Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

13 de agosto de 2015

Prioridade do governador Geraldo Alckmin, trem até Sorocaba não sai do papel

Classificados, até o ano passado, como projetos "prioritários” pelo governador Geraldo Alckmin no setor de transporte, os trens regionais – incluindo uma linha ligando a Capital a Sorocaba e passando pelos municípios da região Oeste – ainda não saíram do papel.

De acordo com a CPTM, a MIP (Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada) para os trens, apresentada ao governo do Estado pelas empresas BTG Pactual e EDLP – Estação da Luz Participações, está em fase de análise pelo Conselho Gestor das PPP’s(Parcerias Público Privada, já que vai envolver uma parceria com o setor privado.

A proposta foi apresentada em 2012 e a situação atual é a mesma divulgada pela empresa em setembro do ano passado. Só com a aprovação do conselho os estudos são liberados às empresas, que ficarão responsáveis pelos desenvolvimentos dos projetos básico e executivo para início das obras.

A MIP abrange, segundo a CPTM, construção de infraestrutura, implantação de equipamentos e sistemas e compra de material rodante (trens) para operar uma rede integrada de linhas de trens, abrangendo também as cidades de Santos, Mauá, São Caetano, Santo André, Jundiaí, Campinas, Americana, São José dos Campos e Taubaté.

Já o projeto inicial do trem até Sorocaba prevê uma linha ferroviária, com 87,65 quilômetros de extensão em via dupla, passando por Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira e Itapevi. Os trens devem fazer o trajeto em cerca de 50 minutos, a uma velocidade média de 160 km/h. Estão planejadas ainda quatro estações de embarques: Água Branca (São Paulo), São Roque, Brigadeiro Tobias (Sorocaba) e Sorocaba.

Web Diário| Web Diário