ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

1 de dezembro de 2016

Edital que passa 2 linhas do Metrô de SP à iniciativa privada será publicado na quinta

Objetivo é passar para empresas a operação das linhas 5-Lilás e 17-Ouro. Consórcio vencedor deve passar a administrar as duas a partir do primeiro semestre de 2017.

edital para a concessão das linhas 5-Lilás e 17-Ouro do Metrô de São Paulo para a iniciativa privada será publicado na quinta-feira (1º) no Diário Oficial do estado, informou o governador Geraldo Alckmin (PSDB) nesta quarta (30).
A consulta pública do edital vai até 20 de dezembro. É nesta fase que os interessados poderão consultar detalhes do projeto.
As linhas estão situadas na Zona Sul da capital paulista e vão compreender 27,5 km de trilhos e 25 estações quando concluídas. A 5-Lilás já opera com sete estações (entre Capão Redondo e Adolfo Pinheiro) e está sendo expandida até a Estação Chácara Klabin.

Já a linha 17-Ouro, que chegou a ser prometida para 2014, deve ficar pronta apenas no início de 2019 e vai ligar, em formato de monotrilho, o Aeroporto de Congonhas e a Marginal Pinheiros.

Em 25 de agosto, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, disse que a previsão é que o consórcio vencedor passe a operar as linhas a partir do primeiro semestre de 2017.

O modelo da concessão será o de outorga fixa de entrada. Ou seja, o consórcio pagará um valor para assumir a operação das linhas, e o governo do estado, por sua vez, fará uma remuneração por passageiro transportado.

Com isso, o modelo de operação por meio da iniciativa privada cresce nos transportes metropolitanos de São Paulo. A Linha 4-Amarela já é administrada por uma um consórcio de empresas. A intenção do governo de São Paulo é ainda conceder à iniciativa privada a operação de linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

G1