Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

12 de dezembro de 2016

Em 5 anos, transporte individual cresceu 3,6 vezes mais que trens e metrôs, diz CNT

Entre 2010 e 2015, transporte individual cresceu 24,5%, enquanto o metroviário, 6,7%; dados fazem parte de pesquisa da CNT sobre transporte metroferroviário de passageiros.

O transporte individual de passageiros cresceu 3,6 vezes mais do que o transporte de trens e metrôs entre 2010 e 2015, apontou levantamento divulgado nesta segunda-feira (12) pela Confederação Nacional de Transporte (CNT).

Ainda de acordo com o estudo, nas 13 regiões metropolitanas com sistemas de trens de passageiros e metrô a população cresceu 6,2% entre 2010 a 2015. No mesmo período, afirma a CNT, a frota de transporte individual – carros e motos – cresceu 24,5%, enquanto a malha dos sistema metroferroviário se expandiu apenas 6,7%.

Os dados da pesquisa “Transporte metroferroviário de passageiros” mostram ainda que o aumento do transporte individual leva a “mais congestionamentos e deslocamentos diários cada vez mais demorados”.

O estudo da CNT estima que o Brasil precisa construir 850 quilômetros de malha de metrôs e trens de passageiro para modernizar o transporte urbano nas grandes cidades. Atualmente, o país tem 1.062 quilômetros de trens de passageiros e metrôs. Para ampliar a malha seriam necessários investimentos de R$ 167,13 bilhões.

“Sem os investimentos corremos o risco de ter uma estagnação. Se o sistema não crescer, a qualidade cai, o que inibe a entrada de novos usuários”, afirmou o diretor executivo da CNT, Bruno Batista.


G1