24 de fevereiro de 2017

Conheça a operação do Metrô no Carnaval

Para quem pretende acompanhar os desfiles das escolas de samba no Anhembi, a dica é deixar o carro em casa e optar pelo transporte público. No Metrô, tanto na sexta-feira quanto no sábado de carnaval, todo o sistema metroviário irá funcionar nos horários habituais, com frotas dimensionadas para a demanda em cada faixa horária e trens reserva em todas as linhas. Para facilitar o deslocamento dos foliões, linhas de ônibus e vans do "Atende" partirão dos terminais das estações Palmeiras-Barra Funda e Portuguesa-Tietê do Metrô com destino ao Sambódromo. Para evitar atrasos, o Metrô recomenda aos usuários a compra antecipada das viagens. O usuário dispõe do serviço SMS-Denúncia para informar qualquer anormalidade no sistema. Basta enviar uma mensagem de texto para o número 97333-2252 para rápida atuação dos funcionários do Corpo de Segurança.
Linhas 5-Lilás e 15-Prata terão operação diferenciada no domingo de carnaval
No domingo de carnaval (26), as linhas 5-Lilás (Capão Redondo - Adolfo Pinheiro) e 15-Prata do Monotrilho (Oratório - Vila Prudente) terão horário diferenciado de funcionamento. A mudança acontece para dar prosseguimento aos testes no sistema de controle dos trens em ambas as linhas. Na Linha 5-Lilás, a interdição ocorrerá das 4h40 às 12 horas. Nesse período, os passageiros serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE, que circularão entre as estações Capão Redondo e Adolfo Pinheiro até a abertura das estações. Os usuários da Linha 9 - Esmeralda da CPTM, que fazem transferência gratuita para o Metrô na estação Santo Amaro, também serão atendidos pela estratégia. Já as linhas de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) serão remanejadas das estações Capão Redondo e Campo Limpo para a estação Santo Amaro.
Na Linha 15-Prata, as estações Vila Prudente e Oratório permanecerão fechadas ao público das 4h40 às 16 horas. Os usuários também serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que circularão no trecho entre as duas estações até o início da operação.
Nas demais linhas metroviárias, a abertura das estações acontecerá nos horários habituais.

Bicicletas liberadas na segunda e terça-feira de Carnaval

Quem quiser aproveitar os dias de folia para pedalar pela cidade, a boa notícia é que tanto na segunda quanto na terça-feira de Carnaval os ciclistas poderão transportar suas bicicletas no sistema metroviário durante todo o dia. As regras em vigor para utilização das bikes no Metrô continuam valendo no período carnavalesco: o limite permitido de embarque é de até quatro bicicletas por trem, sempre utilizando o último vagão. Além disso, não é permitido o transportes de bicicletas ao descer pelas escadas rolantes ou ao fazer uso dos elevadores.
Terça-feira de carnaval terá horário diferenciado na Linha 15-Prata
Na terça-feira de carnaval (28), para prosseguimento dos testes no novo sistema de controle dos trens, a Linha 15-Prata do Monotrilho novamente terá horário diferenciado de funcionamento. As estações Vila Prudente e Oratório permanecerão fechadas ao público das 4h40 às 16 horas e os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE, que circularão no trecho entre as duas estações até o início da operação. Nas demais linhas, a abertura das estações ocorrerá nos horários de costume. Já a frota de trens em circulação, em razão do feriado, será equivalente a utilizada aos domingos.
Quarta-Feira de Cinzas terá abertura das estações antecipada

Na quarta-feira de Cinzas (01/03), a abertura das estações metroviárias das linhas 1-Azul, 2- Verde, 3-Vermelha e 4-Amarela será antecipada para as 4 horas - 40 minutos mais cedo do que o habitual. A medida visa atender os usuários que desembarcam na capital pelos terminais rodoviários Tietê e Jabaquara (integrados à Linha 1-Azul) e Barra Funda (integrado à Linha 3-Vermelha). Nas linhas 5-Lilás e 15-Prata, a abertura das estações ocorrerá no horário habitual, a partir das 4h40. 

Para mais informações sobre a operação da rede metroviária, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (tel. 0800 770 7722), que funciona todos os dias, das 5h30 às 23h30. Já a Central de Atendimento da ViaQuatro (concessionária da Linha 4-Amarela) atende pelo tel. 0800 770 7100, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22 horas, e aos sábados e domingos, das 8h às 18 horas.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).