17 de fevereiro de 2017

Estação Júlio Prestes recebe locomotiva histórica

Exposição homenageia os 150 anos da São Paulo Railway, primeira ferrovia paulista, e os 25 anos da CPTM


Para os amantes da ferrovia, o final de semana em São Paulo será bem animado. A partir desde sábado (18), das 9h às 17h, a Estação Júlio Prestes, na Linha 8-Diamante, receberá a histórica locomotiva Berkshire.

A composição ficará exposta na plataforma 3, acompanhada de um carro de madeira (vagão) que estará aberto à visitação. Além de fotografar a locomotiva, os usuários poderão conferir a exposição sobre a história da ferrovia montada na plataforma e também entrar no carro de madeira. Monitores orientarão o público durante a visitação.

A exposição é resultado de uma parceria entre a CPTM e a ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), para as comemorações dos 150 anos da primeira ferrovia de São Paulo e dos 25 anos da CPTM.

A locomotiva permanecerá na Estação Júlio Prestes até o dia 26 de fevereiro, sempre das 9h às 17h, na plataforma 3, área paga da estação.

Locomotiva Berkshire

A locomotiva de rodagem 2-8-4T, conhecida também como “Berkshire”, foi fabricada pela North British Locomotive em 1938, na Escócia. A São Paulo Railway, primeira ferrovia do Estado de São Paulo, possuía 30 locomotivas deste modelo classificada como “Classe J”. Originalmente as composições usavam carvão e lenha como combustível. No final dos anos 1940, algumas unidades foram convertidas para queima de óleo combustível.

Em 1956, os modelos 2-8-4T foram aposentados. A locomotiva nº 91, modelo exibido na Estação Júlio Prestes, sobreviveu por ter sido usada como caldeira geradora de vapor nas oficinas da Lapa. Trata-se do único exemplar a vapor convencional, adquirido pela SPR no século XX, e que foi preservado.

São Paulo Railway

A São Paulo Railway Company (SPR) foi a primeira ferrovia construída em São Paulo e sua inauguração aconteceu em 1867. A ferrovia, com 159 km, ligava os municípios de Santos e Jundiaí, tendo como ponto de passagem a cidade de São Paulo. A linha férrea cruzava cidades como Cubatão, Paranapiacaba, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Mauá, Santo André e São Caetano do Sul até chegar à capital paulista. 

Em 1992, a linha foi dividida e coube a CPTM administrar os trechos Luz – Jundiaí, pela Linha 7-Rubi (antiga Linha A), e Brás – Rio Grande da Serra, pela Linha 10-Turquesa (antiga Linha D). As duas linhas também são utilizadas pelo Expresso Turístico que oferece viagens para Jundiaí e Paranapiacaba. A operação entre Rio Grande da Serra e o Porto de Santos é realizada atualmente pela MRS, que obteve a concessão para a circulação dos trens de carga.

Serviço

Exposição da Locomotiva a vapor Berkshire
Dias: de 18 a 26 de fevereiro
Horário: das 9h às 17h
Local: Estação Júlio Prestes, Linha 8-Diamante

CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).