Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

26 de maio de 2015

Audiência com funcionários do Metrô e CPTM terminam sem acordo

As audiências de conciliação do Metrô e da CPTM com seus funcionários terminaram sem acordo na tarde de ontem segunda-feira (25) na capital paulista.

As categorias devem fazer assembleias nesta terça (26) para decidir se entrarão em greve ou se aguardarão a continuidade das negociações.

No caso do Metrô, o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) propôs na reunião desta segunda um aumento de 8,82% à categoria - 7,21% do IPC/Fipe (de maio) e mais 1,5% de reajuste real.

O mesmo aumento seria aplicado também para vale-refeição, vale-alimentação e PLR (Participação nos Lucros e Rendimentos).

O percentual é superior ao 7,21% proposto pelo Metrô e inferior ao reivindicado pelos funcionários, que apontam reajuste de 18,64%, além de aumento na cesta básica, vale-refeição, reintegração dos trabalhadores demitidos em 2014 (como decorrência da última greve), redução da jornada de trabalho de 40 horas para 36 horas.

Os representantes agora deverão encaminhar a proposta do TRT para análise do Metrô. No caso dos funcionários, já estava marcada para a noite desta terça uma assembleia para discutir uma possível greve já a partir de quarta-feira (27).

Apesar do início da greve ter sido determinado já na semana passada, o Tribunal pediu que a categoria permaneça em estado de greve, sem qualquer paralisação efetiva, enquanto persistirem as negociações. Procurado, o presidente do sindicato dos metroviários, Altino de Melo Prazeres Junior, afirmou que a proposta do TRT "não era o que o sindicato queria, mas é melhor do que a empresa estava proposto", mas destacou que a decisão da greve será tomada por todos os trabalhadores, na assembleia.

O último reajuste salarial dos metroviários, de 8,7%, ocorreu no mês de junho do ano passado. CPTM Também foi realizada nesta segunda a audiência de conciliação entre representantes da CPTM e funcionários da empresa, que também ameaçam entrar em greve a partir de quarta. Nesse caso, o TRT propôs 8,25% de reajuste para salários e de todos os benefícios, sendo 6,65% referem-se ao IPC/Fipe (de março) e mais 1,5% de produtividade. Os números agora serão analisados pelas duas partes.

A CPTM ofereceu reajuste de 6,65%, que foi rejeitado pela categoria, que reivindica 7,89% mais 10% de aumento real. Uma nova audiência já está marcada para esta terça. Assim como os metroviários, os três sindicatos que representam funcionários da CPTM estão em estado de greve e uma assembleia marcada para a noite de terça deverá confirmar se haverá paralisação ou não.

O último reajuste da categoria, que tem data-base em março, aconteceu em maio do ano passado e foi de 7,5%. Na ocasião, o acordo com os funcionário foi fechado no dia anterior ao marcado para iniciar a greve da categoria.

Folha Press