Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

22 de outubro de 2016

Expresso Leste volta a circular até Estudantes nesta segunda-feira

A partir de segunda-feira (24), as viagens do Expresso Leste, ligação sem baldeação entre as estações Luz, em São Paulo, e Estudantes, em Mogi das Cruzes, voltam a acontecer. Segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), estão programadas 30 partidas diárias. Um problema numa subestação em Calmon Viana, em Poá, em abril, havia causado a interrupção das partidas diretas. Testes têm sido feitos neste fim de semana para analisar se há normalidade para a operação.

Tudo começou em abril passado quando marginais furtaram cabos da rede aérea de alimentação de energia das composições. Por causa disso, a subestação de Calmon Viana acabou por sofrer um curto-circuito, com equipamentos quebrados. Ela ficou fora de operação por seis meses.

A expectativa, com a retomada das viagens do Expresso Leste, feitas com trens mais novos, é de diminuição do tempo entre as partidas, de 12 para oito minutos, e o aumento da oferta de assentos aos usuários. “O intervalo na extensão da Linha 11-Coral (Guaianases-Estudantes) também voltará a ser de oito minutos nos horários de pico da manhã e da tarde. Além disso, a oferta de lugares aumentará em 400 por trem – ou seja, serão 1.600 lugares a mais por hora. Isso porque a CPTM colocará 10 trens para atender o trecho, sendo 4 com 8 carros e 6 com 6 carros. Antes, eram 10 composições, todas com 6 carros”, informou a estatal por meio de nota.

Apesar da suspensão das ligações diretas, os trens mais novos, destinados ao Expresso Leste, faziam algumas viagens entre Guaianazes e Estudantes. Desde quarta-feira, entretanto, alguns trens estão fazendo o percurso para testes. “A CPTM concluiu nesta semana, dentro do prazo programado, as obras de recuperação da subestação de Calmon Viana, uma das responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica para a Linha 11-Coral. Estão sendo realizados testes com viagens do Expresso Leste até Estudantes para monitoramento do comportamento das subestações de energia de Itaquera e Calmon Viana. A previsão é que, na próxima segunda-feira (24/10), sejam retomadas as 30 viagens diárias diretas de Luz a Estudantes, sem transferência na Estação Guaianazes, fora do horário de pico”, acrescentou.

O Diário questionou os horários de partida das 30 viagens do Expresso Leste à CPTM, mas a empresa de transporte ferroviário informou que não tinha a previsão disponível para fornecer. A estatal ressaltou apenas que as partidas ocorrerão em horas fora do período de grande movimento (o chamado pico, das 7 às 9 horas e das 17 às 19 horas).

Diário de Mogi
LUCAS MELONI