Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

16 de agosto de 2015

Estação japonesa de trem terá câmeras para identificar passageiros bêbados

No Japão, o alcoolismo é um grave problema. Um dos reflexos disso é que são frequentes acidentes em estações de trem – é comum passageiros bêbados caírem na via ou serem atingidos por trem. Mas, um novo sistema que reduzir drasticamente o número de vítimas. 

Os sinais típicos de embriaguez em plataformas de trem podem agora ser detectados através de câmeras de segurança automatizadas na estação Kyobashi em Osaka, como parte dos esforços da companhia JR West de evitar acidentes.

O novo sistema da companhia, segundo o Wall Street Journal, utiliza 46 câmeras de vigilância nas estações de trem. A intenção é monitorar e identificar automaticamente os passageiros bêbados – seja através de seu movimento ou um comportamento estranho na plataforma. Por exemplo: sentar-se por muito tempo em um banco ou tiver andando de forma muito próxima à plataforma.

Segundo a JR Wes, muitos passageiros que esperam bêbados permanecem imóveis por um longo tempo antes de trotar rapidamente em direção ao trem ou faixas. O sistema promete identificar rapidamente e enviar um alerta para que um funcionário vá de encontro a esse passageiro. 

Dados mostram que a companhia precisa tomar esse tipo de medida. No começo de 2013 (até o mês de abril), foram 221 casos de passageiros atingidos por trem – por estarem muito próximo à borda ou, de fato, por caírem. Cerca de 60% deles estavam bêbados naquele momento. 

Inicialmente, o sistema de câmeras ficará instalado apenas no local na estação de Kyobashi , que está localizado perto de uma das áreas de entretenimento de Osaka. Mas, segundo o Wall Street Jourmal, a empresa vai considerar a instalação de sistemas semelhantes em outras estações no futuro.

A companhia também garantiu que o sistema não será utilizado para identificar pessoas de nenhum modo ou cirscunstância. 

A JR West não é a única a tomar medida. Outras ferrovias japonesas investiram em barreiras com portas de correr na plataforma ou reconfigurou bancos. 

Fonte da matéria: epocanegocios.globo.com
Link da matéria Estação japonesa de trem terá câmeras para identificar passageiros bêbados