Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

15 de março de 2017

Com paralisação no transporte, SP bate recorde de trânsito da manhã de 2017

A Cidade registrou 124 km às 7h30. Manifestações contra a reforma da Previdência e Trabalhista também influenciaram no congestionamento.

A cidade de São Paulo bateu o recorde de lentidão da manhã em 2017 às 8h desta quarta-feira (15). O congestionamento chegou a 139 km. O recorde anterior foi no dia 22 de fevereiro, às 9h30, com 104 km de lentidão. O maior índice já registro pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) é de 249 km, às 10h, no dia 23 de maio de 2012.

Manifestações por toda a cidade e greves nos ônibus e Metrô influenciaram no congestionamento.

Metrô e CPTM

Após começar o dia sem nenhuma movimentação, trechos das linhas 1-Azul (entre Ana Rosa e Luz), 2-Verde (Ana Rosa e Clínicas), 3-Vermelha (entre Marechal Deodoro e Bresser Mooca) e 5-Lilás (Capão Redondo e Adolfo Pinheiro) entraram em operação por volta das 6h30, de acordo com o Metrô.

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo realizou na semana passada uma assembleia que determinou a paralisação. Nesta terça-feira (14), eles mantiveram a decisão e definiram o tempo da paralisação, que, a princípio, seria de 24 horas. Apenas a Linha 4-Amarela, privada, informou que funcionaria normalmente.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) também adiantou que não pararia as atividades.

Ônibus

O Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores Rodoviários Urbanos de São Paulo também definiu em assembleia uma paralisação das 0h às 8h.

Ônibus das 17 empresas que operam na capital não saíram das garagens. Apenas alguns, das empresas permissionárias (antigas lotações), estão circulando. A paralisação também afeta as linhas da EMTU que atendem a população nas regiões de Guarulhos, Alto Tietê, ABCD e na Baixada Santista.

Os terminais de ônibus da Barra Funda, Pinheiros Capelinha, Cachoeirinha, Bandeira, Grajaú e Santo Amaro até abriram as plataformas nesta quarta, mas, sem ônibus rodando, estavam vazios. Muitos passageiros já sabiam da paralisação e nem perderam tempo esperando os coletivos. Já os desavisados eram informados no local sobre a greve.

No Terminal Varginha, na Zona Sul, um ônibus biarticulado bloqueava o acesso dos demais coletivos às plataformas para impedir motoristas que não aderiram a greve de pegar passageiros.

Liberação do rodízio

O rodízio de carros e a cobrança de Zona Azul foram suspensos pela Prefeitura. Os corredores de ônibus estão liberados para o tráfego de táxis, com ou sem passageiros, e ônibus fretados. Durante toda a manhã, até as 12h, carros também poderão circular nas faixas exclusivas. Já o Viaduto Plínio de Queirós (Nove de Julho) foi liberado para todos os veículos.

Reformas do governo federal

O governo Temer detalhou, no fim do ano passado, pontos da reforma que quer promover na Previdência Social. O texto em apreciação no Congresso Nacional prevê, entre outras coisas, o estabelecimento de 65 anos como idade mínima para os contribuintes reivindicarem a aposentadoria.
Ainda em 2016, o governo federal apresentou uma proposta para também mudar a legislação trabalhista. Uma das ideias é permitir que negociações coletivas se sobreponham à lei. Em caso de acordo entre patrão e empregado, por exemplo, a jornada de trabalho poderia chegar a até 220 horas por mês (nos casos de meses com cinco semanas).

Vias bloqueadas

Ruas, avenidas e até rodovias foram bloqueadas contra manifestantes contrários às reformas na manhã desta terça-feira. Na Dutra, um grupo chegou a interditar todas as faixas da via no sentido de São Paulo