Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

4 de julho de 2017

CPTM lança novo canal de comunicação com usuários

Serviço Expresso Leste da Linha 11-Coral também recebe novo trem

A partir desta terça-feira (4/7), os usuários contam com um novo canal de comunicação com a Companhia. É o Conexão CPTM, um chat disponível no site http://www.cptm.sp.gov.br/Pages/atendimento.aspx . Durante a fase de testes, o serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. A previsão é que os horários sejam ampliados a partir da segunda quinzena de julho.

Para utilizar o chat, basta um celular, tablet ou computador com acesso à internet para permitir a navegação no site da CPTM, onde há um ícone para o cidadão interagir on-line. O chat é operado pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).

Permanecem à disposição dos passageiros os demais canais de comunicação, como as redes sociais (Twitter e Facebook), o telefone 0800-055-121 (24 horas), o Disk Denúncia pelo celular 97150-4949, além do formulário eletrônico disponível no site.

Novo trem na Linha 11-Coral

O novo canal de comunicação foi lançado durante evento de entrega do 14º trem, que atenderá o serviço Expresso Leste, na Linha 11-Coral (Luz-Guaianases). Equipada com os itens mais modernos de tecnologia e acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, a composição faz parte das 65 unidades adquiridas pela CPTM.

Esse é o terceiro trem novo incorporado à frota do Expresso Leste, serviço que começou em 2000 e hoje transporta cerca de 500 mil usuários por dia. A Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato) já recebeu 11 unidades, iniciando o processo de padronização da frota desta linha.  Os demais trens serão distribuídos de acordo com a necessidade operacional.

A nova composição traz uma novidade: os monitores instalados no interior deste trem exibirão gravuras do artista francês Jean-Baptiste Debret, pintor que melhor retratou a sociedade brasileira do início do século XIX.  São 30 imagens produzidas entre 1816 e 1831, com cenas do cotidiano e das manifestações culturais da época.

As gravuras integram a exposição “Debret e os 25 anos da CPTM”, que está em cartaz na Estação da Luz e celebra o jubileu de prata da Companhia. Resultado de uma parceria com o Acervo dos Palácios do Governo e com apoio da Imprensa Oficial e do Metrô, a mostra reúne cópias de gravuras da Coleção Castro Maya, uma das maiores de Debret existentes no Brasil. A curadoria é de Ana Cristina Carvalho, diretora-curadora do Acervo dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo.


Exposição “Debret e os 25 anos da CPTM”
Local: Estação da Luz da CPTM até 8 de julho, quando será transferida para o mezanino da estação Luz do Metrô
Data: até 31 de julho


CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos