ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

21 de abril de 2015

Ordem de serviço de passagem subterrânea é assinada em Mogi

Obra será executada na região da Praça Sacadura Cabral.

Ministro Kassab esteve presente em assinatura.

 

A ordem de serviço para a construção da passagem subterrânea na região da Praça Sacadura Cabral, no Centro de Mogi das Cruzes, foi assinada na manhã desta segunda-feira (20). Segundo a Prefeitura, a previsão é que a obra deva começar em dois meses e o investimento está orçado em mais de R$ 120 milhões,  sendo R$ 98.160.000 em recursos federais e o restante como contrapartida municipal. Os trabalhos serão realizados pelo consórcio formado pelas empresas engeform construção e comércio ltda e serveng civilsan s/a, vencedor do processo licitatório, finalizado em março.

 

Quem passa pela Praça Sacadura Cabral não escapa do trânsito parado por causa do fechamento da cancela para a passagem dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). “Trava tudo aqui não tem jeito. Vai até lá para trás. Passa dois ou três trens. O jeito é esperar”, afirma a designer gráfica Patricia Gomiero. O segurança Luiz Carlos Vieira também circula pela praça.“Tem que pegar o trem. Tem a passarela, mas tem gente de idade que não consegue subir. Ela é antiga e atrapalha muito.”

 

Para a Prefeitura, a construção deve aliviar o trânsito na região. “Faz muito tempo que é necessária essa passagem. Ela atrapalha o trânsito o dia todo em especial nos horários de pico pela manhã e tarde”, afirma o comerciante Fernando Fernandes. O projeto prevê ainda um espaço para a passagem de pedestres e a alteração da estação central da CPTM para mais perto do Terminal Central. Apesar dos benefícios, alguns pedestres e os taxistas da Praça se preocupam com a obra que deve durar alguns anos.“Boa para melhora do trânsito. Agora, a questão é para o entorno e os problemas que vem. A nossa preocupação é ter onde ficar”, avalia o taxista José Nildo de Caldas.

 

O secretário de Planejamento e Urbanismo João Francisco Chavedar diz que a Prefeitura vai tomar as medidas para minimizar os transtornos. “Vamos fazer reuniões com as comunidades locais e comerciantes para em conjunto iniciar as obras e mobilização de todo local. A gente deve iniciar primeiro com estudos e sondagens. Concluída essa parte fazemos movimento de terra e perfuração de subsolo para depois de alguns dias dar início as obras no local.”

 

A assinatura da ordem de serviço para construção da passagem subterrânea foi feita na manhã desta segunda-feira no Teatro Vasques e contou com a presença do ministro das Cidades Gilberto Kassab. Com mais essa etapa concluída, a expectativa da Prefeitura é começar os trabalhos na região em até 60 dias.

 

O prefeito Marco Bertaiolli diz que a passagem é uma obra importante para a mobilidade urbana do município. “Os túneis vão permitir que os trens passem e a cidade continue a funcionar. Nos próximos 24 meses, vamos conviver com essa obra. Os taxistas vão continuar trabalhando, o comércio vai continuar funcionando.

 

É natural que qualquer obra desse porte cause desconforto, mas é preciso ver os resultados que ela trará. A principio nenhuma rua será fechada. Durante o decorrer de execução das obras algumas pistas serão interditadas.”

 

G1