31 de agosto de 2014

Casal vai de metrô ao próprio casamento em São Paulo

Os noivos Leandro Sequeira, 29, e Meyre Sakurai, 30, decidiram ir ao próprio casamento, na noite do último sábado (30), de metrô. O trajeto foi feito entre as estações Faria Lima e Pinheiros do Metrô de São Paulo.

Com o fato, no mínimo, curioso, muitas pessoas se admiraram com a coragem do casal. "É preciso muita coragem para fazer algo assim, de qualquer forma, desejo felicidade ao casal", disse uma das passageiras do metrô.

Seguindo a moda em que 'novidades' são interessantes, provavelmente outros caisais devem fazer a mesma cena. E você, se arriscaria?

UOL



Levy Fidelix faz visita ao monotrilho em São Paulo

“É um sonho realizado", disse o candidato à presidência ao conhecer empreendimento na capital paulista

O candidato à Presidência da República pelo PRTB, Levy Fidelix, visitou neste domingo o monotrilho da Linha 15-Prata do Metrô, aberto ao público ontem em caráter experimental. Ele pegou o trem na Estação Oratório e seguiu para a Vila Prudente, único percurso que está funcionando. Fidelix cumprimentou eleitores e destacou que o monotrilho equivale à sua proposta do aerotrem. “É um sonho realizado. Se, no início, fomos ridicularizados, vemos agora que eu não era apenas uma pessoa que sonhava, mas sim que imaginava o futuro antecipadamente”, declarou.
 
Segundo o candidato, a diferença entre monotrilho e aerotrem é apenas a nomenclatura adotada. “É a mesma coisa. Monotrilho tem a ver com a palavra inglesa monorail. É importada. Eu sempre conheci por este nome, mas eu abrasileirei a palavra”, explicou. A proposta dele é que todas as grandes cidades utilizem essa tecnologia de transporte. “Eles são rápidos de construir e são muito mais baratos. Basicamente, um terço do metrô convencional. Além disso, tem a facilidade de não precisar desapropriar, porque você coloca no canteiro central das largas avenidas”, declarou.
 
No âmbito da mobilidade, além do aerotrem, Fidelix defendeu a construção de um trem de alta velocidade para interligação do Rio de Janeiro e São Paulo. “É uma forma de baratear as passagens. Não vamos ficar dependentes da ponte aérea que hoje é muito cara e torna-se inviável em dias de chuva, de eventos. Qualquer que seja o governo que venha a assumir, deve retomar imediatamente essa proposta”, disse. Em seguida, avaliou que é necessário interligar nos mesmos moldes Belo Horizonte e Curitiba e, na sequência, a capital federal e o Nordeste brasileiro.
 
Os usuários do Metrô que desejarem conhecer o monotrilho podem fazer o percurso de 2,9 quilômetros entre as estações Oratório e Vila Prudente aos sábados e domingos das 10h às 15h. As viagens ocorrem com intervalos regulares, somente quando há um número mínimo de passageiros interessados em conhecer o sistema.

Agência Brasil

30 de agosto de 2014

Primeiro trecho da Linha 15-Prata do monotrilho é aberto em São Paulo

Após 4 anos de obras e adiamentos na entrega, abertura foi neste sábado.
Operação está em fase de testes e público pode visitar aos fins de semana.

Depois de quatro anos de obras e adiamentos na entrega, foi aberto na manhã deste sábado (30) o primeiro trecho do primeiro monotrilho de São Paulo, entre as estações Vila Prudente e Oratório, na Linha 15-Prata, na Zona Leste.

Por enquanto, a operação está em fase de testes e, por isso, o público só pode visitar aos sábados e domingos, das 10h às 15h, com entrada gratuita.  Esta operação conta com a assistência de técnicos das diversas áreas operacionais do Metrô para fazer os últimos acertos antes da operação comercial, cuja previsão de início é em 60 dias. O primeiro trecho, entre Vila Prudente e Oratório, atenderá 13.300 passageiros por dia.

O Metrô vai aproveitar para realizar campanha educativa sobre a utilização do monotrilho por meio de avisos sonoros e comunicação visual, com dicas de como usar o novo sistema de forma segura e adequada. As equipes de operação também estarão à disposição para orientar e auxiliar os novos usuários da Linha 15.

O acesso à estação Vila Prudente fica na Avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello, esquina com a Rua Cavour, ao lado da Linha 2-Verde. Já a entrada da estação Oratório será feita pela Avenida do Oratório, 165.
A segunda fase da Linha 15-Prata ligará a estação Oratório a São Mateus, na Zona Leste de São Paulo, com extensão de 10,1 km e oito estações. Já o terceiro e último trecho terá 11,4 km e sete estações, ligando São Mateus e o Hospital Cidade Tiradentes. Nesta etapa também está contemplada a extensão de 2,1 km da linha até o Ipiranga, fazendo a conexão com a estação Ipiranga da CPTM (Linha 10-Turquesa).

A inauguração estava prevista para acontecer em janeiro deste ano, como afirmou o governador Geraldo Alckmin em julho de 2013. Houve ainda uma previsão inicial do governo do estado de que o sistema fosse inaugurado ainda em 2010. Porém, em janeiro, o secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, afirmou que a inauguração seria feita com atraso em março e que o trecho seria aberto definitivamente ao público apenas em junho.

Quando concluída, a Linha 15-Prata terá 26,6 quilômetros de extensão, 18 estações e dois pátios de estacionamento e manobra de trens. A previsão é de que 520 mil passageiros sejam atendidos por dia, em média.

Novas estações

Já a estação Fradique Coutinho, da Linha 4- Amarela do Metrô deve será entregue no fim do próximo mês, a previsão inicial é dia 25 de setembro. Já a estação Oscar Freire deve ser entregue no fim deste ano e a estação Higienópolis até março de 2015.

Explosão

Na madrugada de 29 de junho, quatro pessoas não identificadas tentaram explodir uma das colunas da obra do monotrilho da Linha 15-Prata, segundo investigação da Polícia Civil. O incidente ocorreu em um trecho mais adiante, na Avenida Sapopemba, altura do nº 10.200.
Duas bananas de dinamite e 2 m de pavio de pólvora foram afixados com fita adesiva a um dos pilares na Av. Sapopemba.

Policiais ouvidos pelo G1 disseram que, no material apreendido, não havia um detonador. O caso foi registrado como tentativa de explosão no 69º Distrito Policial (DP), Teotônio Vilela. Depois, seguiu para investigação do 70º DP, Vila Ema,  e agora está sob responsabilidade da Delegacia do Metropolitano.
Além de policiais, vigilantes da obra e testemunhas disseram à equipe de reportagem que suspeitam que a tentativa de explosão da coluna do monotrilho não foi realizada por criminosos profissionais. Para eles, quem afixou os cartuchos explosivos não tinha conhecimento do seu poder de detonação.

G1

Passageiros elogiam monotrilho, mas criticam trepidação

Abertura do trecho era previsto para 2012, mas foi inaugurado só neste sábado

Com tempo de espera longo e horário de funcionamento reduzido, o Metrô inaugurou neste sábado (30), o primeiro trecho do monotrilho, entre as Estações Vila Prudente e Oratório da Linha 15-Prata, na zona leste da capital. Passageiros elogiaram a estrutura, que ainda está em fase experimental de operação, mas criticaram o atraso nas obras e a trepidação do trem no trajeto.

A abertura do trecho, que começou a ser construído há quatro anos, era prevista para 2012. Segundo o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, a demora se deve, principalmente, a dificuldades em ajustar o projeto a exigências ambientais.

— Também obedecemos a todos os protocolos de segurança.

Nestes dois primeiros meses, de testes, o monotrilho funcionará gratuitamente, só aos sábados e domingos, entre 10h e 15h. A velocidade será de aproximadamente 50 km/h, 25% menor que a velocidade máxima prevista para a linha, de 80 km/h. O tempo de espera para cada viagem será alto, entre 16 e 18 minutos, bem acima do intervalo de dois minutos esperado na operação normal.

Monotrilho é inaugurado em SP e atrai curiosos

O começo da chamada "visita controlada" do monotrilho que liga a estação V. Prudente do metrô e a nova estação Oratório, ambas na zona leste de São Paulo, correu sem maiores problemas na manhã deste sábado (30).

O funcionamento parcial (e gratuito, por ora) do monotrilho será nos sábados e nos domingos, das 10h às 15h, e deve ser expandido para toda a semana durante os próximos dois ou três meses, segundo o Metrô, que administra o projeto. Depois desse período, esse trecho deve ser posto em operação plena.

O secretário estadual de transporte metropolitano, Jurandir Fernandes, presente na primeira viagem do trem, elogiou a falta de "surpresas". "Apesar de ser uma tecnologia nova, as muitas horas-teste que fizemos permitiu que não tivéssemos qualquer surpresa", disse. Sobre o atraso da entrega da obra, iniciada em 2010, Fernandes disse que foi por causa do licenciamento ambiental, que não permitiu a derrubada de cerca de 50 árvores na av. Luiz Ignácio de Anhaia Melo, sobre a qual corre a obra, e forçou o Metrô a buscar mais desapropriações. "São as árvores mais caras de São Paulo", afirmou. Durante a inauguração do serviço, as catracas foram liberadas pontualmente às 10h.

O primeiro trem viajou entre 10h06 e 10h09. Há intervalo de 18 minutos entre os trens durante esse período experimental. A integração com a linha 2-verde do metrô ainda está em obras. Houve falhas nas escadas rolantes em ambas estações, que pararam de supetão, mas os funcionários do metrô não souberam explicar o motivo. Técnicos da Thyssen Krupp, responsável pelo equipamento, investigavam as causas.

Usuários gostaram do que viram. "Costumo ir de carro até a estação V. Prudente, mas agora vou poder ir de monotrilho. Esperava isso há muito tempo", diz o comerciante Mohamed Hussein Majdou, 65, que tem uma loja de colchões ao lado da estação Oratório. "Mas ainda não dá para vender o carro." O ajudante-geral Juacaz Marciano da Boa Morte, 57, disse que ficou com medo ao viajar no primeiro vagão, que tem uma ampla janela frontal permite a visão do estreito trilho à frente da composição --sem maquinista. "Mas a gente se acostuma", diz o morador de Itaquera.

O trecho até a estação S. Mateus está previsto para o final do ano que vem. O traçado completo é entre a estação Ipiranga de trem e a Cidade Tiradentes, com 18 estações e 26,6 km. O investimento total previsto é de R$ 6,4 bilhões.

Folha de SP

Metrô abre maior monotrilho do mundo

O maior monotrilho do mundo abriu hoje para a população, de forma experimental, na primeira linha deste tipo de modal do Metrô de São Paulo. Com capacidade para mil passageiros em cada trem - metade de uma composição convencional -, o sistema ainda passa por testes e deve funcionar plenamente a partir de outubro. As duas primeiras estações da Linha 15-Prata, na zona leste da capital, apesar de atrasos para a inauguração, serão entregues ao público inacabadas.

Por enquanto, o ramal só vai operar aos sábados e domingos, das 10 às 15 horas, e com intervalos grandes entre as viagens. No resto da semana, continuarão a ser feitos ajustes e medições por parte do Metrô e da empresa canadense Bombardier, fabricante dos trens.

O Estado encontrou ontem técnicos avaliando a composição enquanto ela circulava entre as Estações Vila Prudente e Oratório, em uma viga de concreto armado a 15 metros de altura. A vertigem de estar suspenso em um trem sobre uma avenida extremamente movimentada, como a Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, é ampliada pelas grandes janelas de 1,2 metro de altura dos vagões do monotrilho. E também pela ausência de qualquer tipo de barreira na lateral externa da estrutura.

As vidraças são maiores do que as das composições convencionais do Metrô e, em determinados pontos, os passageiros ficam "grudados" na janela, algo impossível nos trens comuns, onde os assentos impedem uma aproximação maior do vidro. "Ai, meu Deus, não quero nem chegar perto!",disse uma repórter ao ver a altura, aproximando-se de um janelão.

O trem do monotrilho tem outras distinções. Ele não tem operadores - sua navegação é realizada por meio de um sistema de comunicação computadorizado. Na viagem de ontem, a reportagem notou que a trepidação do monotrilho, em seu deslocamento, é maior do que a dos demais trens, o que torna a viagem menos confortável. "Ele (o trem) com carga, com peso, diminui um pouco o balanço. Precisa de um lastro para ele firmar um pouco", afirmou um técnico do Metrô que acompanhou a viagem e preferiu não se identificar. Estrutura.

A superlotação, porém, não será algo raro quando a Linha 15-Prata estiver completa, em 2016, entre a região da Vila Prudente e Cidade Tiradentes, em um trajeto de 18 estações e 26,6 quilômetros. O ramal passa por bairros populosos, como Sapopemba e São Mateus. "Para as demandas da zona leste, deveria ser metrô mesmo, parrudo", diz o engenheiro Horácio Augusto Figueira, especialista em Transportes pela Universidade de São Paulo (USP) e que já trabalhou no Metrô. Ele teme que a ligação do monotrilho com a Linha 2-Verde, na Estação Vila Prudente, se torne um gargalo inviável quando a Linha 15 estiver pronta. Também há menos assentos: cada trem tem 120 vaga, ante 264 dos da frota K e 368 da antiga frota C, ambas na Linha 3-Vermelha.

O secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, disse ontem que investimentos em monotrilho têm sido comuns pelo mundo, em países como China e Índia. A previsão do dirigente era de que outras estações da Linha 15 abrissem neste ano, o que não vai acontecer. "Não tenho o cronograma aqui", respondeu ao ser perguntado ontem. Ponto de drogas. A Estação Oratório abre hoje só com uma de suas duas entradas aberta. A outra não tem ainda grande parte dos vidros que recobrem as escadas rolantes. Há muito lixo no local e moradores da Rua Nupeba, onde fica o acesso, reclamam que o espaço virou ponto de consumo de drogas à noite, porque não há iluminação. "É muito perigoso, enche de gente", afirma o eletricista Sidnei Koja, de 37 anos.

A reportagem encontrou pinos de cocaína pelo chão. O Metrô não se manifestou sobre o assunto. A Linha 15 custará R$ 6,4 bilhões para ser construída.As informações são do jornal

O Estado de S. Paulo.

Monotrilho abre no sábado com trepidação acima do comum

Abre ao público pela primeira vez às 10h deste sábado, 30, o sexto ramal do Metrô de São Paulo. Em forma de monotrilho, a Linha 15-Prata funcionará, inicialmente, apenas no trecho de 2,9 km entre as Estações Vila Prudente e Oratório, na zona leste.

Com isso, o sistema metroviário paulista atinge a marca de 78,4 km de extensão e 67 paradas - ainda acanhado para o porte da metrópole de 11 milhões de pessoas. Na tarde desta sexta-feira, 29, o jornal O Estado de S. Paulo fez o percurso, que dura cerca de quatro minutos. Chamou a atenção da reportagem a trepidação da composição, bem maior do que nas outras linhas.

"Ele com carga, com peso, diminui um pouco o balanço. Precisa de um lastro para ele firmar um pouco", afirmou um técnico do Metrô que acompanhou a viagem e que preferiu não se identificar.

Em janeiro, durante uma viagem de apresentação do monotrilho, entre a Estação Oratório e o pátio de manutenção dos trens, essa tremedeira fora do convencional já havia sido notada. Naquela época, o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, atribuiu o treme-treme ao fato de a composição ter passado por um "trecho não comercial", ou seja, por um trajeto pelo qual os passageiros não circularão.

Fernandes também havia dito que "em situação de reta e (em velocidade) mais próxima dos 60 km/h, que será a velocidade normal" o monotrilho não trepidaria tanto. Naquela ocasião, o trem circulara a uma velocidade máxima de 20 km/h. O secretário não acompanhou a viagem que a reportagem fez nesta sexta-feira e, portanto, não foi encontrado para comentar a trepidação.

Bancos

Outro aspecto que impacta a vista de quem entra no monotrilho é a quantidade de assentos à disposição dos passageiros. Há bem menos bancos nos vagões desse sistema do que nos de metrô comum. Cada composição da Linha 15-Prata possui 120 bancos. Os trens de metrô convencional da frota K, que roda nas Linhas 1-Azul e 3-Vermelha, têm 264 bancos cada um. Nos anos 1980, a frota C da Linha 3 disponibilizava 368 bancos por trem.

Embora seja o maior monotrilho do mundo em capacidade, cada trem da Linha 15 só poderá levar pouco mais do que mil pessoas por viagem, metade do que os outros trens do Metrô. Esse é um dos pontos mais criticados por urbanistas e especialistas em transportes, já que o ramal, quando pronto, atenderá áreas populosas carentes de meios de mobilidade de alta capacidade, como São Mateus, Sapopemba e Cidade Tiradentes, todos bairros na zona leste.

Atrasos

Inicialmente, o trecho, cuja construção se iniciou em 2010, era previsto para ser entregue em 2012. Depois, o prazo passou para 2013. No fim do ano passado, o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que concorre à reeleição, prometeu entregar o percurso em janeiro, o que não se concretizou.

Outras datas prometidas pelo governo foram março, maio, junho, julho e o dia 23 de agosto. A estação, a pouco mais de um mês do primeiro turno das eleições, agora abre ao público. Contudo, nas primeiras semanas, o trecho só funcionará aos sábados e domingos e das 10h às 15h. As viagens serão gratuitas.

"Tira quase 500 carros da rua, cada monotrilho", afirmou Alckmin na tarde desta sexta. "E já estamos em obra até São Mateus." O secretário Jurandir Fernandes destacou que os trens, fabricados pela canadense Bombardier, gastam menos energia por passageiro transportado do que os primeiros modelos de monotrilho.

Cinco dos 54 trens que operarão no ramal já foram entregues pela multinacional. A Linha 15, pelos dados iniciais, estará completa em 2016, com 26,6 km de comprimento e 18 estações. Ela custará R$ 6,4 bilhões para ser construída.

Diário do Grande ABC

29 de agosto de 2014

Monotrilho da Linha 15-Prata será aberto neste sábado

Com 2,9 quilômetros de extensão, a Companhia do Metropolitano de São Paulo inaugura o primeiro trecho do monotrilho da Linha 15-Prata neste sábado, 30/08. O trecho que será aberto para “visita controlada” é entre as estações Vila Prudente e Oratório.

 

Na fase inicial de operação, chamada “visita controlada”, o público poderá conhecer gratuitamente as estações Vila Prudente e Oratório da Linha 15-Prata e andar no trem do monotrilho. As visitas serão realizadas aos sábados e domingos, das 10h00 às 15h00.

Entre ambas as paradas, o percurso, em um elevado de 15 metros de altura sobre a Avenida Professor Luís Ignácio de Anhaia Mello, na Vila Prudente, na zona leste, será feito em um tempo médio de 4 minutos. O funcionamento em período integral será para viabilizar os ajustes finais dos equipamentos e sistemas, além de liberar as vias do monotrilho nos demais dias da semana para os testes dos novos trens da frota. Segundo previsão da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, o trecho passará a ter plena operação em outubro.

 

Quando a Linha 15-Prata estiver completa terá 26,6 km de comprimento e 18 estações, entre Ipiranga e Cidade Tiradentes. As obras do ramal iniciaram em 2010, e deverão ser concluídas em 2016. A linha custará R$6,4 bilhões para ser construída. A demanda prevista de passageiros para o trecho é de 13.300 mil  passageiros por dia.

 

Revista Ferroviária

28 de agosto de 2014

Sexta linha do Metrô de SP abre às 10h de sábado

Ramal terá, em princípio, 2,9 km de comprimento e apenas duas estações, na zona leste da capital paulista

Depois de vários atrasos, a Linha 15-Prata do Metrô, em forma de monotrilho, abrirá pela primeira vez ao público às 10h deste sábado, 30. Trata-se do sexto ramal do sistema metroviário paulista, inaugurado em 1974 e que hoje conta com 75,5 km de comprimento e 65 paradas -- ainda pequeno para o porte da capital paulista, uma das maiores cidades do mundo. Contudo, as duas estações entregues no fim de semana (Vila Prudente e Oratório) só funcionarão aos sábados e domingos e em horário restrito, das 10h às 15h.

A operação durante as primeiras semanas não será convencional. Ou seja, os trens do monotrilho rodarão com intervalos grandes e só quando houver um número específico de passageiros interessados em conhecer o novo sistema. Por isso, pessoas interessadas em utilizar os 2,9 km desse primeiro trecho como meio de transporte para compromissos devem se preparar para viagens mais demoradas do que o normal.

Entre ambas as paradas, o percurso, em um elevado de cerca de 15 metros de altura sobre a Avenida Professor Luís Ignácio de Anhaia Mello, na Vila Prudente, na zona leste, será feito em um tempo médio de 4 minutos. Uma ciclovia construída embaixo da obra também será entregue no sábado.

Quem quiser conhecer a Linha 15-Prata do Metrô não vai precisar pagar passagem enquanto a operação for assistida. A previsão da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos é que o trecho passe a funcionar normalmente em outubro. Nesse momento, haverá integração com a Linha 2-Verde do Metrô, na Estação Vila Prudente.

Quando o ramal estiver completo terá 26,6 km de comprimento e 18 estações, até a Cidade Tiradentes, também na zona leste. A linha custará R$ 6,4 bilhões para ser construída. As obras ali se iniciaram em 2010.


Caio do Valle - O Estado de S. Paulo

Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo abre neste sábado

As duas estações, Vila Prudente e Oratório, só funcionarão aos sábados e domingos e em horário restrito

Depois de vários atrasos, a Linha 15-Prata do Metrô, em forma de monotrilho, abrirá pela primeira vez ao público às 10h deste sábado, 30.

Trata-se do sexto ramal do sistema metroviário paulista, inaugurado em 1974 e que hoje conta com 75,5 km de comprimento e 65 paradas - ainda pequeno para o porte da capital paulista, uma das maiores cidades do mundo.

Contudo, as duas estações entregues no fim de semana (Vila Prudente e Oratório) só funcionarão aos sábados e domingos e em horário restrito, das 10h às 15h.

A operação durante as primeiras semanas não será convencional. Ou seja, os trens do monotrilho rodarão com intervalos grandes e só quando houver um número específico de passageiros interessados em conhecer o novo sistema.

Por isso, pessoas interessadas em utilizar os 2,9 km desse primeiro trecho como meio de transporte para compromissos devem se preparar para viagens mais demoradas do que o normal.

Entre ambas as paradas, o percurso, em um elevado de cerca de 15 metros de altura sobre a Avenida Professor Luís Ignácio de Anhaia Mello, na Vila Prudente, na zona leste, será feito em um tempo médio de 4 minutos.

Uma ciclovia construída embaixo da obra também será entregue no sábado.

Quem quiser conhecer a Linha 15-Prata do Metrô não vai precisar pagar passagem enquanto a operação for assistida. A previsão da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos é que o trecho passe a funcionar normalmente em outubro.

Nesse momento, haverá integração com a Linha 2-Verde do Metrô, na Estação Vila Prudente.

Quando o ramal estiver completo terá 26,6 km de comprimento e 18 estações, até a Cidade Tiradentes, também na zona leste. A linha custará R$ 6,4 bilhões para ser construída. As obras ali se iniciaram em 2010.

Estadão

Obras alteram circulação nas linhas da CPTM

Neste fim de semana, 30 e 31 de agosto, a CPTM prosseguirá com o cronograma de obras em algumas de suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato - Jundiaí]

Sábado: das 21h até o final da operação comercial, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação Campo Limpo Paulista. O intervalo médio será de 30 minutos entre Francisco Morato e Jundiaí.

Domingo: Das 8h às 18h, será feita manutenção nos equipamentos de via permanente entre as estações Perus e Caieiras. O intervalo médio será de 30 minutos entre Luz e Francisco Morato.


Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi - Amador Bueno]

Domingo: das 4h até meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Carapicuíba e Itapevi, em razão de serviços no sistema de sinalização. Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão entre as estações Carapicuíba e Itapevi com parada nas estações Barueri e Jandira para embarque e desembarque. As senhas para utilização dos ônibus de conexão deverão ser retiradas nas estações.

Das 9h às 19h, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de via permanente entre as estações Carapicuíba e Santa Terezinha. O intervalo médio será de 10 minutos entre Júlio Prestes e Carapicuíba durante toda a operação o comercial.

Linha 9-Esmeralda [Osasco - Grajaú]

Domingo: das 4h até meia-noite, haverá manutenção no sistema de rede aérea entre as estações Santo Amaro e Jurubatuba. No mesmo horário, haverá intervenções no sistema de distribuição de energia na região da Estação Osasco. Por esse motivo, os trens circularão entre as estações Grajaú e Presidente Altino. Para completar a viagem será necessário fazer a transferência para os trens da Linha 8-Diamante. Entre 9h às 19h, também serão realizadas obras nos equipamentos de via permanente e no sistema de sinalização, na região de Osasco.

Das 9h às 19, também serão realizadas obras na estrutura da passarela do Parque do Povo, e intervenções nos equipamentos que compõe o sistema de comunicação no trecho entre as estações Hebraica-Rebouças e Cidade Jardim.O intervalo médio será de 25 minutos em toda a linha durante a operação comercial.

Linha 10-Turquesa [Brás - Rio Grande da Serra]

Domingo: das 8h às 18h, haverá manutenção no sistema de sinalização entre as estações Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. O intervalo médio será de 20 minutos entre Mauá e Rio Grande as Serra.

Linha 11-Coral / Expresso Leste [Luz - Guaianazes]

Domingo: das 4h até meio-dia, as intervenções ocorrerão nos equipamentos de via permanente entre as estações Corinthians-Itaquera e Guaianazes. O intervalo médio será de 15 minutos em toda a linha.

Linha 11-Coral / Extensão [Guaianazes - Estudantes]

Domingo: das 4h até meio-dia, a circulação ficará interrompida entre as estações Guaianazes e Jundiapeba, devido a intervenções nos sistemas de rede aérea, nos equipamentos de via permanente e as obras de segregação da MRS.

Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão entre as estações Guaianazes e Jundiapeba, com parada nas estações Antônio Gianetti, Calmon Viana e Suzano para embarque e desembarque. Também haverá conexão entre as estações Ferraz de Vasconcelos [Linha 11] e Itaquaquecetuba [Linha 12] com parada na Estação Poá [Linha 11] para embarque e desembarque. As senhas para utilização dos ônibus de conexão deverão ser retiradas nas estações. O intervalo médio será de 15 minutos no trecho entre Jundiapeba e Estudantes.

Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]

Sábado: das 21h até o fim da operação comercial, serão realizadas obras no sistema de rede aérea entre as estações Comendador Ermelino e São Miguel Paulista. O intervalo médio será de 25 minutos em toda a linha.

Domingo: das 4h até meio-dia, os trabalhos estarão concentrados no sistema de rede aérea e nos equipamentos de via permanente entre as estações Comendador Ermelino e São Miguel Paulista. O intervalo médio será de 25 minutos em toda a linha.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800- 0550121.

27 de agosto de 2014

Não é só 'Candy Crush'... Usuários do Metrô de SP elegem games favoritos

'Subway Surfers', 'Perguntados' e 'Zombie Tsunami' são citados; veja vídeo.
G1 pede dicas de jogos e mostra como baixá-los para passar o tempo.

Assista às recomendações dos usuários do metrô.

Quando se passa horas dentro do ônibus, metrô ou trem para chegar a um compromisso, games de smartphones acabam sendo uma ótima distração. O G1 foi até a Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo para descobrir quais são os jogos favoritos de quem usa o serviço.

Outro app lembrado no Metrô de SP foi "Perguntados", de perguntas e respostas. O game é um dos mais baixados atualmente em smartphones e tablets e abrange questões de seis categorias: arte, ciência, esporte, entretenimento, geografia e história. Para Elaine Pereira, de 53 anos, o jogo é interessante porque "mexe muito com sua cabeça e deixa você ligada em coisas importantes", ajudando ainda a saber mais sobre temas da atualidade. De nome apropriado à ocasião, o game de corrida infinita "Subway Surfers", onde o jogador deve correr por trilhos desviando de trens e obstáculos, é um dos mais populares. "Jogo para o tempo passar mais rápido e a viagem ficar mais agradável", diz Lucas da Silva, um dos fãs do game.

"Gosto de jogos de bolha para passar o tempo e chegar ao destino com mais tranquilidade, sem prestar muita atenção no stress", diz Arnaldo Cruz. Apesar de não ser um smartphone, o videogame portátil Nintendo 3DS é fácil de ser visto no metrô. E no aparelho, os games de monstrinhos "Pokémon X & Y" são uma unanimidade. "Sou fã da série há um bom tempo e basicamente cresci com isso", diz Renan Mesquita. A analista de testes Camila de Oliveira, por sua vez, joga também os clássicos "Pokémon Black & White".Curiosamente, o megahit "Candy Crush Saga" não surge com a mesma frequência de antes. No entanto, o similar "Frozen Free Fall", que tem versão para Windows Phone, e outros dois jogos de quebra-cabeças do estúdio King – "Bubble Witch Saga" e "Pet Rescue Saga" – são comuns nos smartphones dos usuários.

"Gosto muito de jogar videogame nas horas vagas. Conforme ele foi evoluindo, deu cada vez mais vontade de jogar devido às novidades", disse. Ela conta ainda que também usa o tempo de viagem para jogar "The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D" em sua edição do 3DS adornada pelo dinossauro Yoshi.

'Subway Surfers': Luiz Felipe Souza da Silva, 19 anos, se diz fã do game de corrida infinita, onde o jogador deve desviar dos obstáculos para coletar moedas e itens. Disponível de graça para Android (baixe aqui), iOS (baixe aqui) e Windows Phone (baixe aqui).


'Perguntados': Elaine Aparecida Fonseca Pereira, 53 anos, costuma jogar o game de perguntas e respostas pela internet. Caso um dos jogadores erre, a vez é passada para o adversário. Disponível de graça para Android (baixe aqui) e iOS (baixe aqui).


'Bubble Witch Saga': Versão da King para o popular gênero de game de bolhas. O jogador precisa atirar e combinar os itens da mesma cor para limpar a tela. Disponível de graça para Android (baixe aqui) e iOS (baixe aqui);


'Zombie Tsunami': Larissa Squassoni gosta de jogar uma variante do gênero de corrida infinita onde é preciso guiar uma horda de zumbis e pular sobre carros e desfiladeiros. Disponível de graça para Android (baixe aqui), iOS (baixe aqui) e Windows Phone (baixe aqui).


´Pet Rescue Saga': Outro jogo de combinação da King onde o objetivo é destruir blocos para salvar os animais. Disponível de graça para Android (baixe aqui) e iOS (baixe aqui).


'Frozen Free Fall': Jéssica Gomes Capiri, 21 anos, joga bastante o game similar a "Candy Crush". O jogo é baseado na animação "Frozen", da Disney e tem como diferencial personagens com habilidades únicas. Disponível de graça para Android (baixe aqui), iOS (baixe aqui) e Windows Phone (baixe aqui).


'Eu Sei a Logo': Thaís Palma, 22 anos, passa o tempo com o teste de adivinhação de logotipos e logomarcas de empresas famosas. Disponível de graça para Android (baixe aqui) e iOS (baixe aqui).


'Pou': Um Tamagotchi para smartphones, "Pou" permite alimentar, personalizar e brincar com seu bichinho virtual. Disponível de graça para Android (baixe aqui) e iOS (baixe aqui).


'Candy Crush Saga': Glesia dos Santos está entre os adoradores de um dos games mais baixados para smartphones e tablets. "Candy Crush" recuperou o gênero de combinação de três e se tornou superpopular graças ao limite de movimentos por dia e às centenas de fases. Disponível de graça para Android (baixe aqui) e iOS (baixe aqui);

G1

Homem é preso por abusar de jovem em CPTM

Um homem de 49 anos foi preso dentro de uma estação de trem da CPTM, em São Paulo, por abusar de uma estudante de 18 anos. Ele aproveitou que o vagão estava lotado, para atacá-la.

ASSISTA O VÍDEO

Band

Furto de cabos prejudica a circulação da linha 11-Coral da CPTM

A extensão da linha 11-Coral (Guaianazes-Estudantes) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) circula com velocidade reduzida na manhã desta quarta-feira (27), devido a ato de vandalismo. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, o problema foi causado por furto de cabos.

 

Os trens operam com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as composições entre as estações Estudantes e Guaianazes.

 

Do R7

Ato de vandalismo prejudica circulação na Linha 11- Coral

Ato de vandalismo prejudica circulação na Linha 11- Coral

Trens circulam com velocidade reduzida entre Estudantes e Guaianazes. CPTM diz que suspeito foi detido com 20 metros de fios.

Um ato de vandalismo prejudica a circulação da Linha 11- Coral, de acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), no início da manhã desta quarta-feira (27). A empresa informou que cabos foram furtados. Os trens circulam com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre Estudantes e Guaianazes.

Por volta das 15h, técnicos ainda trabalhavam para reparar o problema. As plataformas ficaram lotadas por volta das 6h45, como mostrou o Bom Dia São Paulo.

Agentes da CPTM detiveram ainda durante a madrugada um homem que transportava 20 metros de fios que teriam sido retirados do sistema. O suspeito estava entre as estações Poá e Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo.
Ele foi levado para uma delegacia em Ferraz de Vasconcelos, onde um boletim de ocorrência de furto qualificado foi registrado.  De acordo com a empresa, o suspeito foi levado para o CDP de Suzano.

Metrô

No Metrô, os trens da Linha 3-Vermelha também circularam com velocidade reduzida por medida de precaução devido à chuva. Às 8h50, a circulação estava normalizada. A Linha 1- Azul também registrou lentidão, mas, por volta das 7h, o tráfego já estava normalizado, de acordo com a companhia.

G1

Grupo de jovens é agredido por seguranças da CPTM

Um grupo de 15 jovens estavam voltando de uma festa, por volta das 4h30 da manhã do último sábado (23), quando foram agredidos por vigilantes da CPTM. O caso ocorreu na Estação Primavera-Interlagos e foi registrado pela Delegacia da Barra Funda.

De acordo com Darlan Mendes, ele e os amigos estavam subindo para a plataforma quando a escada rolante da estação parou. Outro menino do grupo, Maurício, apertou um botão a fim de fazê-la funcionar.

No momento em que isto aconteceu, um vigilante da CPTM começou a xingar os jovens e, ao chegar na plataforma, dois vigilantes começaram a agredir 12 deles, entre meninos e meninas. Uma delas caiu da escada e outra teve um cassetete quebrado na perna.

Quando um vigilantes tentou ir para cima de uma menina, o restante do grupo tentou contê-lo. Ele acabou caindo na linha do trem

Segundo o relato de Darlan, ele foi procurar o responsável pela estação, porém, naquele momento, ele estava cochilando. Então, ele pediu ajuda para a SSO. Mais dois seguranças subiram para a plataforma, mas a agressão continuou. Uma das portas da estação foi quebrada.

Alguns dos jovens ligaram para a polícia, que foi ao local com quatro viaturas. Maurício afirma que os policiais estavam mais preocupados com danos materiais do que com os jovens. Eles aconselharam ao grupo que fossem registrar um Boletim de Ocorrência.

Os jovens, neste momento, estão na Delegacia da Barra Funda. De acordo com informações dadas por Darlan Mendes, eles devem fazer exame de corpo de delito para anexar ao B.O.

Até o momento da publicação, a CPTM não atendeu às ligações do DIÁRIO e nem respondeu ao e-mail para dar esclarecimentos sobre o caso.

Diário de SP

25 de agosto de 2014

Alckmin evita dar novo prazo para entrega de monotrilho atrasado

Governador disse que checaria dado e passaria 'direitinho' à reportagem

 

Adiada diversas vezes, a data da inauguração do primeiro trecho do monotrilho da Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo segue indefinida. Questionado na manhã desta segunda-feira, 25, sobre quando o percurso será finalmente aberto ao público, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) não respondeu. "Eu vou checar e passo para você direitinho", disse o tucano ao ser questionado pelo Estado. O dado, contudo, não foi informado após o término do evento, uma coletiva de imprensa no centro de informações da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp)

 

A última promessa de seu governo era a de que o ramal abriria no sábado passado, o que não se concretizou.

 

A primeira promessa de Alckmin era entregar o monotrilho no ano passado. No fim de 2013, o próprio governador começou a divulgar que a obra estaria pronta no início deste ano. O prazo depois foi alterado para março, maio, junho e julho.

 

Na semana passada, o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, havia cogitado abrir a Linha 15-Prata no sábado, 23. Mas na sexta-feira, 22, ele mesmo alterou a data, alegando que ainda faltava o recebimento de uma homologação internacional para o funcionamento dos trens do monotrilho.

 

Esse documento certifica a quantidade de horas de testes da composição exigidas antes do início de sua operação. Ainda segundo Fernandes, faltavam alguns ajustes a serem feitos no sistema.

 

Quando as Estações Vila Prudente e Oratório do monotrilho passarem a funcionar, estará inaugurada a sexta linha metroviária da capital paulista. O ramal ficará integralmente na zona leste da cidade. Quando a Linha 15 estiver pronta, terá 26,6 km e 18 estações, ligando a Vila Prudente à Cidade Tiradentes, ambas na zona leste. Ela custará R$ 6,4 bilhões. As obras na região começaram em 2010.

 

Estadão

24 de agosto de 2014

Paranapiacaba vira palco literário em setembro

Quem gosta de literatura não pode deixar de visitar a vila de Paranapiacaba, em setembro. Entre os dias 4 a 7, a antiga vila ferroviária sediará a 1ª Feira Literária do ABC, a Fliparanapiacaba. A programação é rica, extensa e vai homenagear Hilda Hilst, escritora por mais de 50 anos que faleceu em 2004. Mais de 50 convidados estão confirmados e deverão atuar em mesas de debates e palestras, oficinas de criação literária com certificação, contação de história, exposições fotográficas, lançamentos de livros, instalação sensorial; apresentação de vídeos; intervenções nas ruas; jogos lúdicos literários e muita música mesclada com literatura. Tudo de graça.

Para brindar a homenagem que a primeira edição prestará a Hilda Hilst, o trio formado por Giselle Maria (voz), Anette Camargo (piano) e Alexander Souza (piano) interpretará seus poemas musicados por Zeca Baleiro, dias 6 e 7, no Coreto Lyra. Natural de Jaú, a poetisa, dramaturga e ficcionista Hilda Hilst foi uma das principais escritoras das décadas de 1980 e 1990. "É uma das autoras que passeiam por todos os estilos da literatura, uma autora completa; que em 2014 completa 10 anos de sua morte, daí a homenagem", justifica Rosana Banharoli, jornalista e uma das coordenadoras da Fliparanapiacaba.

A 1ª Feira Literária do ABC é para o público de todas as idades. Assim, nos dias 5 e 6, terá Orquestra Infanto-Juvenil Locomotiva, com mais de 50 crianças, além da contação de histórias e apresentações de peças teatrais, entre elas O mundo imaginário,com o grupo Balaio D' Arte, e Mistério dos 4Ps, com o Teatro do Tomé. Além disso, todos os dias os autores convidados irão comercializar seus livros, em bancas que serão montadas no local.

Uma das principais atrações é a mesa literária de inclusão, sábado, dia 6, às 15h45, no Espaço Lyra, com participação de Kiusam de Oliveira, Simone Pedersen e Ana Paula Silva, todos da Fundação Doriva Nowill. A ideia da mesa é promover um debate sobre a inclusão social por meio da literatura. Esta e outras mesas inclusivas serão legendadas e também traduzidas em libras, em tempo real.

No Coreto Lyra, a banda Suidara Rock do Sertão vai inovar na animação, com show literomusical. A banda tocará músicas com poesias, com estilo de rock e ainda lembrando um pouco do sertão. "Será algo totalmente diferente", comenta Rosana.

Público diversificado

No sábado e domingo, a programação vai ser ainda mais recheada. Segundo Rosana, o festival mesclará apresentações de autores nacionais e da região. A expectativa é atrair visitantes de todo o Estado: de 1 m Il a 1,5 mil pessoas na quinta e sexta-feira; e no final de semana até 7 mil. "Nós focamos a princípio nos estudantes de Letras, mas foi uma surpresa sermos procurados para fazer parceria com a Universidade Federal do ABC, e com isso incluir alunos de Engenharia e Psicologia também no evento", comenta.

Rosana Banharoli comenta que o festival literário será uma grande oportunidade para o público conhecer grandes autores da literatura nacional e também os autores locais apresentarem seu trabalho para a população daqui. A Fliparanapiacaba conta com o apoio cultural de diversas instituições, como a Poiesis: Oficinas Culturais; Núcleo de Apoio ao Escritor; Casa das Rosas, Museu da Língua Portuguesa; OAB 38ª Subseção Santo André; CPTM; Hussardos Clube Literário; STN Caption; Instituto Hilda Hilst; Fundação Dorina Nowill e outros.

Fliparanapiacaba
De 4 a 7 de setembro,
Das 10 às 17h
Gratuito
Programação - http://fliparanapiacaba2014.wix.com/fliparanapiacaba
Repórter Diário 

Governo de SP firma contrato para construção de monotrilho do ABC

Segundo Geraldo Alckmin, início das obras é 'imediato'.
Parceria Público Privada assinada nesta sexta construirá Linha 18-Bronze.

Ao lado da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), assinou na última sexta-feira (22) o contrato de concessão para a construção da Linha 18-Bronze. O monotrilho vai interligar a capital paulista a Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano, no ABC. As obras devem começar imediatamente, segundo o governo estadual.

A Linha 18 deverá ter uma demanda diária de 314 mil passageiros e ligará a Estação Tamanduateí, com integração para as linhas 2-Verde, do Metrô, e 10-Turquesa, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ao sistema de transporte coletivo intermunicipal. Serão construídas 13 estações ao longo de 14,9 km.

O consórcio ABC Integrado, que venceu uma concorrência internacional por meio de Parceria Público-Privada (PPP), tem quatro anos para concluir a construção. As empresas Primav, Encalso, Cowan e Benito Roggio Transportes terão ainda 21 anos para operação comercial e manutenção do sistema.

Um total de R$ 4,2 bilhões serão investidos nas obras. O governo e a iniciativa privada investirão R$ 3,8 bilhões (50% cada um). O governo federal investirá R$ 400 milhões oriundos do Orçamento Geral da União- PAC 2, a fundo perdido. Cerca de R$ 406 milhões, do montante investido pelo governo serão utilizados para financiar as desapropriações necessárias para a execução da obra.

Os terrenos necessários para a implantação da linha foram doados pelas prefeituras locais. Os prefeitos de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT), participaram do evento no Palácio dos Bandeirantes, na Zona Sul de São Paulo.

“A Linha 18 é feita de grandes parcerias: o governo federal, das prefeituras de São Paulo, São Caetano, Santo André e São Bernardo do Campo. Então, é uma união de esforço dos três níveis de governo e da iniciativa privada, porque metade dos recursos da obra é privada”, afirmou Geraldo Alckmin.

De acordo com o governador, as obras devem começar imediatamente. “[O início] é imediato, agora é já iniciar a desapropriação, já montar canteiros, mas acho que a população vai sentir  mais em 90 dias”, observou.

O secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, explicou que a escolha do monotrilho para atender a demanda no ABC se baseou em estudos sobre a demanda da região.

“Cada trem [do Monotrilho] tira 10 a 12 ônibus das ruas e 500 carros. É não-poluente, elétrico, silencioso, confortável”, afirmou Alckmin. O governador afirmou que a opção pelo monotrilho reduz o número de desapropriações. O número de famílias que terão que deixar suas residências, no entanto, não foi informado.
Miriam Belchior, que representou a presidente Dilma Rousseff (PT) que não pode comparecer ao evento, elogiou a iniciativa. “Acredito que a obra vai inaugurar essa nova lógica e, com isso, contribuir de uma maneira importante para melhorar o transporte coletivo urbano tanto na capital como no conjunto da região metropolitana”, disse a ministra do Planejamento.

G1

Alckmin diz que estuda trem entre cidades no interior paulista

Candidato à reeleição ao governo de SP, ele falou sobre projeto nesta sexta.
Governador informou ainda que pretende expandir VLT até a Praia Grande.

O governador e candidato à reeleição, Geraldo Alckmin (PSDB), falou na última sexta-feira (22) de seus projetos na área de transporte coletivo sobre trilhos para a regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas, assim como para a Baixada Santista.

Alckmin disse ainda que estuda a implantação do “trem intercidades” para transporte de passageiros entre cidades do interior. “É a volta do trem para o interior”, declarou. No litoral, Alckmin pretende expandir até Praia Grande o trecho a ser percorrido pelo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Até o momento, o projeto está previsto para ligar Santos a São Vicente. “Nossa prioridade é transporte metropolitano. Na Baixada Santista, o VLT, que já está em obras ligando São Vicente a Santos, nós vamos expandi-lo até Praia Grande. O Corredor Noroeste, na região metropolitana de Campinas [irá] desde Santa Barbara d´Oeste até Campinas. E também a linha 4 do Metrô ir até Taboão da Serra”, afirmou.

Em dezembro do ano passado, o governador havia divulgado a abertura em 2014 de um edital para a ligação por trem entre as cidades do interior. Na época, ele citou que a primeira etapa de obras com 430 quilômetros de extensão teria início por Campinas e passaria ainda por Americana, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia, Valinhos e Vinhedo, além de Jundiaí e capital.

Questionado se a resistência da candidata à Presidência da República Marina Silva (PSB) em dividir palanque com ele no estado de São Paulo poderia prejudicar a campanha tucana, Alckmin desconversou. “Eu sempre tenho reiterado meu apreço, meu respeito, a minha admiração pela Marina. Eu reitero aqui esse apreço”, declarou.

Monotrilho até o ABC

Nesta sexta-feira, o governador assinou no Palácio dos Bandeirantes, na Zona Sul de São Paulo, na presença da ministra do Planejamento Mirian Belchior o contrato de concessão da Parceria Público-Privada (PPP) que irá construir a Linha 18-Bronze. O monotrilho vai interligar a capital paulista a Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano, no ABC. As obras devem começar imediatamente.

O consórcio ABC Integrado terá quatro anos para concluir a construção de 13 estações em um trajeto de 14,9 km. A obra prevê um investimento de R$ 4,2 bilhões, sendo que R$ 3,8 bilhões serão financiados pelo governo do estado e pela iniciativa privada. Cerca de R$ 400 milhões vêm do Orçamento Geral da União-PAC 2, a fundo perdido. As Prefeituras doaram os terrenos necessários para a implantação do monotrilho.

G1

Obras alteram circulação nas linhas da CPTM

Neste domingo, 24 de agosto, a CPTM prosseguirá com o cronograma de obras em algumas de suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato - Jundiaí]

Domingo: das 4h até meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Perus, em razão de obras no sistema de rede aérea e nos equipamentos de via permanente. Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Perus, com parada na Estação Pirituba para embarque e desembarque. O intervalo médio será de ¬¬21 minutos entre Luz e Palmeiras-Barra Funda e de 15 minutos entre Perus e Jundiaí.

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi - Amador Bueno]

Domingo: das 4h até meia-noite, haverá manutenção entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Imperatriz Leopoldina. O intervalo médio será de 25 entre Júlio Prestes e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda [Osasco - Grajaú]

Domingo: das 4h até meia-noite, serão feitas intervenções no sistema de distribuição de energia entre as estações Presidente Altino e Osasco. Por esse motivo, os trens circularão entre as estações Grajaú e Presidente Altino. Para completar a viagem será necessário fazer a transferência para os trens da Linha 8-Diamante. Durante toda a operação comercial, também serão realizadas obras na estrutura da passarela do Parque do Povo, localizada entre as estações Cidade Jardim e Vila Olímpia.

Das 9h às 19h, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de via permanente entre as estações Presidente Altino e Ceasa, além das intervenções nos equipamentos que compõe o sistema de comunicação no trecho entre as estações Pinheiros e Cidade Jardim. O intervalo médio será de 17 minutos em toda a linha.

Linha 10-Turquesa [Brás - Rio Grande da Serra]

Domingo: das 8h às 16h, haverá manutenção nos equipamentos de via permanente entre as estações Santo André e Capuava. O intervalo na linha será de 17 minutos em toda a linha.

Linha 11-Coral / Expresso Leste [Luz - Guaianazes]

Domingo: das 4h até meia-noite, haverá manutenção nos equipamentos de via permanente entre Tatuapé e Corinthians-Itaquera. O intervalo médio será de 15 minutos nesse trecho.

Linha 11-Coral / Extensão [Guaianazes - Estudantes]

Domingo: das 4h até meia-noite, os serviços estarão concentrados no sistema de sinalização e nas obras da nova Estação Suzano. O intervalo médio será de 22 minutos nesse trecho.

Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]

Domingo: das 4h até meia-noite, a circulação estará interrompida entre as estações Brás e Calmon Viana, em razão de intervenções que abrangem equipamentos de via permanente, sistema de rede aérea e sinalização, além das obras de segregação de via feitas pela MRS. Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão. A opção no trecho entre as estações Brás e Tatuapé serão os trens do Expresso Leste. Haverá ônibus de conexão, nas seguintes estações:

*Tatuapé a Itaim Paulista: ônibus com paradas para embarque e desembarque nas estações USP Leste e São Miguel Paulista.
*Itaim Paulista a Poá: ônibus com paradas para embarque e desembarque nas estações Itaquaquecetuba e Aracaré.

As senhas para utilização dos ônibus de conexão deverão ser retiradas nas estações.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800- 0550121. 

23 de agosto de 2014

Metrô desiste de instalar portas de plataforma

Após 4 anos, Vila Matilde ganhará o sistema em setembro, mas outras 12 paradas, incluindo Sé e República, não terão mecanismo
Instaladas há quatro anos, as portas de plataforma da Estação Vila Matilde, na superlotada Linha 3-Vermelha do Metrô, nunca funcionaram. Agora, a empresa, que é controlada pelo governo do Estado, promete finalmente entregá-las à operação, em setembro.

Entretanto, outras 12 paradas que receberiam o equipamento - feito para impedir a queda de pessoas e objetos nos trilhos - deixarão de receber o mecanismo, pois o contrato com o consórcio responsável será rescindido.

A decisão foi anunciada por meio de nota do Metrô de São Paulo. De acordo com a companhia, o cancelamento ocorrerá porque faltou "capacidade" às empresas envolvidas no projeto. Dessa forma, estações movimentadas como República e Sé, previstas para ganhar as barreiras de vidro, ficarão sem elas. "O consórcio contratado para executar os serviços era formado por duas empresas: uma coreana (Poscon) e outra brasileira (Trends), que apresentou problemas de ordem financeira, levando à paralisação dos serviços no início de 2011", divulgou a companhia. A empresa estrangeira assumiu sozinha a instalação das defensas na sequência, tendo retomado o serviço em 2012.

Segundo o Metrô, no entanto, houve atraso, o que levou à aplicação de uma multa de cerca de R$ 7 milhões, correspondente a 10% do valor total do pacote contratado de portas de plataformas nas estações antigas. O Ministério Público Estadual (MPE) chegou a abrir um inquérito no ano passado para investigar a instalação. Havia suspeita de improbidade administrativa.

Atualmente, apenas três estações da Linha 2-Verde, como a Vila Prudente, e as seis paradas já entregues da Linha 4-Amarela, entre as quais a Paulista e a Butantã, têm o dispositivo. A adoção das portas de plataforma, conforme especialistas, minimizaria atrasos e falhas. Hoje, com a superlotação, muitos passageiros seguram as portas comuns, por exemplo, e causam atrasos.

Gasto. A estudante Raquel Marinovic, de 18 anos, às vezes pega o trem na Estação Vila Matilde. Em sua opinião, até agora, o dinheiro público foi gasto à toa com a colocação das portas na parada. "Isso aqui fica lotado de manhã cedo, com muito empurra-empurra, chega a ser perigoso e elas poderiam ajudar."

Já a esteticista Dariane Simas, de 26 anos, conta que já viu uma bolsa cair nos trilhos, durante um horário de pico. "Tinham de instalar esses equipamentos em todas as estações."

Caio do Valle - O Estado de S. Paulo

Inauguração do monotrilho na zona leste é novamente adiada

Prevista para ocorrer neste sábado (23), a inauguração do monotrilho da Linha 15-Prata, entre as estações Vila Prudente e Oratório do Metrô foi novamente adiada. Não há nova data para o início da operação, de acordo com o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

 

De acordo com a reportagem, o atraso se deu por causa da ausência de um certificado de homologação internacional. O documento certificaria a quantidade de horas de teste exigidas para que o monotrilho passe a funcionar.

 

O secretário afirmou ainda que há ajustes a serem feitos na operação dos veículos. Além disso existe uma defasagem entre as portas do trem e a plataforma. Segundo Fernandes, até 20 centímetros é uma distância tolerável, mas não pode ser mais do que isso.

 

Rede TV

As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.