Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

1 de abril de 2015

Haddad diz que fez faixas de ônibus porque obras do metrô "demoram"

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), afirmou na última terça-feira (31) que a prefeitura implantou faixas de ônibus na cidade porque as obras do metrô são demoradas.

Questionado sobre o anúncio de que obras do metrô vão atrasar ainda mais, o petista afirmou que implantou as faixas exclusivas para suprir necessidade de transporte público de parte da população. "Por que você acha que fizemos 400 km de faixas de ônibus? Porque a gente sabe que essas obras [do metrô] demoram, e a população não pode esperar dez anos para as coisas ficarem prontas", afirmou Haddad, na sede da prefeitura, no centro.

O prefeito afirmou que "reconhece" as dificuldades de finalização de obras de grande porte. Ele mesmo dificilmente vai entregar os 150 km de corredores de ônibus - espaço reservado aos ônibus à direita da via - prometidos na eleição de 2012.

Até agora, só 36 km foram iniciados. "Se eu não tomasse as medidas que tomei [faixas], as pessoas continuariam a demorar quatro horas a mais para chegar em casa.

Diante das dificuldades de longo prazo [das obras do metrô], nós tivemos que tomar medidas de curto prazo para aliviar a situação da população que usa o transporte público", disse o petista. Procurado para comentar a declaração do prefeito, o metrô não respondeu até as 19h30.

ATRASOS

Anti Ontem, a gestão do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), informou que as obras da linha 5-lilás do metrô vão atrasar mais um ano. A linha 4-amarela também teve o prazo de entrega das estações Vila Sônia e Morumbi, previstas para 2017, agora deve ser inaugurada totalmente apenas em 2018.

Além disso, a linha 15-prata também atrasou. Conforme a Folha revelou, engenheiros "descobriram" galerias de água que passam embaixo das futuras estações e terão de ser remanejadas.

Hoje, a linha, que funciona das 9h às 14h num trecho de 2,9 km, tem lotação bastante reduzida e lembra um trem-fantasma se comparada a qualquer transporte público da cidade.

Fonte: FolhaPress