11 de fevereiro de 2016

Estação Suzano é aberta à população

A partir desta sexta-feira, 12/02, a nova Estação Suzano abrirá no horário de operação comercial da CPTM, das 4h à meia-noite, e a provisória será desativada.

 

O governador Geraldo Alckmin entregou na manhã desta quinta-feira, 11/02, a primeira etapa das obras de reconstrução da Estação Suzano, que atende a Linha 11-Coral (Luz – Estudantes), da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

 

Com a entrada em operação do novo prédio, que tem investimento de R$ 46,2 milhões, a população será beneficiada com instalações acessíveis, dotadas de comunicação em braile, rampas, piso e rotas táteis, além de banheiros públicos comuns e exclusivos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Para acessar a plataforma, o usuário terá duas escadas rolantes, uma fixa, além de um elevador destinado prioritariamente às pessoas com mobilidade reduzida. A estação conta com dois acessos: um pela rua Dr. Prudente de Moraes e outra pela av. Major Pinheiro Fróes. Cada acesso dispõe de duas escadas rolantes, uma fixa e um elevador.

                                                                                                 

A população também já poderá fazer uso da passarela de transposição à via férrea, em área não-paga, iluminada e aberta 24 horas. A comunicação visual moderna facilitará o deslocamento dos usuários no interior do edifício, que também terá lixeiras para descarte de lixo comum e reciclável.

Nesta primeira etapa, das 14 escadas rolantes já instaladas, 6 entrarão em operação e dos 4 elevadores implantados, 3 estarão operacionais. Os demais equipamentos integram a segunda etapa da obra, quando a estação ganhará uma segunda plataforma e o maior bicicletário administrado pela CPTM, com 536 vagas.

 

A área inicial de operação contempla 6,3 mil m² e já tem instalada a nova infraestrutura dos sistemas elétricos, eletrônicos, hidráulicos, sonorização, iluminação geral e de emergência, entre outros.

 

A estação recebeu cobertura metálica, que proporciona benefícios termo acústicos, alta durabilidade e leveza estrutural. Outro item importante é o sistema de captação de água das chuvas, que após tratamento, será utilizada para limpeza e banheiros.

 

Diário da CPTM

 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).