ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

1 de dezembro de 2015

Domingo é dia de "Trem do Samba" na CPTM

Em homenagem ao Dia Nacional do Samba, comemorado nesta quarta-feira, 2 de dezembro, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) promove mais um “Samba no Trem” no próximo domingo (06/12). Carregado de músicos, sambistas, passistas e admiradores do samba, um trem sairá ao meio-dia da Estação Grajaú em direção a Osasco, na Linha 9-Esmeralda, sem paradas intermediárias.

De Osasco, a composição retornará e os sambistas desembarcarão na Estação Socorro, depois de uma hora e meia de festa.

Da Estação Socorro, os participantes poderão seguir até a Praça do Samba, onde o samba continuará rolando. Para pegar o trem especial, é só comprar um bilhete da CPTM e embarcar na Estação Grajaú ao meio-dia.

Esta é a 9ª edição do evento, que será realizado em parceria com o Projeto Samba de Todos os Tempos, de Markinho Dikuã. A expectativa é que o evento reúna cerca de 1.200 passageiros na composição, que estarão distribuídos em todos os vagões.

No ano passado, mais de mil pessoas prestigiaram o evento, em homenagem aos 25 anos da escola de samba “Boêmios da Vila”. Grupos como Samba da Cultura, Samba da Ponte e Samba da Praça embalaram o público com canções tradicionais, de compositores como Adoniran Barbosa, Clementina de Jesus e Bete Carvalho.

Origem da comemoração

O Brasil é conhecido internacionalmente pelo samba, estilo musical que é uma das principais manifestações da cultura popular. O Dia Nacional do Samba foi criado em homenagem ao sambista Ary Barroso (1903 – 1964), e foi instituído pelo vereador baiano Luís Monteiro da Costa. A data marcou o dia em que Ary Barroso visitou a Bahia pela primeira vez, em 2 de dezembro de 1940.


Serviço:

Projeto Samba no Trem
Dia: 06/12, domingo
Local: Estação Grajaú
Concentração: 12h
Saída do trem: 13h
Término do evento: 14h30 na Estação Socorro