8 de junho de 2017

Projeto transforma uniformes usados da ViaQuatro em peças de roupas e acessórios

Parceria entre ViaQuatro e Retalhar garantiu a destinação ambiental adequada a 1,2 toneladas de tecido com a reciclagem de quase 3 mil uniformes

A ViaQuatro, concessionária que administra a Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, é a primeira empresa do setor de transporte coletivo a firmar parceria com a empresa socioambiental Retalhar para reciclar os uniformes descartados por seus colaboradores. A iniciativa reduz emissões de carbono e poupa aterros sanitários. A Retalhar se responsabiliza e atesta a correta destinação dos resíduos têxteis por meio da emissão de um certificado ambiental.

De janeiro a maio, 2.943 peças de uniformes   não contaminados foram destinados a Retalhar e receberam destinação ambiental adequada, somando 1,2 toneladas de tecido. Ao evitar a incineração desse material, 17,8 tCO²e (toneladas de CO² equivalente) deixaram de ser lançadas na atmosfera (volume proporcional ao plantio de 113 árvores). Também foram poupados 9,1m³ de aterro, proporcional ao volume de quase dois carros populares.

O resultado da reciclagem volta ao mercado em peças de roupas e acessórios, como cobertores populares, aventais, estojos, necessaires e até mantas para construção civil e automobilística.

“Demonstramos proatividade frente à preocupante situação dos resíduos sólidos no Brasil, evitando prejuízos ao solo e à água”, afirma Juliana Alcides, gestora de Sustentabilidade da ViaQuatro. Ela ressalta que a concessionária aderiu à parceria também pelo aspecto social, pois a Retalhar prioriza a inclusão ao beneficiar sete cooperativas que empregam 37 mulheres.

“A ideia é fomentar a economia solidária, contribuindo para o cálculo do valor do produto de forma viável para todos os envolvidos – empresas e cooperativas. Com isso, temos a criação de empregos e geração de renda e o empoderamento de cooperativas, por meio do incentivo à formalização e à profissionalização dos processos”, afirma o gestor ambiental Jonas Lessa, sócio da Retalhar.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa
ÚNICO DA REGIÃO ENTREGUE TOTALMENTE ACABADO, COM PISO EM TODAS AS ÁREAS ✅ ESCRITURA GRÁTIS! 💥 APARTAMENTOS LOCALIZADOS A 1,8 KM DA ESTAÇÃO BALTAZAR FIDÉLIS 💥 Se você: ✅ Trabalha registrado ✅ Possui renda familiar de R$ 2200 ou mais ✅ Possuis FGTS Não perca mais tempo, saiba que você possui um excelente potencial de financiamento e não pode deixar essa oportunidade escapar! SUA OPORTUNIDADE CHEGOU ✅ 1 Vaga ✅ Condomínio com portaria 24hs. ✅ Piscina ✅ Salão de Festas ✅ Churrasqueira ✅ Quadra ✅ Playground ✅ Plantas de 46 e 46 M². O único da região que entrega totalmente acabado e pronto para morar ***Use seu FGTS *** Financiamento Caixa Econômica Federal *** Entrega garantida pela Caixa prevista para maio de 2019. Localização Município: Francisco Morato CEP do imóvel: 07996-005 Bairro: Res São Luis VISITAS SOMENTE COM AGENDAMENTO PRÉVIO Fale com agora mesmo no telefone ou WhatsApp com: RICARDO - 11-987405205