16 de julho de 2015

Suspensão do cartão BOM em vans intermunicipais gera insatisfação

Bloqueio de leitores de cartões ocorreu após decisão da Justiça.

EMTU diz que deve recorrer da decisão e reforçou frota de ônibus.

 

Os usuários do cartão BOM não conseguem utilizar os bilhetes nas vans e micro-ônibus intermunicipais há quase duas semanas. O motivo é a suspensão do serviço determinado pela Justiça que bloqueou os leitores de cartões.

 

A decisão da Justiça foi baseada em uma ação de 2007. As vantagem do cartão BOM para o passageiro é que ele permite a integração com o Metrô e a CPTM, o que permite uma economia ao passageiro.

Três cooperativas que prestam serviço para a EMTU na região metropolitana disseram que 158 linhas estão com os validadores bloqueados e sem transportar passageiros.

 

No terminal de ônibus Armênia, local de embarque e desembarque de vans e micro-ônibus de diversas cidades da região metropolitana, passageiros e donos dos coletivos reclamam das catracas travadas.

Sem ter como passar o cartão, os passageiros precisam pagar o valor da passagem com dinheiro ou esperar um ônibus passar. Eles reclamam da demora para pegar os ônibus e os donos das vans ficam vazios, já que a maioria dos usuários utiliza o BOM.

 

O aviso está no para-brisa, no terminal e é dado pelos fiscais no terminal. O motorista Rozeval Silva, que faz a linha Carapicuíba/Pinheiros, está parado há uma semana. Ele disse que 90% dos seus passageiros usam o cartão BOM e ele prefere não rodar para não ter prejuízo.

 

Em nota, a EMTU disse que deve recorrer da decisão da Justiça e que está fazendo o possível para reforçar a frota de ônibus e não prejudicar os passageiros. Os usuários que não conseguirem utilizar os créditos devem ligar para a central de atendimento no telefone 0800 77 11 800.

 

Protesto

 

Os motoristas de micro-ônibus e vans, que trabalham nas linhas da EMTU, estão protestando em frente à Assembleia Legislativa de São Paulo, no Ibirapuera, Zona Sul.

Eles reclamam da decisão da Justiça que impede o uso do cartão BOM e querem falar com o presidente da Assembleia. Em seguida, os manifestantes pretendem ir até o Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi.

 

G1

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).