Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

16 de novembro de 2014

Estado muda previsão e promete obras da linha 18 para 2015

Alckmin prevê início obras da linha 18 no primeiro trimestre de 2015 

O governo do Estado admitiu no sábado (15) que não vai conseguir cumprir a promessa de dar início às obras do monotrilho do ABC em 2014. A linha 18-Bronze vai ligar São Bernardo à estação Tamanduateí, na capital. A construção da linha chegou a ser prometida para começar em novembro deste ano.

"A linha 18 começa no primeiro trimestre do ano que vem", prometeu o governador Geraldo Alckmin (PSDB), durante evento de inauguração da estação Fradique Coutinho, da linha 4-Amarela do Metrô.

De acordo com o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, impasses a respeito das desapropriações atrasaram o cronograma.

"Ainda está pendente a questão do detalhamento das compensações com os municípios. Por exemplo: uma área pública [que será desapropriada] em que há uma quadra esportiva, então tem que ser resposta aquela quadra. Cada um dos quatro municípios está discutindo esses detalhes. É pra fevereiro, janeiro ou março que nós vamos começar a obra física", explica o secretário.

Verba federal pendente

O governo do Estado ainda aguarda a liberação de verbas federais prometidas para investimentos na CPTM e no Metrô. Serão R$ 590 milhões destinados a reforma de estações de trem, o que inclui paradas da linha 10-turquesa. Sem os recursos da União, as obras não saem do papel.

"Estamos com todo o processo parado para licitar, não pode lançar a licitação sem dinheiro", afirma o secretário Jurandir Fernandes. "A presidente Dilma se dispôs a vir a São Paulo nos próximos dias e estamos aguardando que se concretize".

Linha 18

A linha 18-Bronze terá 14,9 km de extensão e vai atender São Paulo, São Caetano, Santo André e São Bernardo. Terá 13 estações: Tamanduateí, Goiás, Espaço Cerâmica, Estrada das Lágrimas, Praça Regina Matiello, Instituto Mauá, Afonsina, Fundação Santo André, Winston Churchill, Senador Vergueiro, Baeta Neves, Paço Municipal (São Bernardo) e Djalma Dutra.

Em abril, a licitação do monotrilho do ABC foi suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), por causa de indícios de conluio. A concorrência foi retomada em maio, quando o governo de São Paulo acatou recomendação do TCE e refez o edital. Em julho, foi divulgado que o único interessado no certame, o consórcio "ABC Integrado", havia vencido a disputa. O custo da obra é de R$ 4,2 bilhões.

Fradique Coutinho

A estação Fradique Coutinho, inaugurada no sábado, é a 68ª do sistema metroviário de São Paulo e a sétima da Linha 4, que já tem também as estações Luz, República, Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã. A linha faz conexão com a CPTM e com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô.

Repórter Diário