Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

28 de novembro de 2016

CPTM testa bilhetes com código de barras na Estação USP Leste

Objetivo é facilitar o pagamento das passagens para quem adquire bilhetes unitários e reduzir os custos da operação.

A tecnologia do QR Code chegou à Estação USP Leste da Linha 12-Safira da CPTM nesta segunda-feira (28). O objetivo é facilitar o pagamento das passagens para quem adquire bilhetes unitários e reduzir os custos da operação.

Para usar o sistema, o usuário deverá adquirir o bilhete unitário, que será impresso com o código, na bilheteria da estação. Depois, é preciso aproximar o bilhete do bloqueio adaptado para a leitura deste tipo de cartão para ter o acesso liberado.

O serviço foi lançado, em outubro, na Estação Tamanduateí, na Linha 10-Turquesa. Neste mês já está disponibilizado nas estações Vila Aurora, na Linha 7-Rubi, e Autódromo, na Linha 9-Esmeralda. As próximas estações serão Lapa, na Linha 8-Diamante, a partir de 5/12, e Dom Bosco, na Linha 11-Coral, dia 12/12.

As estações selecionadas são as que apresentam maior percentual de utilização de bilhetes unitários. Na CPTM, cerca de 20% dos usuários utilizam bilhetes magnéticos unitários (Edmonson) para acessar o sistema.

A viabilidade da implantação definitiva do sistema QR Code para o pagamento das tarifas será analisada durante o período de testes, que é de seis meses. Caso se comprove a viabilidade de implantação definitiva, futuramente, o QR Code poderá oferecer múltiplas facilidades em relação aos bilhetes magnéticos atuais (Edmonson), como a aquisição pela Internet, aplicativos de celular e máquinas de venda automatizadas, gerando mais praticidade e ganho de tempo aos usuários.

G1