16 de dezembro de 2014

Trem da Capital até Sorocaba depende do governo federal

Após ter seu projeto técnico finalizado, o novo ramal da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que vai ligar Capital a Sorocaba, cortando as cidades da região Oeste da Grande São Paulo, depende do governo federal para sair do papel. Isso porque, segundo o Estado, responsável pela obra, a continuidade do projeto depende da cessão das áreas de propriedade da União e da definição de seu uso compartilhado.

O projeto completo envolve quatro trechos, que vão ligar São Paulo a Americana (passando por Jundiaí e Campinas), a Sorocaba, ao Vale do Paraíba e a Santos. Desses quatro, o Conselho Gestor de PPPs (Parcerias Público-Privadas) definiu que o primeiro trecho a ser executado será o da linha São Paulo-Jundiaí-Campinas-Americana.

Ainda de acordo com o Estado, todo o estudo técnico do trecho da Capital até Americana já foi realizado pelo Governo de São Paulo em parceria com o Banco Mundial e especialistas brasileiros e estrangeiros. “Isso permitirá a viabilização do projeto rapidamente, a partir da cessão das áreas do governo federal”, afirmou o Estado, em nota.

Já o projeto de trem até Sorocaba ainda não tem data para ser executado. Ele prevê uma linha ferroviária, com 87,65 quilômetros de extensão em via dupla, passando por Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira e Itapevi. Os trens devem fazer o trajeto em cerca de 50 minutos, a uma velocidade média de 160 km/h. Estão planejadas ainda quatro estações de embarques: Água Branca (São Paulo), São Roque, Brigadeiro Tobias (Sorocaba) e Sorocaba.

Por Graciela Zabotto – Webdiario
Cotia Todo Dia

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).