13 de janeiro de 2017

Seis pessoas são presas por vender créditos do bilhete único

Reportagem flagrou ação dos criminosos; grupo é apontado como principal causa do bloqueio de 90 mil cartões do bilhete nesta semana.

Seis pessoas foram presas suspeitas de vender créditos do bilhete único a passageiros do transporte público de São Paulo. O grupo foi detido na Estação Tatuapé do Metrô, na Zona Leste da capital paulista, e é apontado como principal causa do bloqueio de 90 mil cartões nesta semana.

Reportagem do SPTV flagrou a ação dos criminosos. Em um dos flagrantes, um jovem de bermuda e camiseta azul age sem ser incomodado na Praça do Correio, no Centro. Entre um ônibus e outro, ele oferece a passagem por R$ 1,30 a menos do que o preço original.

Com vários cartões na mão, ele comete a fraude: após receber o dinheiro do passageiro, entrega um bilhete que foi carregado por meio fraude. Assim que o passageiro passa pela catraca, o cartão é devolvido pela janela do ônibus.

Na entrada do Metrô Tatuapé, na Zona Leste, há vários fraudadores em frente à bilheteria. Eles oferecem a passagem o tempo todo. Uma delas tem até bordão: “Comigo é mais barato e sem fila, hein? Passagem mais baratinha é com a tia Amelinha, hein?”
O “passa-passa” de cartões acontece na frente de todo mundo, inclusive de seguranças e funcionários do Metrô.

Bloqueios

As fraudes foram a justificativa da SPTrans para bloquear 90 mil cartões sem nenhum tipo de aviso aos passageiros. Nesta tarde, o secretário de Mobilidade e Transportes da capital disse que esse processo de investigação ainda vai demorar.

“Isso ainda depende do desenvolvimento do projeto, de inteligência de software, mas acredito que de 12 a 16 semanas a gente vai ter alguma novidade que vai travar essa possibilidade de fraude", disse Sérgio Avelleda.

O secretário também admite que um houve um excesso de bloqueios, mas considera a medida inevitável. E foi justamente esse excesso mencionado pelo secretário que fez uma multidão lotar o único lugar da cidade onde é possível tentar resolver o problema: a sede da SPTrans, na Rua XV de Novembro, no Centro. Durante a tarde, o movimento ficou mais organizado.

O posto da SPTrans vai funcionar em horário especial nesta sexta: das 6h às 20h. Sábado e domingo também vai ter atendimento: das 9h às 18h. A Secretaria de Mobilidade e Transporte disse que vai fazer uma campanha de conscientização para que a população não caia no golpe da passagem mais barata.

Já sobre a ação de fraudadores em estações, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) diz que faz fiscalizações. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) disse que no último bimestre 19 pessoas foram presas por participar de fraudes no sistema do bilhete único.

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/seis-pessoas-sao-presas-por-vender-creditos-do-bilhete-unico.ghtml
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa
ÚNICO DA REGIÃO ENTREGUE TOTALMENTE ACABADO, COM PISO EM TODAS AS ÁREAS ✅ ESCRITURA GRÁTIS! 💥 APARTAMENTOS LOCALIZADOS A 1,8 KM DA ESTAÇÃO BALTAZAR FIDÉLIS 💥 Se você: ✅ Trabalha registrado ✅ Possui renda familiar de R$ 2200 ou mais ✅ Possuis FGTS Não perca mais tempo, saiba que você possui um excelente potencial de financiamento e não pode deixar essa oportunidade escapar! SUA OPORTUNIDADE CHEGOU ✅ 1 Vaga ✅ Condomínio com portaria 24hs. ✅ Piscina ✅ Salão de Festas ✅ Churrasqueira ✅ Quadra ✅ Playground ✅ Plantas de 46 e 46 M². O único da região que entrega totalmente acabado e pronto para morar ***Use seu FGTS *** Financiamento Caixa Econômica Federal *** Entrega garantida pela Caixa prevista para maio de 2019. Localização Município: Francisco Morato CEP do imóvel: 07996-005 Bairro: Res São Luis VISITAS SOMENTE COM AGENDAMENTO PRÉVIO Fale com agora mesmo no telefone ou WhatsApp com: RICARDO - 11-987405205