21 de novembro de 2014

CPTM celebra o Dia do Samba na Linha 9-Esmeralda

A CPTM realizará a 8ª edição do projeto "Samba no Trem", no domingo 30/11, a partir das 12h, na Linha 9-Esmeralda. O evento, que mobiliza as comunidades da zona Sul, promove uma viagem que remete à época em que os sambistas tocavam seus instrumentos nos antigos trens que circulavam nas estradas de ferro, no Estado de São Paulo.

Neste ano, a escola de samba "Boêmios da Vila" será homenageada pelos seus 25 anos. Porta-bandeiras entre outros integrantes da agremiação farão uma "esquenta", a partir das 12h, quando começa a concentração na plataforma da estação Grajaú, de onde sairá o trem reservado para o evento.

Às 13h, o trem com os sambistas, distribuídos em todos os carros, seguirá rumo à estação Osasco, sem parar nas demais estações. A composição retornará para a Estação Socorro, onde os participantes irão desembarcar, encerrando a atividade na CPTM por volta das 14h30.

São esperadas cerca de 1.200 pessoas, que transformarão o trem em uma animada passarela para quem aderir ao convite dos músicos e passistas de plantão. Equipados com instrumentos acústicos, os grupos que animarão a viagem integram a comunidade do samba paulistano.

Nomes como o Samba de Todos os Tempos, Samba da Cultura, Samba da Ponte, Pagode da 27, Pagode do Cafofo, Quem Samba Fica, Tempo do Onça, Samba da Praça, Samba da Vela, entre outros, agitarão o público. No repertório, canções do samba tradicional, entre as quais obras de Cartola, Adoniran Barbosa, Clementina de Jesus, João Nogueira, Bete Carvalho e Fundo de Quintal.

Dando continuidade à festa, os grupos desembarcarão na Estação Socorro e seguirão para a Praça do Samba, na Ponte do Socorro. Lá estarão reunidas variadas vertentes, como samba-rock, samba de terreiro, samba-exaltação, samba-enredo, entre outros.

O organizador de evento, Marco Antônio Cardoso Pitombo, conhecido no mundo do samba como Marquinhos Dikuã, observa que o samba está tomando força na capital paulista. "O apoio da CPTM é muito importante porque o Samba no Trem resgata nossa história. O samba é a expressão popular mais autêntica no país. Todo brasileiro tem um pouquinho dessa raiz".

O projeto Samba no Trem é uma iniciativa da CPTM realizada anualmente desde 2007 na Linha 9-Esmeralda em parceria com músicos e grupos de samba. O Dia Nacional do Samba é comemorado em 2 de dezembro.

Serviço:
Projeto Samba no Trem
Dia: 30/11, domingo
Local: Estação Grajaú
Concentração: 12h
Saída do trem: 13h
Término do evento: 14h30 na Estação Socorro

CPTM
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).