26 de junho de 2017

Trem da CPTM recebe peça teatral sobre imigrantes

Coletivo Estopô Balaio apresenta novo projeto nas Linhas 10-Turquesa e 11-Coral

Os usuários que passarem pelas estações nas linhas 10-Turquesa e 11-Coral, nos dias 27 e 28 de junho, poderão conferir o lançamento da primeira temporada do novo projeto do Coletivo Estopô Balaio.  Trata-se da peça “Nos trilhos abertos de um leste imigrante”, inspirada nas histórias de usuários da própria CPTM.

Durante 24 meses, os artistas do grupo teatral ouviram os relatos dos usuários que, devido à distância, sentiam falta de familiares e amigos. Sem saber ler e escrever, esses usuários recorriam aos atores que se disponibilizavam nas estações para escrever cartas voluntariamente aos entes queridos, amenizando assim a saudade. A conversa se estendia além dos textos das cartas, normalmente carregada de lembranças às vezes boas, às vezes ruins, mas sempre cheia de emoções. Essas histórias foram transformadas em arte e poesia pelo Coletivo Estopô Balaio, que agora devolvem em forma de peça teatral ao público inspirador.

A peça se inicia na Estação Brás da CPTM, às 13h30, e para participar os interessados devem se inscrever pelo e-mail reservas@coletivoestopobalaio.com.br.

Coletivo Estopô Balaio: com o olhar atento às manifestações de dança de rua, grafite e outras intervenções culturais, o grupo tem residência artística no Jardim Romano e conta com a participação de artistas migrantes, que ajudam a resgatar as experiências e memórias desta comunidade da zona leste. O coletivo é vencedor do Prêmio Rumos, do Itaú Cultural, entre outros prêmios.

O projeto de Escrita de Cartas passou por 4 estações da CPTM e mais de mil cartas foram escritas. Desde 2015, a Linha 12-Safira recebe o Espetáculo “Cidade dos Rios Invisíveis” inspirado no livro “Cidades Invisíveis”, do escritor italiano Ítalo Calvino. Na obra, o autor relata a memória das cidades visitadas por Marco Polo, que integravam o reino do imperador Kublai Khan.

Serviço
Coletivo Estopô Balaio- “Nos trilhos abertos de um leste imigrante”
Local: Linhas 10-Turquesa, 11-Coral
Datas: 27 e 28/6
Horários: 13h30 no Centro Cultural da Estação Brás

CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).