ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

12 de setembro de 2016

ViaQuatro apresenta inovações na 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

A concessionária ViaQuatro, responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, leva sua experiência de dez anos como operadora privada à 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), entre os dias 13 e 16 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O encontro é referência para discussão de perspectivas e soluções do setor de transporte sobre trilhos.
O presidente da concessionária ViaQuatro, Harald Peter Zwetkoff, participa do painel “Os desafios da integração”, no dia 15, quinta-feira. Serão debatidos a importância da política tarifaria, incluindo a integração, as gratuidades e outros subsídios, além da necessidade de racionalização dos diversos meios de transporte para garantir a sustentabilidade do sistema. “O investimento em sistema de transporte, de alta capacidade aliado a outros modais que acrescentem a capilaridade necessária por meio de integração física e tarifária, é a resposta para a ampliação da mobilidade nas cidades de forma economicamente sustentável”, afirma Zwetkoff.
A mesa conta ainda com Maria Inês Garcia Lippe, diretora da empresa de transportes e mobilidade PTV Brasil, e Jurandir Fernandes, coordenador do Grupo de Trabalho de Mobilidade e Logística do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (SEESP) e vice-presidente honorário União Internacional dos Transportes Públicos (UITP). A mediação é do jornalista Alencar Izidoro, da Folha de S.Paulo.
Técnicos da ViaQuatro ainda realizam duas apresentações no congresso. No dia 14, quarta-feira, a seção Trabalho Técnico apresenta o simulador de trem desenvolvido e implantado pela ViaQuatro para treinar os agentes de atendimento na condução manual do trem em caso de falhas. O equipamento é composto por uma réplica do primeiro carro do trem.
No dia 16, sexta-feira, também na seção Trabalho Técnico, será apresentada outra inovação implantada pela concessionária: os cronômetros que informam nos monitores das plataformas da Linha 4-Amarela o tempo de chegada dos trens.
Serviço
Palestra: Simulador para condução em modo manual dos trens da ViaQuatro
Data/horário: 14/09, das 16h20 às 17h
Local: Sala 1
Painel: Os desafios da integração
Data/horário: 15/09, das 9h às 10h20
Local: Auditório
Apresentação: Cronômetros com horário de chegada dos trens nos monitores de plataforma da Linha 4-Amarela de metrô
Data/horário: 16/09, das 15h20 às 16h
Local: Sala 4