30 de novembro de 2016

Expresso ABC inicia hoje e Alckmin já fala em ampliar serviço

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), adiantou ontem que o Expresso ABC, linha que vai ligar as estações de Santo André à Tamanduateí, iniciando sua operação hoje, poderá ser ampliada. O tucano recebeu três dos prefeitos eleitos pelo PSDB da região na sede da gestão, no Palácio dos Bandeirantes, e apresentou o novo sistema, que passa a funcionar paralelamente à Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra).

Ladeado dos tucanos eleitos Paulo Serra (de Santo André), Orlando Morando (de São Bernardo) e José Auricchio Júnior (de São Caetano), Alckmin evitou fazer previsões sobre possível expansão do expresso, mas afirmou que a demanda de usuários da nova linha será avaliada e que, “dando certo”, o sistema passará por amplificação – a princípio, serão 14 viagens por dia, funcionando apenas em horários de pico. “Primeiro vamos começar com esse trabalho. Claro que dando certo nós vamos criar sempre mais serviços. Há uma previsão de crescimento de novos trens. Primeiro vamos deixar iniciar e depois a CPTM (Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos) vai avaliando a possibilidade de ampliar e receber mais trens”, anunciou o governador. Os secretários Clodoaldo Pelissioni (Transportes Metropolitanos) e Samuel Moreira (Casa Civil) também participaram do encontro.

O anúncio do Expresso ABC foi feito por Alckmin no dia 19, só que apenas ontem o projeto foi formalizado aos correligionários e futuros chefes dos Executivos, aliados da gestão paulista. O serviço promete viagem de dez minutos entre o município andreense (estação Prefeito Celso Daniel) e a Capital (Tamanduateí), que dá acesso à Linha 2-Verde do Metrô. O itinerário pulará as estações Prefeito Saladino e Utinga, da Linha 10.

Paulo Serra prometeu acompanhamento do Paço de Santo André da demanda de usuários do expresso. “A princípio, é preciso ter calma. A notícia (da nova linha) é boa”, elogiou o tucano. Para Auricchio, a vinda do expresso “cumpre importante demanda histórica da região”.

LINHA 18
Alckmin estimou que até o Carnaval do ano que vem, em fevereiro, haverá novos desdobramentos para destravar o início das obras da Linha 18-Bronze do Metrô, que ligará o Grande ABC à Capital (Djalma Dutra-Tamanduateí). “Estive sexta-feira em Brasília com o ministro Henrique Meirelles (Fazenda) e cobrei o financiamento (das desapropriações). Em todos os sistemas de rating (nota de risco de crédito) o Estado de São Paulo possui nota B, mas a União nos colocou como C, então isso dificulta o financiamento.” Segundo o tucano, o governo federal se comprometeu a rever o rating paulista até janeiro, o que destravaria a captação de recursos para começo das intervenções.

Governo do Estado terá cadeira no Consórcio

Durante encontro com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), os prefeitos eleitos de Santo André, Paulo Serra, de São Bernardo, Orlando Morando, e de São Caetano, José Auricchio Júnior (todos do PSDB) formalizaram o convite para que o governo do Estado possua assento definitivo no Consórcio Intermunicipal.

O Diário revelou no dia 3 que a possibilidade de abertura a um indicado de Alckmin no colegiado de prefeitos havia voltado à discussão logo após o pleito deste ano. Esse assunto chegou a ser discutido no início da legislatura, em 2013, mas o então presidente da entidade e principal líder do PT na região, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, enterrou a tese, alegando que o espaço não resolveria os impasses das sete cidades.
Prefeito eleito de São Bernardo e virtual presidente do Consórcio para o próximo ano, Orlando Morando (PSDB) elogiou a abertura do espaço ao governo paulista. “Isso é importantíssimo para a região porque é um elo do Estado nos problemas constantes do Consórcio”, comentou o tucano, ao completar que o posto deverá ser ocupado por Edmur Mesquita, subsecretário de Assuntos Metropolitanos.

Os tucanos evitaram antecipar nomes dos secretários que integrarão os futuros governos. Auricchio, porém, disse que deverá anunciar sua equipe entre amanhã e sexta-feira. Paulo Serra, por sua vez, decidiu que começará a informar sua equipe a partir do dia 12. Já Morando desconversou, alegando que tem até o dia 31 de dezembro.


Junior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa
ÚNICO DA REGIÃO ENTREGUE TOTALMENTE ACABADO, COM PISO EM TODAS AS ÁREAS ✅ ESCRITURA GRÁTIS! 💥 APARTAMENTOS LOCALIZADOS A 1,8 KM DA ESTAÇÃO BALTAZAR FIDÉLIS 💥 Se você: ✅ Trabalha registrado ✅ Possui renda familiar de R$ 2200 ou mais ✅ Possuis FGTS Não perca mais tempo, saiba que você possui um excelente potencial de financiamento e não pode deixar essa oportunidade escapar! SUA OPORTUNIDADE CHEGOU ✅ 1 Vaga ✅ Condomínio com portaria 24hs. ✅ Piscina ✅ Salão de Festas ✅ Churrasqueira ✅ Quadra ✅ Playground ✅ Plantas de 46 e 46 M². O único da região que entrega totalmente acabado e pronto para morar ***Use seu FGTS *** Financiamento Caixa Econômica Federal *** Entrega garantida pela Caixa prevista para maio de 2019. Localização Município: Francisco Morato CEP do imóvel: 07996-005 Bairro: Res São Luis VISITAS SOMENTE COM AGENDAMENTO PRÉVIO Fale com agora mesmo no telefone ou WhatsApp com: RICARDO - 11-987405205