2 de agosto de 2015

Interior de São Paulo terá novo passeio de trem

Quem visitar a pequena e aconchegante Guararema, a aproximadamente 80 km da capital paulista, poderá realizar pequenas viagens de trem a bordo da “Velha Senhora”, uma Maria Fumaça 353 restaurada recentemente

A partir do segundo semestre, o interior de São Paulo terá uma nova opção de passeio turístico. Quem visitar a pequena e aconchegante Guararema, a aproximadamente 80 km da capital paulista, poderá realizar pequenas viagens de trem a bordo da “Velha Senhora”.

A Maria Fumaça 353 foi restaurada recentemente e seus três vagões poderão transportar até 130 passageiros.

O novo trecho autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) tem aproximadamente 6 km e liga as estações Central e Luiz Carlos. As duas estações foram revitalizadas de acordo com seus projetos arquitetônicos originais e têm reconhecido valor histórico na região. O trecho fazia parte da antiga linha que ligava o Rio de Janeiro a São Paulo no início do século XX.

O passeio permitirá aos visitantes de Guararema aproveitar de uma vista deslumbrante das montanhas do município, famoso pela produção de flores e por seus casarões do século  XVIII. “O passeio percorre uma região de montanhas e rios que oferece ao visitante a sensação de voltar ao passado, na época das longas viagens de trem”, afirma em nota Helio Gazetta, diretor da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) de Campinas.

Fonte: Leia Já

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).