16 de dezembro de 2014

CPTM intensifica uso de ferramenta MicroStrategy

BI ajuda Companhia Paulista de Trens Metropolitanos a reduzir furtos em estação no centro de São Paulo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vem colhendo frutos de uma ferramenta analítica da MicroStrategy que, por pouco, não acabou abandonada dentro das estruturas sistêmicas da organização. A tecnologia começou a operar na empresa em 2010. Contudo, devido a abordagem inicial de apenas levar painéis à diretoria adotada na época, caiu em desuso.

O projeto passou por revisão pouco mais de um ano depois da primeira experiência. “Começamos a tratar o assunto mais a sério, identificando possíveis aplicações internas e expandiu o uso”, comenta Nilson Roberto Brito dos Santos, que naquela época passou a ser responsável pela gerência de tecnologia da informação da empresa.

O novo foco consistia em trabalhar mais próximo aos usuários e trocar o parceiro de implementação. Com isso, a ferramenta ganhou corpo na operação. Hoje, a solução é utilizada em cinco grandes projetos dentro da CPTM e toca áreas como finanças, operações, presidência, recursos humanos.

A ferramenta analítica utiliza informações gerenciais para auxiliar a empresa em suas estratégias de negócio através de relatórios detalhados das áreas de custos, segurança operacional, financeiro, coordenação de empreendimentos e saúde ocupacional.

O executivo cita uma aplicação do business intelligence (BI) na área de segurança operacional. A ferramenta dá apoio mapeando toda diversas informações que ocorrem nas linhas. Com um rápido filtro permite extrair informações precisas sobre eventuais ocorrências.

“Com o uso da ferramenta foi possível mapear modalidades de ocorrência e em quais localidades elas aconteciam com mais frequência. Com a utilização da ferramenta, identificou-se que na região do Braz haviam muitos furtos. Foi possível colocar maior monitoramento no local e os registros de furtos caíram consideravelmente”, exemplifica Santos.

Além disso, a tecnologia permite que áreas da companhia criem suas próprias análises e relatórios com informações relacionadas, por exemplo, ao prazo de entrega e data limite de projetos; à quantidade de passageiros pagantes e de passageiros transportados; ao custo contábil e depurado da tarifa por passageiros pagantes; à quantidade de viagens vendidas; ao valor arrecadado; à tarifa média; à quantidade de ocorrências por linha e por milhão de passageiros.

A CPTM possui atualmente 92 estações ativas em seis linhas, que totalizam 260,8 km na sua malha ferroviária. Este sistema faz parte da Rede Metropolitana de São Paulo. O próximo passo traçado pela companhia é levar a ferramenta para plataformas móveis.



FELIPE DREHER


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa
ÚNICO DA REGIÃO ENTREGUE TOTALMENTE ACABADO, COM PISO EM TODAS AS ÁREAS ✅ ESCRITURA GRÁTIS! 💥 APARTAMENTOS LOCALIZADOS A 1,8 KM DA ESTAÇÃO BALTAZAR FIDÉLIS 💥 Se você: ✅ Trabalha registrado ✅ Possui renda familiar de R$ 2200 ou mais ✅ Possuis FGTS Não perca mais tempo, saiba que você possui um excelente potencial de financiamento e não pode deixar essa oportunidade escapar! SUA OPORTUNIDADE CHEGOU ✅ 1 Vaga ✅ Condomínio com portaria 24hs. ✅ Piscina ✅ Salão de Festas ✅ Churrasqueira ✅ Quadra ✅ Playground ✅ Plantas de 46 e 46 M². O único da região que entrega totalmente acabado e pronto para morar ***Use seu FGTS *** Financiamento Caixa Econômica Federal *** Entrega garantida pela Caixa prevista para maio de 2019. Localização Município: Francisco Morato CEP do imóvel: 07996-005 Bairro: Res São Luis VISITAS SOMENTE COM AGENDAMENTO PRÉVIO Fale com agora mesmo no telefone ou WhatsApp com: RICARDO - 11-987405205