GREVE GERAL

Assembleia dos Ferroviários está marcada para hoje às 18h.

14 de novembro de 2016

Idec lança app para avaliação do transporte público

Lançada na semana passada, versão final do aplicativo MoveCidade permite que usuário registre problemas encontrados no transporte: de trens a bicicletas compartilhadas

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) acaba de lançar na Google Play Store o aplicativo MoveCidade.

Com a plataforma, os usuários da cidade de São Paulo (inicialmente) acabam de ganhar mais um canal para protestarem quando o serviço de transporte público não funciona a contento. Por exemplo, uma linha de ônibus - sejam eles municipais ou intermunicipais -, ou de trem e metrô, e até as estações de bicicletas compartilhadas poderá ter a avaliação nos seguintes quesitos: tempo de espera, lotação, limpeza e infraestrutura.

Por meio do aplicativo, o Idec pretende que as pessoas opinem mais sobre os serviços de transporte. "Numa visão de fortalecimento, a sociedade civil poderá se mobilizar e mudar tudo", revela Rafael Calabria, pesquisador do Instituto, ressaltando que a qualidade das redes de mobilidade é direito de todos, garantido pelo Código de Defesa do Consumidor e pela Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Com os dados coletados pelos usuários, o Idec poderá criar um banco de dados e, dessa forma, encaminhar essas informações para as prestadoras de serviço, podendo assim melhorar exatamente onde os clientes mais necessitam. Além disso, a plataforma exibirá um ranking das melhores e piores linhas e empresas.

Outras cidades

Até o final do mês as cidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte serão contempladas com o serviço e em 2017 as demais capitais do país. Não existe ainda uma versão para iOS, mas se você tem um aparelho Android e ficou interessado em contribuir para melhorar e expor os problemas de mobilidade urbana de onde mora, segue o link do app para download.

Fonte: Idec  |  Autor: Mobilize Brasil / Idec



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).