GREVE GERAL

Assembleia dos Ferroviários está marcada para hoje às 18h.

9 de janeiro de 2017

Guarda da CPTM atira após confusão com torcedores em Barueri

Segundo a companhia, ele foi afastado e pode ser demitido. Chefe da segurança diz que 'equipe foi severamente ameaçada'.

Um guarda que trabalha na segurança da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foi afastado depois de ter atirado durante uma confusão na plataforma da estação do Jardim Belval, em Barueri, na Grande São Paulo, na tarde de domingo (8), informou o SPTV.

A discussão e as agressões sofridas por torcedores que voltavam do jogo entre Santos e Audax, realizado na Arena Barueri, foram registradas em vídeos por passageiros.

Num deles, que foi publicado no Diário da CPTM, uma página independente na rede social em que o passageiros colocam informações sobre o sistema de trens, dá para ver a estação cheia de torcedores com a camisa do Santos. Um trem está parado na plataforma e há muitos guardas do corpo de segurança da companhia em volta deles.

Começa o empurra-empurra entre alguns torcedores e os guardas. De repente, um grupo corre por causa de três tiros (assista ao vídeo acima). Na imagem congelada dá para ver o clarão que sai da arma de um guarda no momento em que atira para o chão.

Na sequência, um torcedor é agredido pelos guardas e empurrado para dentro do vagão a chutes. As portas do trem são fechadas. O vendedor ambulante Marivaldo Ribeiro vendia espetinhos ao lado da estação na hora da correria. “O pessoal que veio lá de frente falou que foi próximo deles os tiros.

Saíram correndo.”

Depois da confusão, quem estava fora da estação ouviu comentários de que um passageiro teria sido atingido de raspão por um dos tiros. A reportagem do SPTV consultou a Polícia Civil em Barueri e a resposta foi de que ninguém procurou as delegacias para denunciar agressões cometidas pelos guardas da CPTM.

Questionado, o chefe da segurança da CPTM disse que torcedores estavam sem camisa e com bebidas alcoólicas, o que é proibido dentro das estações. E que, ao serem advertidos, foram para cima dos guardas.

“A equipe foi severamente ameaçada. Embora vamos frisar: o comportamento do agente tenha sido inadequado”, disse o coronel Iran Figueiredo Leão, gerente de segurança da companhia. “Ele foi retirado das atividades de campo até o término das investigações e ai as providencias administrativas serão tomadas.”

O guarda que atirou tem quase dez anos de casa. Ao final das investigações ele pode ser punido com uma advertência ou até com sua demissão.


G1 http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/guarda-da-cptm-atira-apos-confusao-com-torcedores-em-barueri.ghtml
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).