Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

14 de novembro de 2016

Idec lança app para avaliação do transporte público

Lançada na semana passada, versão final do aplicativo MoveCidade permite que usuário registre problemas encontrados no transporte: de trens a bicicletas compartilhadas

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) acaba de lançar na Google Play Store o aplicativo MoveCidade.

Com a plataforma, os usuários da cidade de São Paulo (inicialmente) acabam de ganhar mais um canal para protestarem quando o serviço de transporte público não funciona a contento. Por exemplo, uma linha de ônibus - sejam eles municipais ou intermunicipais -, ou de trem e metrô, e até as estações de bicicletas compartilhadas poderá ter a avaliação nos seguintes quesitos: tempo de espera, lotação, limpeza e infraestrutura.

Por meio do aplicativo, o Idec pretende que as pessoas opinem mais sobre os serviços de transporte. "Numa visão de fortalecimento, a sociedade civil poderá se mobilizar e mudar tudo", revela Rafael Calabria, pesquisador do Instituto, ressaltando que a qualidade das redes de mobilidade é direito de todos, garantido pelo Código de Defesa do Consumidor e pela Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Com os dados coletados pelos usuários, o Idec poderá criar um banco de dados e, dessa forma, encaminhar essas informações para as prestadoras de serviço, podendo assim melhorar exatamente onde os clientes mais necessitam. Além disso, a plataforma exibirá um ranking das melhores e piores linhas e empresas.

Outras cidades

Até o final do mês as cidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte serão contempladas com o serviço e em 2017 as demais capitais do país. Não existe ainda uma versão para iOS, mas se você tem um aparelho Android e ficou interessado em contribuir para melhorar e expor os problemas de mobilidade urbana de onde mora, segue o link do app para download.

Fonte: Idec  |  Autor: Mobilize Brasil / Idec