ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

14 de janeiro de 2016

Neste domingo, "chorões" recepcionarão passageiros do Expresso Turístico, na Estação da Luz

Os passageiros do Expresso Turístico da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que vão embarcar com destino à Paranapiacaba serão recepcionados por uma apresentação de chorinho, neste domingo (17), entre 7h30 e 8h30.

O grupo Caros Amigos, que tem entre os integrantes o empregado da CPTM, Geter da Silva Antonin, que trabalha como agente de serviço operacional na Estação São Caetano, fará o recital. “A história do chorinho está muito ligada a ferrovia, já que os primeiros grupos musicais eram formados por ferroviários da Central do Brasil, por volta de 1870, época em que o gênero musical ganhou vida no Rio de Janeiro”, conta Geter, que aceitou de imediato o convite para a apresentação deste domingo.

No repertório canções como Brejeiro, Doce de Coco e Vou Vivendo, entre outros sucessos  eternizados vão dar o tom da manhã de domingo, encantando também os usuários da linhas 7-Rubi e 11-Coral, que utilizam a Estação Centenária. A apresentação será na plataforma 4, de onde o Expresso Turístico partirá às 8h30, seguindo seu roteiro até Paranapiacaba.

O passeio é feito a bordo de um trem, composto por uma locomotiva da CPTM e dois carros de aço inoxidável fabricados no Brasil na década de 60. Cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), os vagões foram restaurados pela CPTM. São 174 poltronas para acomodar confortavelmente os turistas, além de espaço reservado para cadeira de rodas (com cinto de segurança e ancoragem da cadeira). Ao longo do percurso sobre os trilhos, que dura cerca de uma hora e meia, monitores dão informações históricas sobre a ferrovia.

Sucesso de público, os interessados na viagem devem adquirir os bilhetes de embarque com até dois meses de antecedência, já que este é um dos roteiros mais disputados. A histórica Vila de Paranapiacaba, construída pelos ingleses, revela detalhes sobre o desenvolvimento da ferrovia no Brasil. Há opções de passeios de Maria Fumaça pelo circuito cultural (Vila Inglesa ou nos Trilhos da SPR), além de roteiros histórico e ecológico, como as trilhas da Serra do Mar ou as nascentes do Rio Grande.

Sobre o serviço: o Expresso Turístico é um serviço de lazer operado pela CPTM, que oferece três roteiros: Luz-Jundiaí (viagens em três sábados de cada mês), Luz-Mogi das Cruzes (mensal, no segundo sábado) e Luz-Paranapiacaba (todos os domingos).

O preço unitário da passagem é de R$ 39,50, exceto para os embarques na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, com destino a Paranapiacaba, que saem por R$ 36,00. O bilhete é vendido das 6h às 18h30, todos os dias, na bilheteria da Estação da Luz, localizada no acesso à Pinacoteca, e na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André (Linha 10-Turquesa). Há descontos de 50% na compra de até três passagens para acompanhantes.  O trem parte da plataforma 4 da Estação da Luz, às 8h30, e o retorno para São Paulo ocorre às 16h30, com chegada às 18h.

O bilhete da CPTM contempla somente a viagem de trem até um dos três destinos. Roteiros complementares, que são de responsabilidade dos operadores de turismo regionais, devem ser adquiridos diretamente nas agências de turismo. Para mais informações, acesse o site: http://www.cptm.sp.gov.br/sua-viagem/ExpressoTuristico/Pages/Expresso-Turistico.aspx

 

CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos