Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

25 de fevereiro de 2015

Chuva coloca SP em estado de atenção para alagamento e afeta trem da CPTM

A forte chuva que atinge São Paulo na tarde desta quarta-feira (25) deixa as zonas norte, leste, parte da sul, centro e a marginal Tietê em estado de atenção para alagamentos. Apesar disso, não há registro de alagamento na cidade.

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, a zona norte, leste, centro e marginal Tietê estão em atenção desde as 13h30. Parte da região sul está em atenção desde as 14h15.

Um trecho da linha 10-turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) entre as estações São Caetano e Santo André, na região de Utinga, está interditado desde as 14h40 devido a alagamento na via. A companhia informou que já foi solicitado o Paese (Plano de Apoio entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência). As demais linhas da CTPM funcionam normalmente.

Por conta da chuva, as linhas 1-azul, 2-verde, 3-vermelha do Metrô funcionam com velocidade reduzida e maior tempo de parada. A linha 4-amarela e 5-lilás funciona normalmente.

Chove forte nos bairros Mooca, Vila Prudente, Aricanduva, Vila Formosa e São Mateus (zona leste), em boa parte da região central e na região do Ipiranga e Vila Mariana (zona sul). Apesar disso, não há registro de alagamentos na capital paulista. Houve registro de granizo na região da Vila Maria (zona norte), Vila Matilde (zona leste) e na Consolação (centro)

O distrito de São Miguel Paulista, no extremo leste da capital, está desde as 23h do dia 16 de fevereiro em estado de alerta, após um braço do rio Tietê transbordar na região. Construída nas várzeas do rio, o bairro Vila Itaim ficou embaixo d'água. E assim está até hoje.

De acordo com os meteorologistas, a chuva desta quarta está associada ao calor e à grande disponibilidade de umidade na atmosfera. A tendência é de que as chuvas se desloquem gradualmente para a região do ABC paulista.

PREVISÃO

A previsão para quinta-feira (26) é de sol com altas temperaturas na capital paulista. Durante a tarde e no início da noite, as instabilidades se formam por conta do calor e da disponibilidade de umidade na atmosfera, proporcionando a ocorrência de pancadas de chuva. A temperatura mínima deve ficar em torno de 21°C e a máxima em 32°C.

Folha