14 de novembro de 2016

Idec lança app para avaliação do transporte público

Lançada na semana passada, versão final do aplicativo MoveCidade permite que usuário registre problemas encontrados no transporte: de trens a bicicletas compartilhadas

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) acaba de lançar na Google Play Store o aplicativo MoveCidade.

Com a plataforma, os usuários da cidade de São Paulo (inicialmente) acabam de ganhar mais um canal para protestarem quando o serviço de transporte público não funciona a contento. Por exemplo, uma linha de ônibus - sejam eles municipais ou intermunicipais -, ou de trem e metrô, e até as estações de bicicletas compartilhadas poderá ter a avaliação nos seguintes quesitos: tempo de espera, lotação, limpeza e infraestrutura.

Por meio do aplicativo, o Idec pretende que as pessoas opinem mais sobre os serviços de transporte. "Numa visão de fortalecimento, a sociedade civil poderá se mobilizar e mudar tudo", revela Rafael Calabria, pesquisador do Instituto, ressaltando que a qualidade das redes de mobilidade é direito de todos, garantido pelo Código de Defesa do Consumidor e pela Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Com os dados coletados pelos usuários, o Idec poderá criar um banco de dados e, dessa forma, encaminhar essas informações para as prestadoras de serviço, podendo assim melhorar exatamente onde os clientes mais necessitam. Além disso, a plataforma exibirá um ranking das melhores e piores linhas e empresas.

Outras cidades

Até o final do mês as cidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte serão contempladas com o serviço e em 2017 as demais capitais do país. Não existe ainda uma versão para iOS, mas se você tem um aparelho Android e ficou interessado em contribuir para melhorar e expor os problemas de mobilidade urbana de onde mora, segue o link do app para download.

Fonte: Idec  |  Autor: Mobilize Brasil / Idec



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).