ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

27 de fevereiro de 2015

Seguranças da CPTM atiram 'bala' de tinta para marcar suspeitos de tumulto

Ação foi na estação Barra Funda após raio interromper circulação de trens.

Um dos suspeitos de ter depredado a estação foi preso nesta quinta

 

Os seguranças da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) usaram armas de paintball (com balas de tinta) para marcar suspeitos de provocar tumulto na estação Barra Funda após o temporal que paralisou a circulação de trens, na noite de quarta-feira (25).

 

Imagens das câmeras de segurança, sem áudio, mostram três homens que usam um uniforme diferente, com capacetes e capas com o símbolo da CPTM e armas nas mãos.

Depois, o vídeo mostra que os suspeitos jogam objetos, como cadeiras do trem, contra os seguranças. Um dos seguranças parece dar tiros contra um homem de camiseta branca. Em seguida, o homem atingido senta no chão.

 

Um dos seguranças parece que atira mais duas vezes. Alguns passageiros pedem calma e um deles levanta a camiseta como se tivesse sido atingido. Em outra imagem feita pelo celular, um outro rapaz que estava no meio da confusão diz que foi ferido por um tiro de borracha.

 

De acordo com a CPTM, as armas utilizadas são de paintball e não letais. A companhia diz que eles atiram nos suspeitos para poder identificá-los no meio da multidão. A munição do paintball é em forma de bolas e tem tinta dentro que estoura no contato com a pele.

 

Prisão

A polícia prendeu nesta quinta-feira (26) um dos suspeitos de ter depredado a estação da CPTM da Barra Funda após a chuva. O suspeito de 38 anos foi detido na mesma estação que tinha destruído um dia antes. Ele é acusado de furto qualificado e formação de quadrilha.

 

Segundo o delegado, o homem confessou que participou "dos atos de vandalismo". Ele foi identificado por meio das câmeras de segurança. Agora, a polícia tenta identificar os demais suspeitos

 

Confusão

 

Um raio interrompeu a circulação na linha, no trecho entre Luz e Pirituba, por volta das 17h45 de quarta-feira (25). A descarga elétrica atingiu o cabo de energia de alimentação dos trens entre as estações Lapa e Piqueri. Os trens voltaram a circular, mas com velocidade reduzida, às 21h06.

 

Segundo a assessoria de imprensa da CPTM, por volta das 18h, cerca de seis pessoas tentaram atear fogo no vagão de um dos trens paralisados na estação Palmeiras-Barra Funda.

 

A Polícia Militar foi chamada para reforçar a segurança. Ainda de acordo com a CPTM, não houve confronto. Por volta das 21h50, a situação era mais tranquila, mas era possível ver muitos estragos na estação. Uma plataforma estava bloqueada porque várias luminárias e lixeiras tinham sido quebradas. Extintores e divisórias de metal foram jogados nos trilhos.

 

Por conta do temporal, também foram afetadas as Linhas 10-Turquesa e 8-Diamante, mas a circulação foi retomada ao fim da tarde em ambas. A Linha10 ficou paralisada entre 15h e 18h30. A Linha 8 deixou de circular entre 17h10 e 17h35. As Linhas 1- Azul, 2-Verde, e 3-Vermelha do Metrô funcionaram com velocidade reduzida.

 

G1