Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

18 de agosto de 2015

CPTM libera entrada de bicicletas nos trens durante a semana

Aliando o aumento do uso das bicicletas como meio de transporte em São Paulo e o sucesso dos bicicletários, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) vai liberar a entrada das famosas magrelas nos trens também durante a semana. Os ciclistas poderão embarcar com as suas bikes de segunda a sexta, após as 20h30, a partir do dia 19 de agosto, data em que se comemora o Dia do Ciclista.

 

Desde 2007, a medida é válida aos finais de semana, a partir das 14h de sábado até o encerramento da operação no domingo, e aos feriados durante todo o dia. São permitidas 4 bicicletas por viagem, embarcadas no último carro de cada trem. As regras de uso e regulamento estão disponíveis no site www.cptm.sp.gov.br.

Para se ter ideia do crescimento das bicicletas no sistema, aos finais de semana e feriados, em 2007 foram embarcadas 15.090 bikes. Em 2014, esse número saltou para 57.828 bicicletas embarcadas. No primeiro semestre desse ano, já foram 31.663.

A campeã em embarques de ciclistas é a Linha 9-Esmeralda, com 126.340 registros. A maioria atraídos pela ciclovia Rio Pinheiros, que fica ao lado da linha. Confira o ranking das linhas que mais receberam bicicletas, entre 2007 e junho de 2015.

Ranking

Nome da Linha

Nº Ciclistas embarcados

1º Lugar

Linha 9-Esmeralda

126.340

2º Lugar

Linha 10-Turquesa

  73.355

3º Lugar

Linha 12-Safira

  55.708

4º Lugar

Linha 8-Diamante

  40.381

5º Lugar

Linha 11-Coral

  40.286

6º Lugar

Linha 7-Rubi

  23.423

 

Incentivo a bicicleta

A CPTM incentiva o uso de bicicletas, transporte não poluente, que impacta diretamente na redução do tráfego de veículos e proporciona melhoria na qualidade de vida dos cidadãos na Região Metropolitana de São Paulo.

 

Além da autorização para que as bicicletas sejam transportadas nos trens, a Companhia também disponibiliza 28 bicicletários distribuídos em estações das seis linhas, que juntos somam mais de sete mil vagas.

 

Hoje, existem cerca de 20 mil ciclistas cadastrados nestes bicicletários existentes ao lado das estações. Com exceção de Mauá, que é administrado pela associação de ciclistas Askobike, de Santo André, administrado pela EMTU, e o de Pinheiros, administrado pela Via 4, os demais são de responsabilidade da própria CPTM. 

 

Todos os bicicletários são gratuitos, exceto a unidade de Mauá administrada pela Ascobike, que cobra mensalidade de R$ 20 dos sócios e diária de R$ 2 de eventuais usuários.

 Ciclovia Rio Pinheiros

Ao longo de 21,5 quilômetros de extensão, margeando o rio Pinheiros e a Linha 9-Esmeralda, cerca de 3.800 ciclistas pedalam pela ciclovia Rio Pinheiros aos domingos. Aos sábados, a média é de 2.200 ciclistas e durante a semana quase mil.

A ciclovia, que se estende da av. Miguel Yunes (entre as estações Jurubatuba e Autódromo) até a estação Villa-Lobos/Jaguaré, tem seis acessos: pela av. Miguel Yunes,  junto às estações Jurubatuba, Santo Amaro, Vila Olímpia, além da passarela Parque do Povo e ponte Cidade Universitária.

Outro diferencial são os seis pontos de apoio com banheiro, bebedouro e atendimento, localizados ao longo do percurso: av. Miguel Yunes, Santo Amaro, Vila Olímpia, Cidade Jardim, Cidade Universitária e Villa-Lobos/Jaguaré. Além disso, há um estacionamento para carros com 49 vagas, no acesso pela av. Miguel Yunes.

O funcionamento é diário, das 5h30 às 18h30, inclusive feriados.