ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

2 de setembro de 2016

Linha 7-Rubi da CPTM ganha novo trem

Modelo entregue tem vagão contínuo; até 2018, serão 19 trens modernos para esta linha

Passageiros da Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato-Jundiaí), da CPTM, (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) contam com o novo trem. Equipado com a mais alta tecnologia, o novo modelo tem vagão contínuo e faz parte do lote de trens encomendados pelo Estado para a modernização da frota. A previsão é que mais duas composições entrem em operação nesta linha até o fim do mês.

"Este é o terceiro trem da nova frota. Entregaremos mais dois, um dia 9 e outro dia 20", disse o governador Geraldo Alckmin durante a entrega da composição. "Ao todo, são 65 trens com 8 carros cada um, com mais segurança, conforto e motorização. E o que há de melhor em tecnologia", afirmou Alckmin. Dos 65 encomendados, 19 irão atender a Linha 7-Rubi.

Outros dois trens citados pelo governador Geraldo Alckmin já estão atendendo o serviço Expresso Leste, na Linha 11-Coral (Luz-Guaianases).Com a chegada dessas novas composições, a CPTM está substituindo os trens antigos ainda da década de 50. "Estamos também aumentando a quantidade durante o horário de pico para diminuir a superlotação", explicou o governador.

Linha 7-Rubi
 
É a maior linha da CPTM, com 60,5 quilômetros de extensão, transporta no trecho principal, entre Luz e Francisco Morato, em média 400 mil usuários por dia útil. Somada à extensão entre Francisco Morato e Jundiaí, a Linha 7-Rubi alcança a marca de 430 mil passageiros transportados.

Novos trens
Com salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), o trem possui monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência

Possui também monitores digitais internos com informações e interação das principais notícias sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.

Do Portal do Governo do Estado