Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

12 de maio de 2015

Motoristas e cobradores de ônibus promovem greve e fecham todos os terminais de SP

Todos os terminais de São Paulo já estão fechados por causa da paralisação da categoria nessa terça-feira (12) . Os trabalhadores reivindicaram maior reajuste salarial.

Nesta segunda-feira, após assembleia, a categoria decidiu que irá cruzar os braços nesta terça-feira por duas horas.

A greve afeta parte dos 3,8 milhões de passageiros transportados todos os dias pelos cerca de 15 mil ônibus em circulação.

A decisão pela paralisação ocorreu após a categoria recusar a proposta de um reajuste de 7,21% do SPUrbanuss (sindicato das empresas), que corresponde à inflação medida pelo IPC-Fipe.  Os trabalhadores querem 8% para repor a inflação e mais 7% de aumento real. "As empresas fizeram uma proposta e não negociaram mais. Esta paralisação é um alerta", disse  Valdevan Noventa, presidente do sindicato dos motoristas e cobradores.

O sindicalista disse que avisou ao secretário dos Transportes, Jilmar Tatto, sobre a paralisação e sobre a necessidade de a prefeitura de mediar um acordo entre motoristas e empresários.

Em nota, o SPUrbanuss  afirmou que a decisão dos trabalhadores é "intempestiva e pode resultar em sérios transtornos à população".  A entidade patronal afirma que as negociações não foram encerradas.

Na quinta-feira, os trabalhadores farão uma nova assembleia para decidir se entrarão em greve. "Tudo vai depender da decisão dos empresários de apresentar ou não uma nova proposta", declarou Valdevan Noventa.

Questionada se implantaria algum esquema emergencial para minimizar os efeitos da paralisação de hoje, a SPTrans, empresa responsável pela gestão do sistema municipal de transportes, não respondeu até  as 21h30 desta segunda.

Jornal Metro