CPTM vai abrir no dia 6 de janeiro a estação provisória Suzano

Estação Suzano

Previsão era de que tivesse entrado em operação ontem; mudança da data ocorreu depois de vistoria no local

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou ontem que a estação provisória de Suzano será aberta aos passageiros no próximo dia 6. A previsão inicial da empresa estadual era de que as plataformas temporárias entrassem em operação ainda em dezembro. O domingo acabou sendo escolhido em função da migração dos sistemas, que só pode ser executada em finais de semana

De acordo com a assessoria de Imprensa, já foi concluída a demolição dos imóveis que interferiam na obra e as equipes continuam trabalhando na execução das salas técnicas e caixas d´água. Também estão em andamento o serviço de nivelamento do terreno e a execução de blocos de fundações para as plataformas.

Na manhã de ontem, o DAT esteve no local e verificou que os funcionários da empreiteira Mendes Júnior estão trabalhando em diversas frentes, inclusive para a conclusão da plataforma e das escadarias que darão acesso às bilheterias, tanto pela rua Dr. Prudente de Moraes quanto pela avenida Major Pinheiro Fróes. A cobertura do acesso não foi instalada ainda. Todo serviço deverá ser concluído até o final da próxima semana.

O DAT apurou que a direção da CPTM pretendia inaugurar ontem a estação provisória. Diretores da companhia, que é vinculada à Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos, chegaram a vistoriar a obra na semana passada e constataram que o espaço temporário de embarque e desembarque não ficaria pronto em tempo.

Ficou estabelecido, então, o dia 6 de janeiro para o início da operação da estação provisória, que deverá ser utilizada até meados de 2014, quando a CPTM poderá inaugurar a definitiva, que será erguida no terreno da antiga, cuja demolição acontecerá logo depois que os serviços forem transferidos para a provisória.
Enquanto os funcionários da Mendes Júnior correm para liberar a nova passarela, as bilheterias e as plataformas na primeira semana de 2013, fontes ligadas à CPTM alertaram sobre eventuais problemas que poderão ocorrer assim que a estrutura for aberta ao público.

A preocupação maior é com o fato de que o acesso sobre os trilhos servirá para os usuários alcançarem as novas plataformas e também para ir de um lado a outro da cidade. Segundo informações da própria CPTM, a passarela de pedestres (que abriga dezenas de vendedores ambulantes) deverá ser demolida em janeiro e, com isso, a passagem ainda em obras terá dupla finalidade: garantir o acesso dos passageiros às plataformas e a ligação a milhares de pedestres entre o centro e a região norte de Suzano. "As escadas (externas) não comportarão tanto movimento", observou um servidor que pediu anonimato.

DAT

Um comentário:

  1. eu como leigo, tive a mesma impressão. No momento em que os passageiros de uma composição desembarcarem, póderá ocorrer congestionamento na passarela.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita!

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com propagandas (spam);
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas