Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

16 de março de 2015

Animais domésticos vão viajar de graça nos ônibus

Lei dividiu opiniões de passageiros e motoristas de SP, responsáveis por fiscalizar os bichos

Animais domésticos de pequeno porte vão poder, a partir de agora, viajar dentro dos ônibus municipais de São Paulo, junto com seus donos. A medida foi publicada no último dia 12 no “Diário Oficial da Cidade”. 

De acordo com a nova lei, cada coletivo poderá levar, no máximo, dois animais por viagem – e sempre fora do horário de pico. Eles devem ser carregados dentro de caixas, estar em dia com as vacinas e não oferecer riscos aos demais passageiros. Se o animal for levado no colo do passageiro, não há cobrança de passagem. 

O responsável por fiscalizar a entrada dos animais será o próprio motorista, que ganha agora mais uma função. Reportagem de ontem do DIÁRIO mostrou que, em linhas da Zona Leste, ele precisa também fazer o papel de cobrador, o que tem atrasado em até uma hora o tempo de viagem dos coletivos.

Entre os usuários do transporte público, a nova lei está longe de virar unanimidade. A operadora de telemarketing Sonia Andrade, 23 anos, por exemplo, acredita que ônibus não é lugar de animal. 

“No transporte público já não cabe mais ninguém, e agora vai colocar cachorro, gato?”, reclamou. “Por mais que determinem que não pode (levar um animal) no horário de pico, em São Paulo horário de pico é toda hora.”

Já para a estudante Mariana dos Santos Ferreira, 20 anos, a novidade é bem-vinda. Ela não tem carro e, muitas vezes, precisa levar a sua cadela de 4 anos, chamada Bell, ao veterinário. “Quando não tenho carona, não levo, não tem como. Acho que a medida vai facilitar (a ida ao veterinário)”, afirmou. 

Mariana disse que já está se preparando para levar Bell dentro do ônibus. “Já tenho o cartão de vacinação e pretendo comprar a caixa (para carregar o animal) neste fim de semana.” 

A medida vale, por enquanto, apenas para ônibus da capital. Mas já existem articulações por parte dos deputados estaduais para levar a ideia ao Metrô, CPTM e ônibus intermunicipais, do governo do estado. O projeto, porém, ainda não tem prazo para ser aprovado. 

Segundo David Soares (PSD), autor do projeto de lei que autoriza animais domésticos dentro dos ônibus, moradores sem condições de deslocamento  pediram a implantação da medida. Soares diz que ela pode ainda ser estendida para outras modalidades, como o Metrô e a CPTM.

DIÁRIO_ Como surgiu a ideia do projeto?

DAVID SOARES_ Muitos munícipes eleitores meus e outras pessoas têm pedido essa lei, visto a dificuldade de locomoção (dos donos e dos animais), principalmente de pessoas da periferia. 

O transporte de um animal pode ser negado? Em quais casos?

Pode. Se o animal for transportado fora dos horários estipulados, sem estar acondicionado em compartimento para tal, sem carteira de vacinação em dia e sem apresentá-la ao motorista. Nesses casos, será vetado o ingresso do animal. 

Quem fará a fiscalização nos ônibus?

O motorista pode vetar o ingresso do passageiro portando animal fora dos padrões propostos na lei. 

Como vai funcionar a cobrança de tarifa do animal?

Isso é uma regulamentação da Secretaria de Transportes.
 

Existe a intenção de estender essa lei também ao Metrô?

É matéria estadual e já há movimentação de alguns deputados na Assembleia Legislativa para estender essa questão ao Metrô e à CPTM. 

Gol autoriza viagem de bichos junto ao dono 

Não é só de ônibus que cães e gatos vão poder viajar. A Gol Linhas Aéreas liberou que animais domésticos de pequeno porte passem a viajar junto com os seus donos. Essa medida vale apenas para voos nacionais e segue as mesmas regras aprovadas pela Prefeitura de São Paulo: bichos de até 10 kg, levados dentro de caixas ou gaiolas, que estejam com o cartão de vacinação em dia e em condições higiênicas. Agora são quatro empresas aéreas que liberam animais no voo.

Diário de São Paulo