durante a realização de mais uma edição da Virada Cultural, que acontece neste fim de semana.  

Dessa forma, todas as 66 estações metroviárias da cidade de São Paulo nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela e 5-Lilás estarão abertas para embarque e desembarque dos usuários, das 4h40 de sábado até a meia-noite de domingo. Na CPTM, que vai operar das 4h de sábado até a meia-noite de domingo, as 92 estações ficarão abertas.

Durante a madrugada do dia 20 para o dia 21, a companhia vai operar com trens extras, em todas as linhas, com intervalos de 20 minutos para atender a possíveis demandas de usuários. 

Bilhetes Antecipados

As empresas recomendam aos usuários a compra antecipada dos bilhetes. Nas máquinas de autoatendimento, o carregamento de créditos nos bilhetes eletrônicos poderá ser feito em qualquer estação do Metrô que possua o equipamento.

Além disso, as estações Sé, Anhangabaú, República, Santa Cecilia, São Bento e Luz terão cabines com atendentes para efetuar o carregamento de crédito nos cartões durante todo o evento. 

Para os ciclistas que quiserem usar o sistema de transporte, o acesso pode ser feito a partir das 14h do sábado até a meia-noite de domingo, sempre considerando o limite de 4 bikes por trem e o embarque no último vagão. 

Internet grátis

Os usuários do Metrô que quiserem poderão usar o serviço gratuito de Wi-fi nas estações Sé, Jabaquara, Paraíso, Ana Rosa, Vila Prudente e Tamanduateí. As áreas onde o serviço está disponível estão identificadas com adesivos e placas. Para usar o serviço, o usuário deve pesquisar a rede “wifi_metro_sp” e cadastrar seu e-mail.

Após aceitar o “Termo de Condições de Uso”, estará habilitado a usar a internet. A conexão atende a 200 usuários simultaneamente. Cada pessoa poderá utilizar a rede por, no máximo, 20 minutos, com intervalos de 15 minutos. 

Ônibus

A SPTrans informa que cinco linhas de ônibus que passam entre as ruas Mauá e Washington Luís, local onde será montado o palco da Cásper Libero, serão alteradas. As modificações acontecerão a partir das 22h de quinta-feira (18) e vão até as 17h de sábado (20) e no domingo (21) começam às 20h00 e vão até as 5h desegunda-feira (22). Por causa do bloqueio nas ruas Mauá e Washington Luís, os itinerários ficarão assim: Linhas: 107T/10  Metrô Tucuruvi – Terminal Pinheiros            107T/31   Metrô Tucuruvi – Terminal Pinheiros            701A/10  Pq. Edu Chaves – Metrô Vila Madalena            701U/10  Metrô Santana – Butantã-USP            701U/21  Metrô Santana – Pinheiros Ida — Normal até a avenida Tiradentes, rua Brigadeiro Tobias, avenida Senador Queiroz, avenida Ipiranga, prosseguindo normalmente. Volta — Sem alteração.

 R7

19 de junho de 2015

Passageiro é agredido por seguranças do Metrô

Homem teria pulado a catraca e foi rendido por três funcionários da companhia

Vídeo mostra momento em que passageiro é abordado por seguranças, jogado no chão e detido no MetrôReprodução/Rede Record

Um passageiro do Metrô foi agredido e detido por seguranças da companhia na estação Belém da Linha 3-Vermelha na quarta-feira (17). Um telespectador da Rede Record filmou o ocorrido. Informações iniciais indicam que o passageiro pulou a catraca e foi abordado de forma violenta por três seguranças. 

O Metrô informou, em nota, "que os funcionários envolvidos na ocorrência foram afastados enquanto o fato está sendo apurado. Um dos funcionários foi internado na noite de ontem, vítima de lesão corporal. De acordo com o resultado da apuração, o Metrô tomará outras medidas administrativas cabíveis".

R7
Vídeo: http://noticias.r7.com/sao-paulo/passageiro-e-agredido-por-segurancas-do-metro-18062015

Nova estação da CPTM deve ser inaugurada no dia 31 de julho

Engenheiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informaram à assessores do prefeito Acir Filló que a nova estação de passageiros, cujas obras estão na reta final o centro de Ferraz de Vasconcelos, deverá ser inaugurada no dia 31 de julho.

Esta data é extra oficial de depende da confirmação do Palácio dos Bandeirantes que cuida da agenda do governador Geraldo Alckmin.

De qualquer forma, nos últimos dois meses, o consórcio responsável pela obra deu uma boa acelerada na construção e quem passa pelo local percebe que falta muito pouco para a obra ser finalizada.

A construção começou em 2010 e a entrega já atrasou dois anos. A obra que custará (ao seu final) pouco mais de R$ 42 milhões deverá beneficiar mais de 20 mil passageiros que embarcam todos os dias na estação central de Ferraz.

A entrega, atrasada, da nova estação deverá facilitar a vida de muita gente que sofre todos os dias para embarcar na estação provisória instalada sob o viaduto Ayrton Senna.

A coluna apurou que a nova estação deverá ser disputada pelo atual prefeito e o ex-prefeito Jorge Abissamra (PSB) que pretende ser reconhecido como o responsável pela obra iniciada na metade do seu segundo mandato.

Fonte http://oidiario.com.br/ate-que-enfim-nova-estacao-da-cptm-deve-ser-inaugurada-no-dia-31-de-julho/#sthash.wAlwBlvp.dpuf

Oi  Mogi

18 de junho de 2015

Polícia faz reintegração de posse de terreno da CPTM em Várzea Paulista

Documento expedido pela Justiça determinava a retirada de 20 famílias.

Segundo a PM, ação na área localizada no bairro Vila Cristo foi tranquila.

 

A Polícia Militar realizou na manhã desta quinta-feira (18) uma ação de reintegração de posse no bairro Vila Cristo Redentor, em Várzea Paulista (SP). O documento expedido pela Justiça determinava a retirada de cerca de 20 famílias que ocupavam a área há aproximadamente 10 anos.

 

De acordo com a PM, a ação durante a manhã foi tranquila, já que as famílias sabiam do prazo da reintegração e desocuparam antes o local. No momento em que a Polícia Militar chegou apenas quatro pessoas estavam no terreno que pertence a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

 

G1

Metrô e trens da CPTM vão operar durante toda Virada Cultural

Estações de Metrô irão abrir de 4h40 de sábado até meia-noite de domingo.

Operação especial é para facilitar deslocamentos durante evento na capital.

 

As linhas do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) irão funcionar durante toda a Virada Cultural, que acontece no próximo sábado (20) e domingo (21) em São Paulo. A operação especial é para facilitar o deslocamento dos usuários durante o evento, que começa às 18h de sábado e terá palcos em diversos pontos da cidade.

 

Confira a programação completa da Virada Cultural 2015 em São Paulo e acesse o mapa do sistema de Metrô e as linhas de trens.

 

As 66 estações de Metrô da cidade irão abrir às 4h40 do sábado e fechar à meia-noite de domingo. Na CPTM, as 92 estações ficarão abertas das 4h de sábado até a meia-noite de domingo. A companhia colocará trens extras na madrugada de domingo, em todas as linhas, e as composições irão circular com intervalos de 20 minutos.

 

Metrô e CPTM recomendam aos usuários que comprem os bilhetes antecipadamente. O carregamento de créditos nos bilhetes eletrônicos poderá ser feito em qualquer estação do Metrô que possua máquinas de autoatendimento. Além disso, as estações Sé, Anhangabaú, República, Santa Cecília, São Bento e Luz terão cabines com atendentes para efetuar o carregamento de crédito nos cartões durante o evento.

 

Os ciclistas poderão usar o sistema para se locomover das 14h de sábado até a meia-noite de domingo. As companhias lembram que há um limite de quatro bicicletas por trem e o embarque deve ser feito no último vagão das composições.

 

G1

17 de junho de 2015

Estação Brás ganha o primeiro posto de atendimento do cartão Bom 

 A Estação Brás, que serve as linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira, ganhou o primeiro posta para recarga e emissão do Cartão Bom

A Estação Brás, que serve as linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira, ganhou o primeiro posta para recarga e emissão do Cartão Bom (Bilhete Ônibus Metropolitano), nesta semana.  

Com três guichês para atendimento, o posto está localizado no saguão principal da estação, na entrada da praça Agente Cícero.

O funcionamento é diário, das 6h às 21h45. Na Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana), a Estação Brás foi a primeira a ser contemplada com o posto do Cartão Bom. 

Outras três unidades já funcionam nas estações São Caetano, na Linha 10-Turquesa (Brás- Rio Grande da Serra), e nas estações Osasco e Grajaú, na Linha 9-Esmeralda (Osasco- Grajaú).  Já estão em estudos a implantação de postos nas estações Mauá, Palmeiras-Barra Funda e Carapicuíba.

Falha gera tumulto na Linha 2 do Metrô de SP

O Metrô afirmou que uma falha em um equipamento provocou a lentidão na Linha Verde

Passageiros que utilizam a Linha Verde do Metrô de São Paulo enfrentaram uma lotação acima do normal, na manhã desta quarta-feira (17). A empresa informou que os trens precisaram circular com velocidade reduzida e maior tempo de parada, devido a uma “interferência na via” e, mais tarde, esclareceu que houve falha em um equipamento.

Por volta das 9h, o leitor Anderson Alves registrou o tumulto na estação Alto do Ipiranga. Na mesma faixa de horário, a leitora Thais Fernandes da Silva fotografou uma multidão circulando pelas escadas da estação Vila Prudente.

Às 9h30, a linha continuava com problemas e uma mensagem no site do Metrô afirmava que a “interferência” aconteceu entre as estações Vila Prudente e Sacomã. Uma hora mais tarde, a página indicava que a operação na linha já estava normal.

Procurado pelo Terra , o Metrô afirmou que a falha ocorreu às 6h45, no trecho entre as estações Tamanduateí e Sacomã, e que a situação foi normalizada às 10h, aproximadamente. A empresa informou que, para minimizar o impacto do problema, solicitou o Paese (Plano de Apoio entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência) à SPTrans, que disponibilizou 12 ônibus para transportar usuários de Vila Prudente a Sacomã.

Para viabilizar a atuação das equipes de manutenção, o Metrô também adotou uma estratégia de via via singela, com circulação de trens por via única, no trecho entre Vila Prudente e Alto do Ipiranga.

Os leitores Anderson Alves e Thais Fernandes da Silva, de São Paulo (SP), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

Terra

Rio: Estudante tem braço amputado após ser assaltada e cair em trilhos de trem

A jovem caiu no vão entre o vagão e a plataforma, mas, mesmo assim, o trem seguiu viagem. Os passageiros chegaram a gritar para alertar o maquinista

A estudante de História Naiara de Souza Ramalho Vacarri, de 27 anos, teve o braço direito amputado após o membro ficar preso na porta do trem durante um assalto. O caso aconteceu na estação de Edson Passos, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro.

A jovem tentava fugir da ação de assaltantes quando ficou presa na porta da composição com uma mochila. Desesperada, ela caiu no vão entre o vagão e a plataforma, mas, mesmo assim, o trem seguiu viagem. Os passageiros chegaram a gritar para alertar o maquinista de que havia uma pessoa presa.

Por meio de nota, a SuperVia informou que prestou auxílio imediato a passageira. A concessionária disse ainda que a segurança pública no sistema ferroviário é atividade exclusiva do Governo do Estado, através do Grupamento de Policiamento Ferroviário, que teve o efetivo reforçado recentemente.

De acordo com a 53ª DP (Mesquita), as investigações estão em andamento. Testemunhas estão sendo ouvidas. Segundo investigadores, não há câmeras de segurança na estação. Agentes realizam diligências em busca de informações e de outras testemunhas. A polícia vai apurar se houve negligência por parte da SuperVia.

Redação Folha Vitória
Com informações do R7

Metrô e CPTM funcionam ininterruptamente durante Virada Cultural 2015

O Metrô, a ViaQuatro e a CPTM vão atender de forma ininterrupta a partir do início da operação comercial de sábado, dia 20, até a meia-noite do domingo, dia 21. A operação especial é para facilitar os deslocamentos dos usuários pela cidade durante a realização de mais uma edição da Virada Cultural, que acontece neste fim de semana. 

 

Para facilitar a entrada nas estações

 

Todas as 66 estações metroviárias da cidade de São Paulo nas linhas 1-Azul (Jabaquara - Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente - Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera - Palmeiras-Barra Funda), 4-Amarela (Butantã - Luz) e 5-Lilás (Capão Redondo - Adolfo Pinheiro) estarão abertas para embarque e desembarque dos usuários, das 4h40 de sábado até a meia-noite de domingo.

Na CPTM, que vai operar das 4h de sábado até a meia-noite de domingo, as 92 estações ficarão abertas. Durante a madrugada do dia 20 para o dia 21, a Companhia vai operar com trens extras, em todas as linhas, com intervalos de 20 minutos.

Bilhetes Antecipados

 

As empresas recomendam aos usuários a compra antecipada dos bilhetes, preferencialmente usando dinheiro trocado, para facilitar o acesso às estações. Nas máquinas de autoatendimento, o carregamento de créditos nos bilhetes eletrônicos poderá ser feito em qualquer estação do Metrô que possua o equipamento. Além disso, as estações Sé, Anhangabaú, República, Santa Cecilia, São Bento e Luz terão cabines com atendentes para efetuar o carregamento de crédito nos cartões durante todo o evento.

Acesso de ciclistas ao sistema metroviário

 

Para os ciclistas que quiserem usar o sistema metroferroviário em seus deslocamentos, o acesso pode ser feito a partir das 14h do sábado até a meia-noite de domingo, sempre considerando o limite de 4 bikes por trem e o embarque no último vagão.

 

Estações do Metrô com Wi-fi

 

Os usuários do Metrô que quiserem poderão usar o serviço gratuito de Wi-fi nas estações Sé, Jabaquara, Paraíso, Ana Rosa, Vila Prudente e Tamanduateí. As áreas onde o serviço está disponível estão devidamente identificadas com adesivos e placas. Para usar o serviço, o usuário deve pesquisar a rede "wifi_metro_sp" e cadastrar seu e-mail. Após aceitar o "Termo de Condições de Uso", estará habilitado a usar a internet. A conexão atende a 200 usuários simultaneamente. Cada pessoa poderá utilizar a rede por, no máximo, 20 minutos, com intervalos de 15 minutos.

 

Informações aos usuários do sistema metroferroviário

 

Outros esclarecimentos podem ser obtidos nos canais de atendimentos das empresas:

Central de Informações do Metrô (0800 770 7722): funciona diariamente das 5h30 às 23h30;

Central de Atendimento da concessionária ViaQuatro (Linha 4-Amarela) (0800 770 7100): de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, e no sábado e domingo, das 8h às 18h,

Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da CPTM (0800 055 0121): funciona 24 horas. O Posto de Atendimento da Estação da Luz ficará aberto no sábado, das 8h até meia-noite e, no domingo, das 8h.

16 de junho de 2015

Novos ônibus terão tomada, Wi-Fi e ar-condicionado

Ônibus prateado, com "cara de Metrô", ar-condicionado e tomada para carregar o telefone celular. A Prefeitura de São Paulo vai começar a entregar 100 veículos novos por mês, do tipo BRT, que irão circular nos 121,3 quilômetros de corredor de ônibus e 386,8 quilômetros de faixas exclusivas da capital - rede estrutural de transporte coletivo.
Segundo o secretário municipal de Transporte, Jilmar Tatto, pelo menos 2 mil veículos deste tipo estarão em circulação até o começo de 2017. Um desses coletivos começou a ser exposto nesta terça-feira, 16, em frente à sede da Prefeitura, no Viaduto do Chá, na região central. Os modelos com capacidade para 118 passageiros em pé e outros 55 sentados também terão wi-fi grátis e catraca dupla para evitar filas no lado de fora dos coletivos.
"Em viários com grandes carregamentos de pessoas, tem que colocar ônibus grande", afirmou Tatto. O objetivo desses BRTs, segundo Tatto, é "andar em linha reta", por isso eles não vão rodar dentro de bairros. "Não tem sentido um ônibus desse tamanho entrar em um bairro. Na Vila Madalena tem ônibus grande andando dentro do bairro, o que não faz sentido."
Para atender os bairros e regiões com viários menores e estreitos, a São Paulo Transportes (SPTrans) vai aumentar a oferta de linhas circulares. De acordo com Tatto, o ideal é que as linhas do chamado sistema local, não entrem nos corredores de ônibus. Caso seja necessário, este tipo de veículo não vai ultrapassar a casa dos 20% dos coletivos pequenos em corredores de transporte coletivo.
Metrô sobre pneus
A cor prateada do BRT tem como objetivo criar uma identidade visual, informando aos passageiros que aquele veículo trafega em corredores e faixas exclusivas de ônibus. Tatto afirmou que a Prefeitura vai "metronizar" os ônibus do sistema estrutural na cidade São Paulo. Hoje, os veículos que trafegam pelos corredores tem duas cores: branca e a da concessionária (azul, verde, lilás, amarelo, laranja e vermelho).
Além da cor que é igual a dos vagões do transporte sobre trilhos, os BRT's, segundo a promessa de Tatto, também terão intervalos menores, operação assistida (acompanhamento em tempo real por meio de GPS) e partidas programadas.
O prefeito Fernando Haddad (PT) também foi conhecer o novo ônibus. "O transporte coletivo sobre superfície é cada vez mais regra do que exceção, mesmo onde tem rede metroviária ampla", afirmou. De acordo com ele, até o final de julho a Prefeitura deve lançar a audiência pública para a nova concessão do transporte público em São Paulo. As exigências serão cobradas nos contratos com as empresas.
O Estado de SP

Alckmin culpa governo federal por atraso em obras de mobilidade

Em visita a São Bernardo ontem segunda-feira (15) para participar da entrega de ônibus movido a hidrogênio na EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) tentou justificar porque algumas das principais obras de mobilidade prometidas pelo Estado para o ABC ainda não viraram realidade.

Os usuários de transporte coletivo da região ainda aguardam que saiam do papel promessas como a construção da linha 18-bronze do Metrô e a reforma de estações da linha 10-turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). São compromissos que já contaram com diversos prazos diferentes, mas que têm em comum o fato de nem ao menos terem começado a sair do papel.

O governador alegou que as obras estão empacadas por causa da demora no repasse de verbas prometido pelo governo federal. "A linha 18 estamos aguardando financiamento. Está no Ministério da Fazenda, na Secretaria do Tesouro Nacional, para poder acelerar as desoprapiações. Espero que agora no início do segundo semestre libere o financiamenteo. Assim que liberar, aceleramos as desapropriações e iniciamos a obra", alega.

Quanto à reforma das estações, a justificativa é a mesma - os R$ 590 milhões prometidos pelo governo federal para a readequação das estações da CPTM ainda não chegaram. "Esperamos que no segundo semestre resolva", afirma Alckmin.

Agenda normal
A visita de Alckmin ao ABC nesta segunda-feira marcou a retomada da normalidade da agenda do governador, que durante três meses foi omitida pelo Palácio dos Bandeirantes. Para evitar protestos dos professores - que fizeram neste ano a maior greve da história, com 92 dias de paralisação -, a assessoria do tucano passou a avisar poucos veículos de comunicação sobre os eventos públicos.

Foi assim, por exemplo, na visita do governador ao Poupatempo de Santo André e no início das obras da alça de acesso ao Rodoanel Leste no mês passado.

Repórter Diário

15 de junho de 2015

São Paulo tem primeira frota de ônibus a hidrogênio do país

O Brasil faz parte de um seleto grupo de países que domina a nova tecnologia; frota será usada para transporte urbano no Corredor São Mateus-Jabaquara (ABD)


O governador Geraldo Alckmin entregou nesta segunda-feira (15), em São Bernardo do Campo, três novos ônibus movidos a  hidrogênio para transporte urbano no Brasil. Trata-se da primeira frota brasileira e teve coordenação da EMTU/SP, empresa vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos. Os ônibus vão circular no trecho Diadema/Morumbi, do Corredor São Mateus-Jabaquara (ABD).

O projeto é totalmente brasileiro, desenvolvido sob Contrato de Pesquisa financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, com recursos do Global Environment Facility – GEF e da Agência Brasileira de Inovação - FINEP, por meio do Ministério de Minas e Energia.

Cabe à EMTU/SP monitorar todos os testes realizados pelos veículos e apresentar as especificações técnicas dos equipamentos. Os resultados dos testes com o protótipo serviram para aperfeiçoar o projeto dos três novos veículos fabricados no Brasil.  Os testes começaram em 2010, com o lançamento de um veículo protótipo que ainda circula no Corredor São Mateus-Jabaquara (ABD), na Região Metropolitana de São Paulo.

Apenas um seleto grupo de países conseguiu desenvolver e operar ônibus com essa tecnologia, entre eles Alemanha, Canadá, Estados Unidos e agora o Brasil, que terá capacidade de produzir e comercializar os veículos. Ou seja, o projeto dos ônibus propicia e amplia a capacitação da indústria nacional.

O Consórcio fornecedor dos veículos e da estação de produção e abastecimento de hidrogênio é formado pelas empresas Ballard Power Systems, EPRI International, Hydrogenics Corporation, Marcopolo, Petrobras Distribuidora e Tuttotrasporti.


Tecnologia

Essa tecnologia de propulsão é totalmente livre de emissões de poluentes (material particulado e gases de efeito estufa). Somente vapor d’água é eliminado pelo escapamento dos ônibus. Os três novos ônibus já são considerados comerciais e trazem inovações em relação ao ônibus protótipo lançado em 2010:

- Nacionalização de todo o sistema de tração
- Maior capacidade de carregamento de passageiros 
- Aperfeiçoamento dos sistemas de controle e integração a bordo

Fauna brasileira é homenageada

Com o objetivo de homenagear a conquista da engenharia nacional e associar visualmente os ônibus à tecnologia ambiental integralmente desenvolvida no Brasil, as carroçarias dos veículos 
foram decoradas com desenhos de pássaros representativos de nossa fauna, que servirão para identificá-los.
O primeiro ônibus recebeu o nome de Ararajuba, ave da região Amazônica que representará as regiões Norte e Nordeste. O segundo ônibus será o Tuiuiú, ave símbolo do Pantanal. Presente em todo o Centro Oeste, é uma das mais representativas da fauna brasileira. O terceiro recebeu o nome de Sabiá Laranjeira, considerada por decreto Presidencial como um dos quatro símbolos nacionais.

12 de junho de 2015

Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM

Neste fim de semana, 13 e 14 de junho, a CPTM prosseguirá com as obras de modernização em suas linhas.

Neste fim de semana, 13 e 14 de junho, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) prosseguirá com as obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem: 

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí)

Domingo: das 4h à meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Pirituba e Caieiras, devido aos serviços de modernização no sistema de rede aérea. Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão. As senhas para utilização dos ônibus deverão ser retiradas nas estações.

Das 7h às 20h, serão realizados serviços de infraestrutura na Estação da Luz.  Das 8h às 18h, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de via permanente entre as estações Várzea Paulista e Jundiaí. Também haverá manutenção preventiva no sistema de sinalização entre as estações Água Branca e Lapa. 

O intervalo médio será de 28 minutos entre Luz e Pirituba, e de 30 minutos entre Caieiras e Jundiaí. 

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Domingo: das 4h à meia-noite, haverá intervenções no sistema de rede aérea entre as estações Antônio João e Jandira. Das 10h às 15, também estão programados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Comandante Sampaio e General Miguel Costa. O intervalo médio será de 20 minutos entre Júlio Prestes e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú)

Sábado: a partir das 23h até o fim da operação comercial, serão realizadas intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Ceasa e Cidade Universitária. O intervalo médio será de 20 minutos em toda a linha.

Domingo: das 9h às 19h, os trabalhos ocorrerão nos equipamentos de via permanente entre as estações Osasco e Ceasa. A circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco, para completar a viagem o usuário deverá usar os tens da Linha 8. A partir das 23h, haverá manutenção preventiva no sistema de sinalização na região da Estação Santo Amaro. O intervalo médio será de 12 minutos em toda a linha. 

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 8h às 18h, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Guapituba e Ribeirão Pires. O intervalo médio será de 10 minutos entre Brás e Mauá, e de 30 minutos entre Mauá e Rio Grande da Serra. 

Linha 11-Coral/ Expresso Leste (Luz – Guaianases)

Domingo: das 4h às 18h, serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente na região da Estação Tatuapé. O intervalo médio será de 15 minutos entre as estações Luz e Guaianases durante toda a operação comercial.

Linha 11-Coral/ Extensão (Guaianases – Estudantes)

Domingo: das 4h à meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Guaianases e Jundiapeba, devido às obras das novas estações Suzano e Ferraz de Vasconcelos e aos serviços no sistema de rede aérea. Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão, com paradas intermediárias para embarque e desembarque nas estações Antônio Gianetti Neto, Calmon Viana e Suzano. As senhas para utilização dos ônibus deverão ser retiradas nas estações. O intervalo médio será de 15 minutos entre Jundiapeba e Estudantes. 

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Domingo: das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização no sistema de rede aérea e de manutenção preventiva nos equipamentos de via permanente entre as estações Itaquaquecetuba e Calmon Viana. O intervalo médio será de 10 minutos entre Brás e Itaquaquecetuba, e de 20 minutos entre Itaquaquecetuba e Calmon Viana. 

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

11 de junho de 2015

Funcionários aceitam nova proposta de reajuste salarial da CPTM

Em assembleias, ferroviários votaram a favor de proposta de 8,25%. Com a decisão, está afastada a possiblidade de greve dos ferroviários.

Os funcionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) aprovaram, nesta quinta-feira (11), a proposta de 8,25% de aumento salarial e dos benefícios.

Os valores foram propostos pela CPTM na quarta reunião de negociação com a categoria no Tribunal Regional do Trabalho. Em assembleias realizadas no início da noite, os três sindicatos da categoria aceitaram a proposta. Com isso, está descartada a possibilidade de uma greve dos ferroviários.

A Companhia aumentou a proposta para reajuste imediato de 8,25% nos salários e nos benefícios, com um adicional de 3,4% no vale-alimentação e 1,6% no vale-refeição a partir de 1º de outubro.

Negociações
Na primeira tentativa de acordo, em 25 de maio, a proposta da CPTM era de 6,65% de reajuste salarial. Na segunda audiência, no dia seguinte, subiu para 7,72%.

Na audiência de 2 de junho, a empresa fez duas propostas: a primeira, de reajuste de 7,72% para salários e 10% de para os demais benefícios. A segunda, de 8,25% de reajuste para vencimentos e benefícios, sem adicionais. Ambas foram rejeitadas em assembleias no mesmo dia e dois dos três sindicatos da categoria decidiram paralisar as atividades no dia 3 de junho.

Greve
Quatro linhas da CPTM entraram em greve na manhã de quarta-feira (3), véspera do feriado de Corpus Christi. A empresa calcula que 1 milhão de usuários foram prejudicados pela paralisação.

Das seis linhas que operam no sistema, duas foram totalmente paralisadas: Linha 10 – Turquesa (Brás/Rio Grande da Serra) e Linha 12 – Safira (Brás/Calmon Viana). Outras duas tiveram paralisação parcial, com número reduzido de trens: Linha 7 – Rubi (Luz, Francisco Morato, Jundiaí), entre Barra Funda e Francisco Morato; e Linha 11 – Coral (Luz, Guaianases, Estudantes), entre Luz e Guaianases.

Às 14h do mesmo dia, os ferroviários fizeram novas assembleias e decidiram suspender a greve. A operação nas linhas paralisadas começou a normalizar por volta das 15h.

G1

Sindicatos aceitam proposta e greve dos trens de SP é suspensa

Em assembleia realizada na noite de hoje (11), os sindicatos dos trabalhadores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos de São Paulo (CPTM) decidiram aceitar a proposta feita pela empresa e encerrar a greve dos trens. Com isso, não haverá paralisação dos trens e todas as seis linhas da CPTM vão funcionar normalmente amanhã.

Cada duas linhas da CPTM são representadas por um diferente sindicato de trabalhadores. O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo, por exemplo, representa as linhas 7 e 10. O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil representa as linhas 11-Coral e 12-Safira e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana, representa as linhas 8-Rubi e 9-Esmeralda. Além deles há também o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo.

Na tarde de hoje (11), houve mais uma tentativa de conciliação envolvendo a CPTM e os quatro sindicatos que representam os trabalhadores.

Na reunião, a empresa melhorou a proposta e ofereceu 8,25% de reajuste  [sendo 1,5% de aumento real], incluindo salário e demais benefícios. Também ofereceu novo reajuste de 3,4% no vale-alimentação e 1,6% no vale-refeição em outubro. Ainda está em discussão o Plano de Participação em Resultados.

Na manhã do dia 3 de junho, os trabalhadores das linhas 10-Turquesa, que liga a capital a cidade de Rio Grande da Serra, a 12-Safira, que liga a zona leste ao centro, a 7-Rubi, entre as estações Barra Funda e Caieiras, e a 11-Coral, entre Luz e Guaianazes, fizeram uma paralisação para pressionar a CPTM a melhorar a proposta.

Por Elaine Patricia Cruz Edição:Maria ClaudiaFonte:Agência Brasil

 

Funcionários da CPTM aceitam proposta e desistem de greve em SP

Os funcionários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aceitaram na noite desta quinta-feira (11) a proposta de reajuste salarial oferecida pela empresa e desistiram da greve que poderia começar na sexta-feira (12). 

Em assembleias dos três sindicatos que representam a categoria ficou decidido entrar em acordo com a companhia e encerrar a negociação salarial e o estado de greve (quando os funcionários informam à Justiça e à empresa da possibilidade de paralisação). Um acordo parcial havia sido fechado à tarde no núcleo de conciliação do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 2ª Região. 

Na reunião, a CPTM fez proposta de reajuste salarial e nos benefícios de 8,25%, retroativa à data-base da categoria (março). O índice inclui a inflação acumulada desde o último reajuste - 6,72% segundo a Fipe - mais 1,53% de aumento real. No início da negociação, os funcionários pediam aumento de 9,29%. 

A companhia ainda se comprometeu a conceder novo reajuste nos benefícios a partir de outubro. No final, os aumentos nos valores do vale-alimentação e do vale-refeição serão de 11,94% e 10%, respectivamente. Na semana passada, uma greve parcial dos funcionários fechou quatro linhas da CPTM de manhã à tarde e afetou o transporte de cerca de 500 mil pessoas na região metropolitana.

Folha Press

Ferroviários e CPTM terão nova audiência de conciliação hoje

Apesar da suspensão da paralisação, os ferroviários da CPTM ainda permanecem em estado de greve, e devem participar de uma nova audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-2) às 13 horas desta quinta-feira (11).

 

Ainda hoje, em assembleia marcada para as 18 horas, a categoria deverá avaliar o resultado da reunião e decidir os rumos da paralisação.

 

No último dia 3, parte dos ferroviários paralisaram as atividades: durante toda a manhã e começo da tarde os trens das Linhas 10-Turquesa e 12-Safira não prestaram serviços. Na linha 7-Rubi, a operação ocorreu entre Luz e Francisco Morato, porém com maiores intervalos. Já na Linha 11-Coral, apenas o Expresso Leste operou.

 

Na última audiência de conciliação realizada, CPTM manteve as duas propostas de reajuste aos ferroviários: a primeira é de aumento de 8,25% a salários e benefícios; a segunda é uma elevação de 10% nos benefícios, um aumento salarial igual a inflação dos últimos 12 meses até março (6,65%), somado 1% de produtividade.

 

Os trabalhadores chegaram a diminuir a proposta para 9,29% para salários e benefícios. O TRT sugeriu então que a empresa oferecesse 8,5% a salários e benefícios. Mas a CPTM não alterou as propostas

 

R7