Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

3 de setembro de 2015

Ciclovia Rio Pinheiros oferece manutenção gratuita de bicicletas

Aproveite o feriado da independência para pedalar e dar uma geral na bike

 

Os ciclistas que utilizam a Ciclovia Rio Pinheiros podem realizar manutenção das bicicletas gratuitamente aos domingos e feriados, como o do Dia da Independência, na próxima segunda-feira (07/09). O horário de atendimento é das 9h30 às 15h. O projeto é uma parceria do Instituto CicloBr com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que apoia ações que incentivam o uso da bicicleta.

 

O atendimento aos usuários é feito por mecânicos capacitados e, entre os serviços oferecidos, estão troca de câmara furada e de cabos a ajuste na corrente e ajuste de freios. Por mês, são realizados cerca de 90 atendimentos nos quatro pontos da via.

 

O ciclista pode levar a sua bike para fazer a manutenção em postos que ficam em quatro trechos da ciclovia: entre as Estações Vila Olímpia e Morumbi; entre as Estações Morumbi e Santo Amaro; entre as Estações Santo Amaro e Jurubatuba e entre a Estação Jurubatuba e a Av. Miguel Yunes.

 

Com 21,5 km, a Ciclovia Rio Pinheiros é uma alternativa para o deslocamento diário, proporcionando uma vida mais saudável. O ciclista também deve estar atento para evitar a aproximação e o contato com animais silvestres, como por exemplo, capivaras, frequentes no local.

 

A CPTM mantém seis pontos de apoio (Av. Miguel Yunes, Vila Olímpia, Santo Amaro, Cidade Jardim, Cidade Universitária e Villa-Lobos/Jaguaré) com banheiro e bebedouro.

 

Sobre o Instituto CicloBR

 

Em 2004, o "CicloBR" funcionava como um canal de informações, levando aos ciclistas notícias sobre cicloviagens e ciclismo urbano. Em 2009, foi criado o instituto que atua em defesa dos direitos das pessoas que querem usar a bicicleta como meio de transporte em São Paulo.

 

Em 2012, o projeto Bicicromia, realizado em parceria com o CicloBR, transformou o muro da ciclovia Rio Pinheiros, próximo à entrada da av. Miguel Yunes, em um grande painel de grafite. A intervenção, que reuniu diversos grafiteiros, integrou as comemorações do "Dia Mundial Sem Carro", abordando temas relacionados a trens, bicicletas e natureza, que remetem a uma vida mais saudável.

 

 

Confira os trechos de atendimento na Ciclovia Rio Pinheiros:

 

Entre as Estações Vila Olímpia e Morumbi;

 

Entre as Estações Morumbi e Santo Amaro;

 

Entre as Estações Santo Amaro e Jurubatuba;

 

Entre a Estação Jurubatuba e a Av. Miguel Yunes;

 

Data e horário: Domingos e feriados, das 9h30 às 15h.