16 de dezembro de 2014

Nova linha de ônibus é responsável por 4,4% da demanda da linha Vermelha

Com estações e trens cada vez mais lotados, os passageiros do metrô começaram a procurar outras alternativas para se locomover entre a zona leste e o centro. E uma linha expressa de ônibus criada no ano passado para tentar aliviar a situação da linha 3-Vermelha tem “roubado” parte dos usuários do ramal.

O Metro Jornal embarcou na linha 4310-10 E. Terminal Itaquera/Pq. D.Pedro II, conhecida como Golden Line, criada em setembro de 2013 e que faz o trajeto pelo eixo Radial Leste.

Nos horários de pico (6h às 9h e 17h às 20h), o ramal opera com ônibus saindo a cada três minutos – intervalo semelhante ao do metrô -, o que tem atraído cada vez mais passageiros, mesmo com sua enorme fila para embarcar.
Além disso, nos pontos de partida, o pagamento da tarifa é feito no pré-embarque, o que agiliza a saída dos ônibus. O trajeto leva, em média, 40 minutos.

Um balanço atual da SPTrans, empresa que administra o transporte público, mostra que com o novo modelo de circulação no horário de pico o número de passageiros transportados por dia chegou a uma média de 44,7 mil. A quantidade é mais do que o triplo (239%), do que os 13,2 mil registrados em setembro do ano passado.

Para efeito de comparação, a linha 3-Vermelha toda transporta cerca de 1,1 milhão de passageiros por dia. Ou seja, o novo ramal de ônibus já é responsável por 4,4% da demanda do metrô na zona leste.

Para a superintendente de serviços da SPTrans, Rosilda Domingues, além da superlotação do metrô, a reestruturação de linhas também colaborou com o aumento na demanda. “Fizemos uma mudança no conceito dessa linha. Dessa forma, conseguimos atender a demanda de passageiros do metrô”.

Band
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).