17 de outubro de 2015

Maria Fumaça pode vir a Sabaúna

O próximo destino da Maria-Fumaça 353, a “Velha Senhora”, que entrou em operação ontem (16) em Guararema, será Mogi das Cruzes. A proposta é trazer o trem turístico até a Estação de Sabaúna, que também preserva características históricas. O projeto de viabilidade para trazer a locomotiva até a Cidade está em fase inicial na Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e é também a prioridade das recém-criadas Frentes Parlamentares para Preservação da Memória e Patrimônio Ferroviário.

O diretor da ABPF, Bruno Criverali Sanches, adiantou que os estudos para verificar a viabilidade da vinda da “Velha Senhora” já começaram e vão se concentrar, principalmente, na logística de integração dos passeios entre Luís Carlos e Sabaúna. Pertencentes a Guararema e Mogi das Cruzes, respectivamente, os distritos são vizinhos. 

“É um projeto a médio prazo. Queremos ir até Sabaúna, mas precisamos definir essa ida, a logística do passeio, de onde vai vir o trem e para onde vai. Vamos definir isso para fazer um anúncio com maiores detalhes do projeto”, ressaltou. “Acredito que Sabaúna reúne grande potencial e a ABPF vai fazer um estudo de viabilidade para ver o impacto positivo que a  proposta vai trazer e, também, algum possível impacto negativo”, acrescentou o representante da ABPF, que é responsável pela operação da Maria Fumaça de Guararema.

O deputado federal Márcio Alvino (PR) confirmou que o próximo passo do trem turístico que entrou em atividade ontem será avançar até Mogi das Cruzes, que sonha há bastante tempo com o projeto para Sabaúna. Segundo ele, Guararema realizou o sonho e, agora, a prioridade será Mogi. “Vamos realizar o sonho de todo mogiano. Esse é o primeiro compromisso da Frente Parlamentar”, afirmou o deputado, que lidera a iniciativa em Brasília. (Mara Flôres)

O Diário de Mogi

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).