Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

22 de junho de 2016

Entornos das estações da CPTM têm falta de iluminação e segurança

Bom Dia São Paulo faz blitz nos arredores das estações.
Em frente à estação Itapevi, passarela desativada expõe os pedestres.

 
Os passageiros dos trens da CPTM enfrentam dificuldades no entorno das estações, informou o Bom Dia São Paulo desta segunda-feira (20). Há falta de iluminação,de segurança e sinalização.
Em frente à estação Itapevi da Linha 8-Diamante, uma passarela desativada sobre a Avenida Feres Nacif Chalupe expõe os pedestres aos perigos da travessia na via, que possui grande movimentação de carros.

Chegando a estação, os passageiros enfrentam dezenas de degraus até a bilheteria e a catraca, já que o elevador não funcionava até o fechamento da reportagem. O obstáculo na locomoção prejudica os deficientes visuais e cadeirantes.

Na estação Presidente Altino, das estações 8-Diamante e 9-Esmeralda, um dos principais problemas é a escuridão, que facilita a violência no entorno. As lâmpadas dos postes estão queimadas e os passageiros recorrem a amigos para busca-los de carros na estação.

A falta de iluminação e segurança também são enfrentadas por quem utiliza a passarela de entrada e saída da estação. Os relatos são de que os assaltantes se escondem na rampa de acesso dos cadeirantes. Na saída da estação, falta semáforo para a travessia.

O panorama é parecido nas imediações da estação Jaraguá da Linha 7-Rubi. A escuridão predomina nos arredores e no ponto de ônibus da Avenida Felipe Pinel. Os passageiros relatam que nem sempre há policiamento na região.

As polícias militar e civil disseram em nota que realizam operações constantes nas imediações das estações e orientam os passageiros a realizar Boletim de Ocorrência para que ações adequadas sejam planejadas.

Sobre a passarela desativada da estação Itapevi, a CPTM informou que estuda sua demolição e ampliação da nova passarela. A empresa informou que elevador foi sido danificado por vândalos e prometeu realizar a manutenção até o final de julho.

Sobre a falta de iluminação nas imediações da estação Presidente Altino, a prefeitura de Osasco informou que realiza manutenção frequentemente e disse que a região é alvo de furto e vandalismo.
Sobre a falta de semáforo na saída da estação, a CET informou que a sinalização no trecho atende as condições de visibilidade e segurança dos pedestres.

Sobre a falta de iluminação no entorno da estação Jaraguá, o Departamento de Iluminação Pública de São Paulo diz que a iluminação no entorno da estação Jaraguá está dentro do padrão.

G1 / Vídeo http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/06/entornos-das-estacoes-da-cptm-tem-falta-de-iluminacao-e-seguranca.html