ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

18 de abril de 2017

Mais de 300 livros serão distribuídos em viagem de trem da CPTM

Ação antecede a Semana Senac de Leitura, que ocorrerá entre os dias 24 e 29 de abril

Uma ação inusitada de incentivo à leitura acontecerá em um trem da CPTM nesta terça-feira (18/04), a partir das 8h50, para anunciar a Semana Senac de Leitura, a ser realizada entre os dias 24 e 29 de abril.

Para a surpresa e alegria dos usuários, um trem vazio chegará à Estação Pinheiros, na Linha 9-Esmeralda, com destino à Grajaú repleto de livros. Os exemplares serão disponibilizados em todos os assentos da composição, totalizando mais de 300 unidades. O trem da atividade será escolhido na hora, a partir das 8h50, e, por isso, os passageiros não saberão sobre os livros antes de embarcarem na composição.

A ação, chamada “Desapega na CPTM”, também faz parte do Projeto Livro Livre da Companhia que realiza doações de livros em estações e incentiva a prática do bookcrossing, movimento que inspirou o projeto e que ocorre em vários lugares do mundo com um convite sedutor: deixar livros em locais públicos, como uma estação ou banco de trem, para que outros leitores os encontrem e, após a leitura, faça-os circular, ampliando o acesso ao conhecimento.

Já a programação da Semana Senac de Leitura, que acontece de 24 a 29 de abril em toda a rede, incluirá encontros literários com os autores, roda de leitura, workshops, exposições e feira de troca de livros. Confira as atividades de cada unidade no Portal Senac: www.sp.senac.br/semanasenacleitura.


Projeto Livro Livre

Desde 2006, a CPTM realiza o projeto Livro Livre, que chega a sua 12ª edição neste ano, promovendo a leitura entre os usuários das seis linhas da Companhia. Neste período, já foram distribuídos mais de 170 mil títulos. Para quem quiser contribuir com a iniciativa, as doações podem ser feitas durante todo o ano na CPTM.

São seis as estações que recebem estantes fixas do projeto: Piqueri (Linha 7-Rubi), Vila Olímpia (Linha 9-Esmeralda), Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra (Linha 10-Turquesa), Mogi das Cruzes e Estudantes (Linha 11-Coral). Os usuários que passam diariamente pelos locais podem pegar uma publicação, levar para casa ou ler no trajeto de trem e depois repassar o livro ou devolver à estante.

Ação “Desapega” na CPTM
Terça-feira: 18/4
Horário: a partir das 08h50
Local: Estação Pinheiros, na Linha 9-Esmeralda, plataforma de embarque para Grajaú


CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos