5 de setembro de 2014

Wi-Fi em ônibus de SP suporta 46 acessos simultâneos

No início da semana, quatro ônibus de São Paulo ganharam acesso à internet por meio de conectividade Wi-Fi. Os veículos fazem parte Viação Campo Belo e já estão em funcionamento. De acordo com a SP Urbanuss, o sinal tem velocidade média de 2,4 Mb e suporta até 46 acessos simultâneos por veículo. Acima deste número, a velocidade é reduzida.

 

Em comunicado ao Olhar Digital, o sindicato das empresas de ônibus afirma que a operadora utilizada é a Nextel e a internet é distribuída por meio de um roteador. Os veículos beneficiados são os da linhas 809P – Terminal Campo Limpo – Pinheiros e 857P – Terminal Campo Limpo – Paraíso. O custo do roteador junto da internet não foi divulgado e, segundo a SP Urbanuss, está "embutido no valor do ônibus superarticulado, que é de R$ 800 mil".

 

Cada ônibus possui apenas um roteador com duas antenas. Segundo a entidade responsável, a estrutura "permite maior distribuição de internet por todo o carro e em até cinco metros fora dele". Outro dado importante é que, a princípio, downloads serão bloqueados.

 

O processo ainda está em fase de testes iniciais e precisa da homologação da SP Trans, fazendo parte, inclusive, da Consulta Pública sobre tecnologia embarcada, prevista para 2015.

 

Os quatro ônibus com Wi-Fi fazem parte de uma nova frota que entrou em funcionamento na última terça-feira,2. Nestes quatro veículos e mais outros 16, também foram instalados ar-condicionado, câmeras para monitoramento interno e sistema anti-fraudes no Bilhete Único.

 

Vale comentar, no entanto, que estes não são os primeiros ônibus com acesso à internet na cidade. Além deles, mais 30 carros da Viação Sambaíba já possuem Wi-Fi com roteador da Vivo. O Wi-Fi está presente nas linhas 209P – Terminal Cachoeirinha – Terminal Pinheiros e 271A-51 – Cangaíba – Terminal Santana.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).